Elon Musk avisa que sistema autônomo Full Self Driving já está disponível para outras marcas

tesla fsd neve
tesla fsd neve

Licenciar tecnologias é uma forma das montadoras ganharem dinheiro, ainda que algumas sejam ciumentas em relação ao que desenvolvem, mas normalmente isso ocorre quando a tecnologia é de uso limitado à própria marca.

Todavia, quando o desenvolvimento tem um diferencial enorme para a indústria, normalmente os fabricantes licenciam tais sistemas para outros fabricantes, de modo a não só ganhar com isso, mas também difundir uma ideia.

A Ford fez isso com a linha de montagem, a Toyota abriu sua tecnologia híbrida e a VW atualmente licenciou sua plataforma MEB. E a Tesla? Desde o início, Elon Musk disse que a marca americana veio para mudar as coisas.

Certamente mudou, pois com seus carros elétricos e tecnologia que prometia o futuro, como um iPhone móvel, Elon Musk ajudou a converter uma boa parte da indústria automotiva para esta nova realidade e agora licencia um de seus trunfos.

Musk avisou que o pacote Full-Self Driving do Auto Pilot está disponível para outros fabricantes, prevendo um futuro onde “todos os carros serão autônomos e elétricos”. Ele disse que a “Tesla ficaria feliz em fazer esses negócios”.

tesla autopilot 1024x512 1
tesla autopilot 1024×512 1

Desde junho de 2023 que Musk vem falando sobre negociar a FSD com outros fabricantes, mas até agora nenhum negócio foi feito. Talvez um dos motivos seja pelo fato da LiDAR ter se popularizado como principal sistema de condução semiautônoma.

Na China, praticamente todas as marcas que oferecem pacote ADAS de nível 3, apresentam o radar laser no topo do para-brisa para escanear o caminho, geralmente associado com 32 sensores e um processador ultrarrápido da Nvidia.

Já o FSD se baseia em imagens e sensores, sem laser, porém, é a tecnologia mais destacada do momento, por estar sendo usada intensamente por “testadores” em seus próprios carros, ainda que com alguns acidentes e a polêmica sobre a responsabilidade.

A Tesla descreve o FSD como sendo de Nível 2+, enquanto BMW e Mercedes-Benz, por exemplo, já falam em Nível 3. Mesmo assim, o que se vê na mídia são os carros de Elon Musk andando sem o controle dos motoristas.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X