Fiat Argo 2025: Menos equipado que a concorrência, chegou a hora de ter um motor Turbo

argo trekking (8)
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Sem grandes mudanças, o Argo 2025 aparece como um dos principais modelos no segmento de entrada em nosso mercado. E seus resultados recentes mostram que a Fiat acertou em manter a mesma receita.

Com exceção do Polo, que já disparou na liderança, o modelo italiano briga de perto pela 2ª posição entre os hatches pequenos com Onix e HB20, rivais mais modernos e com motores eficientes.

Mas o que o Argo tem para oferecer a seus clientes?

Confira!

argo trekking (3)
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Uma linha com diversas opções

A linha do Argo 2025 continua oferecendo cinco opções. Ela inclui os modelos mais básicos, com motor 1.0 e câmbio manual, a versão Trekking 1.3 com câmbio manual e as duas configurações mais caras, repetindo as versões Drive e Trekking, com motor 1.3 e câmbio automático.

Isso engloba boa parte das necessidades do comprador desse segmento, que muitas vezes procura um carro básico (e isso inclui frotistas, locadoras e empresas) ou quer um modelo automático barato.

Confira cada versão:

  • Argo 1.0 MT 2025
  • Argo Drive 1.0 MT 2025
  • Argo Trekking 1.3 MT 2025
  • Argo Drive 1.3 AT 2025
  • Argo Trekking 1.3 AT 2025

Cores: Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional); Vermelho Montecarlo, Branco Banchisa, Vermelho Montecarlo com teto Preto Vulcano e Branco Banchisa com teto Preto Vulcano (sólidas, R$ 990); Cinza Silverstone, Cinza Silverstone com teto Preto Vulcano e Prata Bari (metálicas, R$ 1.990).

fiat argo 2024 milazzo santos (3)

Menos equipado que a concorrência

Argo 1.0 MT 2025 – motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

SEGURANÇA: airbag duplo, freios ABS com EBD, alarme antifurto, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, brake-light e ESS (sinalização de frenagem de emergência), cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, desembaçador traseiro temporizado, controle de tração e estabilidade, Isofix, assistente de partida em rampa (Hill Holder), setas com função Lane Change e travas elétricas nas portas e porta malas (travamento automático a 20km/h).

CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado com filtro antipólen, chave canivete, computador de bordo, direção elétrica progressiva, faróis com regulagem de altura e Follow me home, HCSS (sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência, painel de instrumentos de 3,5 polegadas com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT, retrovisores externos com comando manual, vidros elétricos dianteiros com one touch e sensor antiesmagamento e volante com regulagem de altura.

INTERIOR: banco traseiro rebatível, encostos de cabeça traseiros (laterais e central) e tomada 12V.

VISUAL: aerofólio traseiro na cor do veículo, luzes diurnas (DRL), maçanetas e retrovisores externos na cor preta, repetidores de seta no retrovisor e rodas de aço de 14 polegadas com calotas integrais e pneus “verde” 175/65 R14 com baixa resistência.

OPCIONAL: nenhum.

Argo Drive 1.0 MT 2025 – motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + banco do motorista com regulagem de altura, banco do passageiro com bolsa porta objetos no encosto, central multimídia Uconnect de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entradas USB (2) e reconhecimento de voz, cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos, iluminação do porta-luvas e porta-malas, monitoramento de pressão dos pneus, luz de leitura dianteira, maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, retrovisores externos com comando interno mecânico, volante multifuncional e rodas de aço de 15 polegadas com calotas integrais e pneus “verde” 185/60 R15 com baixa resistência.

OPCIONAL:

  • Drive Top (R$ 2.990) – ar-condicionado digital, retrovisores externos elétricos com Tilt Down (rebatimento automático do retrovisor direito ao acionar a ré), calotas exclusivas, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, chave presencial e faróis de neblina.

Argo Trekking 1.3 MT 2025 – motor 1.3 de 107 cv e 13,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + alças de apoio nas laterais do teto para passageiros dianteiro e traseiros, barras longitudinais no teto, câmera de ré, caracterização Trekking (adesivo no capô, faixas laterais e faixa na tampa traseira), faróis de neblina, LED Design nos faróis dianteiros, moldura de proteção nas caixas de roda, pintura bicolor (teto, aerofólio traseiro e retrovisores externos na cor preta), retrovisores externos elétricos com Tilt Down (rebatimento automático do retrovisor direito ao acionar a ré) e indicadores de direção, rodas de liga leve de 15 polegadas com cor exclusiva e pneus 205/60 R15 de uso misto ATR, sensor de estacionamento traseiro, suspensão elevada e vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento.

OPCIONAL:

  • Trekking Top (R$ 2.990) – ar-condicionado digital, bancos e volante em couro ecológico, chave presencial e partida por botão.

Argo Drive 1.3 AT 2025 – motor 1.3 de 107 cv e 13,7 kgfm de torque, com câmbio CVT de 7 velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens da versão Drive MT + câmbio automático do tipo CVT e piloto automático.

OPCIONAL:

  • Pack S-Design (R$ 3.990) – rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 185/60 R15 com acabamento escurecido, ar-condicionado automático digital, revestimento do volante em couro, acabamento exclusivo no painel, volante e console central, sensor de estacionamento traseiro, acabamento interno escurecido, retrovisores externos, spoiler e frisos laterais em preto brilhante, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, chave presencial, faróis de neblina, bancos com acabamento exclusivo S-Design e retrovisores externos com comando elétrico com tilt-down.

Argo Trekking 1.3 AT 2025 – motor 1.3 de 107 cv e 13,7 kgfm de torque, com câmbio CVT de 7 velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens da versão Trekking 1.3 MT + câmbio automático do tipo CVT e piloto automático.

OPCIONAL:

  • Trekking Top (R$ 2.990) – ar-condicionado digital, bancos e volante em couro ecológico, chave presencial e partida por botão.
argo trekking (6)
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O Argo precisa ser barato

O Argo realmente precisa se apoiar em preços mais baixos para ter alguma chance no segmento, pois a lista acima mostra que ele fica devendo para seus rivais quando o assunto é nível de equipamentos.

A boa notícia é que sua gama custa um pouco menos de Onix, HB20 e Polo em suas versões mais caras. A Fiat ainda aposta forte nas vendas diretas, o que derruba ainda mais esses valores.

Confira:

  • Argo 1.0 MT 2025 – R$ 84.990
  • Argo Drive 1.0 MT 2025 – R$ 86.990
  • Argo Trekking 1.3 MT 2025 – R$ 94.990
  • Argo Drive 1.3 AT 2025 – R$ 96.490
  • Argo Trekking 1.3 AT 2025 – R$ 100.990
Argo Trekking (20)
Argo Trekking (20)

Está na hora de ter um motor turbo?

A linha de motores do Argo 2025 não sofreu nenhuma mudança. Com isso, o hatch começa com o propulsor 1.0 Firefly, que tem 3 cilindros, 2 válvulas por cilindro, disposição transversal e injeção multiponto.

Ele entrega 71 cv e 10 kgfm de torque com gasolina e 75 cv e 10,7 kgfm com etanol, com a potência máxima a 6.000 rpm e pico de torque a 3.250 rpm. O câmbio com esse motor é sempre manual, com 5 marchas.

Nas versões mais caras, o Argo traz outro motor da família Firefly. Com 1,3 litro e aspiração natural, ele tem disposição transversal, 4 cilindros e 8 válvulas, além da injeção multiponto.

Seus números com gasolina são 98 cv e 13,2 kgfm, enquanto que o etanol sobe para 107 cv e 13,7 kgfm. A potência máxima aparece acima do que é visto no motor 1.0 (6.250 rpm), assim como o torque (4.000 rpm).

Aqui, o Argo oferece o câmbio automático do tipo CVT, com 7 marchas simuladas, além do mesmo câmbio manual já citado.

Argo Trekking (14)
Argo Trekking (14)

Desempenho razoável

Sem a eficiência dos rivais que já apostam na motorização turbo, o Argo 2025 tem números mais tímidos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima. Confira:

  • Argo 1.0 MT – 13,4 segundos e 162 km/h
  • Argo 1.3 MT – 10,8 segundos e 173 km/h
  • Argo 1.3 AT – 11,2 segundos e 174 km/h (173 km/h na versão Trekking)
Argo Trekking (18)
Argo Trekking (18)

Consumo melhor que o esperado

CONSUMO CIDADE

  • Argo 1.0 MT – 9,4 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina
  • Argo 1.3 MT – 9,1 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina
  • Argo 1.3 AT – 9,1 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina (8,9 km/l e 12,7 km/l na versão Trekking)

CONSUMO ESTRADA

  • Argo 1.0 MT – 10,2 km/l com etanol e 14,7 km/l com gasolina
  • Argo 1.3 MT – 10 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina
  • Argo 1.3 AT – 10,1 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina
Argo Trekking (15)
Argo Trekking (15)

Dificuldade para descobrir o custo de manutenção

Recentemente, a Fiat dificultou o acesso às informações de manutenção de seus carros. Se antes era possível ver o custo de cada revisão no site, agora a marca exige um contato com a concessionária mais próxima.

Mesmo assim, sabemos que o Argo 2025 segue com 3 anos de garantia em todas as versões e paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

A tabela abaixo, a última disponibilizada pela marca, dá uma ideia do custo de manutenção em cada versão.

Revisão Custo Custo
Quilometragem Preços 1.0 Preços 1.3
10.000 km R$ 496 R$ 556
20.000 km R$ 708 R$ 764
30.000 km R$ 508 R$ 568
40.000 km R$ 1.564 R$ 1.764
50.000 km R$ 540 R$ 600
60.000 km R$ 904 R$ 964
TOTAL R$ 4.720 R$ 5.216
Argo Trekking (13)
Argo Trekking (13)

Ficha técnica

Motor

Firefly 1.0

Firefly 1.3

Tipo Dianteiro, transversal e flex Dianteiro, transversal e flex
Número de cilindros 3 em linha 4 em linha
Cilindrada (cm3) 999 1332
Válvulas 6 8
Taxa de compressão 13,2:1 13,2:1
Injeção eletrônica de combustível Multiponto Multiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) 71/75 cv @ 6000 rpm 98/107 cv @ 6250 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 10/10,7 kgfm @ 3250 rpm 13,2/13,7 kgfm @ 4000 rpm
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas ou CVT de 7 velocidades
Freios
Tipo Disco sólido / tambor Disco ventilado / tambor
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Suspensão
Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadora McPherson, independente com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas 14 ou 15 polegadas 15 polegadas
Pneus 175/65 R14 ou 185/60 R15 185/60 R15 ou 205/60 R15 ATR
Dimensões
Comprimento total (mm) 3998 3998 ou 4031
Largura sem retrovisores (mm) 1724 1724 ou 1750
Altura (mm) 1503 1512 ou 1568
Distância entre os eixos (mm) 2521 2521
Capacidades
Porta-malas (litros) 300 300
Tanque (litros) 48 47
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 400 400
Peso em ordem de marcha (kg) 1077 1150 ou 1170
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,34 0,34

Fotos

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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.