Carro da semana, opinião de dono: VW Fox 1.6 2005

fox 2005 usado semana opiniao dono 1

Tínhamos um VW Gol 1.0 MI Plus básico 1997 quando trocamos pelo Fox 1.6 2005 flex ano passado. O escolhido foi o Fox pelo fato da minha mãe ter problema de coluna e precisava de um carro que desse uma posição de dirigir mais elevada e que possibilitasse que as pernas ficassem mais na vertical.

O carro tem AC, retrovisores com ajuste elétrico, os quatro vidros elétricos, trava e alarme, abertura do porta-malas com abertura no botão da chave e botão interno. Faltaram só os faróis e lanterna de neblina, rodas de liga leve, ABS e airbag.

O propósito do carro é basicamente o uso dentro da cidade, geralmente com um passageiro. Trabalho, casa, faculdade, com uma viagem por mês a uma cidade vizinha, a 40 km, quando minha mãe visita minha avó.

O consumo com gasolina fica em 10,5 km/l, no perímetro urbano sem ar condicionado e 10 km/l com ar condicionado. Quanto à calibragem dos pneus, fiz inúmeras combinações e preferi 32 libras na frente e 29 atrás. Os pneus são o Pirelli Cinturato P4 175/65 R14.

fox 2005 usado semana opiniao dono 2

A posição elevada de dirigir, muito diferente do Gol 1997, exigiu um pouco de adaptação dos motoristas do Fox aqui de casa – eu, minha irmã e minha mãe. A janela traseira é um pouco pequena, semelhante a do Punto, mas não chega a atrapalhar na baliza.

A suspensão tem um bom curso, mas a traseira é um pouco dura demais e incomoda quem vai atrás (por isso 29 libras, tentativa de deixar mais macio). Na estrada, a 120 km/h a traseira fica muito solta e é preciso algumas correções com o volante.

Acredito que seja um comportamento normal de carros altos, pois meu pai já teve um Meriva e acontecia a mesma coisa.

fox 2005 usado semana opiniao dono 3

A direção hidráulica é suficientemente leve, mesmo com o veículo parado. O ar condicionado é muito bom. O motor 1.6 abastecido com gasolina rende 101 cavalos e 14,3 kgfm (à álcool 103cv e 14,5 kgfm) é mais que suficiente para o uso urbano. O tanque de combustível de 50 litros dá uma autonomia de um pouco mais do que 500 quilômetros.

fox 2005 usado semana opiniao dono 4

O espaço interno é condizente com a propaganda da época: “gigante pra quem anda”. Eu tenho 1,88 de altura e com o ajuste do banco do motorista para mim, eu ainda tenho bastante espaço no banco de trás.

Mas as espumas dos bancos são finas e pouco confortáveis, principalmente atrás. Nos bancos da frente, a espuma é um pouco melhor, mas aí eu achei que a largura da parte superior do banco e muito pouca. O apoio de cabeça e duro.

No espaço para as pernas do passageiro dianteiro um espaço onde é um porta objetos bem grande (era para ser o porta-luvas), esse espaço tem uma borda muito proeminente que acaba batendo bem no joelho.

Se não tivesse nada ali, o espaço para as pernas seria muito maior. O Fox não tem o porta-luvas propriamente dito, mas tem a gaveta embaixo do banco do motorista, que cabe o manual do carro e tem um espaço para por o estojinho do radio e nada mais, pois a parte de trás é baixa e quando fecha a gaveta, cai tudo nos pés de quem está atrás.

fox 2005 usado semana opiniao dono 5

Do lado direito do banco do passageiro dianteiro, no pequeno espaço entre a porta e o banco, há um porta-objetos pequeno, que mais parece um lugar para segurar eventuais objetos que possam cair dos bolsos.

A alavanca para movimentar os bancos para frente e para trás fica numa posição muito boa, logo atrás dos joelhos, bem ao alcance. Já a alavanca para regular a altura do banco do motorista fica no lado esquerdo.

fox 2005 usado semana opiniao dono 6

Logo abaixo do volante, no painel, há uma espécie de apoio para objetos que não utilizo para nada, pois a carteira, por exemplo, fica solta e correndo de um lado a outro e pode cair no chão.

fox 2005 usado semana opiniao dono 7

Nas duas portas da frente há o porta-copo, ou “porta-garrafinhas de água”, e mais um espaço estreito onde cabe a carteira ou jornal, por exemplo. Nas portas de trás não há os portas-copos.

No console central, à frente da alavanca do cambio, também há dois porta-copo que quando ocupados por garrafinhas de água, esbarram na mão quando se engata as 1ª e 5ª marchas. A alavanca do cambio fica numa altura que permite apoiar a mão e procurar uma rádio que esteja tocando algo de bom.

fox 2005 usado semana opiniao dono 8

O painel dessa geração da Volks é lamentável, o mais feio da história na minha opinião. Não tem o medidor de temperatura da água do motor e o tacômetro é pequeno (pra não dizer minúsculo). O acabamento interno é muito ruim.

O plástico das portas e do painel é de um tom de cinza deprimente e fácil de arranhar. Uma parte que envolve a coluna de direção é de outro material, mas mais fácil ainda de arranhar.

fox 2005 usado semana opiniao dono 9

As portas fazem os típicos barulhos de plásticos encostando um no outro. A porta traseira direita quebrou um suporte do cabo que abre a porta e precisou ser colado. A porta esquerda da frente já sofreu dois ajustes por causa do vidro, que quando aberto completamente, batia nesse plástico. O suporte da haste do amortecedor que abre o porta-malas está com ferrugem (!).

fox 2005 usado semana opiniao dono 10

O porta-malas é bom, fundo e eu quase não uso. Além do rebatimento para ampliação do espaço total do porta-malas, o banco traseiro desliza para frente.O banco traseiro não é bipartido, mas não me faz falta. Já usei o Fox para fazer pequenas mudanças.

fox 2005 usado semana opiniao dono 11

A abertura do porta-malas pelo botão da chave tem uma desvantagem. Vou explicar. Eu pretendo por alguma coisa lá dentro. Destravo o carro e aperto no outro botão da chave para abrir o porta-malas. Ao chegar ao porta-malas como puxa-lo para cima?

fox 2005 usado semana opiniao dono 12

Não tem um puxador, maçaneta ou um espaço para por a mão. Tem que enfiar os dedos na fresta do porta-malas. Os Fox que não tem abertura interna do porta-malas têm um “pegador” em volta da onde coloca a chave. Mas tem uma peça por dentro que facilita fechar a porta (não mais que obrigação).

fox 2005 usado semana opiniao dono 13

E sobre aquele caso do banco “guilhotina”, a meu ver, é besteira. Têm dois adesivos colados na parte de trás do banco, próximos às alças, com instruções claras de uso, sem contar o manual de instruções. Mas não estou defendendo a Volks!

fox 2005 usado semana opiniao dono 14

Neste primeiro ano com o carro foi trocado uma luz de ré, duas luzes de freio, uma luz do farol baixo, as luzinhas do brake light, sensor do pedal de freio que faz acender a luz EPC, óleo, filtro de ar, 2 pneus novos e a coifa da homocinética que estava vazando graxa. Logo será preciso trocar os amortecedores.

No geral, estou satisfeito com o carro, mas já penso em trocar por ou Chery Face ou Peugeot 207.

fox 2005 usado semana opiniao dono 15

fox 2005 usado semana opiniao dono 16

fox 2005 usado semana opiniao dono 17

fox 2005 usado semana opiniao dono 18

fox 2005 usado semana opiniao dono 19

fox 2005 usado semana opiniao dono 20

fox 2005 usado semana opiniao dono 21

Por alyalysson

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Fox

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.