Honda HR-V vs Toyota Corolla Cross: Análise em 6 pontos

honda hr v 2024 cb autos santos (1)
honda hr v 2024 cb autos santos (1)

A rivalidade entre Honda e Toyota é antiga, especialmente quando lembramos da briga entre Civic e Corolla.

E agora isso também ocorre entre os SUVs, com a disputa entre HR-V e Corolla Cross.

Para saber quem leva a melhor, analisamos os dois modelos em 6 quesitos: preço, equipamentos, motorização, espaço interno, manutenção e vendas. E o resultado desse comparativo vai te surpreender.

Confira quem levou a melhor!

toyota corolla cross 2024 collection santos (1)
toyota corolla cross 2024 collection santos (1)

Linha mais enxuta, preços menores

A briga de preços entre esses rivais é mais próxima do que os números parecem indicar.

O motivo disso é que a linha do HR-V é mais enxuta, sem ter versões híbridas, o que obviamente segura seu valor máximo.

O que conta a favor do Honda é seu preço inicial, começando em R$ 151 mil na configuração EX Sensing com motor 1.5 aspirado.

Isso significa que ele é quase R$ 11,4 mil mais barato que o Corolla Cross de entrada.

honda hr v 2024 cb autos santos (2)
honda hr v 2024 cb autos santos (2)

Ainda assim estamos falando de uma vantagem relativa, pois aqui a motorização é bem inferior ao propulsor 2.0 da Toyota. Mas isso é assunto para outro tópico desse comparativo.

Próximo dessa versão, o modelo ainda tem a opção EXL, que é mais completa e custa pouco mais de R$ 160 mil, ou seja, ainda ficando abaixo da versão mais barata do Corolla Cross.

Depois, pulando para as opções mais interessantes com motor 1.5 turbo, os preços do HR-V dão um belo salto, variando entre R$ 186,6 mil e R$ 195,8 mil.

Confira os preços do HR-V:

  • HR-V EX Sensing 1.5 – R$ 151.200
  • HR-V EXL Sensing 1.5 – R$ 160.400
  • HR-V Advance 1.5 Turbo – R$ 186.600
  • HR-V Touring 1.5 Turbo – R$ 195.800
toyota corolla cross 2024 collection santos (3)
toyota corolla cross 2024 collection santos (3)

Já no modelo da Toyota vemos uma linha maior, com duas versões a mais que o rival da Honda, exatamente as opções híbridas que ele oferece e que não existem no concorrente.

Mesmo assim, as configurações com motor 2.0 são mais caras que o seu oponente. Isso, é claro, quando falamos sobre o Corolla Cross XR, que sai por R$ 162 mil, pois na outra ponta a situação muda um pouco.

Olhando para a versão mais completa do Toyota, ainda com motor 2.0, o preço não é tão diferente do pedido pelo HR-V topo de linha, com uma variação de apenas R$ 490. Essa seria uma comparação mais justa, tirando as versões híbridas da conta.

Se você quiser inclui-las, os preços do Corolla Cross chegam a quase R$ 211 mil, aí sim distanciando-se um pouco mais do rival da Honda.

Veja os valores das versões do Corolla Cross:

  • Corolla Cross XR 2.0 – R$ 162.590
  • Corolla Cross XRE 2.0 – R$ 177.390
  • Corolla Cross XRX 2.0 – R$ 190.290
  • Corolla Cross GR-Sport 2.0 – R$ 196.290
  • Corolla Cross XRV Hybrid – R$ 202.690
  • Corolla Cross XRX Hybrid – R$ 210.990

VENCEDOR: HR-V.

honda hrv 2023 impressoes na 18
honda hrv 2023 impressoes na 18

Mais equipado na versão de entrada

A briga nos preços foi muito próxima, mas é nos equipamentos que realmente vemos o que cada modelo oferece e qual deles tem o melhor custo-benefício.

Começando pelas versões mais baratas, ambos tem ar digital automático com saída traseira, câmera de ré, assistente de mudança e permanência em faixa, alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo, rodas de 17″, multimídia de 8″ e controle de tração e estabilidade.

O HR-V ainda oferece faróis em LED, alerta de pressão dos pneus, alerta de ponto cego, assistente de centralização em faixa e freio de estacionamento elétrico, enquanto o Corolla Cross tem aquele pedal antiquado para essa função.

Por outro lado, o modelo da Toyota é o único com luzes de neblina, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, banco traseiro reclinável e airbag de joelho, totalizando 7 bolsas (contra 6 do rival).

E nas versões mais caras? O HR-V Touring se diferencia pelo A/C dual zone, partida remota, carregador por indução e porta-malas elétrico, enquanto o Corolla Cross XRX Hybrid contra-ataca com alerta de tráfego cruzado traseiro, start/stop, teto solar, multimídia de 10″ e rodas de 18″.

Especialmente pela vantagem na versão mais barata, e levando com conta os preços mais acessíveis, o modelo da Honda se deu melhor nesse quesito.

VENCEDOR: HR-V.

toyota corolla cross 2024 collection santos (2)
toyota corolla cross 2024 collection santos (2)

Mais forte e mais econômico?

No mercado de SUVs por aqui, temos muitos modelos com motorização turbo e alguns que ainda mantém opções aspiradas. Além disso, existem aqueles que apostam em versões a diesel ou híbridas.

Esse mix de propulsores também é visto neste comparativo. De um lado, o HR-V aposta no motor 1.5 aspirado ou turbo, enquanto o rival Corolla Cross tem a versão 2.0 aspirada e as opções híbridas.

A primeira comparação é em relação aos motores aspirados, e aqui o Toyota sai na frente. Seu propulsor 2.0 oferece 177 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT de 10 marchas, enquanto o 1.5 da Honda tem 126 cv e 15,8 kgfm, com câmbio de 7 velocidades.

Essa vantagem fica muito evidente no desempenho, com o Corolla Cross sendo 2 segundos mais rápido no 0 a 100 km/h (9,8 contra 11,8 segundos) e com uma velocidade máxima maior (195 contra 175 km/h).

honda hrv 2023 impressoes na 50
honda hrv 2023 impressoes na 50

O HR-V responde com seu motor 1.5 turbo, que tem os mesmos 177 cv do rival, mas com 24,5 kgfm de torque. Isso diminui seu 0 a 100 km/h para 8,9 segundos e eleva a velocidade máxima para 200 km/h, sendo o melhor entre todas as versões desse comparativo.

O detalhe é que o Corolla Cross não foca nisso com sua versão híbrida, que tem 122 cv, mas sim no consumo. Nesse ponto, ele tem as melhores médias urbanas e o melhor índice na estrada com gasolina, perdendo apenas no consumo rodoviário com etanol, onde o HR-V 1.5 é superior.

No final, o modelo da Toyota é mais eficiente na comparação das versões aspiradas e é mais econômico na opção híbrida, enquanto o Honda ganha apenas no desempenho com seu motor turbo.

Consumo HR-V 1.5 HR-V Turbo Corolla Cross 2.0 Corolla Cross Hybrid
Cidade – etanol 8,8 7,9 8,2 11,8
Cidade – gasolina 12,7 11,3 11,7 17,8
Estrada – etanol 9,8 8,8 9,0 9,7
Estrada – gasolina 13,9 12,6 13,0 14,7

VENCEDOR: Corolla Cross.

honda hrv 2023 impressoes na 26
honda hrv 2023 impressoes na 26

Números que enganam

Em algumas situações, apenas olhar os números da ficha técnica pode nos levar a uma conclusão precipitada na comparação entre dois modelos, ainda mais quando falamos sobre rivais nesse segmento.

O HR-V tem 4,33 metros de comprimento (4,38 m na versão turbo), 1,79 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, enquanto o Corolla Cross tem 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de entre-eixos.

O modelo da Honda perde em todas as medidas, então ele deve ser mais apertado para os ocupantes, certo? Na verdade, o que vemos na prática é bem diferente, pois ele surpreende no espaço interno.

O que ajuda nisso é o aproveitamento no interior e a modularidade do sistema Magic Seat, que muda a posição dos bancos e aumenta bastante o espaço para levar objetos maiores. O túnel central mais baixo também facilita a vida do ocupante central.

A única vantagem do Toyota no banco traseiro é seu encosto reclinável, que conta com dois ajustes e é interessante para encontrar uma posição mais confortável, especialmente em viagens mais longas.

Já no porta-malas, a situação se inverte, pois o Honda oferece 354 litros contra 440 litros do rival. Apesar disso, esse único ponto não é suficiente para impedir a vitória do HR-V nesse aspecto.

VENCEDOR: HR-V.

corolla cross xrx hybrid branco 12
corolla cross xrx hybrid branco 12

Quanto custa para manter

Sem sair do tradicional, as duas marcas exigem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Na Honda, a garantia é de 3 anos, enquanto a Toyota oferece 5 anos de cobertura.

O problema é que o Corolla Cross tem uma tabela que vai apenas até a 5ª revisão, enquanto o HR-V tem os preços divulgados até a 8ª ida à concessionária. Para sermos justos, vamos limitar a comparação até onde é possível ver o preço de ambos, ou seja, os 50.000 km.

Com isso, a conta do Honda fica muito abaixo do rival, especialmente por não cobrar a mão de obra em todas as revisões. O valor total passa um pouco dos R$ 3 mil, enquanto o Toyota chega perto dos R$ 4,3 mil.

Revisões HR-V (qualquer versão) Corolla Cross 2.0 Corolla Cross Hybrid
10.000 km R$ 406,74 R$ 503,50 R$ 470,50
20.000 km R$ 635,30 R$ 945,00 R$ 930,00
30.000 km R$ 537,10 R$ 747,00 R$ 819,00
40.000 km R$ 1.027,00 R$ 1.374,00 R$ 1.341,00
50.000 km R$ 406,74 R$ 714,00 R$ 723,00
TOTAL R$ 3.012,88 R$ 4.283,50 R$ 4.283,50

VENCEDOR: HR-V.

honda hrv 2023 impressoes na 41
honda hrv 2023 impressoes na 41

Vendas baixas para os dois

Nenhum dos dois aparece entre os SUVs mais vendidos, mas obviamente um deles está na frente quando olhamos para os números de janeiro a novembro deste ano. E esse modelo é o HR-V.

Nesse período, ele acumulou 43.853 unidades vendidas, com 6,27% de participação no segmento e a 8ª posição assegurada. Enquanto isso, o Corolla Cross somou 37.681 emplacamentos e 5,38% de participação, ficando na 10ª posição.

Um detalhe curioso é que, de outubro para novembro, o HR-V manteve cerca de 4 mil vendas, mas o Corolla Cross caiu de 3,6 mil para apenas 2,6 mil emplacamentos. Para terminar o ano na frente do rival, o Toyota teria que vender 6.200 unidades a mais em dezembro, algo extremamente difícil de ocorrer.

Enquanto isso, o topo do segmento segue com o VW T-Cross, que já tem 64.650 unidades entregues em 2023.

VENCEDOR: HR-V.

Conclusão

Já tivemos brigas mais equilibradas entre SUVs, mas aqui a história foi outra. Dos seis pontos analisados, o HR-V levou a melhor em cinco, mostrando a vitória mais tranquila que já registramos nesse tipo de comparativo.

O modelo da Honda levou a melhor nos preços, no nível de equipamentos, no espaço interno, no custo das revisões e nas vendas, enquanto o Corolla Cross ficou na frente apenas na motorização.

É claro que isso não significa que o Toyota não possa te agradar. Ele continua sendo um SUV bem equipado e que traz muitas das boas características do Corolla, seu irmão sedã que tanto agrada por aqui.

Mesmo assim, o Honda HR-V mostrou que vale a pena em muitas situações. Será que ele tem espaço na sua garagem?

Fichas técnicas

HR-V

Corolla Cross

Preço  R$ 151.200 a R$ 195.800 R$ 162.590 a R$ 210.990
Motor 1.5 aspirado ou 1.5 turbo 2.0 ou híbrido
Potência e torque 1.5 – 126 cv e 15,8 kgfm 2.0 – 177 cv e 21,4 kgfm
1.5 turbo – 177 cv e 24,5 kgfm Híbrido – 122 cv (torque não divulgado)
Câmbio CVT de 7 marchas CVT de 10 marchas
Aceleração e velocidade máxima 1.5 – 11,8s e 175 km/h 2.0 – 9,8s e 195 km/h
1.5 turbo – 8,9s e 200 km/h Híbrido – 13s e 170 km/h
Consumo cidade 1.5 – 8,8 km/l (E) e 12,7 km/l (G) 2.0 – 8,2 km/l (E) e 11,7 km/l (G)
1.5 turbo – 7,9 km/l (E) e 11,3 km/l (G) Híbrido – 11,2 km/l (E) e 17,8 km/l (G)
Consumo estrada 1.5 – 9,8 km/l (E) e 13,9 km/l (G) 2.0 – 9 km/l (E) e 13 km/l (G)
1.5 turbo – 8,8 km/l (E) e 12,6 km/l (G) Híbrido – 9,7 km/l (E) e 14,7 km/l (G)
Rodas e pneus 215/60 R17 215/60 R17 ou 225/50 R18
Medidas comprimento, 4,33 m; altura, 1,59 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,61 m comprimento, 4,46 m; altura, 1,62 m; largura, 1,82 m; entre-eixos, 2,64 m
Tanque 50 litros 47 ou 36 litros (versão híbrida)
Porta-malas 354 litros 440 litros
Peso  1.305 kg a 1.422 kg 1.400 a 1.420 kg
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.