O mundo já tem mais de 1,4 bilhão de veículos

transito congestionamento

Já são em torno de 6 pessoas para cada carro neste mundo. Automóveis, comerciais leves e veículos pesados já somam 1,4 bilhão em todo o mundo. Esse número exclui tratores, máquinas de obras, motocicletas, e outros veículos de uso industrial.


Em 2010, a frota mundial era de 985 milhões. De lá para cá, houve um aumento real de em torno de 42%. Quem seria o responsável maior pelo crescimento da frota mundial? A China, sempre ela.

O país asiático tem muita fome por carros e cada mês bate recordes de vendas, mesmo que não seja propriamente em automóveis de passeio.

A China cresceu 27,5%, por exemplo, de 2010 para 2011, e não parece ter freio para descer a ladeira. São 16,8 milhões de veículos a mais na China, que agora já tem (em 2016) mais de 280 milhões de carros circulando, em um total de mais de 400 milhões que bebem algum tipo de combustível.

A Europa está estagnada e não deve crescer mais de 1% ao ano. Os EUA estão em recuperação, mas a tendência não é de se manter a relação de 1,3 carros por pessoa. Brasil e Índia são outros dois países que estão puxando o crescimento da frota mundial, depois da China.

Até quando a quantidade de carros no mundo irá aumentar nesse ritmo frenético, o que você acha? E o que acontecerá nesse sentido nos próximos anos, não só no mundo, mas também em nosso país?

Países com mais carros no mundo

China – 292 milhões (Fonte: Gasgoo)
Estados Unidos – 287 milhões (Fonte: Finances Online)
Japão – 79 milhões (Fonte: Statista)
Brasil – 58 milhões (Fonte: Ministério da Infraestrutura)
Rússia – 55 milhões (Fonte: Ceic Data)
Alemanha – 48 milhões (Fonte: EuroStat)
França – 38 milhões
Reino Unido – 33 milhões
Canadá – 33 milhões
Índia – 22 milhões

OBS.: Estes são os países com informações gerais a respeito do tamanho da frota de carros que rodam em seu território, outros países talvez entrariam na estatística mas não divulgam essas informações.

[Fonte: Kicking Tires]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.