Chevrolet Hatches Manutenção

Chevrolet Onix – defeitos e problemas

Chevrolet Onix - defeitos e problemas

Todos os automóveis, desde os mais baratos até os mais caros, estão sujeitos a problemas. Em casos de modelos que têm números expressivos de vendas, a tendência é que os relatos sejam ainda maiores, por significar uma parte maior do mercado.


Por isso é que começaremos a publicar reportagens listando defeitos e problemas dos modelos mais vendidos no país. E começamos com o Chevrolet Onix, o carro mais vendido do Brasil, que vendeu quase 190 mil unidades só em 2017 no mercado nacional.

Como mostram as reclamações no Reclame Aqui e também em grupos e fóruns próprios, existem alguns problemas relatados com certa frequência pelos proprietários do Onix. A lista inclui motor que desliga sozinho em movimento e ruído no banco traseiro, por exemplo.

Separamos abaixo os principais defeitos e problemas relatados pelos proprietários do Chevrolet Onix no Brasil. Confira:


Ar-condicionado ineficiente

O ar-condicionado é alvo de reclamações por parte de diversos proprietários do Chevrolet Onix no território brasileiro. Seguindo alguns relatos no Reclame Aqui e também em grupos e fóruns próprios do hatch, o sistema de ar-condicionado de diversos exemplares seria ineficiente. Um dos principais defeitos apresentado pelo conjunto é no compressor, a principal peça do sistema, que é responsável pela alteração de temperatura do ambiente, promovendo o aquecimento ou a refrigeração.

Em alguns relatos, ao ligar o ar-condicionado, ele começa a fazer barulho, porém não refrigera a cabine. Isso seria devido justamente à ineficiência do compressor, mais especificamente no rolamento do equipamento. Algumas concessionárias tentam resolver o problema apenas repondo o gás do compressor. Todavia, o problema acaba sendo solucionado somente com a substituição do componente por completo.

Chevrolet Onix - defeitos e problemas

Ausência do filtro de ar-condicionado

O segundo problema relatado por proprietários do Chevrolet Onix é, talvez, um dos mais curiosos da lista. São mais de 100 reclamações registradas pelos proprietários no Reclame Aqui relatando a ausência do filtro de ar-condicionado (chamado também de filtro de cabine).

Esse componente é importante para evitar que as impurezas externas entrem na cabine do veículo, diminuindo os riscos de doenças e também evitando cheiros desagradáveis. O filtro do ar-condicionado precisa ser limpo e trocado de acordo com a utilização (se você anda mais em estradas de chão, por exemplo, a duração do item será menor), para dispensar o acúmulo de fungos e outros microrganismos que provocam crises de alergia e problemas respiratórios.

De acordo com a resposta da Chevrolet aos usuários, o design do Onix faz com que o índice de entrada de ar ou poeira seja muito baixo, conforme foi constatado durante testes de desempenho realizados no pré-lançamento do veículo. Além disso, ainda segundo a marca, “isso não interfere no funcionamento do ar-condicionado” e também o filtro de ar-condicionado não é um equipamento obrigatório, seguindo a resolução nº 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Porém, a Chevrolet informa que caso seja de desejo do proprietário, ele poderá adquirir o filtro de ar separadamente em uma concessionária autorizada. Ou seja, mesmo com esse design, que seria favorável ao não uso do componente, o Onix dispõe de um nicho para a instalação do filtro de ar. Alguns supõem que seria uma economia de custo por parte da fabricante.

Barulhos internos diversos

Como é comum em grande parte dos populares comercializados no mercado brasileiro, o Chevrolet Onix também tem relatos de problemas relacionados a barulhos/ruídos internos. Os barulhos mais recorrentes seriam na parte traseira do veículo, provavelmente na tampa do porta-malas ou no acabamento do compartimento de bagagens. Em determinados casos, a concessionária da marca realizou um reparo nas chapas do teto do automóvel.

Chevrolet Onix - defeitos e problemas

Motor desliga sozinho em movimento

Relatos que vêm sendo feitos há cerca de um ano por diversos proprietários do Chevrolet Onix relatam um problema sério do motor. De acordo com eles, o propulsor do hatch compacto poderia se desligar involuntariamente mesmo com o carro em movimento. Neste caso, podem ser diagnosticados vários “agentes causadores”, que vão desde falhas na central eletrônica a até combustível de má qualidade.

Em alguns casos, ao pressionar o pedal de embreagem para realizar a troca de marcha, o dono relata que o carro simplesmente “morria”. Tal problema aparecia também mesmo com o veículo parado em marcha lenta no semáforo, por exemplo. Por conta disso, pelo fato da bomba hidráulica de direção (que não está presente nos modelos reestilizados, que ganharam um sistema elétrico) e do servo-freio dependerem do propulsor, a direção e os freios “endureciam” e também as portas destravavam, impossibilitando a condução do veículo, segundo os proprietários.

A solução de um dos relatos foi a correção na polia do motor, que estava causando vazamento de óleo no aparato. Já em outro, o veículo foi diagnosticado com uma falha na central eletrônica, que não conseguia identificar com qual combustível o Chevrolet Onix tinha sido abastecido. Para corrigir, o mecânico fez um “reset” na central e forçou a informação da gasolina.

Pedal de freio com perda de pressão

No caso do Chevrolet Onix com motor 1.0 flex, um dos relatos mais recorrentes é de que o modelo supostamente perde pressão no pedal de freio, fazendo com que ele ficasse “duro”, principalmente durante as manobras. Por conta disso, a primeira sensação do condutor era de que o carro tivesse morrido. Entretanto, tal problema acontece sobretudo quando se esterçava todo o volante e também com o ar-condicionado ligado.

O motivo? Tanto o Chevrolet Onix como o Chevrolet Prisma (que compartilham o mesmo conjunto mecânico) seriam, segundo os donos dos modelos, equipados com um servo-freio menor do que o necessário. Por conta disso, o motor 1.0 litro flex supostamente exige potência e acaba acarretando na perda de pressão no pedal de freio.

Chevrolet Onix - defeitos e problemas

Ruído na direção hidráulica

Outro componente alvo de problemas foi a direção hidráulica. Conforme reclamações de alguns condutores, a direção hidráulica do Chevrolet Onix apresentava um ruído incomodo causado pelo esterço durante as manobras. Em diversas situações esse problema viria acompanhado do endurecimento do pedal de freio, provavelmente pela demanda de potência do motor 1.0 flex que equipa o automóvel.

Para reparar o problema, a própria Chevrolet recomenda os usuários a esterçar o volante ao máximo, de maneira sucessiva e de um lado para o outro (a famosa manobra de oito). Isso consegue retirar o excesso do ar do sistema, que aparece como o suposto causador do defeito.

Ruído no banco traseiro

Há também relatos de outros tipos de ruídos internos no Chevrolet Onix. Um dos principais é uma espécie de estalo presente no banco traseiro. Ainda seguindo os relatos de proprietários no Reclame Aqui e em fóruns dedicados, esse ruído seria evidente ao passar em lombadas e/ou valetas e ficaria ainda pior quando duas ou três pessoas estão sentadas sob o banco traseiro do automóvel.

As soluções relatadas para esse problema são várias. Entre elas, a instalação de uma fita antirruído, substituição de parte das borrachas, isolamento nos parafusos de fixação do assento do banco traseiro e até mesmo a implantação de camadas de manta embaixo do banco e próximo ao encosto, eliminando possíveis folgas na base.

Chevrolet Onix – defeitos e problemas
Nota média 4.7 de 3 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email