Hyundai HB20 – confira detalhes dos seus defeitos

hyundai hb20 premium 2017

A exemplo do rival Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 (que se posiciona atrás do concorrente como o segundo carro mais vendido no país) apresenta uma série de relatos de problemas feitos por seus proprietários na internet.

A lista inclui reclamações a respeito da suspensão que seria “seca” demais até o sistema de ar-condicionado que em alguns casos estaria se mostrando extremamente ineficiente.

Separamos abaixo os principais defeitos e problemas do HB20, seguindo os relatos de proprietários feitos em grupos e fóruns exclusivos e também no Reclame Aqui.

Confira:

Altura do carro baixa demais

Desde o desenvolvimento do HB20, a Hyundai sempre fez questão de destacar que o carro foi projetado pensando no nosso mercado (tanto é que a sigla do nome do modelo é uma abreviação de “Hyundai Brasil”). No entanto, para alguns pode parecer que a fabricante sul-coreana não levou em consideração alguns pontos importantes no projeto do hatch compacto.

Muitos proprietários reclamam, seja em fóruns exclusivos ou em relatos no Reclame Aqui, que o Hyundai HB20 teria uma altura em relação ao solo baixa demais. Ou seja, qualquer valeta um pouco mais profunda ou até mesmo uma lombada (o famoso quebra-mola) mais elevada é motivo para raspar o para-choque do compacto.

Tal problema ainda persistiria nas unidades atuais, segundo os relatos. Porém, para quem não deseja ter tanta dor de cabeça, a Hyundai oferece o pseudo-aventureiro HB20X, que tem suspensão elevada e é mais alto que o modelo convencional em 4,1 centímetros.

hyundai hb20 test drive 379

Ar-condicionado ineficiente

O ar-condicionado também é alvo de reclamações de parte dos proprietários do HB20. Muitos clientes da marca enfrentaram ou vêm enfrentando problemas com o sistema responsável por resfriar a cabine do veículo. Neste caso, o sistema de ar-condicionado do hatch compacto da Hyundai supostamente apresentaria ineficiência para refrigerar a cabine – em alguns casos, o ar-condicionado começava a gelar e, conforme o veículo andava, o mesmo parava de gelar, segundo relatado.

Diversos problemas teriam sido solucionados pelas concessionárias com a troca de componentes como o compressor e o condensador. Entretanto, alguns proprietários relataram que algumas oficinas teriam se recusado a promover a manutenção no sistema do ar-condicionado de alguns HB20, alegando ser um problema decorrente de mau uso.

Boia de combustível não funciona adequadamente

A boia tubular de combustível ou sensor de nível de combustível é instalada no interior do tanque e tem como missão medir o volume de combustível (seja etanol ou gasolina) no tanque do veículo e transmitir a informação para o painel de instrumentos. Caso ela esteja com problema, pode informar um nível de combustível acima ou abaixo do real. E é justamente isso que estaria acontecendo com algumas unidades do HB20.

O defeito na boia tubular de combustível seria um problema recorrente no modelo da Hyundai, pelo menos nos exemplares de proprietários que participam de grupos e fóruns do carro. Na maioria das vezes, sobretudo com o carro na reserva, a boia de combustível não teria sido capaz de medir o novo volume do líquido no tanque após passar no tanque de combustível – a medição exata costuma acontecer somente após algumas horas ou bons minutos.

Algumas concessionárias fizeram o reparo com a substituição do conjunto de boia e bomba de combustível na garantia. Já outras alegam que se trata de um problema externo, como o do próprio posto de combustível.

hyundai hb20x 2016 6

Faróis ineficientes

Os faróis do Hyundai HB20 também entram na lista de reclamações dos proprietários. Apesar de contar com um desenho mais moderno, que segue a tal da identidade visual “escultura fluída” da fabricante coreana, o conjunto de faróis do compacto seria um tanto quanto ineficiente à noite ou em situações com baixa luz.

De acordo com alguns relatos, os faróis do HB20 iluminam menos que o necessário e na maioria das vezes seria preciso ligar as luzes de neblina para dar conta do recado – vale lembrar que nem todas as versões do carro saem de fábrica com essas luzes. Os donos do modelo dizem que nem mesmo trocando as lâmpadas o problema é solucionado. Segundo eles, parece ser algum defeito de projeto do carro.

Mau funcionamento da bobina de ignição

Segundo relatos, alguns dos primeiros exemplares do Hyundai HB20 equipado com o motor 1.0 litro flex de três cilindros saíram de fabrica equipados com bobina de ignição defeituosas. Esse componente serve para gerar a alta tensão necessária à formação de centelha, que dará início à reação de queima de combustível no interior do propulsor.

Os donos dizem se tratar de um defeito crônico do HB20. Há relatos de proprietários que já promoveram a substituição de bobina de ignição queimadas mais de uma vez (inclusive no mesmo cilindro do motor). Na maior parte dos casos, as bobinas de ignição foram substituídas em garantia pela concessionária sem muitas complicações – o que mostra que a Hyundai tem ciência do problema.

hyundai hb20 ocean hb20s ocean 9

Pintura frágil

Alguns dizem que a Hyundai parece ter economizado também na pintura do HB20. Segundo os relatos de proprietários, a pintura da carroceria do compacto é frágil e qualquer colisão pequena é motivo para provocar danos na cor do carro.

Em um dos relatos, após rodar de São Paulo até a Bahia, a pintura do capô do Hyundai HB20 vermelho ficou com diversos pontinhos brancos. O proprietário já havia realizado a mesma viagem há 12 anos e com três carros diferentes, sendo que nenhum deles havia apresentado tal problema.

Ruídos e vibrações no pedal de freio

Outro problema, que inclusive já foi motivo de matéria aqui no Notícias Automotivas, é o pedal de freio. Há relatos de modelos que apresentam ruídos e vibrações no pedal. O ruído costuma ser tão elevado que os passageiros ficam com receio de viajar a bordo do carro. Já a vibração é excessiva.

Porém, segundo a marca, trata-se de uma característica do sistema de freios ABS. Profissionais da área acreditam que este problema está presente no primeiro lote do ABS do carro.

novo hyundai hb20 impressoes NA 58

Suspensão traseira com curso curto

Essa é, sem dúvidas, a reclamação predominante de muitos proprietários do Hyundai HB20, sobretudo os primeiros modelos antes da reestilização (até 2015) – quase metade das reclamações citam a suspensão do carro. O modelo conta com um sistema de suspensão independente tipo McPherson com mola helicoidal na dianteira e sistema com eixo de torção e mola helicoidal na traseira. Entretanto, esse aparato não seria suficiente, segundo os proprietários, sobretudo na parte traseira do carro.

De acordo com os proprietários e também notado por testes especializados, a suspensão conta com curso curto e molas e amortecedores mal calibrados. Esses detalhes fazem com que a suspensão atinja os batentes com facilidade. Além disso, o conjunto costuma saltar em pisos mais irregulares. Com pessoas posicionadas no banco traseiro ou com malas instaladas no compartimento de bagagens, a situação é ainda pior: a suspensão bate ainda mais e a traseira abaixa como se estivesse carregando um peso altíssimo dentro do veículo.

No entanto, pelo menos por enquanto, a Hyundai não realizou qualquer mudança nos exemplares anteriores – na época, ela alegava que não se tratava de um defeito, mas sim de uma característica de projeto. Por outro lado, a versão reestilizada do carro ganhou batente hidráulico nos amortecedores da suspensão dianteira para solucionar parte do problema.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.