Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.0 2013

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.0 2013

Boa Tarde, amigos! Quase três meses atrás comprei meu segundo carro, dessa vez um zero quilômetro, um Volkswagen Fox. Antes dele tive um Ford Escort GLX, pra época (cerca de 3 anos atrás) era um carrinho surpreendente como primeiro carro. Tive que vendê-lo, e fiquei com o da família por enquanto.


Comecei então uma procura por carros usados, mas acabei indo para os 0 km. Olhei o March 1.6 (promoção, potente, ágil, porém, MUITO pequeno, totalmente sem estabilidade e a concessionária não me ofereceu nada); depois foi a vez do Onix (bonito, 1.4 econômico, completo, porém, interior muito simples, caro e a concessionária inventou um monte de coisas pra justificar o preço de 45.000 com o MyLink.); descartei o Clio pelo desenho horroroso, idem Etios, e o HB20 com um prazo de entrega gigantesco.

Desanimei um pouco, até porque a última era a VW (Ford também descartei) e, sinceramente, não curto. Meu pai tem e acho muito desconfortável, simples e feio. Mas fui lá, a vendedora foi muito atenciosa e conhecia de carro. Me mostrou o Gol, mas depois de uma conversa ela me disse “Porque não olha o Fox?”, aceitei e fui ver. Até que era bonito e tem a soleira do CrossFox, larga, curti demais, além de o carro ser alto. Depois do que ela falou sobre os itens e da promoção não pensei duas vezes.

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.0 2013


Olhei a concessionária toda pra ver a estrutura e era como as outros. Facilitou o fato de meu pai e a família sempre comprar carros comerciais ali. Eis aí os itens: direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, ABS, airbag duplo, sensor de ré, som com Bluetooth, computador de bordo.

Gostei também por ter ganho IPVA grátis, o que a Nissan só foi me falar que oferecia quase um mês depois da minha visita, através de um e-mail. Na verdade, só fui olhar o carro mesmo quando chegou, lá na concessionária foi tudo muito rápido, pelo entusiasmo provavelmente. Na cor branca, o carro chegou em menos de uma semana, ia ser pronta entrega, mas o branco com os itens que eu falei só tinha no RJ. (Moro em Niterói). Bom, vamos ao carro.

Pontos positivos

Consumo:  Tomando os cuidados necessários, o carro tem sido muito econômico. Na cidade faz cerca de 9 km/l, embora o marcador marque mais.

Espaço interno: É, não imaginava que ia acomodar tão bem a família. O espaço atrás é surpreendente, todos que sentam ali falam. Em compensação, na frente minha perna fica batendo no painel onde fica o som, assim como o carona. Todos reclamam.

Estabilidade: Por ter rodas aro 15 e pneus 195/55 ele segura muito bem. Mesmo em curvas fechadas tenho uma sensação de segurança. Até pelo ABS com EBD.

Vedação: Me surpreendi quando fiz uma viagem. Passei por um túnel longo, com os vidros abertos não dava nem pra escutar a música e conversar. Fechei os vidros e… um silêncio! Todo mundo no carro ficou impressionado. Teve um acidente pertinho logo depois, só fui saber quando passei.

Acessibilidade: Pelas soleiras largas, quem é obeso ou muito idoso agradece, pois a soleira faz uma pequena escadinha. Tem porta objetos, copo e garrafa em tudo quanto é canto.

Material interno: Isso é de longe o que mais me agrada, o plastico é totalmente diferente do Gol, Voyage e afins. Outro nível, me lembrou o Ford que tive, todo de couro, menos os bancos.

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.0 2013

Pontos negativos

Desempenho: Por ser 1.0, ele não anda bem. Junto com o peso piora. Já passei por difíceis situações por isso. Se tiver que sair rápido ele não sai, engasga e só funciona bem depois dos 3000 rpm.

Conforto: De longe a pior coisa no carro. O volante, posição e tudo mais até que são bons, mas os bancos são horríveis! Duros e ásperos. Muito ruim mesmo.

Alarme: A chave canivete ajuda, mas, como todas as da VW, em menos de 2 meses já está falhando.

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.0 2013

Bom, acho que é isso! Pretendo trocá-lo ano que vem e por mais que tenha gostado, não vou de VW de novo. Até porque, e quem pensa em comprar um pense nisso, em menos de 2 meses to com 2 problemas: O alarme e a direção, muito provavelmente a caixa tem um pequeno furo. Vou levar na concessionária.

Por Lucas Garcia

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.0 2013
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email