Fiat 500 elétrico tem produção suspensa porque ninguém o quer

fiat 500 fabrica

A Stellantis suspendeu a produção do Fiat 500 elétrico em Mirafiori, fábrica da montadora italiana em Turim, que vem se dedicando à fabricação da atual geração do pequenino Cinquecento, modelo que anteriormente era feito em Vychy, na Polônia, assim como também em Toluca, no México.

A suspensão durará quatro semanas para que a montadora ajuste o estoque à demanda, algo que os fabricantes sempre alegam para evitar a real situação, ou seja, o desinteresse dos consumidores no produto.

Mas, a Stellantis confirmou que o pequeno elétrico não tem o desempenho esperado na Europa. A nota diz que a suspensão está  “ligada às profundas dificuldades enfrentadas no mercado europeu [de veículos elétricos] por todos os produtores”.

Essa interrupção na produção do ícone da marca italiana é um duro golpe para a Stellantis, não só pela queda nas vendas do pequenino, mas porque o grupo vem sendo pressionado pelo governo de Giorgia Meloni para ampliar a produção doméstica.

Olivier François, CEO da Fiat, confirmou ao site inglês Autocar , a decisão da empresa de botar um pé no freio do Fiat 500 elétrico. Foram 74.885 unidades vendidas, inclusive da versão a gasolina, que já saiu de linha, no primeiro semestre de 2024.

Sobre a decisão, François disse mais: “É claro que, como todos os outros, pensávamos que o mundo iria eletrificar mais rapidamente e que o preço da eletrificação cairia mais rapidamente”.

O CEO da Fiat confessou: “Mas não poderíamos imaginar que a Covid viria, que haveria escassez de matérias-primas e que a sociedade europeia – nem o todo, nem a parte mais jovem dela – viraria as costas às soluções sustentáveis. Mas essa é a realidade. E temos que enfrentar isso.”

A Fiat tem um plano de hibridizar o atual Fiat 500 com adoção de um motor a gasolina como gerador para a função de extensor de alcance do pequenino, que pode vir a ser um alento para as vendas, caso seja aceito como mais interessante ao consumidor.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias 500

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X