Compass vs Renegade: veja onde cada um é melhor

jeep compass 2024 cb autos santos (1)
jeep compass 2024 cb autos santos (1)

Certos duelos entre os SUVs não fariam nenhum sentido se olharmos para seu tamanho ou faixa de preço. Mesmo assim, alguns podem ficar na dúvida entre dois modelos específicos, como a dupla Renegade 2024 e Compass 2024.

Os preços de um terminam exatamente onde começam os do outro, mas será que vale a pena investir mais para levar o mais caro?

E as versões com o mesmo motor e nomenclatura, tem diferença na lista de equipamentos?

Confira tudo e descubra quem leva a melhor nessa disputa familiar!

jeep renegade 2024 cb autos santos (1)
jeep renegade 2024 cb autos santos (1)

Renegade S topo de linha a preço de Compass Sport básico

Os preços do Renegade sofreram seu último reajuste em setembro de 2023, quando superou a barreira dos R$ 180 mil e encostou no irmão maior Compass.

Assim como em outras ocasiões, a marca poupou apenas a versão de entrada.

Depois disso, ocorreu o inverso, com promoções que dão bônus de valorização no modelo seminovo usado na troca. Com isso, e com o congelamento do preço da configuração mais barata, o Renegade pelo menos começa com um valor aceitável.

Subindo para as próximas versões, porém, tudo fica bem salgado. A opção Longitude, uma das mais vendidas, se aproxima rapidamente dos R$ 160 mil quando equipada com todos os opcionais.

Além disso, as duas versões mais caras (S e Trailhawk) começam acima dos R$ 180 mil e ultrapassam os R$ 191 mil com o teto panorâmico e o pacote Adventure Intelligence.

jeep renegade 4x4 2023 avaliacao na 48
jeep renegade 4×4 2023 avaliacao na 48

Confira a tabela do Renegade (incluindo o preço com todos os opcionais):

  • Renegade 1.3 Turbo 4×2 – R$ 125.990 (R$ 135.990)
  • Renegade Sport 1.3 Turbo 4×2 – R$ 139.790 (R$ 147.190)
  • Renegade Longitude 1.3 Turbo 4×2 – R$ 156.490 (R$ 158.190)
  • Renegade Longitude Dark 1.3 Turbo 4×2 – R$ 161.990 (R$ 163.690)
  • Renegade S 1.3 Turbo 4×4 – R$ 180.990 (R$ 191.490)
  • Renegade Trailhawk 1.3 Turbo 4×4 – R$ 180.990 (R$ 191.490)

Assim como o irmão menor, o Compass não demonstra nenhuma vergonha com sua tabela de preços absurdamente alta (assim como boa parte dos concorrentes). E isso fica ainda pior quando você equipa o carro com algum opcional.

Essa situação é mais clara na versão Limited, com motor flex ou diesel. Ao escolher o teto panorâmico e o pacote High Tech, o preço final sobe em quase R$ 20 mil.

Sim, esse pacote inclui diversos itens, como aviso de colisão frontal e mudança de faixas, comutação automática dos faróis, Park Assist, ACC, leitor de placas, monitoramento de pontos cegos e som Beats, mas ainda assim o valor assusta.

Atualmente, esse SUV da Jeep começa em R$ 180 mil e vai até R$ 243 mil nas versões flex, enquanto as opções a diesel ficam entre R$ 242 mil e 263 mil. Isso sem citar o Compass híbrido, que sai por R$ 347 mil.

jeep compass 4xe avaliacao na 49
jeep compass 4xe avaliacao na 49

Veja quanto custa cada versão do Compass (incluindo o preço com todos os opcionais):

  • Compass Sport 1.3 Turbo – R$ 180.390 (R$ 192.490)
  • Compass Longitude 1.3 Turbo – R$ 194.390 (R$ 203.590)
  • Compass Longitude Dark 1.3 Turbo – R$ 202.390 (R$ 211.590)
  • Compass Limited 1.3 Turbo – R$ 217.990 (R$ 237.490)
  • Compass S 1.3 Turbo – R$ 243.390
  • Compass Longitude 2.0 Diesel – R$ 241.990 (R$ 251.190)
  • Compass Longitude Dark 2.0 Diesel – R$ 249.990 (R$ 259.190)
  • Compass Limited 2.0 Diesel – R$ 262.990 (R$ 282.490)
  • Compass Trailhawk 2.0 Diesel – R$ 262.990 (R$ 282.490)
  • Compass S 4XE PHEV – R$ 347.300

VENCEDOR: Renegade.

jeep compass 2024 cb autos santos (3)
jeep compass 2024 cb autos santos (3)

Equipamentos quase iguais

Como estamos falando de dois carros da mesma marca, boa parte dos equipamentos de um aparece no outro, mesmo que o Renegade seja menor e atue numa parte diferente do segmento.

Ambos contam com a versão Sport, que inclusive é a mais barata do Compass, mas o Renegade ainda tem uma configuração abaixo dela. Isso faz com que sua versão de entrada seja menos equipada.

Mesmo assim, o Renegade já conta com multimídia de 7″ com espelhamento sem fio, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, detector de fadiga, faróis full LED, rodas de liga leve de 17″, seis airbags e monitoramento de pressão dos pneus.

Na versão Sport, o Renegade ganha apenas o Jeep Healthy Cabin, iluminação no para-sol e porta-luvas, rack de teto e tapetes. E se ele for colocado ao lado do Compass Sport, será que fica devendo?

A resposta é sim (e muito), pois o irmão maior ainda tem sensor crepuscular, A/C dual zone, multimídia de 8,4″, sensores de estacionamento, chave presencial, painel com tela de 7″, sensor de chuva e mais entradas USB.

jeep renegade 4x4 2023 avaliacao na 37
jeep renegade 4×4 2023 avaliacao na 37

Essa mesma comparação também pode ser feita com as versões intermediárias Longitude. O Renegade tem a seu favor o carregador por indução, aviso de mudança de faixas, detector de fadiga e bancos com revestimento premium.

Já o Compass é o único com borboletas para troca de marcha, multimídia de 10,1 polegadas, retrovisor eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, GPS e tapetes em carpete.

Finalmente, temos a versão S como a opção mais cara em comum entre esses SUVs. Ambos tem ar dual zone, bancos em couro, faróis full LED, rodas aro 19, sete airbags, sensor crepuscular e de chuva, Park Assist e carregador por indução.

Apenas o Compass tem acabamento exclusivo, aviso de colisão frontal, banco elétrico para o motorista, multimídia de 10,1″, ACC, painel digital, GPS, som Beats de 506W e teto panorâmico.

Já o Renegade tem a vantagem de ser 4×4 nessa versão, com seletor de terreno, algo que o Compass reserva para suas versões movidas a diesel.

VENCEDOR: Compass.

jeep compass trailhawk 2024
jeep compass trailhawk 2024

A falta do motor diesel

Em sua última atualização, o Renegade ganhou o ótimo motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, da família GSE. Isso fez com que a marca tirasse de linha as versões a diesel do SUV compacto.

Segundo a Jeep, os motivos foram a necessidade de atualizar o sistema de escape (o que já ocorreu nos SUVs maiores da marca), o alto custo do motor (que vinha da Itália) e a baixa procura por essas versões.

Para diminuir o impacto, a marca decidiu fazer algo que seria exclusivo do Renegade: ter versões com o propulsor 1.3 turbo e tração integral, o que acontece nas configurações S e Trailhawk.

Já o Compass continua oferecendo o motor 2.0 diesel, com 170 cv e 35,7 kgfm de torque, tração 4×4 e câmbio automático de 9 marchas. Além disso, suas versões mais baratas usam o mesmo propulsor T270 do irmão menor.

jeep renegade 4x4 2023 avaliacao na 42
jeep renegade 4×4 2023 avaliacao na 42

E, para quem pode gastar ainda mais, o SUV médio ainda tem sua versão híbrida, o Compass 4xe. Ele conta com motor 1.3 turbo (gasolina) associado ao propulsor elétrico, entregando 240 cv e 47,9 kgfm.

Falando sobre o desempenho, o Renegade leva 8,8 segundos até os 100 km/h e chega aos 209 km/h. Nas versões 4×4, os números pioram, com 9,5 segundos no 0 a 100 km/h e máxima de 202 km/h.

Enquanto isso, o Compass flex precisa de 9,3 segundos até os 100 km/h e alcança 206 km/h. Nas versões diesel, são 10,7 segundos e 197 km/h, enquanto o modelo híbrido marca 6,8 segundos e 206 km/h.

Finalmente, no consumo vemos como o Renegade 4×2 é vantajoso, pois ele é mais econômico em quase todas as medições. É claro que isso mudaria com o Compass híbrido, mas seu preço muito maior o coloca em outra prateleira.

Consumo Renegade 4×2 Renegade 4×4 Compass Flex Compass Diesel Compass híbrido
Cidade – etanol 7,7 6,2 7,1
Cidade – gasolina/diesel 11,0 9,0 10,4 10,6 25,4
Estrada – etanol 9,1 7,5 8,8
Estrada – gasolina/diesel 12,8 10,7 12,1 13,6 24,2

VENCEDOR: Empate.

jeep compass 4xe avaliacao na 22
jeep compass 4xe avaliacao na 22

Adivinhe quem tem mais espaço interno?

Quando falamos sobre o espaço interno, não precisamos de muitos argumentos para dizer que o Compass é melhor. Afinal, ele é maior em todas as medidas, e ainda conta com o fato de que o Renegade não é dos mais espaçosos em sua categoria de compactos.

Mas vamos aos números: o Compass mede 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,63 m de altura e tem 2,63 m de entre-eixos. Ou seja, o Renegade é 14 cm menor, 1 cm mais estreito e tem 6 cm a menos no entre-eixos, mas é 7 cm mais alto.

No porta-malas, o irmão maior acomoda 410 litros, enquanto o menor leva 320 litros. Aliás, o Renegade sempre foi muito criticado nesse ponto, mas melhorou em sua última atualização.

VENCEDOR: Compass.

jeep compass 4xe avaliacao na 14
jeep compass 4xe avaliacao na 14

Revisões mais baratas no Compass

Os dois modelos contam com garantia de 3 anos e exigem revisões a cada 12.000 km nas versões flex, enquanto o Compass diesel só precisa visitar a concessionária a cada 20.000 km.

Isso faz com que o valor de suas revisões, quando equipados com o motor 1.3 turboflex, sejam iguais, totalizando R$ 4,8 mil até os 60.000 km. A exceção é o Renegade 4×4, que passa dos R$ 5 mil.

O Compass diesel é o mais barato, por ter menos revisões nesse período, passando um pouco dos R$ 4,1 mil. Ponto para o SUV maior nesse quesito.

Revisões Renegade 4×2 Renegade 4×4 Compass 1.3 Turbo Compass 2.0 Diesel
12.000 km R$ 758,00 R$ 808,00 R$ 758,00
20.000 km R$ 1.136,00
24.000 km R$ 861,00 R$ 911,00 R$ 861,00
36.000 km R$ 955,00 R$ 1.005,00 R$ 955,00
40.000 km R$ 1.196,00
48.000 km R$ 891,00 R$ 941,00 R$ 891,00
60.000 km R$ 1.377,00 R$ 1.427,00 R$ 1.377,00 R$ 1.832,00
TOTAL R$ 4.842,00 R$ 5.092,00 R$ 4.842,00 R$ 4.164,00

VENCEDOR: Compass.

jeep renegade 4x4 2023 avaliacao na 36
jeep renegade 4×4 2023 avaliacao na 36

O queridinho entre os SUVs

Mesmo sendo mais barato, o Renegade não consegue vender mais que o Compass em nosso mercado. No acumulado até novembro de 2023, o SUV menor ficou com 44.157 unidades, 6,31% de participação no segmento e assegurando a 7ª posição.

No último mês do ano, ele ainda pode melhorar bastante sua posição, pois a diferença para o 5º colocado (VW Nivus) é de apenas 2.300 unidades. Ou, dependendo do ponto de vista, ele também pode cair para uma posição pior.

Já o Compass aparece como o 4º SUV mais vendido do país, com 55.171 emplacamentos até aqui no ano, 7,88% de participação e podendo ultrapassar o Hyundai Creta (57.240) dependendo dos números de dezembro.

Vale citar que os dois modelos da Jeep são bem procurados nas vendas diretas. O Renegade teve 27.399 unidades nessa modalidade nos 11 primeiros meses do ano, enquanto o Compass chegou a 32.145 emplacamentos.

VENCEDOR: Compass.

jeep compass 4xe avaliacao na 41
jeep compass 4xe avaliacao na 41

Conclusão

A briga entre Renegade e Compass é muito boa, pois de um lado temos um SUV mais acessível e, do outro, um irmão mais espaçoso e equipado. No fim das contas, porém, o Compass levou a melhor na maioria dos pontos analisados.

Isso ocorreu, por exemplo, no nível de equipamentos, no espaço interno mais generoso, no preço das revisões e nas vendas. Já o Renegade é melhor apenas no preço, por estar posicionado num segmento diferente, enquanto na motorização eles empatam.

Mesmo assim, vale lembrar que o Renegade é mais econômico com sua versão 1.3 turbo 4×2 e tem um nível de equipamentos parecido em algumas versões, com a vantagem de custar bem menos.

No final, vale pensar nas suas necessidades e escolher qual deles vai atendê-las melhor.

Fichas técnicas

Renegade

Compass

Preço  R$ 125.990 a R$ 180.990 R$ 180.390 a R$ 347.300
Motor 1.3 turbo (4×2 ou 4×4) 1.3 turbo, 2.0 diesel ou híbrido
Potência e torque 1.3 turbo – 185 cv e 27,5 kgfm 1.3T – 185 cv e 27,5 kgfm
2.0 diesel – 170 cv e 35,7 kgfm
Híbrido – 240 cv e 47,9 kgfm
Câmbio Automático de 6 ou 9 marchas AT6 ou AT9
Aceleração e velocidade máxima 1.3T (4×2) – 8,8s e 209 km/h 1.3T – 8,8s e 207 km/h
2.0 diesel – 10,7s e 198 km/h
1.3T (4×4) – 9,5s e 202 km/h Híbrido – 6,8s e 206 km/h
Consumo cidade 1.3T (4×2) – 7,7 km/l (E) e 11 km/l (G) 1.3T – 7,1 km/l (E) e 10,4 km/l (G)
2.0 diesel – 10,6 km/l
1.3T (4×4) – 6,2 km/l (E) e 9 km/l (G) Híbrido – 25,4 km/l
Consumo estrada 1.3T (4×2) – 9,1 km/l (E) e 12,8 km/l (G) 1.3T – 8,8 km/l (E) e 12,1 km/l (G)
2.0 diesel – 13,6 km/l
1.3T (4×4) – 7,5 km/l (E) e 10,7 km/l (G) Híbrido – 24,2 km/l
Rodas e pneus 215/60 R17, 225/55 R18 ou 235/45 R19 225/60 R17, 225/55 R18 ou 235/45 R19
Medidas comprimento, 4,26 m; altura, 1,70 m; largura, 1,80 m; entre-eixos, 2,57 m comprimento, 4,40 m; altura, 1,63 m; largura, 1,81 m; entre-eixos, 2,63 m
Tanque 55 litros 60 ou 36 litros (versão híbrida)
Porta-malas 320 litros (314 litros – Trailhawk) 388 a 420 litros
Peso  1.476 a 1.643 kg 1.504 a 1.908 kg

 

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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.