É obrigatório carros com freios ABS terem disco nas quatro rodas?

fiat mobi 2024 milazzo santos 2
fiat mobi 2024 milazzo santos 2

O sistema de freios ABS trabalha ativando e desativando os freios dezenas de vezes por segundo, para evitar que as rodas travem.

Um sensor analisa se a roda está diminuindo sua velocidade muito bruscamente, um sinal de travamento, e então, reduz um pouco a pressão de frenagem somente naquela roda, para que ela não trave.

Mas será que para um carro ser equipado com freios ABS, é obrigatório que ele tenha freios a disco nas quatro rodas?

A realidade é que os freios ABS podem ser instalados em carros com qualquer tipo de freio. Esse carro pode ter freios a disco nas quatro rodas, ao apenas nas rodas dianteiras, que isso não interferirá no funcionamento do ABS.

Na prática, um carro com o tipo mais barato de freio (com tambores na traseira) também evitará o travamento das rodas com ABS.

O problema do freio a tambor é que ele tem a tendência de apresentar maior aquecimento, pois os tambores são peças fechadas. Já os discos são peças abertas, o que ajuda e muito na dissipação do calor causado pela fricção da frenagem.

Ao utilizar discos nas quatro rodas, ocorre uma melhor distribuição da energia térmica gerada pela fricção dos freios.

Isso significa que eles têm maior capacidade de suportar altas temperaturas sem sofrer deformações ou falhas no funcionamento. Com essa dissipação eficiente de calor, o sistema ABS pode ser acionado mais vezes em situações de emergência, garantindo um controle ainda maior do veículo.

Além disso, os discos nas quatro rodas também oferecem uma resposta mais rápida aos comandos do pedal de freio. Eles são capazes de transmitir a força aplicada pelo motorista com maior precisão e eficiência, permitindo que o sistema ABS atue instantaneamente para evitar o travamento das rodas.

Numa descida de serra, por exemplo, com o carro carregado, pode acabar acontecendo uma maior exigência dos freios, e nestas situações, os freios a tambor acabam exigindo uma distância maior de parada.

Exemplos de carros com freios traseiros a tambor, e equipados com sistema ABS:

  1. Renault Kwid
  2. Fiat Mobi
  3. Citroen C3
  4. Hyundai HB20
  5. Peugeot 208
  6. Fiat Argo
  7. Renault Stepway
  8. Chevrolet Onix
  9. Volkswagen Polo
  10. Hyundai HB20S
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.