Asiáticos Coréia

Entrevista com dona de um Kia Picanto

kia-picanto-cil-1 Entrevista com dona de um Kia Picanto

A Brancilene Araújo, cujo perfil no Intense Debate é Cil, comprou recentemente um Kia Picanto. Ela relata nessa entrevista os principais pontos de seu novo veículo. Acompanhe:



NA: A quanto tempo você possui esse veículo?
B.A: Sou dona de um Kia Picanto 2010/2011 automático a 3 meses.

NA: O que o motivou a aquisição?
B.A: Queria ter o conforto de um carro com câmbio automático (CAT). Analisei os candidatos abaixo dos 50 mil e, levando em consideração a manutenção, seguro e a segurança oferecida, principalmente com relação aos resultados de crash-test acabei optando pelo Picanto.

kia-picanto-cil-2 Entrevista com dona de um Kia Picanto

NA: Qual o foi fator predominante para a compra desse carro?
B.A: Os resultados do carro em crash-test, que dentre os modelos analisados foi o melhor.

NA: Quais outros veículos que você já teve?
B.A: Um Ford KA G2 por um ano em meio.

NA: Como você enfrentou o preconceito de adquirir um veículo coreano?
B.A: O preconceito inicial foi meu mesmo. Dois anos atrás quando comprei meu primeiro carro (Ford KA), considerei o Picanto, pois gosto de carros pequenos e fáceis de estacionar. Como todo mundo, preferi comprar um carro nacional por ser mais fácil a manutenção, seguro mais barato e, principalmente, a disponibilidade de peças. À medida que fui me atualizando sobre a indústria automotiva e fui vendo que ela não é tudo aquilo, juntamente com a vontade ter um carro mais confortável, isto é, sem embreagem, além de seguro, comecei a reconsiderar o Picanto. Ainda sim, havia me decidido por outro modelo, mas como o resultado do Latin NCAP do mesmo foi muito ruim, ou pelo menos, bem pior do que o do Picanto, por isso acabei reconsiderando de novo. Um teste drive acabou me convencendo a comprar o carro.

kia-picanto-cil-3 Entrevista com dona de um Kia Picanto

NA: Qual foi a reação das pessoas ao verem seu veículo (familiares, amigos e as pessoas no trânsito)?
B.A: No trânsito vi muita gente virar a cabeça para dar uma olhadinha. Motoristas que vinham no sentindo contrário sempre davam uma olhadinha. E até mesmo, nós, usuários de Picanto, ao nos encontrarmos olhamos. Uma coisa curiosa é a exclusividade. Outro dia, estava parada em um semáforo e um motorista ao lado fez sinal para que eu baixasse o vidro. Quando o fiz, ele se desculpou porque achou que era uma amiga dele que também tinha um Picanto vermelho modelo atual. Os amigos ficaram encantados com o carrinho e alguns até cogitaram a compra de um. Uma amiga, que comprou meu antigo KA, também já disse que no dia que eu quiser vender o Picanto, ela compra. Frentistas dos postos onde já fui sempre perguntam alguma coisa sobre o carrinho. Claro que a gente enfrenta as boas e velhas piadinhas por causa do nome do carro, mas invariavelmente me divirto com elas.

NA: Qual a imagem que seu carro passa nas ruas?
B.A: Hoje, sinceramente já nem olho muito para ver a reação das pessoas.

NA: Qual o principal tipo de uso do seu veículo?
B.A: Transporte pessoal na cidade (trabalho, academia, supermercado, etc.).

kia-picanto-cil-4 Entrevista com dona de um Kia Picanto

NA: O que você achou do espaço interno? O porta-malas é suficiente?
B.A: Como na maior parte do tempo dirijo sozinha, não tenho do que reclamar. Entretanto, já levei cinco passageiros no carrinho e cheguei à conclusão que quem tem mais de 1,7 m não deve ir muito confortável na traseira. Da mesma forma, três pessoas no banco traseiro, só se forem magras e de ombros estreitos, se não complica. O porta-malas, que chamo de porta-mochila, é mais do que suficiente para o meu uso diário, e até já virou guarda-ração e guarda-areia higiênica. Certamente, para uma família talvez não seja o ideal. Uma coisa chata do modelo é que os para-sóis são péssimos, o do motorista quando baixado retira boa parte da visão pelo retrovisor interno do motorista. Considero que a KIA poderia ter feito para sóis com comprimento menor. Os bancos são feitos de uma espuma dura, mas gosto muito justamente pela sensação de conforto e de suporte ao meu peso.

NA: O ar-condicionado gela bem o interior da cabine?
B.A: Muito bem. Este é um quesito que não tenho do reclamar nem do meu carro atual e nem do antigo. E morando no Nordeste, isto quer dizer muito. Basta seguir as instruções do fabricante para deixar as janelas abertas nos primeiros metros de movimentação com  o carro, que ao fechá-las o carro refrigera rapidinho. Todo mundo gosta de couro, mas volante de couro no calor do nordeste é quase um castigo… Esquenta demais. Aliás, considero que a cabine do Picanto esquenta mais que do meu antigo carro.

kia-picanto-cil-5 Entrevista com dona de um Kia Picanto

NA: O que você achou da ergonomia?
B.A: O Picanto só tem ajuste de altura do volante e os bancos são mais altos que o KA, que como todo mundo diz lembra um kart. Como tenho 1,66 m não tive problemas com relação a ergonomia. O volante tem ótima empunhadura para mim e as alavancas de comandos de limpadores e faróis estão na posição padrão. Uma das coisas que não gostei é o lavador do vidro traseiro, onde o acionamento depende de você ficar segurando a alavanca (não precisa ficar segurando caso vá usar a função limpador em dia de chuva, pois há uma posição para a mesma). Além disso, as palhetas são acionadas antes que a água escorra pelo vidro, o que pode danificá-lo. É muito mais uma questão de se acostumar, mas o acionamento dos limpadores dianteiros é feito no sentido contrário ao do KA, isto é, puxando a alavanca para baixo. Falando das palhetas, outro dia estive observando o tamanho das mesmas. Até nisso, nossos fabricantes economizam. Se encontrarem um Picanto na rua, comparem. Elas são mais parrudas que aquelas presentes nos carros nacionais. Os limpadores do vidro dianteiro tem controle de velocidade melhor que o do KA (muito lento, lento e rápido), o que é muito bom, pois dá pra definir a velocidade de acordo com a quantidade de chuva caindo.

NA: Qual sua opinião em relação ao desempenho do motor?
B.A: O motor é muito silencioso. Nos primeiros dias, por várias vezes desliguei e liguei o mesmo achando que não tinha ligado. Considerando que minha experiência se resume a carros 1.0, o motor do Picanto é tão bom quanto o do KA para direção na cidade, com o adicional de que em combinação com o câmbio AT ele arranca bem melhor. Nos primeiros dias tive que dosar o pé até pegar o jeito. Recentemente, coloquei o carro na estrada. Foram 300 km totais a 2000-3000 rpm e velocidades variando de 60 a 120 km/h na BR235, que liga Aracaju a Itabaiana, e é muito movimentada, principalmente com caminhões. Para comparar, o Picanto a 3000 rpm, 110 km/h em 4ª marcha é mais silencioso que o KA a 60 km/h e 3º marcha. Claro que aí devemos considerar o isolamento acústico dos dois carros.

kia-picanto-cil-6 Entrevista com dona de um Kia Picanto

NA: A mudança de marchas do câmbio são macios? Podemos comparar com algum outro veículo?
B.A: Não se sente a troca de marchas, não tem engasgos e não treme a baixas velocidades. Mas sim, ele sofre um pouco em retomadas. Meu antigo KA também sofria não sei se pelo meu modo de dirigir, então nem perdi nem ganhei nesse quesito. Eu o joguei numa ladeira aqui em Aracaju que é o terror dos alunos de autoescola  por ser muito íngreme e ele se comportou razoavelmente, um pouco pior que o KA, mas considerando que eu subi a ladeira com o ar condicionado ligado (ando 100% com AC ligado) e que o câmbio é automático, nada de tão ruim. O CAT do Picanto é comparável com o do Toyota Corolla que um amigo tem. Na estrada, dá pra fazer ultrapassagens desde que haja uma boa margem de segurança. O Kick-down é imediato no carrinho, mas o motor demora a encher. Meu conselho: só faça se tiver um bom espaço à frente. Claro que este conselho se aplica ao modelo com CAT; o modelo manual deve ter uma dinâmica diferente. O carrinho não balançou com ventos laterais nessa viagem que fiz, mesmo na velocidade mais alta que consegui atingir a 120 km/h.

NA: Qual a autonomia cidade/estrada?
B.A: Consumo entre 11,5 e 10 km/L (gasolina Podium) com 40% do tempo em estrada e ar 100% do tempo ligado. Na cidade está girando em torno de 9-10 km/L. O carro ainda está amaciando (apenas 1700 km rodados), então acho que as médias foram bem razoáveis. Na cidade, considerando o tanque atual com gasolina comum, o carrinho deve bater próximo dos 12 km/L, o que é bem próximo do que tá lá na tabela do INMETRO. O vendedor falou em 14 km/L, eu não acreditei, achei que era conversa de vendedor, mas agora considero que o carrinho pode mesmo chegar nesse valor, principalmente porque Aracaju ainda não tem um trânsito tão pesado, com exceção dos horários de pico.

kia-picanto-cil-7 Entrevista com dona de um Kia Picanto

NA: Destaque os principais pontos positivos.
B.A: Airbags (pena não ter o ABS), freios, câmbio automático, rádio iPod/mp3, bancos confortáveis, tamanho compacto, manual muito explicativo e bem ilustrado, duas chaves canivete e ambas com controle remoto, iluminação laranja interna, direção elétrica levíssima e progressiva.

NA: O que poderia melhorar no seu veículo?
B.A: O modelo precisaria melhorar, e espero que isso seja resolvido na nova versão, os para-sóis, a falta do ABS, os pneus, que não são adequados a nosso solo lunar e são de uma medida pouco comum (que tal vender aqui com 175/65?). A questão da bateria que não é encontrada facilmente (pode-se adaptar a do Fit). Tabelar preços de revisão nos moldes da Hyundai, com pelo menos a mão de obra grátis nas duas primeiras, e também tabelar o frete, como fazem a maior parte das montadoras nacionais e como recentemente passou a fazer a Chery. Não faço questão de levantamento de vidros no controle do alarme (o Picanto não tem) e o one touch só é down e para o motorista. Acho que pelo menos para o motorista, o one touch deveria ser para subir os vidros também. Além disso, deveria ter trava por velocidade ao invés de ser manual. Os retrovisores externos poderiam ter um campo de visão melhor, pois é muito chato ter que ficar mudando-os de lugar (quando dá) na hora de estacionar (visibilidade de meio-fio prejudicada).

kia-picanto-cil-8 Entrevista com dona de um Kia Picanto

NA: Seu veículo já apresentou algum defeito? Destaque.
B.A: Pois bem, meu Picanto apresentou um problema muito estranho. Basicamente, a dianteira esquerda arriou do nada (deve estar de 2-3 cm mais baixa que o lado do passageiro). O curioso é que é só enquanto dirijo que o desnível aparece. Parado, o carro fica nivelado, em movimento os freios funcionam perfeitamente e não há barulhos, nada de tremedeira na caixa/volante. Não é impressão, porque como sou baixinha, sentada na posição que eu dirijo não da pra ver o capô do carro e desde que esse problema apareceu, o lado do motorista do capô fica bem visível. O carro ficou parado na garagem desde a última sexta e ontem ao sair notei o desnível. Na próxima quarta levarei o carro lá na concessionária para eles olharem. Então vou ter um parecer geral sobre o atendimento e resolução do problema.

NA: O que você achou do valor das revisões?
B.A: Liguei na concessionária aqui e disseram que eram R$ 320. Como esse valor será para a revisão anual praticamente, já que os 10 mil km necessários para a mesma deverão ser atingidos próximo disso, acho que o valor é irrelevante, uma vez que gastei 296 reais nas duas revisões do KA durante o primeiro ano, e passando longe dos 20 mil km para a segunda delas. De todo jeito, já passou da hora da KIA tabelar seus preços.

kia-picanto-cil-9 Entrevista com dona de um Kia Picanto

NA: Como você avalia a pós-venda da concessionária?
B.A: Como não usei, ainda não posso afirmar. Mas espero ser bem atendida quando precisar, senão Procon e Justiça neles. Posso dizer que quando comprei o carro, já fui até a concessionária sabendo dos prós e contras do mesmo. Deixei o vendedor falar por uma questão de educação, mas também fiz perguntas de coisas que eu sabia para ver qual a resposta que ele daria. Em momento nenhum, me foi passada qualquer informação errada sobre o carro. Ponto para o vendedor.

NA: Você recomendaria esse veículo?
B.A: Sim, com todo certeza, desde que a pessoa tenha consciência do que ela está procurando. Se porta-malas é importante, o Picanto não é ideal. Com conforto, só recomendo transportar no máximo duas pessoas no banco traseiro.

NA: Qual é o valor do seguro no seu perfil?
B.A: Meu seguro foi transferido do KA, que no primeiro ano custou 1150 reais e foi renovado por 950 reais. Paguei a mais desses 950 reais apenas 175 reais, então o custo total do seguro foi de 1125 reais. A franquia subiu de 920 para 1020 reais. Sem cobertura dos famosos retrovisores importados e com setas, mas cobertura total para vidros. Meu perfil não é fácil (36 anos, menos de um ano de CNH, ou seja, ainda na PPD, mas com garagem em casa e no trabalho). A cidade ajuda afinal quem vai deixar de roubar um Uno ou Gol para levar um Picanto em Aracaju, onde são vendidas entre 5-8 unidades/mês? Ladrão pode ser tudo, menos burro.

NA: Qual é o valor do seu carro no mercado?
B.A: Segundo a Fipe ele está valendo R$ 36.054.

NA: Você compraria outro carro coreano, mesmo que de outra marca?
B.A: Sim. Acredito que os coreanos aliam, de forma geral, segurança, design e mecânica a um  preço que qualquer mortal pode pagar desde que, é claro, o representante nacional não decida explorar (mais ainda) o brasileiro.

NA: Esse modelo enfrenta bem nossas ruas?
B.A: Em asfalto decente, o carro é silêncio total, seja com as rodas originais, seja com novas (no meu caso 175/65). Entretanto, em piso irregular bate um bocado, e quanto mais irregular o piso pior, mas claro que depende da velocidade que se anda (20 km/h são recomendáveis). Os barulhos foram reduzidos pela troca dos pneus originais por medidas 175/65 R14, sendo que os mesmos adicionaram 3 cm a mais na altura do carrinho, uma benção para quem dirige em uma cidade cheia de lombadas que mais parecem viadutos como Aracaju.

NA: O Notícias Automotivas agradece a sua participação. Há algo a mais que você queira relatar sobre o veículo?
B.A: Confesso que estou apaixonada pelo carrinho e aqui são apenas as minhas primeiras impressões do carro já que ele está ainda no período de amaciamento e não tem 2 mil km rodados. Eu tenho um diário de bordo do carrinho que sempre vou atualizando no endereço http://www.kiapicantoclube.com/t137-kia-picanto-vermelho-at-2010-2011-picachucho, caso alguém tenha interesse em saber mais sobre o mesmo.

 

FOTO PICANTO: http://www.mediafire.com/?v32imgi7wacgexa

  • jttrainer

    um bom carro para o uso do dia-a-dia, boa compra :)

    • tiards

      Boa compra mesmo, ja venho admirando esse carro a tempos, é um carrinho bacana para centros urbanos, acho que vou até comprar um desse para minha esposa rsrsrsrsrsrs

    • Pedromachado

      ta ai…uma otima compra so faltou mesmo o abs..

    • erickterto

      tb acho principalmente como segundo carro da familia ou para solteiro.
      agora a Brancilene tem que tomar cuidado com o novo diametro da roda, já que são maiores haverá uma variação no hodômetro com o percorrido realmente.

      • Cil

        Eu levo isso em consideração quando faço os cálculos do consumo.

  • Armando_Perez

    se eu procurasse esse segmento de carro, com certeza eu compraria ele… ótimo carro.. relação custo x beneficio boa…

  • Caetano2010

    Gostei do consumo e dos equipamentos,e boa sorte,pois é um ótimo carro.

    • Pedromachado

      ta ai um aotimo carro..

  • Robson Iecker

    Entrevista assim é bem mais esclarecedora…..

  • luisfelipecd

    Já dirigi um, e já andei como passageiro, e gostei bastante.
    Ao volante, parecia um Twingo, com boa visibilidade e fácil de dirigir.
    Na minha opinião, um pequeno grande carro.

  • mark_v10

    otimo carro,kia neles!!!!e agora com a invasão dos sushi's eu quero ver as quatro grandes afundando!!!

  • GUiGoBH

    Por 36mil isso tudo aí!

    Gostei da entrevista, não são muitas mulheres que entendem tanto de carro assim, parabéns pelo carro e pela escolha,
    parece que foi uma enorme evolução em relação ao Ka!

    De fato se estivesse procurando um carro na mesma categoria, faria o mesmo, mas sem o cambio automático porque eu realmente não gosto muito!

    Parabéns pelo relato!

  • marvels

    Rapaz, garotinha entende de carro em? melhor que muito homem para comprar carro, e analisar… Agora a frase "Procon e Justiça neles" reza para vc nao precisar disso, pois no Brasil procon é um mero enfeite, e a justiça demora muito, e quando resolve. OFF: Ando percebendo que é melhor vc comprar um produto com uma pessoa fisica no ML que ti da garantia de 6 meses que comprar um produto numa empresa ou industria grande que ti da garantia de 1 ano.

    • Cil

      Eheheheh… tenho certeza que não vou precisar. O vendedor que me atendeu foi super gente fina mesmo e espero que o atendimento agora no pós-venda também seja tão bom quanto. Na Ford Cimavel, concessionária Ford aqui em Aracaju, que também é única na cidade, sempre fui bem atendida.

  • Turbo_Car

    "NA: A quanto tempo você possui esse veículo?
    B.A: Sou dona de um Kia Picanto 2010/2011 automático a 3 meses." >> "Há quanto tempo…" / "… há 3 meses"

    "NA: A mudança de marchas do câmbio são macios? Podemos comparar com algum outro veículo?" >> "As mudanças de marcha do câmbio são macias?"

    Finalmente alguém que considera o resultado da Latin NCAP!! Parabéns B.A.! Fez uma excelente aquisição!

    • Armando_Perez

      eu pensei a mesma coisa… agora você imagina se a tabela fosse levada a sério pelos consumidores, iria ter uma revolução nos carros.

    • Cil

      Ehehehehe… é nisso que dá escrever e falar no MSN ao mesmo tempo! Alguma coisa do português sempre escapa.

      Quando procurava meu 1º carro, cai aqui no NA várias vezes. De tanto ouvir falar de segurança, comecei a ler e ler e ler e achar que ela é talvez o quesito mais importante a se considerar na hora da compra. Como eu tinha escolhido outro carro porque ele oferecia câmbio automático (não é difícil adivinhar qual é, não é?) e estava no Latin NCAP, decidi por esperar para ver o resultado antes de partir para a compra. Fiquei horrorizada com o resultado e desisti. O Picanto tem um crash teste mais novo no NCAP coreano, e se saiu bem melhor, sem contar que o teste é mais completo. Daí, optei por ele.

  • O_Corsario

    Esses posts com donos falando sobre seus carros são excelentes!
    Só acho que, ocasionalmente, poderiam esperar um pouco mais, porque no começo é sempre muito mais empolgação que razão. Seria legal um update com o resultado deste estranho problema do carro desnivelado.
    Mas sim, o Picanto é uma boa compra, para vender ainda mais aqui deveria antes de mais nada mudar o nome, como é no Chile – Morning. Muita gente ia topar o carro com mais facilidade. E, claro, a bateria – isso sim despreparo da Kia.

    • Lauolling

      Também acho que no começo é só empolgação!
      Por que não entrevistam pessoas que tem um carro há 10 anos, por exemplo. Aí sim veríamos se haveriam ou não problemas!

      • marcelmay

        10 anos ??? ai tbm nao.. isso e tempo pra mudar de geraçao…bom..menos do Uno.

        mas entrevistas com 1 ano acho mais viaveis… ja passou a empolgaçao, por revisao… por viagens…etc etc…

    • Cil

      Lá na última pergunta eu digo justamente que estas são as minhas primeiras impressões, até porque eu estou colocando apenas as características iniciais do carro. Será que com 10-20k km ele será tão silencioso? Como será o consumo com 10 mil? Isso só o tempo mesmo para dizer.

  • totorocho

    É uma excelente opção nessa faixa de preço, ainda mais automático. No meu caso, eu não considerei ele pelo espaço interno e pelo motor, pois sou de pegar estrada com frequencia, mas é um carro perfeito urbano

  • gparra99

    Carrinho interessante…
    so que.. automatico num 1.0 .. NO WAY .. eu fui em diversas agencias da KIA ver o cerato e aproveitei e vi o picanto, pq minha mae gostou .. os proprios vendedores.. NENHUM deles recomendou o automatico.. pois n ha necessidade..

    Outra coisa..a manutencao pode ser barata, tabelada e tal.. mas deixa dar algum problema e tenha q trocar peça.. andei lendo que o picanto as peças sao carissimas, chega a ser absurdo.

    • Não sei, acho que o seu perfil mostrou n~çao ser interessante um Picanto Automatico. mas confesso que ter um desses para uso exclusivo da cidade seria minha solução. Entretanto ainda sigo com carro manual, mas meu proximo carro "oficial" (de uso para o dia a dia) será automatico.

    • O_Corsario

      A necessidade é o conforto e a praticidade! Aliás muito mais útil um câmbio automático num 1.0 na cidade, onde troca-se muito de marcha, que num 2.0 na estrada, que vai ficar dormindo na quinta… Acho que CAT ou até mesmo automatizado é excelente solução para carros urbanos.

    • Cil

      Isso é verdade. E estou longe de defender a KIA, até porque lá no Reclame Aqui, ela, como quase todas as montadoras, não responde as reclamações dos usuários… lamentavelmente. E quase todas as reclamações são sobre peças… ou a falta delas mais precisamente.

      O Centro de Distribuição de Peças da KIA para mim é um grande entrave. A centralização não é um modelo interessante porque o Brasil tem dimensões continentais. Seria mais interessante que eles estocassem peças também em concessionárias ou tivessem CPDs regionais ao invés de um só em SP. Além disso, pelo tempo que a KIA está aqui, se não é possível construir uma fábrica, algumas peças já poderiam ter sido nacionalizadas como amortecedores/molas. Tô só sugerindo porque eu não sei mesmo qual seria a viabilidade disso.

      Mas vai olhar as reclamações da Fiat, por exemplo, tem gente com Siena 2008 e a nova Idea que estão esperando a mais de 60 dias por um simples parachoque. Então, se eu vou esperar peça na hora do conserto de um carro de fabricação nacional com um prazo tão grande quanto o de um carro importado, então foi mais um item que não considerei na hora da escolha.

      Só pra ter uma idéia: Retrovisor: 700-900 reais, Molas: 400 reais e amortecedores: 800 reais (par. Os originais tem um ano de garantia).

  • MythBH

    O dela é automatico meu caro, e tem o frete no nordeste q é bem mais alto que no sudeste. Eu tb tenho um, ja a mais meses que ela. O meu nunca deu defeito, o unico defeito foi que eu estava parado e um maluco nem freiou no engarrafamento e bateu em mim a mil…ai meu carro tá bem detonado agora, esperendo a liberação de conserto da seguradora, uma pena!

    • Lauolling

      Foi malz… esqueci do aut.
      Mas o mec. é 33.000

    • Cil

      Nossa. Que chato! Espero que a seguradora libere logo o conserto. O bom é que seremos dois para comentar sobre o atendimento pós-venda, disponibilidade de peças, etc.

      • MythBH

        Cil tenho medo disso, pq escutei q se as peças estiverem em Sp leva 15 dias pra chegar, so que um camarada tava la e me disse q o picanto dele ja tá la esperando peças a dois meses….e procurando saber mais não so o dele mas o dono de um cerato relatava o mesmo problema…o picano so me deu alegria mas temo que posso ficar chaeado com a kia pela falta de compromisso nas peças, pois na venda me prometeram que tinham um centro so pra isso aqui….mas se tem esse centro pq tem q importar as peças toda mão q um aparece com o carro batido…sei não. Por enquanto so escutei esses boatos, espero que não seja dessa forma vou esperar pra ver como vai ser e se quiserem eu relato udo aqui pra vcs….

        • Cil

          Acredite… não são boatos. Tem peça que tem que ser importada. No twitter tem usuários com 60 dias esperando peça… e para o kia soul.

  • shdn2010

    Tanto a Kia quanto a Hyundai, tem otimos produtos, carros bonitos, cheios de equipamentos, mas da um pouco de medo do pós venda, já vi relatos de pessoas que tiveram muitas dores de cabeça quando realmente precisaram.

  • zingen

    Essa mulher é uma mentirosa, desinformada ou as 2 coisas!!! O Ford Ka nunca participou de crash test no Latin NCAP!

    • Cil

      So faltou você mencionar que o KA jamais teve câmbio automático também!!!!!! xD xD

      Já que você NÃO LEU O TEXTO, vou resumir. O KA foi meu primeiro carro. Na hora de comprar um CARRO COM CÂMBIO AUTOMÁTICO, o escolhido inicialmente participou do Latin NCAP e fez muito feio. Por isso, optei por dar uma olhadinha no Picanto.

      Entendeu agora? Ou quer que eu desenhe?

      Em nota: Eber, por mim, sem problemas. Ainda existem homens que se incomodam com mulheres que sabem um tantinho sobre carros, e olhe que eu estou longe de saber muito. Mas valorizo muito meu dinheiro para saber onde gastá-lo.

      Fazer o quê! Felizmente nem todos são assim.

  • vini_c_a

    Caraca, que mulher é esta? Ela entende mesmo de carro ou se limita a isso? Parabéns de qualquer forma.

    • vinicarioca

      mesmo que "se limite a isso" entende mais do que 95% das pessoas que eu conheço… mta gente nem sabe o que é crash-test

      e outro dia ouvi um amigo meu dizer que o City é mais carro que C4 e Focus…"pq Honda é Honda"

      sem falar na minha amiga que pagou 50 mil num gol… êêê Brasil

      • O_Corsario

        ISso é o que acho bizarro! Só para ficar dentro da VW, com 50 mil, ele compra Fox, ou até mesmo Polo completo!

    • Cil

      Meu pai e meus irmãos são da área, então não tem como escapar de pegar um tantinho aqui, um tantinho ali, mas não… não sei tanto assim. Aprendi um bocado aqui mesmo no NA. E como gosto de gastar bem meu dinheiro, acabei lendo muito sobre o assunto antes de "ir as compras".

      • vini_c_a

        Parabéns! Por você morar na Bahia, seu familiares serem do ramo e seu primeiro carro ser um Ford Ka… Eles provavelmente trabalham na Ford, né? Legal, continue assim, tem um monte de cara falando asneiras aqui que não entendem nem um décimo do que você entende.

        • Cil

          Não moro na bela BA, mas sim em SE, e minhas família é de MCZ. O gosto pelo automóveis "corre nas veias". Eheheheheheeheh… Acho que é culpa do Ayrton Senna também.

  • zingen

    Pergunta ela sabe como é problemático conseguir uma bateria para esse carro! Vai ver nem sabe o que é bateria…

    • Cil

      kkkkkkkkkkkk!!!!!!!!

      Vou dizer… mulher invejosa já é feio… esse traço em homem fica pior ainda!!!!!!! Homem enciumado que uma mulher sabe mais que ele detected!!!!!!!!

  • Fernando

    Será que ela é fumante? Mas acho que nem o fato de ser fumante justifica o uso daquele "aromatizantes" de carro.

    • vinicarioca

      não justifica pra nós… mas pra mulher isso conta bastante

    • AlexandreCE

      Aquele aromatizante é muito bom. Já usei no outro carro que tinha e o cheiro é bem suave, suave mesmo…

      Como o carro é novo, acho que seria desnecessário. Entretanto, o carro é dela…

      As pessoas aqui têm uma mania de fazer observações sobre os gostos de cada um… eu hein…

      • Fernando

        Vc já usou? tá explicado então pq não gostou do comentário.
        Como o @vinicarioca disse, "pra mulher isso conta bastante"
        LOL

        • vini_c_a

          Já usei também, tem gente que gosta de entrar num carro cheiroso.

        • AlexandreCE

          E eu já usei porque depois de um tempo o cara deixa de ter o cheiro de novo. E como gosto de aroma no carro, seja porque me agrada, seja porque a mulherada também gosta, nada melhor do que fazer algo pensando em si e em quem vai lhe acompanhar. Aliás, o aroma da Glade é tão suave que o condutor, após um tempo, para de percebê-lo. Fica mais para quem acompanha o motorista vez ou outra. Também não posso negar que já recebi elogios pelo fato de o carro estar limpo e com ótimo aroma. A mulherada gosta…. é fato.

          Ademais, não há nada de errado no fato de você não ter gostado de ver o aromatizante no carro dela. O problema está em você generalizar reprovando uma opção da Cil, ou mesmo de qualquer outro proprietário de veículo.

          p.s.: POR FIM, à MODERAÇÃO… depois o cara fica muito p… da vida com babaquices aqui no NA e vocês querem aplicar infração e o escambal…

          • Fernando

            tranquilo amigo.. se vc gosta.. tudo bem. Só estranhei a moça colocar isso num carro com 3 meses de uso, que provavelmente ainda deve ter "cheiro de novo".

            Eu prefiro dar manutenção constante no ar-condicionado e manter o carro limpo e ter um ambiente com aroma neutro (no máximo um aroma de couro do banco) do que esses cheiros artificiais.

            O problema é quando o carro do cara FEDE e dai ele coloca esses artifícios pra tentar remediar a situção, mas na realidade só piora. Eu NUNCA vi um carro com um desses ai que tinha um cheiro agradável. Só vi carros com cheiro de mofo misturado com LAVANDA POP ou sei lá o que heheheh. Não deve ser seu caso né amigo ;D

            whatever..

            • AlexandreCE

              Tudo bem… sem problemas … só não foi legal o entre aspas do seu comentário… mas sem grilo.

              Quanto ao aromatizante, usava porque o cheiro de novo já tinha ido embora mesmo. Não tinha como meu carro não ser limpo… a maior parte dos 32 mil Km dirigi sozinho e sou bem cuidadoso com o veículo. O problema é que poeira e sol, e os dois Fortaleza tem até demais, depois de um tempo, deixam um cheiro parecido com palha dentro do carro se conduzido com o A/C desligado. Ainda que aspirando bem os bancos, mesmo assim ficam partículas encrustadas… é inevitável.

    • Cil

      kkkkkkkkkkkkkkkkk! Não fumo não… é que o cheirinho é bom! Carro de mulher já viu né! Pelo menos não tem um ursinho colado em lugar nenhum do carro.

  • vonSeehausen

    Parece um bom carro, mas esse modelo vai desvalorizar bastante com a chegada do novo… se eu fosse ela e estivesse em uma situação financeira não muito confortável, já pensaria em vender enquanto é tempo.

    • Mas o carro tem 3 meses! vc quer vender um carro comprado antes de fazer 1 ano e acha que vai desvalorizar menos antes disso? Só se a pessoa quiser realmente rasgar dinheiro. mas ela estava ciente qdo comprou.

    • Cil

      Sinceramente… não gostei do modelo novo. É muito… masculino! Eheheheh…

      A traseira é estranha, a frente é queixuda… e ele ainda é flex.

  • Lucas Guimarães

    Se eu precisasse de um carro pequeno e compraria um picanto!

  • PossantePotiguarRN

    Desejo sorte para a Cil, pois a Kia é péssima com a assistência de seus modelos. Digo por experiência própria, ou quase isso, já que meu pai possuiu um Clarus SW, comprado zero, que esperou parado por peças durante meses, como acontece com os Hyundai atualmente. Não acredito que a marca tenha melhorado no pós venda, se há 12 anos atrás ela vendia pouquíssimos carros e não era capaz de atender de forma decente os consumidores, imagino agora que ela vende muito mais, mesmo ela tendo melhorado sua estrutura no Brasil de modo geral. E o carro dela só tem três meses de uso, então tudo são flores, até que aparece o primeiro problema, o que já ocorreu.

    • Mas qual carro não tem um detalhe que vc acaba pedindo para ver ?O dela por exemplo foi esse detalhe, no meu C3 eu tive que trocar o insulfilm (gratuitamente) porque simplesmente o C3 tem um problema de fabrica que "não aceita" insulfilm devido a calha usada no carro.

      Será que vc nunca teve detalhes para serem feitos em algum de seus carros?

      • PossantePotiguarRN

        O meu nunca teve um "detalhe". Tenho um New Fit que foi comprado zero e ele nunca precisou dessa revisão de detalhes. O meu carro anterior, uma Meriva SS, também comprada zero, do mesmo jeito, e olhe que é um GM e foi submetido a condições de uso "intensas", afinal eu tinha acabado de tirar a CNH e tinha só 18 anos. Quanto ao insulfilm do C3, minha irmã possui um XTR e ele tem a película de todas as janelas riscadas, com menos de 2 meses de uso foi trocada, mas não na css da Citroen porque foi instalada fora.

      • O_Corsario

        O ponto, que acho válido, é questionar o pós-venda da Kia e Hyundai, para mim ainda o grande contra destas marcas.
        Relatos de filas e dificuldades em obter peças são frequentes. Mas, vale lembrar, em outras marcas tbm…

    • Cil

      Pelo que ando vendo no Twitter e Reclame aqui não melhorou nada. Tem um reclamante no Twitter que está a 60 dias esperando peça para uma KIA Soul… e olhe que o Soul está em produção. E ele tá fazendo uma bela campanha contra a KIA por lá. Tanto que a KIA aparentemente já se apressou para falar com o moço… acho que estes dias o caso da Meu Carro Falha tem acordado algumas marcas.

      Imagine o Picanto, cuja fabricação com essa cara já foi encerrada. Mas paciência, é como eu disse, tem gente com o mesmo tempo esperando peça de carro nacional.

  • vjtarkan

    aconselho apenas a trocar o óleo do motor a cada 5mil km. Parabéns pela aquisição.

  • kadaf

    estou ansioso na chegada do novo modelo lá pra agosto/outubro… espero q venha na faixa de preco atual, ou até diminua um pouco pra esmagar a concorrencia…

    • jttrainer

      pois eh, sem falar q o design do novo picanto foi feito pelo ex designer da audi…, por isso que ele fico tao bonito

  • É isso mesmo, Snoop, este leitor infelizmente passou dos limites faz tempo. Quem tiver dúvidas é só ver os últimos comentários dele, que aliás são os que o Snoop não apagou. Pra ver o nível do cidadão.

    E Cil, desculpe a grosseria de certas pessoas.

  • davi_auto

    Ela fez uma ótima escolha, um dos melhores custo x benefício do mercado nessa faixa de preço!

  • daviddiniz

    interessante a entrevista. Sei que o Logan é figurinha carimbada mas seria possível me entrevistar? Tenho um logan a cerca de 1 mês e queria dar meu ponto de vista também.

  • mateuswp

    Muito bom saber que o Crash Test fez alguem mudar a opção de compra!

  • dricoura2

    Eu não entendo. Pq vcs entrevistam pessoas que têm o carro há tão pouco tempo? Qual a vantagem disso? Analisar como o carro se comporta quanto tá todo durinho e cheirando a novo? Se quiserem uma entrevista de verdade com alguém que tem Picanto, posso dar a vocês, já que tenho um há quase quatro anos, bem próximo dos 100mil kms já. Ae sim os leitores veriam como o carro se comporta depois de usado, a rede pós-venda, etc…

    • Dri, na verdade quem se manisfestou para dar a opinião foi a Cil. Seria interessante se vc pudesse dar seu ponto de vista sim.

      Entre nesse link: https://www.noticiasautomotivas.com.br/contato/

      Nele vc pode manifestar seu desejo de fazer uma opiniao (segunda opiniao) do Kia Picanto e tudo que se sucedeu com esse modelo. qualquer duvida me responde o post.

      Abraços

    • O_Corsario

      Por favor, faça isso! Acho que seria bem interessante!

    • Cil

      Na verdade, fui convidada a dar o depoimento porque desde que comprei que "promovo" o carrinho aqui no fórum quando posto. Eu até comentei que talvez não fosse tão importante assim porque eu tenho o carro a muito pouco tempo. Mas pensando depois, é interessante, afinal pode definir a compra ou não para algumas pessoas.

      Além disso, considerando que muitos carros já saem com defeito, é válido. E tem aqueles defeitinhos que com o tempo a gente vai esquecendo/acostumando. Por isso mesmo montei o meu diário de bordo do carrinho. Com 100 mil km (será que chego lá como você???) terei por escrito o "como era" e o "como ficou". Principalmente com relação ao câmbio automático. Será que em 100k km ele vai se comparar tanto assim com o câmbio do Corolla, como eu cito?

      Agora, seria ótimo uma entrevista porque aí teríamos dois pontos de vista completamente extremados do carro, principalmente porque agora estamos todos no "mercado de usados que não são mais fabricados", mesmo o meu sendo 2011 e o seu 2005 ou 2006.

    • Entre em contato comigo;
      metalomega@gmail.com

  • Vitão

    Pra complementar, se gostou da versão atual do Picanto….. Com certeza vai adorar a nova versão, q é show de bola……

    KIA neles!!! xD

  • LuisRenatoJoia

    Ele pode ser um bom bom carro!Mais acho um absurdo o preço.

    • Kenny_

      Eu acho o preço dele normal, nem caro nem barato. É menor que os concorrentes Ka, Clio e Celta (entre-eixos, porta-malas), é bem mais caro que as versões de entrada dos mesmos, e em teoria, tem o motor mais fraco (já vi um certo 1.4, vulgo prisma, correr mais que muito 2.0 por isso não levo muito a sério os dados do motor). MAS compensa o preço com um bom número de equipamentos dos quais, na minha opinião, se destacam os air-bags e o radio com entrada USB. No final, é uma opção pra quem valoriza itens de conforto ao inves de espaço e motor.

    • Cil

      Eu acho que depende do modelo. Se a pessoa quer comprar um carro manual, QQ, Face, KA, Fiesta, Gol G5, Celta e Palio, guardadas as devidas proporções é claro, são tão acessíveis quanto o Picanto por 33 mil. Claro que muita coisa que o Picanto tem, estes não tem. No meu caso valeu a pena porque é o AT. Economizei uns 7-8 mil reais e levei pra casa um carro mais seguro.

  • GuilhermeD.

    Muito legal a entrevista.

    A mulher se mostrou bastante entendida e pesquisou legal antes de adquirir o carro.

  • matozaobhte

    Um bom carro para mulher !

    • AndreyDKS

      Discordo. Odeio pessoas que taxam o carro como "para mulher, para homem, de malandro…" Carro é carro e ponto. Eu sou fanático pelo Picanto, comprarei o 2012 completíssimo assim que chegar aqui.

  • ACR

    Carro bacana para cidade, estamos no aguardo do modelo novo.
    Felicidades a proprietária.

  • feu

    se esse modelo já é legal, com o 2012 esse carro será imbatível… Considero a compra de um KIA muito em breve!
    aliás, ela pareceu saber bem do que estava falando! bem diferente da maioria que são as que compram C3…

  • Celsiinho

    Muito boa entrevista! Ela entende bastante, soube explicar tudo. Um ótimo carro para mulheres, meu pai estava olhando ele esses dias para minha irmã, ela se encantou, kk.

  • o_unico

    O carro arriou/arroia do lado do motorista quando você entra? Quanto você pesa? Brincadiera.
    Parabéns por pesquisar e confrontar com o vendedor para não ser enganada.

    • Cil

      Passo longe de ser magrinha no momento, mas 80 kg não daria para arriar o lado de um carro… eheheheheheheeh!!!!!!!!!

      Não é quando eu entro, mas quando o carro entra em movimento. Sei lá, é estranho. Já achei que é mola, amortecedor, mas aparentemente eles estão ok. Parado, o carro não tem inclinação. Então o problema pode ser em outro lugar da suspensão (balança, batente???). Até pensei em levar para alinhar/balancer/cambar, mas o carro não tá fazendo qualquer barulho diferente do normal, está devidamente alinhado (fiz aquele teste de soltar o volante)… só na KIA mesmo para eles olharem. Amanhã de manhã estou levando lá e depois volto aqui para contar o que foi.

  • Kokokil

    Cil,
    Minha maior preocupação com os carros da Kia é o preço das peças de reposição.
    Você tem ideia do valor de algumas dessas peças, tipo amortecedor, a famosa bateria, lanternas, faróis, para-choques, pneus, etc.?

    • Cil

      Eu sei que o retrovisor externo gira em torno de 700-900 reais (preço da kia, para uma unidade), molas: 400 cada e os amortecedores ao redor de 800 reais o par. Pastilhas de freio, entre 80-150 reais (na kia entre 130-150 reais). Mas uma coisa que eu considerei é o quanto que eu uso o carro. Vou rodar ao redor de 10 mil km por ano, o que podemos considerar que é muito pouco.

      Exceto em caso de acidente, e aí entra o seguro porque as peças SÃO CARAS, se for depender do desgaste natural de algumas delas manterei o carro sem grandes problemas. Quanto dura um amortecedor ou molas? Na comunidade do Picanto, tem muita gente que importa peças em lojas que tem catalogo e tal. Meu raciocínio é de que se tem gente aqui em Aracaju com Atos e Twingo rodando, não devo ter problemas com o Picanto, independente da Kia.

  • Cintia_85

    Muito bom o relato da Cil. Adorei ler o texto, principalmente porque lembro que comecei a acessar o NA, quando pensava em comprar um picanto, e buscando informações na internet, cheguei a este blog, no qual considero o melhor quando o assunto é carro. Depois de muito pesquisar, em 2007, comprei um picanto e sempre quando o defendia (com conhecimento de causa), a maioria "torcia o nariz". O carro é ótimo e apesar de tê-lo vendido, sempre indico para quem quer um carro urbano.
    Cil, quanto a autonomia do carro, certamente o vendedor falava a verdade quando disse algo em torno de 14km/l. O meu antigo picanto (2º modelo – grades frontais cromadas) era manual e chegava a fazer 18 km/l (ninguém acreditava), até esquecia de abastecê-lo.
    Quanto as palhetas do limpador serem robustas, o ruim disto é que o preço delas é igualmente ROBUSTA. Quando precisei trocar, me cobraram R$ 81,00 cada uma. Ainda bem que é algo que trocamos com prazo longo de tempo.
    Excelente compra! Parabéns!

    • AndreyDKS

      Belo comentário, Cintia.

      O fato é que como o Picanto da Cil é automático ajuda a gastar mais gasolina, mas acho que deveria ficar na faixa de 13-14 frente ao seu antigo, que chegava nos 18. Ela também usa muito o ar condicionado.

      O meu 206 2002 gasolina 1.0 16v faz uma média de 15,5km/l sem ar e 15km/l com ar, é batata, sempre faz nessa base. Prova de que monofuel sempre foi melhor que a enganação do flex…

    • Cil

      Nos dois fóruns doPicanto tem um usuário que gravou um video com o carro dele, manual, fazendo de 23 a 25 km/L acho que na Fernão Dias. O Picanto tem uma tomada especial que permite ligar um computador de bordo. O consumo pra mim tá ótimo, meu KA manual com esta mesma quilometragem fazia entre 7-8 km/L. Se o Picanto bater nos 12 km/L me dou por satisfeita porque isso é igual a apenas um tanque por mês.

  • duhehe

    Noss … que mulher é essa ? Avalia opções e olha crash test ?.. é um milagre ?!

    só um detalhe !
    "deve estar de 2-3 cm mais baixa que o lado do passageiro). O curioso é que é só enquanto dirijo que o desnível aparece. Parado, o carro fica nivelado," …aliada a outra declaração…
    "Os bancos são feitos de uma espuma dura, mas gosto muito justamente pela sensação de conforto e de suporte ao meu peso."

    não seria o seu peso o problema da suspensão ???

    • Cil

      80 kg???? Os dommies dos crash testes pesam 73-74 kg se não estou enganada.

  • Eu estou no meu segundo Picanto. O primeiro eu rodei 84.000 km e esse segundo está com 15.000 km. #Recomendo

  • Cil, parabens pela entrevista!!! Foi fantastica!!! Acho que por esse motivo ainda não escrevi a respeito de carros. Eu sou bom para dar minhas impressões, mas acho que não ficaria completa e é onde esbarra o problema. Mas preciso sim fazer isso.

    Espero que esse problema de alinhamento de seu carro seja resolvido. Só uma duvida que acho que eu não consegui interpretar… qdo vc diz de passar pelo solo lunar do nosso pais, bate seco ou apenas transpõe todo o comportamento ocorrido por passar no buraco?

    Novamente parabens!!!

    • Cil

      Espero que sim. O meu não bate seco não, mas você sente bem mais as oscilações. Quanto mais rápido você estiver em terreno irregular, seja rua de paralelepipedo ou rua asfaltada mais muito cheia de remendos (que sempre ficam desnivelados), mas jus ele vai fazer à fama de "Quicando".

  • RSM

    Cil, uma coisa me deixou encucado aki. vc como leitora diária do NA sabe bem que o picanto será substituído este ano, então porque comprou esse modelo agora e não esperou a atualização? sabe que seu carro vai depreciar muito quando o novo chegar né?

    • Cil

      No geral, achei o novo muito "carro de homem"… é a ironia da vingança já que todos dizem que o Picanto atual é carro de mulher… ehehehehehe … não gostei muito da traseira e da frente queixuda, que é menos pronunciado no Rio. Além disso tem o motor que é gasolina, enquanto o novo será flex.

      Tenho consciência que vender será mais complicado e blá blá blá, mas acho que faço parte do pequeno grupo que compra carro pelo prazer de ter o carro que me agrada. Para ser sincera, revenda não me preocupa pois não pretendo vender o carro nem então cedo.

      • RSM

        Sim tudo bem, mas vc não considerou por exemplo o face também? ou cielo que por um pouco a mais é um carro médio maior que o focus? ou é pq parece carro de homem também? kkkkkkkk o cielo tudo bem, mas o face acho que não…

        • Cil

          Nenhum desses tem opção de automático. Aliás, quero ver qual a primeira chinesa a ter um carro com este tipo de câmbio por aqui.

  • Alesr50

    Esse carro é muito bom mesmo!! Sou mais ele do que muito carro "popular" daqui…agora esses carros sofrem com as ruas lunares daqui de mais (vamo vê daqui alguns meses como ele se comporta em questão de grilos..pq os concorrentes com 3 meses..já brota grilos..)

  • AndreyDKS

    Bom review, Cil! Será que essa rebaixada de 2-3cm ocorreu devido à mudança da roda e pneu? Alguma coisa relacionado a isso? O que comentaram sobre esse problema na comunidade do Picanto?

    • Cil

      Eu não mudei a roda não, continua a original. Só o pneu mesmo. São Michelin XM1 175/65. Eehheeheheh.. até pneu eu pesquisei antes de comprar.

      Todo mundo que trocou pneu foi por esta medida (além de 175/70, que fica raspando em alguns carros, e 185/60). A 175/65 é recomendada inclusive nas próprias concessionárias da Kia. Estes pneus são muito macios e absorvem muito melhor as ondulações do solo que os originais, então do meu ponto de vista e não sei se estou certa, eles até ajudam todo o conjunto da suspensão.

  • artfukr

    Ótima entrevista. Esclareceu vários pontos que buscando informações apenas em notícias na internet a gente não consegue elucidar.
    Esse carrinho é realmente um boa opção dentre os compactos disponíveis no mercado. Só também não compraria a versão automática…
    A nova versão quando vier para o Brasil certamente irá fazer bastante sucesso!

  • dicieri

    Eu possuia um Punto 1.8 e queria um CAT. Pesquisei, fiquei revoltado com todos os preços que vi, então resolvi fazer um protesto. Comprei o automático mais barato (o próprio Picanto, 10/11 AT)
    Odiava esse carrinho. No dia em que fui busca-lo quase surtei, por pouco não cancelei tudo.
    Os primeiros quilometros foram péssimos, aquela coisa não andava por causa do cambio sufocando os míseros 64cv.
    Com o passar dos dias, eu e o cambio começamos a nos entender. Travar o cambio na segunda marcha para ganhar velocidade ou terceira para ficar mais ágil é bem útil, e foi então que o carro começou ficar usável (e mais gastão).
    Todo mundo que conheço já dirigiu ele, todos gostaram e ficaram com vontade de ter um. De repente ele começou a ficar bonitinho, e as mulheres adoram.
    Já se foram 12 mil km em 5 meses. Foi a melhor escolha que poderia ter feito. O dia a dia com ele é uma experiencia muito agradável.
    Hoje faço propaganda dele pra todo mundo. Esse é o carrinho mais carismático em terras tupiniquins!

    • dicieri

      Esqueci de duas coisas…
      Para quem odeia CAT, tem a versão manual. Neste, não dá para acreditar que há um 1.0 debaixo do capô, pois o desempenho é muito parecido com o de um PUG 206 1.4. É 5 mil mais barato, e ouso dizer que os engates dele são quase tão bons quanto os de uma caixa MQ200.

      E uma dica para donos de carros Kia em geral, moradores da Grande São Paulo:
      A concessionária de Mogi das Cruzes tem revisões mais baratas, gastei 260 reais na revisão de 10 mil. No Grande ABC/SP não sai por menos de 400 reais. Valeu a pena andar 60km para economizar 140 reais. O atendimento também foi muito bom!

    • Cil

      E como está o consumo hoje???

      Quem está no sul/sudeste tem mais opções. Aqui só tem uma concessionária mesmo. Então… se bem que eu posso pegar 3h de estrada e ir a SSA fazer a revisão por lá.

      • dicieri

        Cil, notei algo curioso em relação ao consumo do Picanto. Depende muito mais da qualidade da gasolina do que do modo de direção.
        Só fiz média de consumo em trajetos mistos. Com gasolina ruim o consumo fica em torno de 11km/l. Com gasolina boa, o consumo fica de 16km/l para cima.
        Lógico que se usar pouco a sobremarcha (quarta marcha) e muito A/C o consumo fica igual ao de um carro 1.4. Já consegui 8km/l dirigindo feito um maníaco, usando só as 3 primeiras marchas.
        Não sei como é a gasolina por aí, mas aqui em SP, são poucos postos de combustíveis que vendem gasolina boa, e os que vendem gasolina boa, tem a bomba adulterada. Um exemplo bem legal: O coreanozinho tem um tanque de 35 litros, e logo que ele entra na reserva, já vou abastecer. A reserva tem em torno de 5 litros, e na bomba de combustível, normalmente é abastecido com 35 litros. 35 + 5 = 40. O tanque mais o duto deve dar no máximo 36 litros, ou seja, aqui voce paga, mas deixa de rodar 64km!

  • PauloECosta

    Parabéns a Cil pelo carro; pelo teste; pelo top 10 nos comentários e por ter um conhecimento automotivo invejável!
    É muito bom ouvir de gente que sabe do que fala!

    • Cil

      Eu ainda estou longe de ter esse conhecimento todo, mas a gente vai se empenhando. Gosto de saber onde vou gastar meu dinheiro.

  • aprs

    Acho que se o carro não fosse AT, o consumo seria melhor. Mas ainda tem tempo de melhorar. O carro deve ser bem prático pra rodar em cidade. A falta de ABS é uma falha grave pra um carro completo. O novo Picanto terá um visual bem mais interessante para o gosto do povo daqui.

    • Cil

      Com certeza. Tem gente fazendo 25 km/L na estrada. Eu não comentei lá, mais os freios do picanto são muito bons. É uma pena mesmo que a KIA não tenha colocado o ABS nesse carro (para o BR) até hoje. Espero que eles corrijam isso para a versão 2012.

  • NikkoZOll

    KOreanos, japoneses enfrentaram o tal preconceito de carros fracos tinham pessima venda , distribuiçao irregular de concessionarias , agora é a vez dos chineses , os orientais sao inteligentes e sempre superam tudo , PArabens Cil ,esse Carrinho é um xodo , carro da kia que compro o CErato

  • eletricojah

    Cil, parabéns por ter escolhido um carro pelo quesito segurança. Mais uma vantagem do Picanto: não é flex, isto é, muito mais econômico!

  • Fabio D.

    Uma amiga minha trocou o Gol véio dela (2005) por um Picanto 0 tem uns 3 dias… tá toda feliz. Kia rulez!

    Agora, o detalhe da chave me deu inveja. Até o Picanto tem chave bonita. A do Cerato até 2010 é horrível! =( Não comprei o carro pra desfilar chave pendurada por aí, mas… é um detalhe né eheheh

    • Cil

      Mas parece que essa versão de 6 marchas vem com uma chave decente.

      • Fabio D.

        Sim, vem sim. Daqui alguns anos, quando eu for trocá-lo, com certeza será um 2.0 top, automático, etc. Gostei muito do carro, só não anda tão bem… aí com certeza virá com a chave canivetinho hehe

        Esqueci de te elogiar pela escolha. Um bom carro, prático e completo!

  • CharlesAle

    Pode ser bom,mas não considero tudo isto,me lembro que em 96(não me lembro a revista,mas quem soubre poderia dizer) saiu um comparativo emtre o kia sephia e o corsa gls,hoje,os corsas ainda rodam e valem uma boa grana,e aonde estão os sephia??a maioria no ferro velho,e ambos tinham o mesmo valor de compra,ou seja,ka pode ser inferior agora,mas daqui a algum tempo estará rodando,enquanto o picanto já pode ter virado galinheiro!!por enquanto,não são carros de colocar toda confiança,e é fato,as peças são carissimas,e quanto mais velho,pior,mas é uma opção para alguém mais endinheirado,mais excentrico,não os "financistas"que já compram pensando em vender,ai fico com os nacionais,como o KA ou outro nacional!!!!

    • Cil

      Isso pode ser verdade. Mas a questão é: quem comprou um Sephia, mesmo que tenha mandado ele para o ferro velho no fim da vida do carro, teve ou não teve mais prazer e conforto? O KA pra mim já era muito bom, dentro do conhecimento que eu tinha na época. Muito provavelmente em 10 anos, ele ainda estará no mercado de usado, enquanto o Picanto não, mas e o conforto de dirigir o Picanto por 10 anos se o carro se comportar direitinho? Tem os próprios usuários de picanto que podem preferir comprar um modelo usado a um novo. Tem um usuário no forum do Picanto que comprou um modelo acho que 2007-2008… e o cara está como novo. A dona anterior foi muito cuidadosa.

  • JADERSONLEMAO

    Pessoal tá de parabens, a entrevista ta d+. Tirei muitas duvida do carro que tinha, pois gostaria de perguntar para uma pessoa sobre o carro e não preciso mais.

    Parabens. NA coloca reportagem tb do I-MOTION, to pensando em comprar 1 FOX e gostaria de saber mais.

  • X11auto

    Só uma corraçõ em relação as afirmações da entrevistada!
    Todo "ladrão" é burro, a partir do momento que resolve ser ladrão!
    Pela cidade onde ela mora, bem que este seguro merecia ser menorzinho!
    Eu adoro esse carro, e o modelo novo então que logo, logo deve estar por aqui, nem se fala, vai rachar de vender se a Kia for experta!

    • Cil

      Sobre os ladrões…. Verdade mesmo! Difícil pelo meu perfil (sem contar que ainda estou na PPD).

    • Fabio D.

      O seguro da Kia é alto mesmo… as seguradoras não são simpáticas com ela não, acho que pelo fato de serem carros importados. Sei lá, só te digo que Cerato e Soul têm seguro alto e agora fiquei sabendo junto com vc do seguro do Picanto, alto tb…

  • EvertonCa

    Ue?! Se ela tinha o ka a 1 ano e meio, e o picanto a 3 meses, como tem menos de um ano de carta?!

  • lcds22

    Excelente reportagem. Estou esperando chegar o modelo novo para comprar um para minha filha. Primeiro carro dela. Ela achou o carro lindo.

  • ericsp

    só ouço elogios a respeito desse carro… apenas o design é controverso, pois não me agrada design do tipo "engraçadinho"… algo que já está sendo corrigido com a nova geração, que tem um design fantástico!

    • X11auto

      Eu acho que engraçadinho ou não, esse carro é mais atraente que qualquer popular de entrada das quatro grandes!

    • Cil

      Na maior parte sim, mas não dá pra mistificar o carro também. Mesmo na minha empolgação, eu sempre tento me manter sóbria com relação a isso. Tanto que aponto falhas, sendo que a do retrovisor interno e para-sol é a pior de todas.

      Lá mesmo no fórum do picanto, tem usuário que está reclamando de todo tipo de problema. Teve uma usuária que reclamou da falta também dos pneus originais, que são difíceis de achar… apesar de ter no mesmo tamanho de outra marca.

  • Skiegaard

    Boa avaliacao e bom carro. Gosto mais desse por fora do q do novo, mas o novo por dentro eh melhor.

  • felipe98

    véi, qnd q a KIA começou a produzir carro bom? nao me lembro bem, antigamente se me pergutarem algo da KIA, logo vinha na minha cabeça que era a marca da minha van escolar. Não to desmerecendo a marca, q ta criando carros excelentes hoje em dia, eu só nao me lembro qnd ela começou a produzir esses carros da nova geração dela.

  • João Paulo Vizioli

    O melhor carro para os centros urbanos no Brasil atualmente, quase como um Kei car. E sendo automático, é praticamente um oásis no trânsito! (falo isso pq estou penando com um Kei manual aqui… Quero meu Wagon R de volta!!!)

    Parabéns Cil, ótima entrevista (e muito boa comentadora). Felicidades com o carro!

    PS: O NA deveria ter mais mulheres comentando… Só vejo a Cil e raramente a Cíntia… Uma pena.

  • Alfa_Lover

    muito bom esse posts de dono de carro falando seu prorpio brinquedo. queria ver alguem falando desses chineses recem-chegados, algum deles sao ateh q bonitos, mas tenho medo de comprar um futuro daihatsu applause ou hyundai excel

  • OCoelho

    Carrinho muito bom para o uso urbano, não comprei um por que tinha bônus na Fiat.
    Mas não tenho preconceito com os Coreanos, na verdade a Caoa é que não me inspira confiança com suas propagandas enganosas.

  • kikofar

    Tá aí uma consumidora bastante consciente do produto que comprou, suas qualidades e limitações. Interessante a entrevista porque, muitos donos só falam da "lua-de-mel" com o carro, esquecendo ou não notando seus defeitos. E lendo suas palavras, nota-se que para aqueles que estão em grandes centros e cidades médias, atendidas por rede de concessionários, ter carro coreano realmente já não é um "tiro no escuro" como há 3 anos atrás.

    Ontem, resolvi olhar um Accord (usado) numa concessionária Hyundai e, claro, como amante de carros, olhei os carros 0 km expostos. i30, iC30, iX35 estão bem bacanas. Mas realmente, o tal do Sonata… é muito lindo! Ainda assim, prefiro o desenho um pouco mais sóbrio (e alemão) da Kia. Enfim, os coreanos não estão para brincadeira!

  • Beto_lixo

    Gostei do carro,e acho que é a primeira matéria na cidade onde moro.Gostei

  • trotta

    Este carro é bom so até os 50mil kilometros depois é uma merda começa a queimar oleo so da problema
    é um carro fragil e de manutenção muito cara se livre desse carro depois dos 50mil

  • Ronaldo

    Cara, a kia deve contratar essa cliente para fazer o marketing da empresa…tenho um picanto do mesmo ano e modelo do dela, com 10.000 rodados e é mais ou menos a metade de tudo isso que ela falou…deviam, os produtores do carro, falar somente a verdade…parece notícia plantada !!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend