É verdade que motores com bloco em alumínio não dão retífica?

motor aluminio
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Uma boa parte dos carros atuais têm motores com bloco em alumínio. Eles são leves e eficientes. Mas muitos se perguntam sobre a longevidade e se é possível retificar esses motores.

A prática da retífica é importante para estender a vida útil do motor de um carro. O motor começa a se desgastar mais profundamente em altas quilometragens, como 200, 300 ou 400.000 km.

A evolução dos motores de alumínio é um marco importante na tecnologia. Ela foi impulsionada por exigências de eficiência energética e menor impacto ambiental.

Esses motores se destacam pela precisão em engenharia, que é usada para melhorar o desempenho e reduzir emissões.

O que acontece com os motores em alumínio, é que na verdade, eles podem sim ser retificados.

Mas para isso ser feito, é necessário que a oficina tenha equipamentos apropriados para esse fim, equipamentos estes que são bem caros.

Existem motores em alumínio desde a década de 1970, então isso mostra que não se trata de uma tecnologia muito recente.

Marcas como Audi , BMW, Honda, Jaguar e Porsche tem vários modelos de motores feitos com ligas de alumínio que permitem tranquilamente que seja feito um processo de retífica.

Onde existe muita polêmica sobre o assunto de retífica é no caso dos motores de três cilindros, sejam de alumínio ou não.

Durante algum tempo, algumas marcas se recusaram a fornecer peças para que esses motores fossem retificados, mas hoje em dia o mercado já conseguiu encontrar soluções para retificar a maioria desses motores.

Como funciona a retífica?

O procedimento de retífica começa com a desmontagem do motor. Depois, limpa as peças e verifica o desgaste. Partes importantes, como cilindros e virabrequim, são usinadas para remover imperfeições.

As peças de reposição, como bronzinas e pistões, são escolhidas com cuidado. Isso garante que o motor funcione bem.

As bronzinas ajudam a reduzir atritos nos mancais do motor. Os pistões são importantes para uma combustão eficiente e potência boa.

Os anéis de motor garantem que o pistão e o cilindro estejam bem vedados. Isso evita a fuga de gases.

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    Autor: Eber do Carmo

    Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.