Já são em torno de 6 pessoas para cada carro neste mundo. Automóveis, comerciais leves e veículos pesados já somam 1,4 bilhão em todo o mundo. Esse número exclui tratores, máquinas de obras, motocicletas, e outros veículos de uso industrial.
Em 2010, a frota mundial era de 985 milhões. De lá para cá, houve um aumento real de em torno de 42%. Quem seria o responsável maior pelo crescimento da frota mundial? A China, sempre ela.
O país asiático tem muita fome por carros e cada mês bate recordes de vendas, mesmo que não seja propriamente em automóveis de passeio.
A China cresceu 27,5%, por exemplo, de 2010 para 2011, e não parece ter freio para descer a ladeira. São 16,8 milhões de veículos a mais na China, que agora já tem (em 2016) mais de 280 milhões de carros circulando, em um total de mais de 400 milhões que bebem algum tipo de combustível.
A Europa está estagnada e não deve crescer mais de 1% ao ano. Os EUA estão em recuperação, mas a tendência não é de se manter a relação de 1,3 carros por pessoa. Brasil e Índia são outros dois países que estão puxando o crescimento da frota mundial, depois da China.
Até quando a quantidade de carros no mundo irá aumentar nesse ritmo frenético, o que você acha? E o que acontecerá nesse sentido nos próximos anos, não só no mundo, mas também em nosso país?
Países com mais carros no mundo
China – 292 milhões (Fonte: Gasgoo)
Estados Unidos – 287 milhões (Fonte: Finances Online)
Japão – 79 milhões (Fonte: Statista)
Brasil – 58 milhões (Fonte: Ministério da Infraestrutura)
Rússia – 55 milhões (Fonte: Ceic Data)
Alemanha – 48 milhões (Fonte: EuroStat)
França – 38 milhões
Reino Unido – 33 milhões
Canadá – 33 milhões
Índia – 22 milhões
OBS.: Estes são os países com informações gerais a respeito do tamanho da frota de carros que rodam em seu território, outros países talvez entrariam na estatística mas não divulgam essas informações.
[Fonte: Kicking Tires]