Alguns veículos são únicos e para estes, a sucessão nos mesmos termos que cunharam seus atributos, parece simplesmente impossível. Este seria o caso da Volkswagen Kombi?
Um recente “flagra” da velha senhora com camuflagem feita pelo @carsbysfs e postado no @placaverde, nos levanta uma questão que há dez anos vem sendo feita por muita gente e cuja resposta ainda parece sem solução.
Hoje a velha senhora ainda faz falta? Se 1986 foi um ano terrível para alguns clássicos populares do Brasil, 2013 não foi muito diferente. Obviamente, ele será mais lembrada e os carros dessa época mais valorizados daqui a 10 anos.
Ainda assim, entre as perdas por falta de airbag e freios ABS, a Kombi foi a mais sentida pelos entusiastas, afinal, era a última herança da VW clássica, aquela que começou com motor boxer a ar ainda na antiga corujinha, que hoje vale ouro…
Com freios ABS e airbag obrigatórios em 2014, a Volkswagen não conseguiu nem mesmo adicionar o primeiro ao seu pão de forma (que continua tanto álcool quanto gasolina). O fim da Kombi gerou uma “deslançamento” e muitas lágrimas.
O utilitário de sempre do brasileiro foi embora e nenhum sucessor se apresentou. Ideias não faltaram entre os que queriam ver a continuação da clássica comercial que levava seu próprio peso em carga.
Nem veio a inspiração da Volkswagen Caminhões e Ônibus ou das gerações mais recentes de Transporter, Multivan ou Crafter, por exemplo. A marca alemã simplesmente abandonou um mercado cativo construído ao longo de seis décadas.
O caminhão leve Delivery Express está muito longe de uma Kombi e com órfãos no mercado, quem se aproveitou foi a nova geração da Fiat Fiorino, que aposentou a clássica, morta pelo mesmo motivo da “perua” da Volkswagen.
No mercado de usados, mesmo após 10 anos, a Kombi figurava, até pouco tempo atrás, entre os 10 comerciais leves mais negociados. Só em julho, quase 4 mil unidades mudaram de mãos no país.
Então, para você, a Fiorino e outras vans compactas definitivamente suplantaram a Kombi ou, como produto, ela ainda faz falta? Comente.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!