Uma boa parte dos carros atuais têm motores com bloco em alumínio. Eles são leves e eficientes. Mas muitos se perguntam sobre a longevidade e se é possível retificar esses motores.
A prática da retífica é importante para estender a vida útil do motor de um carro. O motor começa a se desgastar mais profundamente em altas quilometragens, como 200, 300 ou 400.000 km.
A evolução dos motores de alumínio é um marco importante na tecnologia. Ela foi impulsionada por exigências de eficiência energética e menor impacto ambiental.
Esses motores se destacam pela precisão em engenharia, que é usada para melhorar o desempenho e reduzir emissões.
O que acontece com os motores em alumínio, é que na verdade, eles podem sim ser retificados.
Mas para isso ser feito, é necessário que a oficina tenha equipamentos apropriados para esse fim, equipamentos estes que são bem caros.
Existem motores em alumínio desde a década de 1970, então isso mostra que não se trata de uma tecnologia muito recente.
Marcas como Audi, BMW, Honda, Jaguar e Porsche tem vários modelos de motores feitos com ligas de alumínio que permitem tranquilamente que seja feito um processo de retífica.
Onde existe muita polêmica sobre o assunto de retífica é no caso dos motores de três cilindros, sejam de alumínio ou não.
Durante algum tempo, algumas marcas se recusaram a fornecer peças para que esses motores fossem retificados, mas hoje em dia o mercado já conseguiu encontrar soluções para retificar a maioria desses motores.
Como funciona a retífica?
O procedimento de retífica começa com a desmontagem do motor. Depois, limpa as peças e verifica o desgaste. Partes importantes, como cilindros e virabrequim, são usinadas para remover imperfeições.
As peças de reposição, como bronzinas e pistões, são escolhidas com cuidado. Isso garante que o motor funcione bem.
As bronzinas ajudam a reduzir atritos nos mancais do motor. Os pistões são importantes para uma combustão eficiente e potência boa.
Os anéis de motor garantem que o pistão e o cilindro estejam bem vedados. Isso evita a fuga de gases.
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