Mercado

O mundo já tem mais de 1,2 bilhão de veículos

O mundo já tem mais de 1,2 bilhão de veículos

Já são em torno de 7 pessoas para cada carro neste mundo. Automóveis, comerciais leves e veículos pesados já somam 1,215 bilhão em todo o mundo. Esse número exclui tratores, máquinas de obras, motocicletas, e outros veículos de uso industrial.


Em 2010, a frota mundial era de 985 milhões. De lá para cá, houve um aumento real de em torno de 10%. Quem seria o responsável maior pelo crescimento da frota mundial? A China, sempre ela. O país asiático tem muita fome por carros e cada mês bate recordes de vendas, mesmo que não seja propriamente em automóveis de passeio.

A China cresceu 27,5%, por exemplo, de 2010 para 2011, e não parece ter freio para descer a ladeira. São 16,8 milhões de veículos a mais na China, que agora já tem (em 2016) mais de 280 milhões de carros circulando, em um total de mais de 400 milhões que bebem algum tipo de combustível.

A Europa está estagnada e não deve crescer mais de 1% ao ano. Os EUA estão em recuperação, mas a tendência não é de se manter a relação de 1,3 carros por pessoa. Brasil e Índia são outros dois países que estão puxando o crescimento da frota mundial, depois da China.


Até quando a quantidade de carros no mundo irá aumentar nesse ritmo frenético, o que você acha? E o que acontecerá nesse sentido nos próximos anos, não só no mundo, mas também em nosso país?

Países com mais carros no mundo

Estados Unidos – 263 milhões (Fonte: Rita Dot Gov)
China – 212 milhões (Fonte: Xinhuanet)
Japão – 77 milhões (Fonte: Jaspa)
Brasil – 51 milhões (Fonte: IBGE)
Alemanha – 46 milhões
Rússia – 42 milhões
França – 38 milhões
Reino Unido – 33 milhões
Canadá – 33 milhões (Fonte: StatCan)
Índia – 22 milhões

OBS.: Estes são os países com informações gerais a respeito do tamanho da frota de carros que rodam em seu território, outros países talvez entrariam na estatística mas não divulgam essas informações.

[Fonte: Kicking Tires]

O mundo já tem mais de 1,2 bilhão de veículos
Nota média 5 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Roms

    Estamos puxando também a frota mundial. Ual! Pena que é frota de carroças. E adivinha que animal puxa carroças?

    • Diego Casagrande

      Jumentos???!!!

      Mas não podemos esquecer que isto aos poucos está mudando e o melhor que podemos fazer é continuar com as nossas cobranças. ;)

    • Carlos

      Pôneiss…hehehe

    • Pôneis malditos, pôneis malditos… hehehehe

  • Ph4ntomf4

    É… China, Índia e Brasil como destaques no crescimento da frota mundial. Pelo menos no crescimento da malha viária, sei que o Brasil não faz parte da lista de destaques. E dá-lhe congestionamento!

    • Castle_Bravo

      Infelizmente, é a realidade, deveríamos fazer como os chineses, "rasgando" o país com highways além de aumentar a malha já existente, mas aqui, até gasolina falta por problemas de planejamento.

  • tiards

    Eu creio que tem bem mais que isso…

    • Eddu13

      Tem um monte de carro não licenciado rodando por ai.

  • Vitão

    Com esse cenário haja combustível……

  • Castle_Bravo

    Parabéns China! ainda há muito o que crescer lá, tendo em vista o tamanho da população, o mesmo para a Índia e o Brasil, onde algumas regiões como norte e nordeste ainda tem menos carros por habitante que as regiões sul e sudeste, embora que, de maneira geral, ainda há bastante espaço para o Brasil como um todo crescer.

  • BlueGopher

    Só não cresce o número de ruas…

  • thiagolamim

    É deste jeito até nós apaixonados por carros vamo ter que larga-los um cadim.

  • Muito bacana e tals, mas a demanda por combustível fóssil cresce e logo não poderá ser atendida.
    O ritmo que outras tecnologias como elétricos e carros movidos a hidrogênio são desenvolvidos é muito lenta.
    Por hora os híbridos são uma boa "solução temporária" ainda mas com Diesel sende muito bem usado pela europa.
    Mas logo vai ter pouco petróleo para muito carro, e ai veremos se o Etanol é uma solução viável, os elétricos terão autonomia suficiente para aguentar o uso da maioria ou quais soluções serão desenvolvidas para trocarmos a gasolina e por outra coisa nos tanques dos veículos.
    Além disso, no nosso país amado falta planejamento para tudo, e com certeza tem muito mais carros rodando por ai, se somar as motos já dá um bom aumento.
    Logo o mundo para num grande Engarrafamento Global hehehe

    • Castle_Bravo

      Logo quando? temos o petróleo ultra-pesado ainda para ser explorado, Canadá e Venezuela sustentam o consumo mundial por décadas, apenas os dois sozinhos, além de numa emergência, podermos extrair gasolina de outras fontes, como o carvão mineral.

      Ainda falta muito, muito mesmo, para uma crise por falta de combustível. :)

  • mikaelbrian

    daqui ha alguns anos vão terq todos andarmos de motos e imagina um congestionamento de motos ??

  • CharlesAle

    E o brasileiro ajudando a engrossar estes números com mais fiats no mundo!!!!!e depois falam que Países problemáticos são Iraque,Afeganistão e Siria!!!!!!!!!!!!!

  • Jiduran Cimen

    todos estes carros juntos, qual e o espaço ocupado sobre a terra, no futuro bem proximo o espaço terrestre vai ser dos carros, ão invez de ser do ser humano das arvores dos animais, os antigos quintais com plantas e flores, estão dando o espaço para garagens,isto e preocupante.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email