Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens

Diesel ou gasolina?

Diesel ou gasolina? É importante o motorista conhecer as diferenças entre os combustíveis além de ter conhecimento de qual o ideal para o seu uso.

A origem e as aplicações são as principais distinções entre eles, no entanto, mais que abastecer, é preciso conhecê-los bem para que possa evitar problemas futuros no automóvel.

Características do diesel

O diesel, que também é conhecido como gasóleo, é originário da destilação do petróleo e é usado para o abastecimento de motores movidos a este tipo combustível.

Algumas características positivas fizeram dele virar um sinônimo de confiabilidade.

Ele trabalha em baixas rotações, em alta compressão e os motores diesel geralmente tem funcionamento mais simples. Ônibus, furgões, embarcações marítimas, caminhões, locomotivas, maquinários e até geradores são alguns dos veículos/máquinas que utilizam esse tipo de combustível.

Obviamente ele tem os seus prós e contras, pois os carros mais velhos movidos a diesel são o grandes vilões do trânsito brasileiro.

A situação é ainda mais grave por conta da grande frota de ônibus e caminhões que dependem desta alimentação.

Além disso, nem todos possuem catalisadores eficientes.

Diesel e gasolina: vantagens e desvantagens

A discutida liberação do diesel para os carros de passeio traria benefícios em partes, e os mais beneficiados seriam os taxistas e motoristas que trabalham com transporte por aplicativos, além de pessoas que utilizam muito o veículo para outros serviços.

Veículos movidos a diesel são mais caros mas, em contrapartida, tem durabilidade maior. A redução de gasto com combustível pode chegar a 30%. Além da economia, esses carros conseguem gerar um torque mais forte, possibilitando uma bom desempenho com baixo consumo.

O preço dos veículos com esse motor tende a ser maior e muitos deles são potentes e tecnológicos. Um exemplo simples é comparar os valores das picapes à venda no Brasil e ver que as versões a diesel são bem mais caras.

Motor a diesel é mais durável, e é por isso que vemos muitos caminhões velhos rodando sem nenhum problema pelas rodovias. Isso conta muito. Por ser mais robusto, ele consegue ter uma durabilidade maior em comparação com o movido a gasolina. Porém, como nem tudo é positivo, pode preparar o bolso, pois as manutenções contam com altos preços.

Para os preocupados com barulhos, carros a diesel costumam vibrar mais e isso é uma característica normal dele. O lado bom é que pode ser resolvido facilmente com materiais isolantes e abafadores.

Ele também pode poluir menos, mas infelizmente veículos diesel com catalisadores e filtros mal conservados, consequentemente poluem mais. Entre os carros mais velhos, o caso é ainda mais grave, pois eles conseguem poluir mais do que vinte veículos modernos.

A tecnologia também está a favor, pois tal liberação favorece as montadoras a atingir suas metas de consumo no Inovar-Auto, dentre outros benefícios.

Vantagens do veículo a diesel

  1. Motor mais durável
  2. Consome menos
  3. Preço do diesel é menor
  4. Maior torque, resultando em acelerações mais fortes

Desvantagens do veículo a diesel

  1. São mais caros
  2. Manutenção também é mais cara / menor oferta de oficinas
  3. Motor vibra mais e faz mais barulho

A gasolina já é bem complexa, sendo que a comum não trará muitos pontos positivos, mas a aditivada, como explicamos anteriormente, oferece um pacote completo para manter a limpeza do motor.

A gasolina é o combustível que trará eficiência nas arrancadas, conseguindo gerar mais potência comparativamente ao etanol, por exemplo. Como o valor de octanagem maior, a queima é eficaz e para quem gosta de acelerar, é um prato cheio.

Dentre as desvantagens, o preço é uma delas, além da grande poluição do ar com as emissões de CO2. As partículas e o NOx podem afetar diretamente causando sérios problemas, principalmente doenças respiratórias.

Vantagens do veículo a gasolina

  1. Preço de compra menor
  2. Manutenção mais barata
  3. Oferta maior de oficinas que trabalham com carros a gasolina
  4. Motor vibra menos e é mais silencioso

Desvantagens do veículo a gasolina

  1. Combustível mais caro
  2. Consumo maior
  3. Motor dura menos
  4. Torque menor que o motor diesel
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011