Chevrolet Hatches Manutenção

Chevrolet Onix – defeitos e problemas

Chevrolet-Onix-Activ-2016-2 Chevrolet Onix - defeitos e problemas

Todos os automóveis, desde os mais baratos até os mais caros, estão sujeitos a problemas. Em casos de modelos que têm números expressivos de vendas, a tendência é que os relatos sejam ainda maiores, por significar uma parte maior do mercado.



Por isso é que começaremos a publicar reportagens listando defeitos e problemas dos modelos mais vendidos no país. E começamos com o Chevrolet Onix, o carro mais vendido do Brasil, que vendeu quase 190 mil unidades só em 2017 no mercado nacional.

Como mostram as reclamações no Reclame Aqui e também em grupos e fóruns próprios, existem alguns problemas relatados com certa frequência pelos proprietários do Onix. A lista inclui motor que desliga sozinho em movimento e ruído no banco traseiro, por exemplo.

Separamos abaixo os principais defeitos e problemas relatados pelos proprietários do Chevrolet Onix no Brasil. Confira:



Ar-condicionado ineficiente

O ar-condicionado é alvo de reclamações por parte de diversos proprietários do Chevrolet Onix no território brasileiro. Seguindo alguns relatos no Reclame Aqui e também em grupos e fóruns próprios do hatch, o sistema de ar-condicionado de diversos exemplares seria ineficiente. Um dos principais defeitos apresentado pelo conjunto é no compressor, a principal peça do sistema, que é responsável pela alteração de temperatura do ambiente, promovendo o aquecimento ou a refrigeração.

Em alguns relatos, ao ligar o ar-condicionado, ele começa a fazer barulho, porém não refrigera a cabine. Isso seria devido justamente à ineficiência do compressor, mais especificamente no rolamento do equipamento. Algumas concessionárias tentam resolver o problema apenas repondo o gás do compressor. Todavia, o problema acaba sendo solucionado somente com a substituição do componente por completo.

Chevrolet-Onix-Activ-2016-2 Chevrolet Onix - defeitos e problemas

Ausência do filtro de ar-condicionado

O segundo problema relatado por proprietários do Chevrolet Onix é, talvez, um dos mais curiosos da lista. São mais de 100 reclamações registradas pelos proprietários no Reclame Aqui relatando a ausência do filtro de ar-condicionado (chamado também de filtro de cabine).

Esse componente é importante para evitar que as impurezas externas entrem na cabine do veículo, diminuindo os riscos de doenças e também evitando cheiros desagradáveis. O filtro do ar-condicionado precisa ser limpo e trocado de acordo com a utilização (se você anda mais em estradas de chão, por exemplo, a duração do item será menor), para dispensar o acúmulo de fungos e outros microrganismos que provocam crises de alergia e problemas respiratórios.

De acordo com a resposta da Chevrolet aos usuários, o design do Onix faz com que o índice de entrada de ar ou poeira seja muito baixo, conforme foi constatado durante testes de desempenho realizados no pré-lançamento do veículo. Além disso, ainda segundo a marca, “isso não interfere no funcionamento do ar-condicionado” e também o filtro de ar-condicionado não é um equipamento obrigatório, seguindo a resolução nº 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Porém, a Chevrolet informa que caso seja de desejo do proprietário, ele poderá adquirir o filtro de ar separadamente em uma concessionária autorizada. Ou seja, mesmo com esse design, que seria favorável ao não uso do componente, o Onix dispõe de um nicho para a instalação do filtro de ar. Alguns supõem que seria uma economia de custo por parte da fabricante.

Barulhos internos diversos

Como é comum em grande parte dos populares comercializados no mercado brasileiro, o Chevrolet Onix também tem relatos de problemas relacionados a barulhos/ruídos internos. Os barulhos mais recorrentes seriam na parte traseira do veículo, provavelmente na tampa do porta-malas ou no acabamento do compartimento de bagagens. Em determinados casos, a concessionária da marca realizou um reparo nas chapas do teto do automóvel.

Chevrolet-Onix-Activ-2016-2 Chevrolet Onix - defeitos e problemas

Motor desliga sozinho em movimento

Relatos que vêm sendo feitos há cerca de um ano por diversos proprietários do Chevrolet Onix relatam um problema sério do motor. De acordo com eles, o propulsor do hatch compacto poderia se desligar involuntariamente mesmo com o carro em movimento. Neste caso, podem ser diagnosticados vários “agentes causadores”, que vão desde falhas na central eletrônica a até combustível de má qualidade.

Em alguns casos, ao pressionar o pedal de embreagem para realizar a troca de marcha, o dono relata que o carro simplesmente “morria”. Tal problema aparecia também mesmo com o veículo parado em marcha lenta no semáforo, por exemplo. Por conta disso, pelo fato da bomba hidráulica de direção (que não está presente nos modelos reestilizados, que ganharam um sistema elétrico) e do servo-freio dependerem do propulsor, a direção e os freios “endureciam” e também as portas destravavam, impossibilitando a condução do veículo, segundo os proprietários.

A solução de um dos relatos foi a correção na polia do motor, que estava causando vazamento de óleo no aparato. Já em outro, o veículo foi diagnosticado com uma falha na central eletrônica, que não conseguia identificar com qual combustível o Chevrolet Onix tinha sido abastecido. Para corrigir, o mecânico fez um “reset” na central e forçou a informação da gasolina.

Pedal de freio com perda de pressão

No caso do Chevrolet Onix com motor 1.0 flex, um dos relatos mais recorrentes é de que o modelo supostamente perde pressão no pedal de freio, fazendo com que ele ficasse “duro”, principalmente durante as manobras. Por conta disso, a primeira sensação do condutor era de que o carro tivesse morrido. Entretanto, tal problema acontece sobretudo quando se esterçava todo o volante e também com o ar-condicionado ligado.

O motivo? Tanto o Chevrolet Onix como o Chevrolet Prisma (que compartilham o mesmo conjunto mecânico) seriam, segundo os donos dos modelos, equipados com um servo-freio menor do que o necessário. Por conta disso, o motor 1.0 litro flex supostamente exige potência e acaba acarretando na perda de pressão no pedal de freio.

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Ruído na direção hidráulica

Outro componente alvo de problemas foi a direção hidráulica. Conforme reclamações de alguns condutores, a direção hidráulica do Chevrolet Onix apresentava um ruído incomodo causado pelo esterço durante as manobras. Em diversas situações esse problema viria acompanhado do endurecimento do pedal de freio, provavelmente pela demanda de potência do motor 1.0 flex que equipa o automóvel.

Para reparar o problema, a própria Chevrolet recomenda os usuários a esterçar o volante ao máximo, de maneira sucessiva e de um lado para o outro (a famosa manobra de oito). Isso consegue retirar o excesso do ar do sistema, que aparece como o suposto causador do defeito.

Ruído no banco traseiro

Há também relatos de outros tipos de ruídos internos no Chevrolet Onix. Um dos principais é uma espécie de estalo presente no banco traseiro. Ainda seguindo os relatos de proprietários no Reclame Aqui e em fóruns dedicados, esse ruído seria evidente ao passar em lombadas e/ou valetas e ficaria ainda pior quando duas ou três pessoas estão sentadas sob o banco traseiro do automóvel.

As soluções relatadas para esse problema são várias. Entre elas, a instalação de uma fita antirruído, substituição de parte das borrachas, isolamento nos parafusos de fixação do assento do banco traseiro e até mesmo a implantação de camadas de manta embaixo do banco e próximo ao encosto, eliminando possíveis folgas na base.

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  • Ricardo

    Ausência de filtro de AC!!?? Como assim!!??

    • FearWRX

      É bem comum. Nos 6 meses quê trabalhei numa oficina apareceu pelo menos uns 3 desses sem o filtro e ele tinha ar condicionado.
      Porquisse da GM mesmo.

      • Ricardo

        Mas o carro vem sem filtro ou não há local para colocar o filtro?

        • Wagner Lopes

          Sim. Acredite se quiser. O carro vem com o local para o filtro mas a GM decidiu não montar este componente em linha para economizar. Meu irmão pagou 64K na carroça chamada prisma 2017 e descobriu, após mais de 5.000km que todos vem SEM o filtro de fábrica que custa, aproximadamente, 25,00 no mercado.

          • Thiago Ramos

            E qual a diferença pro seu irmão de 67k e 25? É porcaria, é, mas se fosse uma parada de 10k ok.

          • Ricardo

            Sim, afinal respirar poeira, poluição, bactérias e fungos não faz mal a ninguém! PACABA!

            • José Barbosa

              Nestas horas me lembro de um conhecido que, certa vez, comprou um carro médio zero e ficou DOIS ANOS para trocar o óleo. Às vezes, é melhor nem ter filtro, do que deixar um filtro que nunca será trocado e vira um verdadeiro criadouro de tudo quanto é porqueira.

              • Edson Fernandes

                Ou um amigo meu que TEVE um Sentra e um Focus ambos 2.0 e automatico, mas que para economizar combustivel, não usava o ar condicionado! Tipo… economia e passa aperreio tendo recurso de conforto? No caso da Chevrolet é um absurdo economizar nisso.

              • Retrato do Papai

                acho que é melhor um filtro saturado do que uma caixa de ventilação saturada hein… é muito mais fácil trocar um filtro de ac do que desmontar todo o interior para limpar a caixa de ventilação e trocar eventuais peças danificadas pela sujeira (sem falar que depois de desmontado o interior nunca mais fica o mesmo, fica barulhento)… o filtro saturado vai prejudicar a ventilação e liberar odor, forçando a pessoa a resolver o problema (que é fácil e barato)…

          • Raul Pereira

            Sim, é bem isso.
            O meu também não tem filtro de ar. Mas no caso, a css quis vender na hora de entregar o carro, então informaram que vinha sem filtro na hora da entrega, apenas.

          • DevXav

            Meu santo.. Eu não pago 64k numa carroça dessa NEM MORTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
            Credo, tem doido pra tudo mesmo.. Acho que trabalho demais pra ganhar meu dinheiro e dou valor suficiente a ele pra não cometer essas atrocidades..

            O mínimo de informação que o cara tiver, um pouco que ele pesquisar vai ver que não compensa de forma alguma…

            Por isso que esse mercado daqui está do jeito que está.. tem muita gente acomodada e mal informada que fomenta ele..

          • Fernando

            Na GM o preço era quase R$ 200 se nao me engano. Mais de R$ 100 é certeza.

        • Thiago Ramos

          A reportagem diz, que pelo desing o filtro é desnecessario, mas quem quiser equipar o veículo com o dispositivo, há lugar disponível para tal.

        • FearWRX

          Ele vem literalmente sem o filtro mesmo. Lugar tem, tanto que alguns saem com ele, mas alguns a GM simplesmente tirou e deixou por isso mesmo com essa desculpa de que “é aerodinâmico demais pra entrar poeira na cabine”.
          Ridículo essa desculpa.

    • Benjamin Machado

      A chevrolet deu uma resposta bem tosca,a respeito do designe do carro.o spin tambem nao vem com o filtro!!!

    • Ronaldo Prado

      O omega alemão gls também não tinha filtro. nem lugar para colocar tinha. E era um Omega.

      • Ricardo

        Talvez seja porque vinha de algum país que não tem poeira e poluição.

        • Edson Fernandes

          Todo e qualquer lugar do mundo tem poeira e um minimo de poluição. Está andando de carro vc está poluindo…

          • Ricardo

            Com certeza, mas a GM deve ter criado alguma teoria.

      • Luiz Adriano Falco Lemos

        Omêga australiano

  • Ric53

    Esse carro é uma tranqueira, a GM fez só pra ganhar dinheiro! GM é a nova VW e a VW que perdeu mercado agora finalmente correu atrás e tem uma linha moderna, pra mim o line up da GM de hoje é comparável com oq era o da Volks nos anos 2000. Mas o futuro da GM com essas carroças vai ser negro e lá na frente ela terá que entregar carros melhores ao consumidor (com exceção do Equinox e Camaro que tem vendas inexpressíveis)

    • Thales Sobral

      Ué, tem carro que ela faz pra perder dinheiro? 😂😂

      • Ric53

        vc entendeu! hahaha

      • lucas

        Bugatti veyron, rez a lenda que a VW tomava prejuízo no business dele, mas a grande verdade é pq eles não vendiam aqui no Brasil rs. Mas rola a teoria que o bugatti chiron veio muito parecido com o veyron justamente para cobrir o rombo do antecessor. Acho essa teoria extremamente valida e alta probabilidade de ser real.

        • Thales Sobral

          Bem lembrado, tem também o Phaeton que não dava lucro à VW, mas acho que nesse caso isso não era o resultado esperado (Diferente do Veyron que a VW já esperava que a conta não fechasse).

          • lucas

            Carai, nunca tiva ouvido falar desse carro. Que carro animal, como diz o cadu do APC, carimbo ride in luxury.

    • Matafuego

      Mas foi com esse lineup para países emergentes que ela conseguiu a liderança de mercado. Os Opel eram melhores, mas não vendiam bem – o povo continuou comprando Gol e Palio ao invés do Corsa.

      • Ric53

        Sim, cada povo tem o carro que merece..

  • FearWRX

    Os Chevrolet de verdade estão a partir do Cruze. Abaixo dele é só LIXO.
    GM bom era na época Opel, acabou a época Opel virou essa tranqueira de terceiro mundo que temos.

    • Andei no Corsa e no Ônix. São duas m…

      • FearWRX

        Também já andei nos dois, no Corsa 3 diferente incluindo uma Wagon e no Onix foi dos dois. 1.0 e 1.4. Ambos são tranqueira mas o Corsa mesmo com a idade que tem passa uma melhor impressão que o Onix.

        • MMM

          Meu pai sempre teve GM. So tive vontade de entrar em uma qdo o Cruze foi lancado

          • FearWRX

            Minha mãe já teve um Cruze Hatch LT automático da primeira geração. Que carro maravilhoso, estável, confortável, espaçoso e principalmente silencioso, tinha pouco mais de 30.000km na época… Deixou saudades pra mim e pra ela.

            • MMM

              Meu pai teve Opalas, Monza e Vectras. O Monza era legal pra epoca e os Vectras A ( q ele não teve) e B ( q ele teve) eram bem legais. Depois ele teve o C, que decaiu muito. Quando ele tinha o ultimo C eu comprei meu Cruze antigo e ele gostou bastante. Realmente tive q dar o braco a torcer, rs.

              Infelizmente ele faleceu ano passado, um mes antes de eu comprar o Cruze novo…

              • FearWRX

                Chevrolet é o que não faltou aqui em casa, meu pai teve uns 3 Vectra diferente, fora o GSi vinho que me lembro até hoje, outros Corsa… o GSi vinho foi o que mais marcou minha infância, eu adorava aquele carro, e eu era bem criança na época mas me lembro claramente dele e de um Monza B também vinho 4 portas que ele teve…

      • th!nk.t4nk

        Os Corsa dos anos 90 eram bons. Tinha versoes com acabamento que esculachava o Onix. Motor 1.6 16v que dá outra surra no 1.4 atual. Isso há 20 anos atrás heim. Nao consigo compreender por que a GM avacalhou tanto com o próprio portfólio. Mas as vendas estao em alta né? Se o consumidor aceita, fazer o que.

    • Punta-tacco

      Compartilho totalmente de sua opinião, Chevrolet compacto bom eram os projetos da Alemã Opel. Crevrolet caiu da primeira colocação de melhores carros do nosso mercado pra um adar piores, pior até do que algumas chinesas.

  • CanalhaRS

    Agora senti firmeza. Parabéns ao NA pela inicitiva.
    Acho que conscientizar os futuros compradores não envolve apenas informar dados técnicos do carro. É preciso informar seus custos no dia a dia e seus defeitos também.

    • Alexandre Volpi

      Acho que o NA podia ter enriquecido mais esse texto, visto que o Onix fez parte da avaliação 365. Mas é uma bela iniciativa.

    • Rafael

      E é útil também para quem tem o carro poder descobrir problemas mais comuns e ter maior facilidade para identificar, como reparar…

      • CanalhaRS

        Verdade, falou tudo…

  • Piston head

    Asqueroso!!

  • Alexandre Volpi

    Esse carro é feito para o padrão brasileiro e por isso é o que mais vende. Junte um design bonitinho, manutenção que faz até em padaria e condições de compra facilitadas… E venda isso a quem desejar comprar.

    • José Barbosa

      Se comparar com Gol bolinha e Uno botinha (não os clássicos de 80, mas a versão capada dos anos 90), e como estes veículos persistiram a até bem pouco tempo, é uma tremenda evolução.

  • RCX05

    Seria uma boa ir fazendo artigos assim com os demais carros. Aproveita e vai nessa ordem dos mais vendidos, já que começou com o Onix.

    • Fabão Rocky

      Concordo em gênero, número e grau!

    • Mas é isso que a matéria diz. Vai ser com todos.

  • Filipo

    “…o design do Onix faz com que o índice de entrada de ar ou poeira seja muito baixo…” Que ridícula desculpa, Chevrolet!
    Era melhor ter ficado calada. Que vergonha inventar tamanha desculpa esfarrapada! Ásco define.

    • RRodrigo Souza

      mas como a GM falou , não tem obrigação de colocar filtro, então para termos carros melhores, seguindo a resolução nº 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). tem que colocar a obrigatoriedade de filtros entre outra coisas. Contran ta desatualizado hein

      • Matthew

        Meu Deus! Agora é preciso criar uma lei para obrigar a fabricante a instalar um filtro de R$ 25,00?! Essa argumentação da GM é o cúmulo na canalhice e cara de pau.

        • NaoFaloComBandeirantes

          E o mais tosco é que vem sem filtro, mas vem com lugar para instalar!!!
          Se é “desnecessário por causa do design” (conforme a GM afirma), porque criaram lugar para instalar?
          É uma contradição: diz que não precisa, mas deixa local para instalar.
          Economia porca de custos.

          • Andrew B.

            Estão lucrando em não colocar.Depois lucram vendendo…

          • Edson Fernandes

            E ainda te vende na hora da venda (segundo um dos comentaristas acima).

        • RRodrigo Souza

          precisa sim, pq você acha que todos os carros tem esse filtro e menos o ONIX, aki é o Brasil aonde todos querem se aproveitar de qualquer brecha, e a GM ta fazendo isso, vendendo um carro inseguro para economizar em material, vendendo um carro sem filtro para economizar mais ainda, agora por causa de ações jurídicas eles estão reforçando o ônix que com certeza continuará vindo sem o filtro

        • th!nk.t4nk

          Se tem quem compre o Onix do jeito que é, pra que a GM deveria gastar mais dinheiro pra fazer um carro decente? É só olhar aqui nos comentários mesmo, sempre tem gente defendendo esse carro. Sinto muito dizer isso, mas o consumidor brasileiro merece as carroças que tem. O povo trata marcas de carro como se fossem religioes.

  • Na minha humilde opinião se a questão do motor desligar em movimento for provado creio que seja questão de recall. Imagina o risco de andar com um carro e do nada desligar.

    • Fabão Rocky

      Tive um Gol G3 1.0 8v q só andava fazendo isso. E olha q o Gol sempre teve fama de carro robusto q n quebra. Tbm sou mto chato c/ manutenção e sempre fazia revisões nele.

      • É vício de uso. Provavelmente a água Perrier do limpador de parabrisa do seu gol não foi trocado no prazo marcado

    • Jeferson

      Tenho um punto que também faz isso, e nunca teve recall, E você aprende a conviver com isso hahaa

  • Fabão Rocky

    Estava pensando em comprar um desses no mercado de usados. Só em ler essa matéria já desisti! Meu Corsa Premium dá mais caldo do q essa tranqueira aí.

    • th!nk.t4nk

      Lembra do modelo anterior, em que a maçaneta ficava escorrendo óleo? Levaram séculos pra solucionar algo tao simples, imagina entao o resto desses problemas aí.

      • FearWRX

        E não é só ele. Repare que Cobalt e Spin acontece a mesma coisa. Deve detonar a pintura em pouco tempo de uso, e só mostra o nível de qualidade que eles são feitos.

        • Geraldo Xavier

          Dizem ser excesso de lubrificante

          • th!nk.t4nk

            É excesso de óleo sim, Geraldo. Óleo de peroba da cara dos diretores da GMB.

    • Geraldo Xavier

      Realmente. Pena o corsão não ter abs. Alguns até tem air bag. Principalmente o do último ano. Se tivesse abs e air bag e colocasse a atualização do motor utilizando a parte de admissão de ar e escape da dupla corsa/meriva esse motor bateria 110 cv fácil com torque igual a motor 1.6

      • Edson Fernandes

        Somente qdo ele foi lançado que existia o opcional de air bag e ABs.

        Se vc encontrar, será RARO. Raro tbm é ter teto solar.

        Ele será na versão Premium 1.8. TALVEZ exista Corsa SS com esse item, mas não tenho certeza.

        • Geraldo Xavier

          Nem meriva vi com abs. Com air bag sim.

          • Edson Fernandes

            Se não me engano, somente os dois primeiros anos a versão Premium ofertava (inclusive um opcional chamado FlexSpace que otimizava a forma de acomodação de bagagens, como o sistema ULT da Honda).

        • FearWRX

          Já vi Corsa Wagon com ABS e airbag duplo (que eu me lembre era duplo), mas foi uma só pra vender… E com teto solar dos Corsa B é difícil mesmo de ver. Me lembro de ver um desses Premium numa cidade vizinha de casa com teto solar, controle de cruzeiro, comando no volante… 18.000 o cara tava pedindo, 2002. Era versão de exportação e poucos foram pro público mesmo, tanto que até hoje nunca vi um desses na rua.

          • Edson Fernandes

            No Brasil não teve original controle de cruzeiro, teto solar e comandos no volante.

            Quem teve teto solar no Corsa B foi o GSI. A Corsa Wagon na versão GLS 1.6 16v (assim como o Corsa sedan GLS 1.6 16v ou mesmo o Corsa sedan 1.6 8v automatico) tinha a opção de air bag e ABS.

            Já o Corsa C, no Brasil tinha o mesmo volante da Meriva sem comandos no volante. Mas é super raro com teto solar além dos air bag duplo e ABS.

  • Joaquim Grillo

    o da minha irmã quebrou o para sol do passageiro e na concessionária pediram 300 reais um novo kkkkk ai o que fez super bonder

    • Louis

      Na minha Livina, levei para fazer recall do air-bag, e trocaram de graça os 2 para-sol sem eu reclamar de nada. Eles estavam meio frouxos, mas não me atrapalhava em nada. Isso fora do período da garantia! Não sei se era algum recall dos para-sol…

  • Hoffmann

    Resumindo a matéria: o Onix é um lixo.

    Vende bem porque o consumidor brasileiro é ignorante e as concessionárias da Chevrolata fazem qualquer coisa para os incautos que entram nelas saírem de lá com esse chorume.

    • Renato s m

      Vc ja teve um?

      • JOSE DO EGITO

        nao precisa ter um pra saber que o carro é um lixo,ou vc precisa ir a MARTE pra saber que la nao existe VIDA.

        • Renato s m

          Analista de internet kkkk

        • Diogo

          Argumento raso, é notório que os carros brasileiros são inseguros e pelados frente aos mesmos fabricados no exterior, isso quando existem lá, minha opinião 95% das criticas vem de depois que nunca compraram carro novo ou no máximo compraram os “premium” ( hb20, Polo e assemelhados). Olhar fica técnica e uma coisa ir lá e comprar realmente e outra, acredito que deva ser feita análise com outros da concorrência, mas lembrando nao defendo marca nenhuma ja tive vários 0km e não foi popular.

          • Edson Fernandes

            Pera…. a propria materia se refere e cita o Reclame Aqui. Como isso pode ser mentiroso? É um dono que foi lá e reclamou!

            • Diogo

              Alguém disse q é mentira???? Eu não! O foco da questão é que virou praxe criticar, muitas vezes andando a pé. Sou contra ver carros como time de futebol para ter parâmetros precisa ter/conhecer. Em outro post comentei q carro e bem uso usou jogou fora. E pago para não ter dor de cabeça deu 3 anos, garantia passo.

              • JOSE DO EGITO

                Nao importa se anda de onibus,aviao ou nave espacial ,isso nao muda nada o que é o famigerado ONIX,hoje todos temos informaçoes,nao precisa comprar ou ja ter tido um,ao meu ver esse carro é iferior aos chineses ( e olha que eu sou bem arrediu a carros chineses)

                • Diogo

                  Ok, seguindo a sua linha de pensamento vou comprar o Kikcs (quase certo da compra) pois conforme várias análises e comentários o cvt e consumo excelente para a categoria, peso leve. Vou descartar o Renegade pois criticam o motor e outras coisas. * Detalhe não fiz teste drive. Vou encomendar pelo correio assim q vender o meu. Será que entregam em casa???
                  Analista de internet e fácil, agora realmente ir na concessionária e fechar negócio e outra história, ver o carro dos sonhos nao caber no financiamento, juros altos seguro caro , valor do carro na troca baixo. ( Existem mil variáveis)

                • Renato s m

                  Vc é louco

              • Edson Fernandes

                Isso eu concordo de não ter carros para comentar.

                Mas citei o que foi pesquisado na materia apenas.

          • JOSE DO EGITO

            Nem precisamos de fazer comparaçoes,so pelo fato desse MOTOR ser um projeto da decada de 90 so ai ja denuncia a inferioridade do carro,sem falar dessas mazelas de nem vim com filtro de cabine,francamente eu ate tento descobrir como essa carroça é a mais vendida mas nao consigo entender

        • Renato s m

          Analista de internet aff

    • José Barbosa

      Fez pelo menos um teste drive nele para afirmar isto ou está só hateando?

  • CharlesAle

    Muitos Onix(podem pesquisar) deram problemas de superaquecimento muito precocemente( pouco km rodado).. Se não me engano, falhas na válvula termostática.

  • Kkkkk só faltou a frase:

    “A GM orienta os proprietários a fazerem uma amarração com fita de pressão, popularmente conhecida como “enforca-gato”, afim de solucionar o problema”.

  • Raul Pereira

    Tenho um Onix 1.4 AT 2015 (2,5 anos de uso). Não sei se foi por sorte ou não, mas nunca tive nenhum desses problemas. Apesar das padronizações, etc, carro ainda é muito uma questão de sorte. Às vezes você pega um carro muito bom e não dá sorte, cada hora dá um probleminha em um lugar, ou tem um problema recorrente que nunca se resolve. No meu Gol G5 1.6 o catalisador pifou, mas acho que era o combustível mesmo (claro que o posto Shell mostrou que tinham combustível original, etc), e a css (mesma que comprei), quando verificou o problema, disse que o laudo atestou alterado, mas também não quiseram emitir nenhum laudo ‘oficial’ sobre o combustível. Também os vidros elétricos traseiros parava de funcionar direto.
    Já no Onix nunca tive um problema sequer. O ar não é tão gelado, mas nesses dias absurdos de SP ele deixa bem geladinho, o consumo é em média 7 km/l na cidade. Basicamente, fora as revisões periódicas, é só por combustível e andar. Não tenho motivos pra reclamar do carro. Para uso urbano, é bem tranquilo. Agora co batidas não dei sorte com ele, um motoqueiro já bateu na minha porta, uma mulher dando ré com tudo saindo do salão de cabelereiro pegou a outra e ano passado caiu uma chuva de granizo nele ¬¬’

    • Geraldo Xavier

      Tenho 2 prismas 1.4. Um 13/13 lt e outro 13/14 ltz. Os únicos problemas ocorreram com o 13/13. Primeiro a trava parou de funcionar e depois o vidro elétrico. Ambos na porta do motorista. Não precisei trocar nada só limpeza e lubrificação dos motores. Percebo que o sistema do ltz parece ser melhor que o do lt. Isso já tem uns 2 anos. Fora isso só óleo e combustível. Recentemente troquei as correias, velas, cabos e pastilha e óleo de freio (manutenção preventiva). No lt fiz o recall da porca do tanque e o mesmo também foi trocado. No mais 0 perturbação

    • MarcioMaster

      O carro é muito bom, robusto e confiavel, os problemas são pontuais, são diminutos e comuns em varias marcas.Na proporção que vende é praticamente nada, porem em foruns de entendidos como esse ele paga o preço de ser o mais vendido, então mais odiado e repare como é impressionante as expressões lixo, tranqueira etc, aí me pergunto, todos devem ter Bentley na garagem.

      • T1000

        Não da pra aliviar quando você paga mais de R$40mil num carro e ele não vem com um filtro de R$25

        • Retrato do Papai

          R$25 para o consumidor, para a gm deve custar 1/3 disso…

          e R$25 ainda está caro, tenho um fox e fora da cc esse filtro custa menos de R$15

      • Raul Pereira

        É, muitas vezes penso isso. Vejo o povo criticar o motor falando que é velho, etc. Mas não é uma coisa boa eu ter um motor que foi sendo alterado e afinado? Legal os motores novos tudo, mas se o Onix tem um motor que atinge os mesmo números de desempenho e emissão de poluentes, que bom. Até porque eu queria um AT e na época ele era o melhor da categoria, com os mesmos números de consumo que as versões manuais. Meu pai tinha um HB20 at4 e era lindo na arrancada, mas bebia que era uma beleza! Fora que a suspensão pegava dependendo da lombada ou buraco, o Onix já é bem diferente.

        • Guilherme Batista

          Eu nao vejo problema em ter um motor velho, o que eu vejo problema é cobrar como se fosse novo e fazer propaganda como se fosse algo de última geração.

    • Geraldo Xavier

      O sistema do ar condicionado dessa linha onix e prisma tem comportamento diferente de outros carros mesmo os antigos gm. A velocidade de ventilação é muito baixa no 1 e baixa no 2. Na velocidade 3 o vento sai mais forte e gela muito. Conforme você vai aumentando a velocidade do ar o mesmo passa a gelar mais o ar. Nos outros carros o vento no 1 e no 2 já são fortes, conforme vai aumentando a velocidade o ar vai perdendo força. Quanto menor a velocidade mais gelado fica o ar. Tive 2 corsa 1.4 que no 1 gelava muito já no 3 só servia pra refrescar a cabine. Nos prismas na posição 1 é fraco demais e só é confortável a noite. Já no 3 gela demais.

      • Raul Pereira

        Verdade, meu gol era exatamente assim. E esses dias deixei o ventilador no 3 com AC ligado e gelou bastante.

      • Edson Fernandes

        Estranho. De ar condicionado eu já tive dois com ajuste manual (sendo que um deles de fato era automatico)

        Mas seja no auto ou manual, o que eu percebo é que na pratica o ventilador vai levar o que o ar fez para deixar gelado. Se já estava gelado, com um ventilador, ele irá empurrar o ar que está trazendo, traduzindo em uma cabine bem fria por dentro.

        Agora, não adianta esperar de uma velocidade mais rapida com o carro quente que ele esfrie rapido. Aí depende do ambiente todo gelar.

        Curiosamente no C3 e no Xsara citando-os era isso. Agora com o Fluence é igual…

        • Geraldo Xavier

          Exatamente. Maior velocidade do vento maior temperatura do ar saindo. O compressor não consegue gelar muito o ar para um fluxo grande de vento. Por isso disse que nos outros carros que tive com o vento mais forte o ar condicionado refrescava a cabine e depois pra gelar tinha que diminuir o ventilador. No caso da linha onix e prisma. Não sei se é algum tipo de sistema que deve aumentar a carga no compressor aumentando a velocidade do vento. Percebo que com o ar na ventilação 3 e 4 o carro perde mais potencia que com o ar nas posições 1 e 2

  • RPM

    A Geême nos States,entrega carro zero sem filtro de cabine,por ex??? É só uma pergunta….

    • José Barbosa

      Todos os fabricantes nos EUA trocam o óleo gratuitamente… alguma marca faz isto no BR?

    • RRodrigo Souza

      cada pais tem suas normas e leis. No brasil se caso estiver na juridição a não obrigatoriedade de algum item, muitas fabricantes irão se justificar desta forma, não tem filtro pq não é um item obrigatório, não tem vários airbags pq não é obrigatório, e sim mínimo de 2, não tem abs,esp,controle de estabilidade pq não é obrigatório, no brasil funciona assim. O caso do air bags só em 2014 se não estiver errado que foi obrigatório o carro vir com no mínimo 2.Brasil tem que mudar muito e alterar muita coisa que ta ultrapaçada

      • Ernesto

        Mercado fechado é assim. Se houvesse maior concorrência, não teria necessidade de mais intervenção do Estado para dizer o que é obrigatório ou não. Você se lembra quando a Jac Motors lançou o J3? Fazendo propaganda direto no Faustão? O que as outras fizeram? Tiveram que lançar carros mais completos, como por exemplo a Ford que colocou de série air bags e abs no Fiesta. E nem eram obrigatórios ainda. Menos intervenção do Estado, sempre! Mais concorrência, sempre!

  • Renan Ribeiro

    Aqui em casa temos um Onix 14/14 comprado 0km.. Hoje, após quatro anos está com apenas 17Mil km e o carro ainda está em estado de zero. De todos esses problemas citados, talvez eu só tenha visto o ruido no banco, que um pouco de lubrificação no encaixe resolveu. Em relação a direção Hidráulica eu ouço um barulho vindo do motor quando esterço o volante mas é como se fosse apenas um esforço a mais praticado pelo motor. Já outros problemas nunca vi, talvez pelo carro ser bem cuidado ou sorte mesmo.

  • Robert

    Tenho um Prisma 2015 e descobri que o filtro do ar condicionado fica localizado atrás da caixa do porta luvas. Tem que remover as borrachinhas que encobrem os parafusos de remoção de toda a caixa do porta-luvas para ter acesso. Talvez nem todo mundo saiba disso e ache que não tem o filtro de papel. Quem me informou sobre esse detalhe foi o próprio funcionário de uma troca de óleo. Acho que vale a tentativa de verificar se realmente não tem o dispositivo para o filtro bem como o mesmo no caso de alguns modelos. ?????

    • Ernesto

      Se tem filtro, então no Manual de manutenção tem que estar escrito quando esse filtro deve ser trocado.

  • Renato s m

    Tive um tirei zero 2013 mod 14 rodei 150mil km, nunca tive nenhum problema, gostei muito do carro, no meu o filtro de ar veio de fábrica. acabei de trocar por um polo msi.

  • Robert

    Tenho um Prisma LTZ e descobri com um funcionário de uma troca de óleo que para acessar o filtro do ar, tem que retirar as borrachinhas que encobrem os parafusos da caixa inteira do porta luvas que deve ser retirada. Verificar se realmente não tem o filtro. Muita gente deve achar que não tem o dispositivo, mas ele fica atrás do porta luvas. Experimente essa dica para confirmar se realmente não temo dispositivo. No Youtube, há vários vídeos que mostram como proceder. Agora quanto ao veículo, ainda acho que ele deveria ter um motor 1.6 de 16V como o do Sonic mais moderno com comando de válvulas variável ai, quem sabe eles fiquem mais interessantes.

  • Bruno@BRN.CS

    Tivemos um Corsa Maxx 2008 com problemas bem semelhantes. Fui trocar o filtro de ar da cabine pela primeira vez e não tinha nada. O conjunto banco traseiro e tampo parecia uma escola de samba, atenuei um pouco envolvendo os pinos de encaixe do banco com borracha EVA e graxa.

  • Nicolas_RS

    Sobre a direção hidráulica… Isso não estraga ? Já ouvi que sempre tem que deixar uma folga justamente para não dar problemas.

  • Luis Fernando Pozas

    No momento que o Polo tenta se impor nos ponteiros dos mais vendidos, surge esta reportagem falando dos defeitos do carro mais vendido atualmente… Certamente vai ajudar o Polo… Seria bom ter este tipo de reportagem com todos os modelos, todos os 10 mais vendidos…

    • RRodrigo Souza

      o ônix está sendo vendido a anos e todos sabem sobre muitos defeitos do carro e continuam comprando, não é pq lançaram o polo que isso vai prejudicar a venda. cada um vai comprar o carro que gostar mais e que o bolso consiga pagar. eu por exemplo se tivesse a opção de comprar um dos dois ficaria com o polo

      • Luis Fernando Pozas

        Concordo que o lançamento não prejudica… As reportagens sim…

    • Ernesto

      Se você não leu esse trecho da matéria, então estou copiando aqui para responder ao seu comentário: “começaremos a publicar reportagens listando defeitos e problemas dos modelos mais vendidos no país”. Ou seja, o NA fará este tipo de matéria com os carros mais vendidos, então não tem nada de querer ajudar determinado carro.

      • Luis Fernando Pozas

        Olá Ernesto, não vou copiar meu texto, mas vc pode ler acima… Eu digo que seria bom que fizessem mesmo mais desta tipos de reportagens… Não pode ficar só nos ponteiros… Tem que analisar todos, inclusive o recém chegado

        • Ernesto

          No seu texto você diz “Seria bom ter este tipo de reportagem com todos os modelos, todos os 10 mais vendidos…”. Ou seja, o que a matéria falou.

          • Luis Fernando Pozas

            Exato! Eu acho muito bom que tenha isso… Por enquanto só tem a promessa que haverá, eu gostaria que houvesse mesmo… A ideia é boa se for verdade

            • Ernesto

              Esse tipo de matéria demora um pouco, pois é preciso pesquisar. Não sei quanto tempo levará para eles liberarem a matéria, mas deve ser mais ou menos como aquelas matérias que eles fizeram, dos “top 10” (carros com IPVA mais barato, carros 1.8 mais econômicos, etc).
              Mas se por acaso não vier matéria falando de defeitos em HB20, KA, etc, aí concordarei com você quanto a querer prejudicar o Onix. Abs

              • Luis Fernando Pozas

                Então, foi por isto que pensei num cronograma… Daria transparência

                • Ernesto

                  Como a matéria diz que serão feitas matérias semelhantes com os carros mais vendidos, não vejo tanto problema assim. Estranho seria se eles começassem com o 4o ou 5o mais vendido e falando que fará com os mais vendidos. Vamos ver qual será o próximo carro. Para ser justo, tem que ser o 2o mais vendido em 2017 que foi o HB20, certo? E posteriormente o Ford KA e assim por diante. Abs

                  • Luis Fernando Pozas

                    De acordo com a ordem…

  • Atl77

    Boa Noite pessoal.
    Ja tive um Onix 1.0 LT modelo antigo 16/16 (rodei 54mil) e atualmente possuo um Onix LTZ 1.4 modelo novo 17/18 (4mil rodado).
    No Ar-condicionado nunca tive problema, porem acho a primeira posição um pouco forte, na questão da ausência do filtro eu acho isso uma economia porca feita pela GM, alem do ISOFIX e cinto de 3 pontos paro o passageiro do meio.
    Barulhos internos no antigo os passageiros falava que ouvia na porta traseira esquerda bem baixo(não percebia).
    Motor nunca desligou em movimento em ambos o Onix e nunca perdi pressão no pedal de freio.
    Agora vem o x da questão o barulho da direção é verídico no modelo antigo que possuía direção hidráulica, no modelo novo que tem direção elétrica não tive esse problema. Faltou uma coisa na matéria que tem no modelo novo e antigo, quando vc pisa no freio em pisos irregulares o condutor percebe um barulho meio chato que me falaram na GM que é devido ao acionamento do ABS.

  • Davi Millan

    Esse carro faz parte da frota de uma empresa grande de Florianópolis. Os funcionários recebem um carro zero para poder rodar o estado e o que todos eles falam é que o carro é um lixo sobre rodas.

    • RRodrigo Souza

      independente da empresa, ela está disponibilizando um carro para os funcionários fazer o serviços dele, e o pessoal reclamam? daqui a pouco eles irãm fazer baixo assinado para o patrão comprar uns cruze para eles trabalharem. Blz que o carro é inseguro e tem seus defeitos, mas antigamente os carros eram piores,Você acha que uma empresa vai comprar frota de carro top para deixar na mao de funcionários ?nunca, Exceções de empresas multinacionais que para diretoria disponibilizam ford fusion ou carros deste tipo de categoria para os diretores irem a reuniões e coisa do tipo.

      • Davi Millan

        Cara, não tem só Onix nessa empresa, tem Ford Ka, Up! e Sandero também.
        Mas entre esses carros o Onix é disparado o pior entre eles. Infelizmente a empresa comprou mais Onix pelo fato da GM ter descontos maiores para PF. E mais, lógico que todos querem andar com carros bons, mas é obvio que a empresa vai disponibilizar carros populares, porém essa porcaria do Onix da mais problema que os outros carros, o que acaba acarretando em menor comissão para os funcionários e maiores gastos para a empresa que precisa desses funcionários rodando pelo estado. O que acontece quando um carro fica encostado na oficina? Simples, eles alugam e gastam mais. O próprio setor de compra de carros para a frota já vai fazer uma nova compra esse ano e a GM nem está na lista…

  • Davi Millan

    Parabéns ao NA por também trazer os problemas dos carros! Se eu soubesse do que eu poderia me meter eu não teria comprado o meu atual. (Não é um Onix, nem GM).

  • leandro

    Esta matéria é bem tendenciosa…
    O problema do freio e marcha ré foi corrigido, ocorre apenas com o Onix de primeira geração, assim como a direção hidráulica trata-se do modelo anterior.

    Mesmo a para a versão de entrada Joy, o motor e câmbio assim como a direção elétrica são os mesmos que equipam o modelo novo.

    Estão apontando defeitos do modelo anterior como se fosse o modelo novo…

    O carro tem defeitos? Sim! Mas essa matéria eh bem tendenciosa.. é o mesmo que apontar os defeitos do gol da penúltima geração com o atual.

    • RRodrigo Souza

      eles esqueceram de falar a geração do carro então.

      • leandro

        Correto, porém colocaram a foto do atual… por isso se passa por tendenciosa ou enganosa..

    • CanalhaRS

      Te acalma, não chora, virão de outras marcas também.

      • leandro

        kkkkkkkkkkk estou calmo, só não acho correto.
        Não sou defensor da GM ou do Onix, mas acredito que as informações devem ser claras

  • Rafael Straus

    Esqueceram de algo que parece bobo, mas dava impressão de desleixo.

    Lembram das maçanetas que “vazavam” nos primeiros Onix?

  • Retrato do Papai

    essa economia do filtro de cabine do onix consegue ser ainda mais porca que a falta de pintura e uso de apenas uma cordinha na tampa da mala do etios…

    quem tem onix só deveria usar o ar condicionado com a recirculação ligada, caso contrário a ausência do filtro vai criar um efeito acumulativo onde mais e mais impurezas vão invadindo a cabine, tornando o ambiente interno extremamente nocivo ao sistema respiratório (muitas vezes pior que o ambiente externo, já que a sujeira vai se acumulando em um espaço pequeno)… uma outra solução seria abrir as janelas de tempos em tempos para renovar o ar interno (ridículo, né?)…

    e não tem essa de que “o design do Onix faz com que o índice de entrada de ar ou poeira seja muito baixo”… a poeira, pólen, pequenas folhas e flores, penas de pássaros etc vão adentrar a cabine sem cerimônia e fazer um belo estrago na caixa de ar interna, além é claro de causar sérios danos ao sistema respiratório dos ocupantes…

    não basta pagar caro por um projeto de 3o mundo, não basta ter mecânica arcaica, não basta ser bateu-morreu, também tem que reduzir sua expectativa de vida te trazendo doenças respiratórias…

  • Bom saber. Onix é mais um na minha lista de nunca comprar. Já dirigi um durante um mês, foi tranquilo, de boas. Masssss não compro e não indico.

  • Jefferson Ferreira

    Eis o carro mais vendido!!! Resumindo, huezileiro não entende nada de carro e compra em efeito manada!!!

    • Dps da nota ZERO e agora com esse artigo com base no Reclame aqui. Cheguei a conclusão que esse carro é Barril.

      • Elias Silva

        O pessoal gosta de nota ZERO. Basta ver o Polo/Virtus, nota MÁXIMA, mas aí reclamam do preço e voltam pro Onix 0 estrelas de novo.

  • leitor

    Será que não se tem outras alternativas? Outro carro? Mesmo que seja usado, porque com o dindin de um novo se pode comprar um belo carro com 2 anos de uso. Senão, quando comprar esse daí paga mais os R$25,oo e coloca logo essa peça.

  • Victor Hugo

    Vaaaamos aplaudir!!!! O carro mais vendido no Brasil, com a melhor revenda do Brasil, com a telinha maravilhosa e o incrível sistema On Star. Uauuuu
    No latin n cup levou incríveis 3 estrelas, depois de uma super esquipe de engenheiros colocar alguns reforços, diante do fracasso de 0 estrelas. Poxa vida, consumidor brasileiro, reveja seus conceitos pelo amor de deus! Quero um dia poder ter um carro de qualidade, e só com todos exigindo isso, conseguirei!

  • lucas

    Tenho um Joy 17/17. Tá sendo a novela mexicana pra concessionária escutar o barulho de problema de solda no teto. Dentro da concessionária não se escuta nada, sai com o carro e anda duas horas no sol e já começa o TEC TEC TEC infernal. Já fiz videos mostrando o barulho e o técnico diz que não pode se basear por videos, ele tem que ouvir. Sobre o banco tem esse problema mesmo, mas é resolvido com fita anti ruído.

  • Ana Paula Cavalcante

    Ô carro imundo! Viajamos e estou com a minha coluna super dolorida e do meu marido também, os barulhos tbm são estressantes, vc ao invés do barulho ser todo de fora, parece que ele foi todo guardado para dentro do carro, o som um porcaria, o ar pavoroso. É um carro que tem força, mas não paga os prejuízos físicos, nunca pensei que um carro me faria tanta raiva.

  • Eduardo Almeida

    Mais um lixo…

  • Paulo Angelo

    No Brasil e assim: consumidor compra carro porque e NOVO, porque e BONITO, porque o papagaio comprou, porque o VIZINHO comprou e so…Maria vai com ss outras mesmo….rs

  • Antonio Marcos

    Só não gostei do som desligar automaticamente o resto tá ótimo.

  • Amazon Predial

    Comprei um prisma LTZ. Fiz as revisões da garantia, e somente tempos após a compra foi que me informaram que todos os veículos GM, a partir de 2014 não vêm com filtro de cabine.
    Ingressei com uma ação cível por danos morais. A ação está conclusa para sentença, e acredito que vou obter êxito na minha demanda. Sugiro que os senhores tomem igual providência.
    Eu particularmente não compro mais carro da GM. Abandonei a VW e agora deixei a GM também. Enfim, é raro um carro nacional que valha o preço que cobram.
    Por pura falta de tempo não ingressei com uma ação para que a empresa me disponibilizasse um step compatível com as rodas do meu carro. Se os senhores pesquisarem em sites especializados em rodas e pneus, eles possuem um programa que simula a compatibilidade dos pneus de diferentes dimensões colocadas no mesmo veículo. Ao usar o step “fininho” que estão vindo, gera uma incongruência, pois a roda do Prisma é de 15″ e o step é de 16″, gerando uma desigualdade reprovada pela engenharia.
    Enfim, tem a questão da chave reserva diferente da chave canivete, o que te obriga a comprar uma chave nova em caso de perda, pois te impossibilita de usar o sistema de alarme e de vidros.
    É mais ou menos por aí. Espero ter contribuído de alguma forma.

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