Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.0 2013

volkswagen-fox-2013-carro-semana-opiniao-dono-1

Boa Tarde, amigos! Quase três meses atrás comprei meu segundo carro, dessa vez um zero quilômetro, um Volkswagen Fox. Antes dele tive um Ford Escort GLX, pra época (cerca de 3 anos atrás) era um carrinho surpreendente como primeiro carro.

Tive que vendê-lo, e fiquei com o da família por enquanto.

Comecei então uma procura por carros usados, mas acabei indo para os 0 km. Olhei o March 1.6 (promoção, potente, ágil, porém, MUITO pequeno, totalmente sem estabilidade e a concessionária não me ofereceu nada).

Depois foi a vez do Onix (bonito, 1.4 econômico, completo, porém, interior muito simples, caro e a concessionária inventou um monte de coisas pra justificar o preço de 45.000 com o MyLink); descartei o Clio pelo desenho horroroso, idem Etios, e o HB20 com um prazo de entrega gigantesco.

Desanimei um pouco, até porque a última era a VW (Ford também descartei) e, sinceramente, não curto. Meu pai tem e acho muito desconfortável, simples e feio. Mas fui lá, a vendedora foi muito atenciosa e conhecia de carro.

Me mostrou o Gol, mas depois de uma conversa ela me disse “Porque não olha o Fox?”, aceitei e fui ver. Até que era bonito e tem a soleira do CrossFox, larga, curti demais, além de o carro ser alto. Depois do que ela falou sobre os itens e da promoção não pensei duas vezes.

volkswagen-fox-2013-carro-semana-opiniao-dono-2

Olhei a concessionária toda pra ver a estrutura e era como as outros. Facilitou o fato de meu pai e a família sempre comprar carros comerciais ali. Eis aí os itens: direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, ABS, airbag duplo, sensor de ré, som com Bluetooth, computador de bordo.

Gostei também por ter ganho IPVA grátis, o que a Nissan só foi me falar que oferecia quase um mês depois da minha visita, através de um e-mail. Na verdade, só fui olhar o carro mesmo quando chegou, lá na concessionária foi tudo muito rápido, pelo entusiasmo provavelmente.

Na cor branca, o carro chegou em menos de uma semana, ia ser pronta entrega, mas o branco com os itens que eu falei só tinha no RJ. (Moro em Niterói). Bom, vamos ao carro.

Pontos positivos

Consumo:  Tomando os cuidados necessários, o carro tem sido muito econômico. Na cidade faz cerca de 9 km/l, embora o marcador marque mais.

Espaço interno: É, não imaginava que ia acomodar tão bem a família. O espaço atrás é surpreendente, todos que sentam ali falam. Em compensação, na frente minha perna fica batendo no painel onde fica o som, assim como o carona. Todos reclamam.

Estabilidade: Por ter rodas aro 15 e pneus 195/55 ele segura muito bem. Mesmo em curvas fechadas tenho uma sensação de segurança. Até pelo ABS com EBD.

Vedação: Me surpreendi quando fiz uma viagem. Passei por um túnel longo, com os vidros abertos não dava nem pra escutar a música e conversar. Fechei os vidros e… um silêncio! Todo mundo no carro ficou impressionado. Teve um acidente pertinho logo depois, só fui saber quando passei.

Acessibilidade: Pelas soleiras largas, quem é obeso ou muito idoso agradece, pois a soleira faz uma pequena escadinha. Tem porta objetos, copo e garrafa em tudo quanto é canto.

Material interno: Isso é de longe o que mais me agrada, o plástico é totalmente diferente do Gol, Voyage e afins. Outro nível, me lembrou o Ford que tive, todo de couro, menos os bancos.

volkswagen-fox-2013-carro-semana-opiniao-dono-3

Pontos negativos

Desempenho: Por ser 1.0, ele não anda bem. Junto com o peso piora. Já passei por difíceis situações por isso. Se tiver que sair rápido ele não sai, engasga e só funciona bem depois dos 3000 rpm.

Conforto: De longe a pior coisa no carro. O volante, posição e tudo mais até que são bons, mas os bancos são horríveis! Duros e ásperos. Muito ruim mesmo.

Alarme: A chave canivete ajuda, mas, como todas as da VW, em menos de 2 meses já está falhando.

volkswagen-fox-2013-carro-semana-opiniao-dono-4

Bom, acho que é isso! Pretendo trocá-lo ano que vem e por mais que tenha gostado, não vou de VW de novo.

Até porque, e quem pensa em comprar um pense nisso, em menos de 2 meses to com 2 problemas:

O alarme e a direção, muito provavelmente a caixa tem um pequeno furo. Vou levar na concessionária.

Por Lucas Garcia

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Fox

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.