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Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

Diesel ou gasolina? É importante o motorista conhecer as diferenças entre os combustíveis além de ter conhecimento de qual o ideal para o seu uso.

A origem e as aplicações são as principais distinções entre eles, no entanto, mais que abastecer, é preciso conhecê-los bem para que possa evitar problemas futuros no automóvel.


Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

Características do diesel

O diesel, que também é conhecido como gasóleo, é originário da destilação do petróleo e é usado para o abastecimento de motores movidos a este tipo combustível.


Algumas características positivas fizeram dele virar um sinônimo de confiabilidade.

Ele trabalha em baixas rotações, em alta compressão e os motores diesel geralmente tem funcionamento mais simples. Ônibus, furgões, embarcações marítimas, caminhões, locomotivas, maquinários e até geradores são alguns dos veículos/máquinas que utilizam esse tipo de combustível.

Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

Obviamente que ele tem os seus prós e contras, carros velhos movidos a diesel são o grandes vilões do trânsito brasileiro.

A situação é ainda mais agravante por conta da grande frota de ônibus e caminhões que dependem desta alimentação. Além disso, nem todos possuem catalisadores eficientes.

O Diesel é proibido nos veículos de passeio no Brasil?

Sim, o Brasil é um dos poucos países que ainda proíbe o uso de diesel nos carros de passeio. E é lei. A proibição também está sendo aplicada em algumas cidades da Europa.

Já houve diversas discussões em Brasília referente a lei, mas, acaba sendo discutida sem chegar a nenhum acordo. Um dos pontos mais criticados são: o aumento de emissões e mortes por poluição.

A última vez que o assunto entrou em pauta para análise foi em 2016.

Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

A lei que impede o abastecimento desses veículos com diesel foi criada em novembro de 1976.

Atualmente, além de caminhões, furgões, embarcações, ônibus e outras configurações citadas anteriormente, veículos utilitários de tração 4×4 / reduzida e picapes com carga superior a 1 000 kg estão autorizados a usar os motores movidos a diesel.

E a gasolina, tem restrições?

Já a Gasolina não possui restrições, como mostramos na matéria especial: tipos de gasolina. Temos hoje no mercado: comum, aditivada, premium e formulada. Cada uma com as suas propriedades.

A comum, mais consumida, é simples e mais barata em comparação com as demais, possui octanagem IAD (Índice Antidetonante) mínima de 87 e contém adição de etanol anidro de 27%, como indica a lei.

Já a Gasolina Aditivada é mais cara em relação a comum. Ela recebe um pacote de aditivos detergentes/dispersantes que auxilia na limpeza do motor, isto é, a aditivada mantém bicos injetores, velas, válvulas de admissão e a câmara de combustão limpos, além de outros benefícios.

A Premium chega a ser ainda mais cara, e pode conter outro nome variando de acordo com a empresa que comercializa. A Petrobras, por exemplo, batizou de “Podium”. Esse tipo de gasolina, tem índice antidetonante maior, min. de 91 e é mais recomendada para automóveis de alta performance.

A Formulada é a caçula da família, surgiu em meados de 2011/2012, geralmente, chega a ser mais barata e é produzida com mistura de correntes de hidrocarbonetos. Podendo ser feita por agentes econômicos (formuladores e centrais petroquímicas), os produtores devem ter uma autorização pela ANP.

Diesel e gasolina: vantagens e desvantagens

Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

A discutida liberação do diesel para os carros de passeio traria benefícios em partes, e os mais beneficiados serão os taxistas e motoristas que trabalham com transporte por aplicativos, além de pessoas que utilizam muito o veículo para outros serviços.

Veículos movidos a diesel são mais caros, em contrapartida, tem durabilidade maior. A redução de gasto com combustível pode chegar a 30%. Além da economia, esses carros conseguem gerar um torque mais forte, possibilitando uma bom desempenho com baixo consumo.

O preço dos veículos com esse motor tende a ser mais caros, muitos deles são potentes e tecnológicos. Um exemplo simples é comparar os valores das picapes à venda no Brasil e ver que as versões a diesel são bem mais caras.

Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens
Motor a diesel é mais durável, é por isso que vemos muitos caminhões velhos rodando sem nenhum problema pelas rodovias. Isso conta muito. Por ser mais robusto, ele consegue ter uma durabilidade maior em comparação com o movido a gasolina. Porém, como nem tudo é positivo, pode preparar o bolso, pois as manutenções contam com altos preços.

Para os preocupados com barulhos, carros a diesel costumam vibrar mais e isso é uma característica normal dele. O lado bom é que pode ser resolvido facilmente com materiais isolantes e abafadores.

Ele também pode poluir menos, mas infelizmente veículos diesel com catalisadores e filtros mal conservados, consequentemente poluem mais. Entre os carros mais velhos, o caso é ainda mais grave, ele consegue poluir mais do que vinte veículos modernos.

A tecnologia também está a favor, a liberação favorece as montadoras a atingir suas metas de consumo no Inovar-Auto, dentre outros benefícios.

Vantagens do veículo a diesel

  1. Motor mais durável
  2. Consome menos
  3. Preço do diesel é menor
  4. Maior torque, resultando em acelerações mais fortes

Desvantagens do veículo a diesel

  1. São mais caros
  2. Manutenção também é mais cara / menor oferta de oficinas
  3. Motor vibra mais e faz mais barulho

A gasolina já é bem complexa, a comum não trará muitos pontos positivos, a aditivada como explicamos anteriormente, oferece um pacote completo para manter a limpeza do motor.

Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

A gasolina é o combustível que trará eficiência nas arrancadas, conseguindo gerar mais potência comparativamente ao etanol, por exemplo. Como o valor de octanagem maior, a queima é eficaz e para quem gosta de acelerar, é um prato cheio.

Dentre as desvantagens, o preço é uma delas, além da grande poluição do ar com as emissões de CO2. As partículas e o NOx podem afetar diretamente causando sérios problemas, principalmente doenças respiratórias.

Vantagens do veículo a gasolina

  1. Preço de compra menor
  2. Manutenção mais barata
  3. Oferta maior de oficinas que trabalham com carros a gasolina
  4. Motor vibra menos e é mais silencioso

Desvantagens do veículo a gasolina

  1. Combustível mais caro
  2. Consumo maior
  3. Motor dura menos
  4. Torque menor que o motor diesel

 

Catalisador

Desde que foi criado, o catalisador contribui para que carros, caminhões e motos deixassem de projetar mais de um bilhão de toneladas de poluentes. A qualidade do ar nas grandes e pequenas cidades seria muito pior sem ele. Sua função é reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape dos motores de combustão interna.

O catalisador consegue operar nas reações dos três principais gases controlados e é capaz de reduzir mais de 90% dos hidrocarbonetos (HC), dos monóxidos de carbono (CO) e dos óxidos de nitrogênio (NOx) que são produzidos pelos motores a combustão movido a gasolina e/ou etanol.

Muitas fabricantes vêm se preocupando com o tema poluição, em razão disso, as melhorias na motorização é cada vez mais discutida e implantados para o melhoramento do ar, principalmente nas grandes cidades como São Paulo, Nova York e outras.

Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens
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Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • UPTSI

    Considerando a omissão da maioria dos brasileiros na hora de realizar manutenção, eu só teria um carro movido a diesel se fosse tirado 0km da concessionária. Vejo muita gente comprar principalmente pickups e em pouco tempo gastar horrores com manutenção corretiva.

    • RPM

      Exato…eu tenho uma pickup diesel 2006,só coloco filtros originais e troco todos os óleos e fluidos na km correta especificado no manual….aí sim, o carro à diesel independente da marca irá durar de fato….mas o Brasileiro no geral não faz assim….aí já viu…

  • sepchampions

    Permitir “carro de passeio” a diesel hj é desnecessário, se é pra incentivar algo “novo” que seja o elétrico com a microgeração de emerene como carro chefe

    • Thiago

      Concordo plenamente. Deveria ter sido liberado de 1976 até agora? Certamente. Faz sentido liberar agora, considerando que ficou até o momento proibido? Não, só ajuda a indústria a vender no terceiro mundo um produto de tecnologia amortizada, e que o continente europeu está refugando. Se passar agora, é puro lobby de montadora.

      • Yuri Lima

        EXATO, meu caro!

    • Wellington

      Incentivar? Não. Proibir? Não também. Dê o poder de escolha ao mercado e não aos políticos.

      • Marcos megdA

        Perfeita resposta

      • Yuri Lima

        Creio que o tempo do Diesel em carros de passeio aqui já tenha se passado. Hoje a Europa está banindo esses veículos de suas terras (quando não utilitários/de trabalho), por questões ambientais. Liberarmos hoje no Brasil, sob essa óptica, seria um imenso retrocesso. Não é mais questão de livre mercado, mas lembrando que a proibição aqui foi inicialmente por outros fatores que não os ambientais.
        O ideal seria uma legislação que contemplasse agora os elétricos/híbridos para que cheguem aqui em larga escala.
        Lembremos:
        1 – o fato de o Diesel ser mais barato aqui se dá por outros motivos. Se fosse permitido o uso em veículos de passeio, certamente esse preço não seria – nem de longe – o mesmo.
        2 – tendo em vista os valores atuais de veículos 0km, liberando o diesel para carros de passeio, teríamos, em tese, situações como:
        Onix diesel na casa dos 60mil (peladíssimo), ou Kwid básico na casa dos 45 a 50mil..

    • Wilson Junior

      Como o brésil ta sempre na contra mão, não duvido de nada.
      Como nada faz sentido nesse país……..

  • Yuri Lima

    Creio que o tempo do Diesel em carros de passeio aqui já tenha se passado. Hoje a Europa está banindo esses veículos de suas terras (quando não utilitários/de trabalho), por questões ambientais. Liberarmos hoje no Brasil, sob essa óptica, seria um imenso retrocesso. Lembrando que a proibição aqui foi inicialmente por outros fatores que não os ambientais.
    O ideal seria uma legislação que contemplasse agora os elétricos/híbridos para que cheguem aqui em larga escala.
    Lembremos:
    1 – o fato de o Diesel ser mais barato aqui se dá por outros motivos. Se fosse permitido o uso em veículos de passeio, certamente esse preço não seria – nem de longe – o mesmo.
    2 – tendo em vista os valores atuais de veículos 0km, liberando o diesel para carros de passeio, teríamos, em tese, situações como:
    Onix diesel na casa dos 60mil (peladíssimo), ou Kwid básico na casa dos 45 a 50mil.

    • Leandro

      Curioso que acabei de voltar da Holanda, onde aluguei um Clio SW a Diesel. Não procede essa sua informação de que estão banidos.

    • Zé Mundico

      Isso mesmo, não adianta nem compensa mais economicamente investir nesse modal, pois não apresenta mais rentabilidade nem viabilidade econômica.
      E realmente para carro de passeio é uma bobagem, ainda mais diante da realidade do motor elétrico, mais eficiente e menos poluente. Claro que ainda é uma tecnologia cara, mas em pouco tempo estará assimilada e disseminada por todo o mundo.

    • leitor

      Segundo o texto o diesel polui menos, mas precisa de condições. Esse diesel brasileiro, que já foi terrível, ainda está a desejar. Se chegar a um padrão bom, de poluir menos mesmo, e houver condições de aquisição e manutenção, com certeza será melhor. Eu até prefiro.

    • Evandro

      Tbm concordo, mas acredito que carros elétricos não irão vingar no Brasil e o pq pra mim é simples, a Petrobrás, enquanto isso for uma mina de dinheiro e cargos pra corruptos, jamais eles deixarão outra fonte de combustível entrar que não seja uma fonte que a Petrobrás seja capaz de produzir…

  • Hoje em dia a durabilidade é a mesma, ou pior para o diesel, pois os motores modernos são superpotentes e cheios de sistemas eletrônicos que dão muita pane.
    Se pegar uma Hilux 2.7 flex, bem simples e robusta, aposto que dura a mesma coisa, ou mais, que uma diesel.

    Por outro lado, essas caminhonetes turbodiesel são muito boas de dirigir, com uma força de arrancada surpreendente, aliado ao consumo de carro pequeno. Se eu pudesse, teria um SUV a diesel (Sw4, Pajero Full, TrailBlazer) sem pensar duas vezes.

    • Franklin Diego

      A matéria informa que o motor diesel tem uma durabilidade maior do que os gasolina/álcool.
      De onde você tirou essa de que um motor flex teria durabilidade igual ou superior? Se for achismo, ok, tá explicado. Mas se não, de onde vem essa sua afirmação?

      • RPM

        Os motores diesel que duravam 1 milhão de km eram os antigos, de baixa rotação….os modernos são de alta rotação e com turbo, duram sim 300/500 mil km….nada muito diferente de um motor ã gasolina,por ex…

        • Matthew

          Também acho extremamente suspeitas estas unidades de dois litros bi-turbo das quais se extrai mais de 200 cavalos de potência. Com toda essa complexidade eletrônica envolvida, difícil mesmo imaginar que a durabilidade seja a mesma dos antigos.

        • SDS SP

          O HDD (Heavy Duty Diesel) ainda é possível durar na casa dos 1mio de km com boa performance. Desmontei um motor OM457 Euro 3 da Mercedes com 1,2mio que ainda dava para rodar um pouco mais. Só estava com a compressão dos cilindros um pouco abaixo do especificado. Mas claro, precisa seguir o protocolo de manutenção.

  • Volkswagen Opala

    Com todo o respeito, eu acho que deveria ocorrer justamente o contrário do que sugere a matéria.
    O diesel deveria ser restringido unicamente aos veículos grandes de trabalho: caminhões, carretas, ônibus, furgões grandes e vans grandes.
    SUVs e picapes de cabine duplas luxuosas são em sua esmagadora maioria usadas para passeio. Já as vans, furgões e picapes pequenas podem perfeitamente sobreviver com motores flex.
    Isso permitiria que o governo baixasse mais ainda o preço do diesel, favorecendo quem efetivamente depende dele.

  • Alvarenga

    Outra coisa ruim no Diesel é que ele fica espumando no tubo do tanque, haja paciencia pra encher o dito cujo !

    • Escridelli

      O Diesel S-10 não espuma igual aos outros Diesel como o S-50, S-300 e S-500….

  • Zé Mundico

    Cá prá nós, mas a era do Diesel já está nos últimos suspiros. Claro que ainda vai prevalecer nos transportes pesado de cargas e passageiros e mesmo na indústria agrícola, mas a tendência é ir sendo abandonado por falta de demanda e rentabilidade líquida.
    Já deu o que tinha prá dar e daqui a um tempo só vai dar elétrico, mesmo que aqui no Brasilistão a coisa ainda demore.

  • el punidor

    O motor diesel não necessariamente fornece mais torque, fornece sim torque máximo a uma rotação mais baixa, pois devido a massa dos componentes mais robustos e menor velocidade na queima do diesel os motores funcionam a menor rotação quando comparado ao ciclo Otto. Um exemplo claro foi a primeira F1000 , motor aspirado de 3,9 litros. Fornecia apenas 26 m

  • el punidor

    O motor diesel não necessariamente fornece mais torque, fornece sim torque máximo a uma rotação mais baixa em motores aspirados, coisa do passado, pois devido a massa dos componentes mais robustos e menor velocidade na queima do diesel os motores funcionam a menor rotação quando comparado ao ciclo Otto. Um exemplo claro foi a primeira F1000 , motor aspirado de 3,9 litros. Fornecia apenas 26,3 mkgf, porém a apenas 1600 rpm. Hoje motores 2,0 litros e turbo , Otto e a diesel, fornecem praticamente o mesmo torque – exemplo, Golf GTI ou A3 Ambition x Compass diesel: 35, 7 mkgf, sendo que o Gti entrega a apenas 1500 rpm, e o Compass, 1750 rpm. Um Up Tsi entrega 16,8 mkgf por litro, enquanto que uma Ranger 3.2 entrega 14,7 mkgf / l.

  • Mahle Mahle

    Faltou comentar sobre o filtro DPF nos veículos a diesel e a necessidade de fazer regeneração.

    • Escridelli

      Sim, existe esse filtro para os motores com tecnologia EGR, inclusive a valvula EGR tambem requer atenção….mas tambem existem os motores a Diesel com tecnologia SCR que utilizam o Arla-32. Mais recentemente alguns motores EGR estão utlizando o Arla-32 como nas Sprinter 313 street.

      • Mahle Mahle

        Em 23 de jul de 2018, à(s) 15:16, Disqus escreveu:

  • leitor

    Fica difícil saber em quem acreditar porque tem muita coisa em questão. O diesel polui mais mesmo? Aqui no Brasil não pode contar por conta de produtos contidos. Basta ver a diferença entre o diesel S10 e S50, sem contar com S500 e S1800 segundo li em outras páginas. As partículas de enxofre.
    Muitos lugares dizem que querem diminuir a poluição restringindo carros mas qual a razão? Claro que vai ter menos poluição se a maioria dos carros não podem circular. E quem vende mais a gasolina pode lavar a burra nessas horas porque vira um filão e de repente uma distribuidora pode ser beneficiada. Ou mesmo acabar o estoque de carros a gasolina já que podem ser preteridos (dispensados) diante da preferência por motor mais resistente e combustível menos poluente segundo se conta no texto.

  • leitor

    Duas soluções que poderiam ser até melhores em relação à poluição são os carros elétricos e a GNV. A legislação poderia facilitar a mudança para elétrico. E para GNV, dar as mesmas garantias que combustíveis líquidos, assim as montadoras se veriam obrigadas a preparar os motores para este combustível.

  • Mauro Schramm

    Poxa NA, esse texto não ficou legal. Informações confusas e incompletas.

    E vamos combinar: a esta altura do campeonato não faz o menor sentido librerar o uso de diesel para carros de passeio.

    • francis

      Texto didático do N.A.>>>> O diesel, que também é conhecido como gasóleo, é originário da destilação do petróleo e é usado para o abastecimento de motores movidos a este tipo combustível.

    • Yuri Lima

      Com certeza! Os países mais desenvolvidos querem banir/reduzir a produção de carro de passeio a diesel, e vem liberar isso no Brasil. Vai ser só pra aproveitar refugo industrial de lá de fora aqui, como sempre.

  • francis

    Texto didático do N.A. >>>> O diesel………. é usado para o abastecimento de motores movidos a este tipo combustível.

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