Update: Atualização de software faz dona de Tesla ficar presa por 40 minutos no carro

tesla model 3 2024 1 1
tesla model 3 2024 1 1

Uma das piores situações que um motorista pode passar é ficar preso dentro de seu carro. Pior é se isso ocorrer durante um dia de forte calor e com temperatura interna que pode passar de 46 graus.

Isso aconteceu com a proprietária de um Tesla Model 3, que decidiu atualizar o software do sedã elétrico e o mesmo simplesmente a trancou dentro, sob um calor intenso.

Brianna Janel, dona do Model 3, estava, na verdade, seguindo as regras estabelecidas por Tesla. No manual, a empresa diz que “as funções do veículo, incluindo alguns sistemas de segurança e abertura ou fechamento de portas, ou janelas, podem ser limitadas ou desativadas durante a instalação e você pode danificar o veículo”.

Janel decidiu seguir o protocolo de segurança da Tesla e iniciou a atualização de seu carro, porém, ela deveria ter feito isso fora do veículo, mesmo que houvesse a recomendação contrária. Motivo? O óbvio.

A própria Tesla diz que as travas manuais só podem ser usadas quando o carro estiver sem energia, pois, caso contrário, o “usuário” do veículo pode danificar o mesmo. Da mesma forma, a marca de Elon Musk diz que não se deve destravar as portas durante a atualização.

@brianna__janel

Replying to @mm I’M FREE. Thank you for your concerns. Some of you were telling me there was a way I could’ve gotten out but I was afraid to mess up my car. Thats why i said i was stuck lol #tesla #teslatok

♬ original sound – brianna | 2025 BRIDE

Então, em outras palavras, quem estiver dentro do Model 3 ou do Model Y, terá de aguardar pacientemente até que a atualização seja feita, independente das condições atmosféricas…

Nesse caso, Janel encontrou quase 40 graus Celsius em seu carro, enquanto transmitia sua situação no TikTok por meio de uma live. Mesmo assim, ela persistiu em ficar no carro com medo de danificá-lo, mesmo tendo que suportar enorme calor.

Segundo a previsão de atualização do Model 3, Janel precisaria aguardar 24 minutos para o download completo (na BYD são 23 minutos), mas ela acabou ficando 40 minutos, provavelmente devido à rede disponível na região.

Na Tesla, o manual diz que a atualização não será feita se os modos Keep Climate, Dog Mode, Sentry Mode ou Camp Mode estiverem ativados, mas não exige que os ocupantes do veículo saiam do mesmo antes do início do processo de instalação.

A rival Lucid Motors exige que o motorista saia do veículo, no caso o Air, dando-lhe dois minutos para arrumar as coisas, sair do carro e trancá-lo. Portas e vidros não poderão ser acionados durante a atualização do sedã de luxo.

Com 10,7 milhões há algum tempo, a postagem de Janel no TikTok viralizou rapidamente. Após o término da atualização, Janel conseguiu finalmente respirar um ar puro e se refrescar…

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X