Mercedes-Benz: entenda o que os nomes e siglas dos modelos significam, de Classe A a Classe S

mb amg a45 s 4matic 1
mb amg a45 s 4matic 1

Os modelos da Mercedes-Benz já tiveram vários esquemas de nomenclaturas, conforme o tempo foi passando, mas já faz um bom tempo que os modelos se mantiveram com os mesmos nomes.

Afinal, o que estes nomes e siglas significam?

Vamos dar uma olhada:

Primeiro uma letra, depois um número

mercedes benz glc 2024 1
mercedes benz glc 2024 1

A letra no começo do nome daquele modelo indica o formato de sua carroceria, e também o seu tamanho.

Os números que vem depois, indicam em qual faixa do mercado aquele modelo está, quanto maior o número, mais caro o modelo é, e também mais potente ele é.

Vamos dar os detalhes dos principais modelos da Mercedes-Benz, primeiramente.

Os modelos principais, de Classe A até Classe S

Mercedes Benz CLA 2023
Mercedes Benz CLA 2023

A lista de modelos principais começa com o Classe A, que é tanto o modelo mais barato quanto o menor, de toda a linha da Mercedes.

Se tratam de modelos subcompactos, para o mercado europeu e norte-americano, mas no Brasil, podemos dizer que são modelos compactos, quase que médios.

O significado da letra A é desconhecido, alguns dizem que significa “Advanced” (avançado), mas não existe nada que prove isso.

Logo depois, temos a Classe B, é um modelo um pouco maior que a Classe A. Os modelos da Classe B da Mercedes geralmente são mais voltados para famílias.

Depois destes dois, chegamos no Classe C, um sedã médio para os padrões brasileiros. Sua letra não significa nada, embora digam que se trate de um “Compact”.

Na verdade, a Mercedes usava antes a letra K para designar seus modelos compactos, como CLK, SLK, GLK, onde K vem de “Kompakt”, que é compacto em alemão.

mercedes benz eqe suv 2
mercedes benz eqe suv 2

O Classe E é um sedã irmão maior do Classe C, onde normalmente dizem que E vem de “Executive”, mas historicamente, os modelos mais antigos com E no nome, como 230E e 300E, tinham essa letra por causa da palavra “Einspritzung”, que é injeção eletrônica em alemão.

De qualquer forma, os modelos com a letra E tem um tamanho maior, sendo modelos grandes no Brasil, quer seja o sedã grande Classe E quer seja seu modelo SUV, o GLE, e também o elétrico EQE.

Já a Classe S é o topo do luxo na Mercedes, onde S realmente significa “Special”, mais especificamente “Sonderklasse”, que é classe especial em alemão.

Ali temos modelos grandes, com muito luxo, e preço altíssimo. Temos o sedã Classe S e também seu SUV, o GLS, junto com o sedã elétrico EQS.

A Classe G representa aquele SUV off-road clássico, feito pela empresa por décadas. Seu nome significa “Gelandewagen”, que significa veículo todo-terreno, em alemão.

Alguns modelos e prefixos adicionais

mercedes benz gls 2024 2
mercedes benz gls 2024 2

Aqui podemos comentar a respeito de modelos, ou linhas de modelos, que derivam de um modelo inicial.

Por exemplo, os modelos GL tem seu nome derivado de “gelande”, que significa terreno em alemão. Ali são colocados os crossovers e SUVs, divididos por tamanho, então temos GLA, GLB, GLC, GLE e GLS, por exemplo.

Os modelos SL tem nome que vem de “Sport Leichtbau”, ou esportivo leve, nome que nasceu no 300 SL lá dos anos 1950.

Vários modelos com apenas duas portas e nicho de mercado mais esportivo, entram nessa categoria, como SLK, SLC e SLS.

Os modelos CL são cupês leves, com significado de “Coupe Leicht”, em alemão, exatamente cupê leve. Esses modelos CL eram um Classe S cupê, que ganharam esse nome diferenciado.

Mas a Classe CL existiu apenas até 2015. Também tivemos os CLC e CLK lá no início dos anos 2000, esses eram “cupês leves compactos”.

Hoje os modelos CL vivem nas linhas CLA, CLE e CLS, são modelos cupê de quatro portas.

E os modelos EQ?

mercedes amg eqe 53
mercedes amg eqe 53

Todo modelo EQ da Mercedes tem nome que vem de “Electric Intelligence”, o que não é exatamente EQ, mas tudo bem.

Essa linha foi anunciada em 2016, é uma sub-marca apenas de modelos elétricos.

Seus modelos também tem letras para designar o tamanho, então temos EQA, EQB, EQC, EQE, EQS, etc.

O que acaba confundindo a cabeça de muitos é que temos, por exemplo, EQE sedã e SUV. Com o modelo EQS, é a mesma coisa.

Números na nomenclatura

Hoje a coisa começou a ficar mais complicada, mas existiu uma época onde o número depois da letra, deixava clara a motorização daquele modelo.

Por exemplo, um modelo 300, tinha motor 3.0 V6, ao passo que um 550 tinha um motor 5.5 V8. Ou mesmo um modelo AMG 63, tinha motor 6.3.

Hoje, como está acontecendo em várias marcas, estes números passaram a significar apenas o nível daquele modelo.

Um modelo 250, pode ter, por exemplo, apenas 211 cavalos. Mas ele ainda é inferior a um modelo 300, tanto em potência quanto em equipamentos e luxo.

Os modelos 4MATIC são aqueles equipados com o sistema de tração AWD da empresa, que existe desde os anos 80. Os modelos 4MATIC+ tem um sistema AWD focado em desempenho e melhor performance.

Nomes dos modelos AMG

mb amg gt 4 2024 2
mb amg gt 4 2024 2

A AMG é a sub-marca de performance da Mercedes. Todos os modelos com AMG no nome são mais esportivos.

O nome significa “Aufrecht Melcher Grossaspach”, com as duas primeiras palavras sendo os nomes dos fundadores da AMG, e o terceiro nome é a cidade onde Aufrecht nasceu.

Hoje os modelos AMG tem números 35, 43, 45, 53 e 63, e obviamente, quanto maior o número, mais potente e caro aquele modelo é.

Dentro da AMG temos os modelos Black Series. Essa designação é dada apenas a cupês, e são ainda mais potentes e leves do que os AMG normais, com suspensão mais firme e baixa, e um interior sem muito luxo, para poupar peso.

AMG GT

mb amg gt 4 2024 1
mb amg gt 4 2024 1

Os dois esportivos AMG GT existem apenas dentro da sub-marca de carros esportivos da Mercedes. São o AMG GT cupê e o AMG GT cupê de quatro portas.

Eles estão em sua segunda geração, e usam a mesma plataforma dos modelos SL, com motor V8.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.