Os dois chegaram ao mercado brasileiro durante a pandemia, em 2020, mas logo se tornaram objeto de desejo no mundo dos SUVs.
Mas quem leva a melhor nesse comparativo: Tracker ou Nivus?
Vamos falar dos detalhes de cada modelo em diversos quesitos, como preço, nível de equipamentos, motorização, espaço interno, preço das revisões e vendas, tudo para te ajudar a decidir qual deles é o melhor para você.
Confira!
Uma leve vantagem nos Preços oficiais
A oferta de versões do Tracker é bem maior que seu rival, totalizando 5 versões na gama.
A mais barata é a LT, que custa R$ 138 mil e é umas das três opções com motor 1.0 turbo. Assim como todas as outras, ela tem câmbio automático.
Mais de R$ 10 mil acima aparece a versão intermediária com esse motor, a Midnight, que também conta com um visual exclusivo. Mas logo depois, custando apenas R$ 2,2 mil a mais, temos o Tracker LTZ, o mais completo com o motor 1.0 turbo.
Passando para as versões com o propulsor 1.2 turbo, temos outra versão que aposta num visual diferenciado. Mas a RS tem um preço bem salgado, sendo quase R$ 17 mil mais cara que a LTZ.
Finalmente, a Premier é a opção topo de linha, já ultrapassando os R$ 170 mil. Todas as versões contam com pacote único de equipamentos, sem opcionais, com apenas algumas cores alterando o valor final.
Confira quanto custa a gama do Tracker 2024:
- Tracker LT 1.0 Turbo AT – R$ 138.040
- Tracker Midnight 1.0 Turbo AT – R$ 148.490
- Tracker LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 150.730
- Tracker RS 1.2 Turbo AT – R$ 167.110
- Tracker Premier 1.2 Turbo AT – R$ 170.140
Com estratégia bem diferente do praticado pela Chevrolet, a Volkswagen oferece apenas duas versões do Nivus: Comfortline e Highline.
A primeira já começa em R$ 132,4 mil, um valor superior inclusive ao irmão T-Cross, que parte de R$ 120 mil.
Já a versão mais equipada Highline está encostando nos R$ 150 mil. Curiosamente, esses preços são bem parecidos aos valores do Tracker com motor 1.0 turbo, sendo que o Nivus começa uns R$ 5,6 mil abaixo.
Levando em conta apenas as versões com motor 1.0 turbo e essa diferença nos preços, o Nivus leva a melhor nesse quesito.
Veja os preços atuais do Nivus 2024:
- Nivus Comfortline 200 TSI AT – R$ 132.390
- Nivus Highline 200 TSI AT – R$ 149.390
VENCEDOR: Nivus.
Sempre mais equipado
Todas as versões do Tracker vem equipadas com 6 airbags, controle de tração e estabilidade, rodas aro 17, câmera de ré, ar-condicionado, chave presencial, piloto automático, sensores de estacionamento e MyLink de 8″ com espelhamento sem fio.
A versão Midnight ganha apenas itens visuais, o que faz parecer sem sentido gastar R$ 10 mil a mais apenas por isso. Se você quiser uma lista de equipamentos mais recheada, terá que pular para a versão LTZ, que custa R$ 150 mil.
Nela, o Tracker recebe alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e indicador de distância do veículo da frente. Convenhamos que a diferença de preço entre as versões LT e LTZ também é grande para receber esses itens.
Finalmente, a opção RS muda o motor, ganha teto panorâmico e visual exclusivo, enquanto a Premier ainda tem ar digital, carregador wireless, Easy Park, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.
Enquanto isso, o Nivus Comfortline já vem com ACC, carregamento por indução, faróis e lanternas em LED, painel digital de 8″ e start/stop, mas as rodas são de 16 polegadas. Ainda assim, um pacote melhor que o Tracker de entrada.
Já na versão Highline, o modelo da VW ganha bancos em couro, faróis de neblina em LED, retrovisor antiofuscante, painel digital de 10,25″, rodas de 17 polegadas, sensor de chuva e crepuscular, chave presencial e multimídia VW Play.
E se você pode gastar por volta de R$ 150 mil, qual a melhor opção: Tracker LTZ ou Nivus Highline? O modelo da Chevrolet é o único com Wi-Fi e alerta de ponto cego, mas a lista de itens encontrados apenas no VW é maior.
Ela inclui alarme volumétrico, faróis de LED com regulagem de altura, faróis de neblina, alerta de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro, indicador de fadiga, A/C automático e trocas de marcha no volante.
A lista segue com piloto automático adaptativo, retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico, sensor de chuva, porta-luvas climatizado, start/stop e carregador por indução.
Resumindo, o Nivus já começa com mais itens de série, mesmo sendo mais barato que o Tracker.
E isso também ocorre quando colocamos lado a lado as duas versões com preços similares. Ponto para o Volkswagen.
VENCEDOR: Nivus.
A carta na manga… ou debaixo do capô?
A invasão de modelos com motor turbo, especialmente no segmento de SUVs, quase sempre vem acompanhada de propulsores de 1,0 litro. E é exatamente isso o que acontece nessa disputa, mas o Tracker tem uma carta na manga.
Antes disso, vamos aos números. O conjunto da Chevrolet é formado pelo motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas, enquanto o VW entrega 128 cv e 20,4 kgfm, com o mesmo câmbio.
A diferença acima é vista na prática, com o Nivus chegando aos 100 km/h em 9,9 segundos, praticamente 1 segundo mais rápido que o Tracker.
A velocidade máxima também é maior (189 km/h e 177 km/h, respectivamente), mostrando sua superioridade no desempenho.
Mas lembra da carta na manga do Chevrolet? Na verdade, ela está escondida debaixo do capô, aparecendo nas versões que trocam o motor acima pelo 1.2 turbo, de 133 cv e 21,4 kgfm. O câmbio é o mesmo das opções mais em conta.
Com esse ganho de potência e torque, o Tracker melhora seus números: 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e máxima de 185 km/h.
Talvez você esperasse mais, e o Nivus ainda tem velocidade máxima superior, mas o Tracker 1.2 turbo é o mais rápido nesse comparativo.
Falando sobre o consumo, o Volkswagen consegue ser superior em todas as medições, marcando até 14,2 km/l na estrada com gasolina. Enquanto isso, o Tracker 1.2 turbo é o pior em tudo, como já era esperado.
É importante destacar, porém, que todos estão na média do segmento. Além disso, a diferença de potência oferecida pelo motor mais forte do Chevrolet talvez justifique seu consumo diante da versão 1.0 turbo.
No final, o Nivus oferece um consumo mais interessante e é mais forte quando comparado com o Tracker com motor similar, mas o modelo da Chevrolet tem desempenho superior nas versões mais caras.
Consumo | Tracker 1.0 Turbo | Tracker 1.2 Turbo | Nivus |
Cidade – etanol | 7,8 km/l | 7,2 km/l | 8,3 km/l |
Cidade – gasolina | 11,2 km/l | 10,4 km/l | 12,1 km/l |
Estrada – etanol | 9,6 km/l | 9,2 km/l | 10,1 km/l |
Estrada – gasolina | 13,6 km/l | 13,2 km/l | 14,2 km/l |
VENCEDOR: Empate.
Espaço interno ou porta-malas maior?
Quando falamos sobre o visual, a proposta do Nivus se destacou no mercado brasileiro por oferecer algo um pouco diferente nesse segmento.
Até hoje, seu estilo cupê agrada a muitos, mas o Tracker também tem um desenho muito bem resolvido e atual.
Se isso fica no campo do gosto pessoal, as medidas dos dois carros deixam claro quem tem mais espaço no interior, para levar uma família com mais conforto, e também qual deles oferece um porta-malas maior.
O Tracker é superior em todas as medidas, com 4,27 metros de altura, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,57 m de entre-eixos, enquanto o Nivus tem 1 cm a menos no comprimento, 4 cm a menos na largura e 13 cm a menos na altura, além de ser quase 1 cm menor no entre-eixos.
Isso resulta em mais espaço interno para o Tracker, que conta com uma dianteira mais curta para priorizar esse aspecto (levando em conta que o entre-eixos dos dois é quase igual). Apesar disso, o Chevrolet não tem saída de ar para o banco traseiro, como seu rival oferece.
No porta-malas, porém, a história muda. O Nivus oferece 415 litros contra 393 litros do Tracker, uma vantagem que pode ser importante.
Um outro detalhe é que a tampa do compartimento no VW tem uma abertura maior, facilitando a vida de quem vai colocar as bagagens ali e evitando que alguém bata a cabeça.
Em resumo, o Tracker é um pouco mais espaçoso, mas o Nivus tem um porta-malas maior e ainda oferece a comodidade da saída de ar-condicionado para a segunda fileira. Outro empate.
VENCEDOR: Empate.
Revisões bem mais baratas
Seguindo a tendência do mercado, os dois modelos oferecem uma garantia de 3 anos. Ou seja, nenhum deles conta com um cobertura maior, o que certamente daria um destaque importante para quem vai ficar mais tempo com o carro.
Mas isso não quer dizer que não tenhamos algo positivo para citar, pois o Nivus também faz parte do programa Revisão de Série e tem as 3 primeiras idas à concessionária a custo zero para o cliente.
No final, essa economia é bastante significativa, pois o valor total das revisões até os 60.000 km fica em R$ 2,2 mil, enquanto o Tracker exige R$ 4,7 mil no mesmo período.
Uma bela diferença para o seu bolso e mais uma vitória para o Nivus.
Revisões | Tracker | Nivus |
10.000 km | R$ 456,00 | (sem custo) |
20.000 km | R$ 944,00 | (sem custo) |
30.000 km | R$ 700,00 | (sem custo) |
40.000 km | R$ 1.052,00 | R$ 1.528,00 |
50.000 km | R$ 672,00 | R$ 751,36 |
60.000 km | R$ 944,00 | R$ 844,36 |
TOTAL | R$ 4.768,00 | R$ 2.279,36 |
VENCEDOR: Nivus.
Quase o mais vendido do país
Para não dizer que o Tracker terminaria esse comparativo sem uma única vitória, ele leva a melhor no quesito das vendas.
Em 2023, o modelo fechou o ano com 66.643 unidades, respondendo por 8,52% no disputadíssimo segmento de SUVs e assegurando a 2ª posição.
Enquanto isso, o Nivus conseguiu 52.103 emplacamentos, um resultado importante, mas suficiente apenas para a 5ª posição e 6,66% de participação.
O responsável por derrotar o Tracker, na verdade, foi seu irmão T-Cross, que chegou a 72.440 vendas no ano passado.
Um detalhe interessante é que ambos conseguiram uma arrancada nos últimos meses de 2023. O Tracker, por exemplo, teve uma média de 5,5 mil unidades mensais, mas em dezembro ele chegou a 6,7 mil emplacamentos.
Já o Nivus fechou com 4,3 mil vendas por mês, mas no último mês do ano ele chegou a 5,6 mil unidades vendidas.
VENCEDOR: Tracker.
Conclusão
Ao final deste comparativo, o Nivus levou a melhor em mais quesitos: ele tem preços mais convidativos, uma lista de equipamentos mais recheada e conta com revisões mais baratas. Já o Tracker ficou na frente apenas no volume de vendas.
Além disso, os dois SUVs empataram na motorização e no espaço interno, onde cada um tem pequenos detalhes que podem ser vistos como vantajosos, dependendo do perfil do comprador.
Será que essa vantagem do modelo da Volkswagen fará com que ele tenha um 2024 superior ao seu rival?
Fichas técnicas
Tracker |
Nivus |
|
Preço | R$ 138.040 a R$ 170.140 | R$ 132.390 a R$ 149.390 |
Motor | 1.0 turbo ou 1.2 turbo | 1.0 TSI |
Potência e torque | 116 cv e 16,8 kgfm / 133 cv e 21,4 kgfm | 128 cv e 20,4 kgfm |
Câmbio | Automático de 6 marchas | Automático de 6 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 1.0T – 10,9s e 177 km/h | 9,9s e 189 km/h |
1.2T – 9,4s e 185 km/h | ||
Consumo cidade | 1.0T – 7,8 km/l (E) e 11,2 km/l (G) | 8,3 km/l (E) e 12,1 km/l (G) |
1.2T – 7,2 km/l (E) e 10,4 km/l (G) | ||
Consumo estrada | 1.0T – 9,6 km/l (E) e 13,6 km/l (G) | 10,1 km/l (E) e 14,2 km/l (G) |
1.2T – 9,2 km/l (E) e 13,2 km/l (G) | ||
Rodas e pneus | 215/60 R16 ou 215/55 R17 | 205/60 R16 ou 205/55 R17 |
Medidas | comprimento, 4,27 m; altura, 1,62 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,57 m | comprimento, 4,26 m; altura, 1,49 m; largura, 1,75 m; entre-eixos, 2,56 m |
Tanque | 44 litros | 52 litros |
Porta-malas | 393 litros | 415 litros |
Peso | 1.228 kg a 1.248 kg | 1.238 kg |
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