O Cronos 2025 já está no configurador da marca, mas sem qualquer anúncio oficial, pois a linha permanece quase a mesma.
Com os bons resultados recentes, a Fiat ainda não enxerga motivos para qualquer mudança.
Mesmo assim, no próximo ano o sedã deve ganhar uma leve reestilização e voltar a oferecer 4 airbags. Olhando para a concorrência atual, é mesmo urgente que a marca italiana deixe seu modelo mais seguro.
Confira o que o Cronos 2025 oferece!
Opções bem pensadas
A linha básica do sedã não mudou, mas agora não temos mais a opção S-Design. Antes parte da gama em versões com câmbio manual ou automático, ela muitas vezes era vista como uma versão independente.
Com isso, o Cronos aparece em apenas quatro versões:
- Cronos Drive 1.0 MT 2025
- Cronos Drive 1.3 MT 2025
- Cronos Drive 1.3 AT 2025
- Cronos Precision 1.3 AT 2025
Cores disponíveis: Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional); Branco Banchisa e Vermelho Montecarlo (sólidas, R$ 990); Cinza Silverstone e Prata Bari (metálicas, R$ 1.990); Branco Alaska (perolizada, R$ 1.980).
Uma linha sem opcionais
Cronos Drive 1.0 MT 2025 – motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
SEGURANÇA: airbag duplo, alarme antifurto, brake-light, cintos de segurança retráteis de 3 pontos (com regulagem de altura na dianteira), controle de tração e estabilidade, sinalização de frenagem de emergência (ESS), Isofix, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD, sensor de estacionamento traseiro e travas elétricas (com acionamento automático a 20 km/h).
CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado com filtro antipólen, direção elétrica progressiva, central multimídia Uconnect de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entradas USB (2) e reconhecimento de voz, banco do motorista com regulagem de altura, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, chave canivete, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro temporizado, Follow me home, sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina, monitoramento de pressão dos pneus, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena), painel de instrumentos com tela em TFT de 3,5 polegadas, regulagem de altura manual do facho do farol, retrovisores externos com comando interno mecânico, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e sensor antiesmagamento e volante multifuncional com regulagem de altura.
INTERIOR: encostos de cabeça traseiros (laterais e central), iluminação do porta-malas, luzes de leitura dianteira e traseira, porta-luvas iluminado e tomada 12V.
VISUAL: LED Design nos faróis dianteiros, luzes diurnas, maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, repetidores de seta no retrovisor e rodas de aço estampado de 15 polegadas com calotas integrais e pneus “verde” com baixa resistência a rolagem na medida 185/60 R15.
Cronos Drive 1.3 MT 2025 – motor 1.3 de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + motor 1.3.
Cronos Drive 1.3 AT 2025 – motor 1.3 de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, com câmbio CVT de 7 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + câmbio automático do tipo CVT (com 7 velocidades simuladas) e piloto automático.
Cronos Precision 1.3 AT 2025 – motor 1.3 de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, com câmbio CVT de 7 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático digital, bancos em couro, câmera de ré, alças de apoio lateral de teto para passageiros dianteiro e traseiros, apoio de braço para motorista, banco traseiro bipartido 60/40, faróis de neblina, frisos, maçanetas externas e para-choques com detalhes cromados, chave presencial, partida por botão, retrovisores externos com ajuste e rebatimentos elétricos e função Tilt Down, volante revestido em couro e rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16.
O Cronos é caro?
O principal rival do Cronos, segundo seu segmento na Fenabrave, é o HB20S. Atualmente, a Hyundai vende seu sedã com preços entre R$ 95.590 e R$ 128.490, lembrando que ele usa uma motorização mais eficiente e é mais equipado.
Outro rival forte para o italiano seria o Onix Plus, que sozinho vende o mesmo que Cronos e HB20S somados. O modelo da Chevrolet custa entre R$ 99.490 e R$ 125.790, estando no mesmo nível de equipamentos e motorização do sul-coreano.
Com isso, o Cronos 2025 ocupa uma faixa mais em conta, mas é preciso lembrar que ele também oferece menos que seus concorrentes. Confira os preços:
- Cronos Drive 1.0 MT 2025 – R$ 93.990
- Cronos Drive 1.3 MT 2025 – R$ 99.990
- Cronos Drive 1.3 AT 2025 – R$ 102.990
- Cronos Precision 1.3 AT 2025 – R$ 112.990
Sem turbo até quando?
Enquanto os rivais mencionados acima usam motores 1.0 turbo, que são mais eficientes, o Cronos continua apenas com as opções aspiradas da família Firefly. Até quando a Fiat vai manter essa receita, não sabemos.
A linha começa com o propulsor de 1,0 litro, que tem 3 cilindros em linha e 6 válvulas, além da injeção multiponto. São 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv e 10,7 kgfm com etanol, alcançando a potência máxima a 6.000 rpm e o pico de torque a 3.250 rpm.
Exclusivo da versão de entrada, esse motor é associado apenas ao câmbio manual de 5 marchas.
Acima dele, o sedã da Fiat tem três versões com o motor 1.3, também aspirado e com injeção multiponto. Mas aqui são 4 cilindros e 8 válvulas, entregando 98/107 cv (6.250 rpm) e 13,2/13,7 kgfm (4.000 rpm).
Além do mesmo câmbio manual do modelo 1.0, esse propulsor ainda é ligado à transmissão CVT com 7 marchas simuladas.
Desempenho mediano
Não é surpresa para ninguém que o Cronos não tenha tanta emoção em seu desempenho, pois ele não é turbinado como alguns rivais (ou não tem um motor maior como outros, a exemplo do City).
Confira quanto tempo o italiano leva para atingir 100 km/h, além da velocidade máxima:
- Cronos 1.0 MT – 15,3 segundos e 162 km/h
- Cronos 1.3 MT – 11,5 segundos e 183 km/h
- Cronos 1.3 CVT – 12,1 segundos e 170 km/h
Consumo satisfatório
CONSUMO CIDADE
- Cronos 1.0 MT – 9,8 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina
- Cronos 1.3 MT – 9 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina
- Cronos 1.3 CVT – 9,3 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- Cronos 1.0 MT – 11 km/l com etanol e 15,6 km/l com gasolina
- Cronos 1.3 MT – 10,9 km/l com etanol e 15,5 km/l com gasolina
- Cronos 1.3 CVT – 11 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina
O Cronos é barato para manter
Revisão |
Custo |
Custo |
Quilometragem |
Preços 1.0 |
Preços 1.3 (MT ou CVT) |
10.000 km |
R$ 496 |
R$ 556 |
20.000 km |
R$ 708 |
R$ 764 |
30.000 km |
R$ 508 |
R$ 568 |
40.000 km |
R$ 1.564 |
R$ 1.764 |
50.000 km |
R$ 540 |
R$ 600 |
60.000 km |
R$ 904 |
R$ 964 |
Fichas técnicas
Motor |
Firefly 1.0 |
Firefly 1.3 |
Tipo |
Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina |
Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina |
Número de cilindros |
3 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
999 |
1.332 |
Válvulas |
6 |
8 |
Taxa de compressão |
13,2:1 |
13,2:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Multiponto |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
71/75 cv @ 6.000 rpm |
98/107 cv @ 6.250 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
10/10,7 kgfm @ 3.250 rpm |
13,2/13,7 kgfm @ 4000 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual de 5 marchas |
Manual de 5 marchas ou CVT de 7 velocidades |
Tração |
||
Tipo |
Dianteira |
Dianteira |
Freios |
||
Tipo |
Disco ventilado / Tambor |
Disco ventilado / Tambor |
Direção |
||
Tipo |
Elétrica |
Elétrica |
Suspensão |
||
Dianteira |
McPherson, barra estabilizadora |
McPherson, barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
15 polegadas |
15 ou 16 polegadas |
Pneus |
185/60 R15 |
185/60 R15 ou 195/55 R16 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
4.364 |
4.364 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1.726 |
1.726 |
Altura (mm) |
1.508 |
1.508 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.521 |
2.521 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
525 |
525 |
Tanque (litros) |
48 |
48 |
Carga útil (kg) |
400 |
400 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1.139 |
1.139 a 1.196 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,34 |
0,34 |
Fotos
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