Rio Grande do Sul pode ter perdido uma frota de até 200 mil veículos

carro enchente
 carros em enchente

As chuvas no Rio Grande do Sul estão gerando bilhões de reais em prejuízos ao Estado, sendo inestimáveis as perdas humanas. Com 2,8 milhões de veículos, a região pode ter perdido entre 150.000 e 200.000 veículos, segundo estimativas da Bright Consulting.

Cássio Pagliarini, consultor da Bright, disse ao site Auto Data: “A frota de veículos do Rio Grande do Sul é de 2,8 milhões de unidades e a projeção da Bright é de que cerca de 150 mil a 200 mil veículos tiveram perda total por causa das chuvas. Boa parte desses veículos precisará ser substituída nos próximos meses”.

Além da enorme frota de veículos particulares e também públicos, que foram destruídos pelas enchentes, sendo que pelo menos 2 mil veículos foram perdidos nos pátios das concessionárias, com centenas delas atingidas pelas águas.

Outro ponto é as vendas no Estado não estão sendo feitas desde o dia 7 de maio, sem nenhum registro de emplacamento, ainda que 20% do Rio Grande do Sul não tenha sido atingidos pelas águas, mas por conta das quedas de sinal de dados de internet e falta de energia.

Também várias delas estão fechadas, impedindo a venda, enquanto as que estão abertas, não podem gerar a documentação para emplacamento de veículos vendidos.

Sobre as fábricas do setor automotivo no Rio Grande do Sul, a preocupação da consultoria é com os caminhões, já que a distribuição de peças e componentes feitos no Estado foi impactada pelas enchentes.

Com isso, a estimativa é que a indústria possa atrasar ou então entregar de 4 mil e 5 mil caminhões. Além disso, a logística de transporte já afeta a fábrica da GM em Gravataí, que não foi atingida pelas águas, assim como seus pátios estão protegidos.

A Stellantis já suspendeu a produção em Córdoba, na Argentina, pela falta de peças e componentes de fornecedores gaúchos. Já a Volkswagen iniciará férias coletivas a partir do dia 20 de maio para se precaver contra a possível falta de itens nas linhas de montagem.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X