Jeep Compass vs Toyota Corolla Cross: As vantagens de cada um

jeep compass trailhawk 2024
jeep compass trailhawk 2024

Além da briga entre tantos SUVs compactos em nosso mercado, que hoje lideram o segmento, também temos representantes entre os médios que podem ser ótimas opções.

E hoje vamos falar sobre os mais vendidos: Compass e Corolla Cross.

Qual deles oferece a gama mais equipada? Quem leva melhor uma família grande e tem mais espaço no porta-malas?

Qual plano de revisões é mais barato? E quem tem a motorização mais eficiente?

Confira tudo no comparativo abaixo!

jeep compass 2024 cb autos santos (1)
jeep compass 2024 cb autos santos (1)

O Compass está cada dia mais caro

A linha do Compass 2024 é bem maior que o rival neste comparativo, e os preços acompanham essa diferença. Aliás, o modelo da Jeep tem ficado mais caro numa frequência cada vez maior.

Neste ano, que mal começou, ele já teve seu primeiro reajuste, onde apenas a versão híbrida escapou. Todas as outras ficaram pelo menos R$ 4,6 mil mais caras, sendo que o novo preço das versões a diesel trouxe uma alta de até R$ 7 mil.

Com isso, apenas as versões Sport e Longitude continuam abaixo dos R$ 200 mil, sendo que a segunda está bem próxima de ultrapassar essa barreira. Continuando nas opções com o motor flex, os preços continuam subindo até quase R$ 250 mil.

Já o Compass Diesel começa em R$ 248,8 mil na versão Longitude e chega a quase R$ 270 mil nas configurações topo de linha Limited e Trailhawk. Já a versão S PHEV continua sendo vendida por R$ 347,3 mil.

Confira os preços do Compass:

  • Compass Sport 1.3 Turbo – R$ 184.990
  • Compass Longitude 1.3 Turbo – R$ 199.790
  • Compass Longitude Dark 1.3 Turbo – R$ 207.790
  • Compass Limited 1.3 Turbo – R$ 223.990
  • Compass S 1.3 Turbo – R$ 249.990
  • Compass Longitude 2.0 Diesel – R$ 248.790
  • Compass Longitude Dark 2.0 Diesel – R$ 256.790
  • Compass Limited 2.0 Diesel – R$ 269.990
  • Compass Trailhawk 2.0 Diesel – R$ 269.990
  • Compass S 4XE PHEV – R$ 347.300
toyota corolla cross xrx flex 1
toyota corolla cross xrx flex 1

Mesmo tendo uma linha mais enxuta, com seis opções (o Compass tem 10 versões), o Corolla Cross 2024 agrada mais no preço, acredite se quiser.

Sim, ele também tem valores salgados, mas sua gama é bem mais acessível que o rival.

A maioria das configurações vem com o motor 2.0 aspirado, com preços começando em R$ 162,6 mil na versão XR e chegando a R$ 196,3 mil na GR-Sport.

Enquanto isso, as duas opções mais caras tem o conjunto híbrido, com valores ficam entre R$ 202,7 mil e quase R$ 211 mil.

Mesmo excluindo o Compass híbrido, que está muito acima das outras versões no quesito preço, o modelo da Jeep é bem mais caro em todas as suas configurações. Com isso, o Toyota leva a melhor.

Veja quanto custa cada versão do Corolla Cross:

  • Corolla Cross XR 2.0 – R$ 162.590
  • Corolla Cross XRE 2.0 – R$ 177.390
  • Corolla Cross XRX 2.0 – R$ 190.290
  • Corolla Cross GR-Sport 2.0 – R$ 196.290
  • Corolla Cross XRV Hybrid – R$ 202.690
  • Corolla Cross XRX Hybrid – R$ 210.990

VENCEDOR: Corolla Cross.

jeep compass 2024 cb autos santos (3)
jeep compass 2024 cb autos santos (3)

Mais barato e mais equipado?

Seja qual for o modelo que você escolher entre esses dois SUVs, a lista de equipamentos terá sempre 6 airbags, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento, A/C automático, controle de velocidade, sensor crepuscular, entre outros.

Mesmo custando R$ 22,4 mil a menos, o Corolla Cross é o único com assistente de farol alto, 7 airbags, sensor de estacionamento dianteiro, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa com alerta de mudança, ACC e rebatimento elétrico dos retrovisores.

Em contrapartida, o Compass oferece rodas aro 18, faróis em LED, alerta de pressão dos pneus, A/C dual zone, sensor de chuva, chave presencial e freio de estacionamento elétrico com Auto Hold.

Será que isso é o suficiente para justificar a diferença de preço?

Se a ideia for comparar versões com valores parecidos, o melhor cenário seria colocar frente a frente o Compass Longitude 1.3 (R$ 199.790) e o Corolla Cross XRV Hybrid (R$ 202.690). Nesse caso, o japonês continua ganhando.

corolla cross xre (10)
corolla cross xre (10)

Como dito acima, ele é o único com sistemas de assistência ao condutor (alerta de ponto cego, permanência em faixa, alerta de colisão e alerta de tráfego cruzado traseiro), ACC, banco traseiro reclinável e assistente de farol alto.

Já o Jeep tem monitoramento de pressão dos pneus, ar dual zone, partida remota, Auto Hold e GPS. E essa diferença não diminui com os opcionais, pois essa versão tem apenas o teto solar como complemento.

Aliás, para ter esse pacote de assistência do Toyota, o Compass precisa apelar para a versão Limited com o opcional High Tech, que faria o preço do SUV ultrapassar os R$ 234 mil. Ou encarar o Compass S, que custa R$ 250 mil.

Em resumo, o Compass é um SUV muito bem equipado, mas ele cobra bem mais caro que seu rival japonês para oferecer um nível parecido de segurança, por exemplo. O cenário só muda se dinheiro não for um problema para o comprador.

VENCEDOR: Corolla Cross.

jeep compass 4xe avaliacao na 46
jeep compass 4xe avaliacao na 46

Motores para todos os gostos

A linha de motores do Compass recebeu uma mudança muito importante em sua última reestilização, quando a Jeep abandonou o 2.0 aspirado para colocar o novo 1.3 turboflex debaixo do capô.

O ganho em eficiência foi notável, pois agora o SUV tem até 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio AT6 e tração dianteira. Além disso, ele manteve o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, com transmissão AT9 e tração 4×4.

Outra novidade foi o Compass 4xe, que chegou em abril de 2022. Essa versão híbrida une o motor 1.3 turbo (gasolina) de 180 cv e 27,5 kgfm ao elétrico de 60 cv e 25,5 kgfm, resultando em 240 cv e 47,9 kgfm.

Do outro lado dessa disputa, o Corolla Cross tem os mesmos motores de seu irmão sedã, começando com o 2.0 aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm e terminando com o híbrido (motor 1.8 + propulsores elétricos) de 122 cv, ambos com câmbio CVT.

Em relação ao desempenho, o Compass T270 chega aos 100 km/h em 8,8 segundos e atinge 207 km/h de máxima. Essa é quase a mesma velocidade final do Compass híbrido, mas seu 0 a 100 km/h ocorre em apenas 6,8 segundos. Já o modelo a diesel leva 10,7 segundos e atinge 198 km/h.

corolla cross xre (9)
corolla cross xre (9)

O modelo da Toyota tem números parecidos em sua versão 2.0 aspirada, com 9,8 segundos para atingir 100 km/h e máxima de 195 km/h. Já a versão híbrida, focada totalmente no consumo, leva 13 segundos e chega a apenas 170 km/h.

Falando sobre o consumo, e comparando inicialmente as versões convencionais, o Corolla Cross é superior ao Compass em todas as medições. A principal diferença está na cidade, seja com etanol ou gasolina.

Quando olhamos a briga entre as versões híbridas, e isolamos apenas os números de consumo, o Compass é bem superior: ele chega a 25 km/l, enquanto o rival se aproxima dos 18 km/l na cidade, onde seu sistema é mais econômico.

Mas aqui é preciso explicar a diferença entre o sistema usado por cada marca. Enquanto a Jeep optou pela tecnologia plug-in, com carregamento diretamente na tomada, o Toyota é do tipo convencional, onde o motor a combustão realiza essa carga.

De qualquer maneira, o Compass tem uma gama de motores mais completa (é o único com propulsor a diesel), um desempenho superior nas versões a combustão e a vantagem do modelo híbrido mais econômico.

Consumo Corolla Cross 2.0 Corolla Cross Hybrid Compass Flex Compass Diesel Compass híbrido
Cidade – etanol 8,2 11,8 7,1
Cidade – gasolina/diesel 11,7 17,8 10,4 10,6 25,4
Estrada – etanol 9,0 9,7 8,8
Estrada – gasolina/diesel 13,0 14,7 12,1 13,6 24,2

VENCEDOR: Compass.

jeep compass 4xe avaliacao na 22
jeep compass 4xe avaliacao na 22

Espaço interno quase igual

Se você quiser saber quem tem mais espaço interno olhando apenas para os números da ficha técnica de cada SUV, a impressão será de um empate. Mas será que isso se comprova na prática?

O Compass fica atrás na maioria das medidas, com seus 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,63 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.

Isso acontece pois o Corolla Cross tem 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,64 m de entre-eixos, sendo inferior apenas na altura (1,62 m).

Se a diferença no comprimento é mais significativa, o entre-eixos é praticamente igual, resultando numa vida tranquila para quem anda na segunda fileira nesses dois SUVs.

Além disso, ambos oferecem saída de ar-condicionado e entradas USB.

No porta-malas, a diferença é um pouco maior a favor do Toyota, que tem 440 litros contra 410 litros do Jeep (a versão híbrida tem 420 litros). O formato desse compartimento nos modelos também ajuda a levar objetos maiores.

toyota corolla cross na 74
toyota corolla cross na 74

Um detalhe adicional que vamos citar é que as versões movidas a diesel do Compass têm 21,9 cm de altura do solo e mais valentia para encarar obstáculos com seus 30,3 graus de ângulo de entrada, além dos 32,1 graus de saída.

Enquanto isso, o Compass flex tem 20,5 cm de altura do chão, 21,5 graus de ataque e 30,7 de saída, sendo mais alto em relação ao piso que o Corolla Cross (16,1 cm).

O ângulo de entrada do japonês é parecido ao seu rival (21 graus), mas o de saída é bem superior (36 graus).

Ou seja, os dois oferecem quase o mesmo espaço interno, sendo que o Corolla Cross leva vantagem no porta-malas, onde os 30 litros a mais do japonês podem fazer a diferença.

VENCEDOR: Corolla Cross.

jeep compass 2024 2
jeep compass 2024 2

E o preço das revisões?

O Compass é mais um modelo no mercado brasileiro com a garantia de 3 anos, algo que se tornou quase um padrão por aqui.

Já o Corolla Cross se diferencia pela cobertura de 5 anos, um fator importante para quem compra o SUV, seja uma unidade 0km ou seminova.

O problema é que a Toyota oferece um plano de revisões mais caro que a Jeep, e isso principalmente pelos intervalos entre cada ida à concessionária. Aliás, nunca tivemos uma tabela com tantos dados quanto essa que você pode conferir abaixo.

Enquanto a japonesa fica no padrão de revisões a cada 10.000 km, a Jeep muda sua estratégia de acordo com a versão: o modelo flex tem paradas a cada 12.000 km, o movido a diesel a cada 20.000 km e o híbrido a cada 15.000 km.

corolla cross xre (5)
corolla cross xre (5)

Isso resulta numa significativa diferença ao final dos 60.000 km. O modelo mais caro para se manter nesse período é o Corolla Cross 2.0 (quase R$ 5,6 mil), seguido por sua versão híbrida (R$ 5,4 mil).

Já o Compass fica bem abaixo, pois a versão que tem a manutenção mais cara nesse período é a flex, que fica em torno de R$ 5 mil.

Enquanto isso, o modelo híbrido não chega a R$ 4,9 mil e o diesel fica abaixo dos R$ 4,4 mil.

Levando em conta que muitos compradores ficarão com o carro menos tempo do que a garantia cobre, o valor das manutenções acaba tendo mais peso nesse quesito, dando a vitória ao modelo da Jeep.

Revisões Compass 1.3 Turbo Compass 2.0 Diesel Compass Híbrido Corolla Cross 2.0 Corolla Cross Hybrid
10.000 km R$ 503,50 R$ 470,50
12.000 km R$ 782,00
15.000 km R$ 714,00
20.000 km R$ 1.189,00 R$ 945,00 R$ 930,00
24.000 km R$ 889,00
30.000 km R$ 1.180,00 R$ 747,00 R$ 819,00
36.000 km R$ 987,00
40.000 km R$ 1.254,00 R$ 1.374,00 R$ 1.341,00
45.000 km R$ 714,00
48.000 km R$ 921,00
50.000 km R$ 714,00 R$ 723,00
60.000 km R$ 1.427,00 R$ 1.921,00 R$ 2.248,00 R$ 1.308,00 R$ 1.134,00
TOTAL R$ 5.006,00 R$ 4.364,00 R$ 4.856,00 R$ 5.591,50 R$ 5.417,50

VENCEDOR: Compass.

jeep compass 4xe avaliacao na 44
jeep compass 4xe avaliacao na 44

O SUV médio mais vendido do Brasil

O resultado das vendas de 2023 mostrou um amplo domínio dos SUVs compactos, que são mais acessíveis (pelo menos nas versões de entrada). Entre os médios, porém, o Compass não viu nenhum rival vender mais.

Ele acumulou 59.106 unidades, com 7,55% de participação, sendo o 4º modelo mais vendido se contarmos todos os SUVs em nosso mercado. Ou seja, foram quase 5 mil unidades por mês, ainda que ele tenha perdido fôlego no final do ano.

Já o Corolla Cross emplacou 42.070 unidades ao final desse período, aparecendo apenas na 10ª posição do segmento com 5,38% de participação.

Ao contrário de seu rival, porém, ele deu um salto nas vendas em dezembro, chegando a quase 4,4 mil unidades vendidas.

VENCEDOR: Compass.

corolla cross xre (4)
corolla cross xre (4)

Conclusão

Sem nenhum empate nos critérios desse comparativo, Compass e Corolla Cross levaram a melhor em três quesitos cada um. Isso deixa claro como a briga entre esses SUVs é boa, prometendo ser ainda mais acirrada nesse ano.

O modelo da Jeep foi superior na motorização, oferecendo mais opções, tendo um desempenho superior e a versão híbrida como a mais econômica. Ele também apresentou as revisões mais baratas e foi o SUV médio mais vendido de 2023.

Já o modelo da Toyota tem preços mais acessíveis, uma lista de equipamentos bem recheada desde a versão de entrada (incluindo itens de assistência ao condutor) e um espaço interno levemente superior, especialmente no porta-malas.

No final das contas, definir qual deles é superior dependerá de suas necessidades.

jeep compass 4xe avaliacao na 45
jeep compass 4xe avaliacao na 45

Fichas técnicas

Compass

Corolla Cross

Preço  R$ 184.990 a R$ 347.300 R$ 162.590 a R$ 210.990
Motor 1.3 turbo, 2.0 diesel ou híbrido 2.0 ou híbrido
Potência e torque 1.3T – 185 cv e 27,5 kgfm 2.0 – 177 cv e 21,4 kgfm
2.0 diesel – 170 cv e 35,7 kgfm
Híbrido – 240 cv e 47,9 kgfm Híbrido – 122 cv (torque não divulgado)
Câmbio AT6 ou AT9 CVT de 10 marchas
Aceleração e velocidade máxima 1.3T – 8,8s e 207 km/h 2.0 – 9,8s e 195 km/h
2.0 diesel – 10,7s e 198 km/h
Híbrido – 6,8s e 206 km/h Híbrido – 13s e 170 km/h
Consumo cidade 1.3T – 7,1 km/l (E) e 10,4 km/l (G) 2.0 – 8,2 km/l (E) e 11,7 km/l (G)
2.0 diesel – 10,6 km/l
Híbrido – 25,4 km/l Híbrido – 11,8 km/l (E) e 17,8 km/l (G)
Consumo estrada 1.3T – 8,8 km/l (E) e 12,1 km/l (G) 2.0 – 9 km/l (E) e 13 km/l (G)
2.0 diesel – 13,6 km/l
Híbrido – 24,2 km/l Híbrido – 9,7 km/l (E) e 14,7 km/l (G)
Rodas e pneus 225/60 R17, 225/55 R18 ou 235/45 R19 215/60 R17 ou 225/50 R18
Medidas comprimento, 4,40 m; altura, 1,63 m; largura, 1,81 m; entre-eixos, 2,63 m comprimento, 4,46 m; altura, 1,62 m; largura, 1,82 m; entre-eixos, 2,64 m
Tanque 60 ou 36 litros (versão híbrida) 47 ou 36 litros (versão híbrida)
Porta-malas 388 a 420 litros 440 litros
Peso  1.504 a 1.908 kg 1.400 a 1.420 kg
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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.