Para concorrer com dona da 99, Elon Musk promete Robotaxi para 8 de agosto

elon musk 1
elon musk 1

Elon Musk prometeu que no dia 8 de agosto de 2024, o mundo conhecerá em primeiro mão o “Robotaxi” da Tesla. O anúncio vem na sequência de mais uma confusão com a imprensa, dizendo que a Reuters mentiu sobre suposto fim do Model 2.

Após a divulgação do balanço trimestral de 4,9% de alta, com US$ 25,7 bilhões a mais de receita, a Tesla começa 2024 bem, porém, como sempre, Musk está atrasado em seus planos de ter um Robotaxi e o carro barato de US$ 25 mil, parece ter entrado novamente no limbo.

Todavia, a mudança de Musk para o Robotaxi aparentemente teria relação direta com o anúncio da Didi, dona da brasileira 99, com a GAC, que prevê a produção em massa de carros robotizados de Nível 4.

Nesse caso, o carro pode andar 100% sozinho, mas ainda preserva os comandos do motorista e este pode assumir se desejar, sendo um nível abaixo do limite, o qual é a condução robotizada plena, onde os carros não aceitam mais motoristas.

Para a Didi, conhecida estranhamente como o Uber chinês, a nova frota de carros robotizados deve atuar nos grandes centros chineses e parece ter autorização do governo central para isso, já que a questão da condução autônoma ainda não está clara em parte alguma.

Nenhum país certificou os carros autônomos em massa e para todos os destinos ou regiões. Se Didi e GAC conseguiram liberdade para rodar em todos os centros chineses, o potencial para esse mercado é enorme.

Então, aí entra Elon Musk com seu Robotaxi. Ainda que dificilmente alguém verá esse carro rodando livremente pelos EUA, se Pequim liberar o Nível 4 em seus centros urbanos grandes ou médios, então, a Tesla terá um campo fértil na China.

As lições aprendidas na China podem servir de base para eventualmente pedir a mesma licença em outros países ou regiões. Aliás, 8/8 lembra 88, número que os chineses gostam.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X