Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

Diesel ou gasolina? É importante o motorista conhecer as diferenças entre os combustíveis além de ter conhecimento de qual o ideal para o seu uso.

A origem e as aplicações são as principais distinções entre eles, no entanto, mais que abastecer, é preciso conhecê-los bem para que possa evitar problemas futuros no automóvel.


Características do diesel

O diesel, que também é conhecido como gasóleo, é originário da destilação do petróleo e é usado para o abastecimento de motores movidos a este tipo combustível.

Algumas características positivas fizeram dele virar um sinônimo de confiabilidade.

Ele trabalha em baixas rotações, em alta compressão e os motores diesel geralmente tem funcionamento mais simples. Ônibus, furgões, embarcações marítimas, caminhões, locomotivas, maquinários e até geradores são alguns dos veículos/máquinas que utilizam esse tipo de combustível.

Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

Obviamente ele tem os seus prós e contras, pois os carros mais velhos movidos a diesel são o grandes vilões do trânsito brasileiro.

A situação é ainda mais grave por conta da grande frota de ônibus e caminhões que dependem desta alimentação. Além disso, nem todos possuem catalisadores eficientes.

O Diesel é proibido nos veículos de passeio no Brasil?

Sim, o Brasil é um dos poucos países que ainda proíbe o uso de diesel nos carros de passeio, e isso é lei. A proibição também está sendo aplicada em algumas cidades da Europa.

Já houve diversas discussões em Brasília referente a tal lei, mas ela acaba sendo discutida sem chegar a nenhum acordo. Um dos pontos mais criticados é o aumento de emissões e mortes por poluição.

A última vez que o assunto entrou em pauta para análise foi em 2016.

Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

A lei que impede o abastecimento desses veículos com diesel foi criada em novembro de 1976.

Atualmente, além de caminhões, furgões, embarcações, ônibus e outras configurações citadas anteriormente, veículos utilitários de tração 4×4/reduzida e picapes com carga superior a 1.000 kg estão autorizados a usar os motores movidos a diesel.

E a gasolina, tem restrições?

Já a gasolina não possui restrições, como mostramos na matéria especial: tipos de gasolina. Temos hoje no mercado os tipos comum, aditivada, premium e formulada, cada uma com as suas propriedades.

A comum, a mais consumida, é simples e mais barata em comparação com as demais, possui octanagem IAD (Índice Antidetonante) mínima de 87 e contém adição de etanol anidro de 27%, como indica a lei.

Já a Gasolina Aditivada é mais cara em relação a comum. Ela recebe um pacote de aditivos detergentes/dispersantes que auxilia na limpeza do motor, isto é, a aditivada mantém bicos injetores, velas, válvulas de admissão e a câmara de combustão limpos, além de outros benefícios.

A Premium chega a ser ainda mais cara, e pode conter outro nome variando de acordo com a empresa que comercializa. A Petrobras, por exemplo, a batizou de “Podium”. Esse tipo de gasolina tem índice antidetonante maior (mínimo de 91) e é mais recomendada para automóveis de alta performance.

A Formulada é a caçula da família e surgiu em 2011/2012. Geralmente, ela chega a ser mais barata e é produzida com mistura de correntes de hidrocarbonetos. Podendo ser feita por agentes econômicos (formuladores e centrais petroquímicas), os produtores devem ter uma autorização pela ANP.

Diesel e gasolina: vantagens e desvantagens

A discutida liberação do diesel para os carros de passeio traria benefícios em partes, e os mais beneficiados seriam os taxistas e motoristas que trabalham com transporte por aplicativos, além de pessoas que utilizam muito o veículo para outros serviços.

Veículos movidos a diesel são mais caros mas, em contrapartida, tem durabilidade maior. A redução de gasto com combustível pode chegar a 30%. Além da economia, esses carros conseguem gerar um torque mais forte, possibilitando uma bom desempenho com baixo consumo.

O preço dos veículos com esse motor tende a ser maior e muitos deles são potentes e tecnológicos. Um exemplo simples é comparar os valores das picapes à venda no Brasil e ver que as versões a diesel são bem mais caras.

Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

Motor a diesel é mais durável, e é por isso que vemos muitos caminhões velhos rodando sem nenhum problema pelas rodovias. Isso conta muito. Por ser mais robusto, ele consegue ter uma durabilidade maior em comparação com o movido a gasolina. Porém, como nem tudo é positivo, pode preparar o bolso, pois as manutenções contam com altos preços.

Para os preocupados com barulhos, carros a diesel costumam vibrar mais e isso é uma característica normal dele. O lado bom é que pode ser resolvido facilmente com materiais isolantes e abafadores.

Ele também pode poluir menos, mas infelizmente veículos diesel com catalisadores e filtros mal conservados, consequentemente poluem mais. Entre os carros mais velhos, o caso é ainda mais grave, pois eles conseguem poluir mais do que vinte veículos modernos.

A tecnologia também está a favor, pois tal liberação favorece as montadoras a atingir suas metas de consumo no Inovar-Auto, dentre outros benefícios.

Vantagens do veículo a diesel

  1. Motor mais durável
  2. Consome menos
  3. Preço do diesel é menor
  4. Maior torque, resultando em acelerações mais fortes

Desvantagens do veículo a diesel

  1. São mais caros
  2. Manutenção também é mais cara / menor oferta de oficinas
  3. Motor vibra mais e faz mais barulho

A gasolina já é bem complexa, sendo que a comum não trará muitos pontos positivos, mas a aditivada, como explicamos anteriormente, oferece um pacote completo para manter a limpeza do motor.

Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

A gasolina é o combustível que trará eficiência nas arrancadas, conseguindo gerar mais potência comparativamente ao etanol, por exemplo. Como o valor de octanagem maior, a queima é eficaz e para quem gosta de acelerar, é um prato cheio.

Dentre as desvantagens, o preço é uma delas, além da grande poluição do ar com as emissões de CO2. As partículas e o NOx podem afetar diretamente causando sérios problemas, principalmente doenças respiratórias.

Vantagens do veículo a gasolina

  1. Preço de compra menor
  2. Manutenção mais barata
  3. Oferta maior de oficinas que trabalham com carros a gasolina
  4. Motor vibra menos e é mais silencioso

Desvantagens do veículo a gasolina

  1. Combustível mais caro
  2. Consumo maior
  3. Motor dura menos
  4. Torque menor que o motor diesel

Catalisador

Desde que foi criado, o catalisador contribui para que carros, caminhões e motos deixassem de projetar mais de um bilhão de toneladas de poluentes. A qualidade do ar nas grandes e pequenas cidades seria muito pior sem ele. Sua função é reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape dos motores de combustão interna.

O catalisador consegue operar nas reações dos três principais gases controlados e é capaz de reduzir mais de 90% dos hidrocarbonetos (HC), dos monóxidos de carbono (CO) e dos óxidos de nitrogênio (NOx) que são produzidos pelos motores a combustão movidos a gasolina e/ou etanol.

Muitas fabricantes vêm se preocupando com o tema poluição e, em razão disso, as melhorias na motorização são cada vez mais discutidas e implantadas para melhorar a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades como São Paulo, Nova York e outras.

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011