Matérias NA Trânsito

Como fazer baliza (passo a passo)

Você tem dificuldade em fazer baliza? 

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, a Abramet, revelou que cerca de dois milhões de brasileiros têm medo de dirigir.


Com um trânsito cada vez mais caótico, principalmente nas grandes cidades, para alguns habilitados, pegar no volante virou sinônimo de tensão, desgaste e estresse.

Como fazer baliza (passo a passo)

Segundo a Associação, as mulheres são as que mais “sofrem” no trânsito brasileiro, entre os dois milhões que têm a fobia de dirigir, incríveis 80% são do sexo feminino. Um índice super alto e preocupante.


Muitos especialistas explicam que por trás deste bloqueio, existe um trauma, podendo ter surgido na infância, com a família ou através de um acidente no próprio trânsito.

Pode até parecer exagero, mas esse medo afeta diretamente outras áreas da vida. Já imaginou perder uma vaga de emprego porque um dos requisitos seria dirigir? Você possui a CNH, só que a fobia o impede.

A boa notícia é que há chances de vencer essa barreira, inclusive sozinho. É claro que nem todo mundo consegue eliminar esse pavor por dirigir de primeira, mas é possível procurar ajuda em casos mais graves.

Um dos primeiros passos é deixar de ver o veículo como uma arma. Se você já possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação), tente começar a praticar, quanto mais você treinar, mais seguro ficará e perderá o medo.

A baliza

Você deve conhecer alguém que tem muita dificuldade de estacionar o carro ou até mesmo de dirigir no dia a dia. A questão é que conduzir um veículo pode gerar algumas dificuldades, principalmente no início, para quem está começando.

Podemos até identificar um dos principais medos no processo de primeira habilitação. Fazer a baliza e encarar subidas são as principais delas.

Para alguns iniciantes, tudo isso pode ser um bicho de sete cabeças, mas bastam algumas técnicas ensinadas pelo instrutor de auto-escola para que tudo facilite.

Como fazer baliza (passo a passo)

Ainda há outro grande problema, que é a forma como o aluno é instruído, sem falar na preocupação de passar rapidamente nos exames do Detran para tirar a primeira habilitação. Os métodos ensinados nas auto-escolas, geralmente, acabam servindo para facilitar na hora de realizar a avaliação final no Departamento Estadual de Trânsito.

Desta forma, o aluno pode não aprender do modo como o trânsito realmente é e está. Sabemos que a baliza ensinada é totalmente feita por técnica, entre cones.

Com o mesmo processo de baliza, acaba impedindo o aluno de encarar outros desafios do trânsito, afinal, nem todas as vagas são iguais.

É necessário reconhecer espaços curtos, maiores, estreitos, entre carros, motos, muro, dentre outros obstáculos. Mais do que focar nos exames, é preciso instruir o aluno para encarar diversas situações sem um auxiliar ao lado.

Como fazer baliza (passo a passo)

Vale lembrar que, mesmo não sendo muito lembrado, estacionar errado também pode gerar penalidades. Por exemplo, se um motorista parar o carro em cima da calçada terá que desembolsar R$ 195,23 de multa, considerada infração de natureza grave, mais três pontos na habilitação.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ainda aponta outras causas de infrações referente ao estacionamento irregular do automóvel, que são:

estacionar em guia de calçada rebaixada destinada à entrada/saída de veículos; sobre ciclovia ou ciclofaixa; nas ilhas ou refúgios; ao lado ou sobre canteiro central/divisores de pista de rolamento; ao lado ou sobre marcas de canalização; sobre gramado ou jardim público; em guia de calçada rebaixada destinada à entrada/saída de veículos e a mais comum: impedir a movimentação de outro veículo.

Baliza: como estacionar o carro corretamente?

Para muitos motoristas, estacionar entre dois carros pode ser algo bem incômodo.

Para aqueles que possuem fobia, na primeira tentativa pode sentir ansiedade e nervosismo no momento, o que é péssimo, já que a ansiedade é a inimiga causadora de uma má baliza.

Como fazer baliza (passo a passo)

Se você faz parte dos que sofrem fazendo baliza, preparamos a seguir um passo a passo para estacionar de forma correta para nunca mais errar.

1) Primeira etapa: alinhando o carro
Vamos ensinar aqui como se você precisasse estacionar em um espaço entre dois carros. O primeiro passo será alinhar o seu carro de forma paralela ao veículo da frente, fique lado a lado. Com os retrovisores alinhados, acelere levemente, sem pisar forte no acelerador.

2) Segunda etapa: hora de virar o volante
Com tudo certo no primeiro passo, agora, vamos virar o volante todo. Aqui é bem simples, com o carro bem posicionado, gire o volante no sentido da vaga. Se for estacionar no lado direito, vire a direção para a direita. Já se for do lado esquerdo, basta virar a direção para a esquerda. Simples, não é?

3) Terceira etapa: entrando na vaga
Com o automóvel bem posicionado e volante virado corretamente, engate a marcha ré, bem suavemente comece entrando na vaga, lembrando que deve ser devagar. Algumas dicas: assim que o farol dianteiro do seu carro estiver colateral ao para-choque traseiro do automóvel na sua frente e se você consegue enxergar através do retrovisor esquerdo o farol dianteiro do veículo de trás, deu tudo certo, pare a partir daí a ré e vamos para a quarta etapa.

4) Quarta etapa: desvirando o volante
Lembra que no segundo passo viramos todo o volante? Iremos desvirá-lo a partir daqui, só que para o sentido inverso. Vire até o final e vamos para a última etapa.

5) Quinta etapa: acertando o carro na vaga
Chegou a hora de finalizar a baliza. Com a direção virada para o sentido contrário, você irá acertar o posicionamento do veículo na vaga. Bem suavemente, para evitar encostar nos outros obstáculos, deixe o carro alinhado no espaço. Pronto, encerramos. Se ainda ficou alguma dúvida, confira este vídeo de apenas 51 segundos, que mostra esse processo, na prática, com animação:

Os carros autônomos estão aí com tudo para facilitar a vida dos motoristas.

Como eles ainda não estão popularizados, podemos contar com outras tecnologias que estão invadindo o setor automotivo:

É o caso dos modelos que fazem a baliza sozinho, a câmera e sensor de ré presente até nos populares, sem falar de outra função inusitada, montadoras como Ford, Mercedes-Benz, Volvo, BMW e Volkswagen já apostam no uso do smartphone para estacionar.

Como fazer baliza (passo a passo)

Se você faz parte desses dois milhões de brasileiros que desistiram de dirigir por medo ou algum outro motivo, procure ajuda, hoje há auto-escolas especializadas em pessoas com fobia.

Recomendamos também a leitura do livro “Vença o medo de dirigir”, da psicóloga Neuza Corassa.

10A especialista estuda o tema há 20 anos e traz dicas valiosas para quem deseja enfrentar essa barreira.

Como fazer baliza (passo a passo)
Nota média 5 de 3 votos

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • marcos

    Esqueceram de dizer na primeira etapa que antes de tudo ligue a seta na direção da vaga.

  • difícil não é fazer baliza, difícil é achar uma vaga pra estacionar :)

  • Valdek Waslan

    Beleza,…. show de bola….
    Agora, só falta um Curso Avançado de Sempre Usar a Seta e outro de Como Não Usar a Buzina em Qualquer Situação.
    Caramba… é impressionante.
    Quando eu tirei minha CNH, eu não tive o curso de buzinar 2 segundos depois que o sinal abre. Alguém aí teve??? Em troca, eu fiz o curso de usar a seta. Então eu acho que foi trocado pois me parece que a grande maioria não fez o curso de usar a seta mas fez o de buzinar rapidamente quando o sinal abre.

    • T1000

      Falou aí o lerdo que fica distraído no WhatsApp enquanto o sinal abre e não sai com o carro.
      E ainda fica bravo achando que tem razão.

      • Valdek Waslan

        Falou aí ou faltou aí???

  • Jefferson

    Tenta usar esse “macete” de alinhar retrovisores quando os veículos tiverem comprimentos diferentes. Você vai terminar acertando o carro da frente. O correto é alinhar os para-choques.

    • Belina77

      Já ia comentar isso…

    • Mas nessa história, qual é o veículo maior e o menor? Digamos que o veículo em trânsito seja um Corolla e o estacionado um Onix, e aí?

    • Marcos Vinícius

      Para-choques dianteiros ou traseiros?

      • Jefferson

        Traseiros, a manobra é feita de ré.

    • Mateus S. de Souza

      Pois é, eu aprendi a alinhar o para-choques.

  • Wolfpack

    Falta também um pouco de bom senso, quando o motorista deseja estacionar o carro na frente do seu destino, nem que para isso tenha que provocar o maior congestionamento possível. O brasileiro só pensa nele mesmo e não se importa com o caos que irá prvcar nos outros, o importante é ele resolver o problema pessoal dele. Falta bom senso e educação, respeito e cidadania.

  • T1000

    Na auto escola ensina, se você ainda não sabe, recomendo fazer denovo.

  • Apolonio

    ** Com os retrovisores alinhados, acelere levemente, sem pisar forte no acelerador. ** Nao entendi essa parte da etapa 1 , pra q acelerar nessa hora?

    • Mateus S. de Souza

      Para dar a ré, ora…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email