Governo libera alteração de gasolina e diesel vendidos no Rio Grande do Sul; entenda

abastecendo gasolina posto
abastecendo gasolina posto

O governo federal, por meio da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), autorizou em caráter de urgência, como medidas emergenciais temporárias, a alteração do teor de etanol na gasolina e percentual de derivado de petróleo no biodiesel.

A partir do dia 3 de maio, estão autorizados pelo período de 30 dias, a flexibilização da mistura de biodiesel ao óleo diesel e de etanol à gasolina. Segundo a agência reguladora, o prazo pode ser revisto a depender das condições de abastecimento no Estado.

Atingido pela maior catástrofe climática de sua história, o Estado do Rio Grande do Sul sofre, no momento, desabastecimento de combustível, muitas vezes usado em operações de resgate e ajuda às pessoas em situação de risco.

Segundo a ANP, o percentual de etanol anidro na gasolina, passa dos atuais 27% para 21%, no mínimo. Já o percentual mínimo de biodiesel adicionado ao óleo diesel S10 passa dos atuais 14% para 2%.

No caso do óleo diesel S500, este poderá ficar sem nenhuma mistura de biodiesel. Assim, com postos e distribuidoras do Estado, afetadas pela falta de acesso ao etanol anidro e ao biodiesel, agora se pode vender ou distribuir estes combustíveis em misturas menos concentradas.

A agência federal disse em nota que “a ANP segue monitorando a situação da região continuamente e qualquer alteração da situação ou complementação de suas ações será informada.”

Além disso, também como uma medida emergencial, a ANP autorizou os distribuidores de combustíveis que operam em Canoas e Esteio, a ficarem dispensados, entre 3 e 31 de maio, de “homologação prévia para a realização de cessões de espaço para complementação da capacidade de armazenamento e distribuição”.

Com isso, espera-se agilidade nos processos de distribuição de gasolina e diesel para as várias regiões afetadas pelo desabastecimento no Rio Grande do Sul. A ANP diz ainda que a ligação dutoviária da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, segue normal, assim como em relação às bases de distribuição no entorno.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X