Combustíveis Mercado

BP diz que petróleo acaba nos próximos 53 anos

refinaria-700x466 BP diz que petróleo acaba nos próximos 53 anos

A BP (British Petroleum) divulgou um estudo que aponta o fim das reservas de petróleo nos próximos 53 anos. A empresa britânica até coloca uma data para o fim: 2067. As pesquisas da companhia revelaram que 1,687 trilhão de barris serão consumidos até aquela data e que Rússia e Venezuela têm as reservas que acabarão por último.



Apesar do dado alarmante, a BP diz que o estudo não leva em conta possíveis descobertas de novas reservas, pois não há como prever isso. Na última década, foram encontradas novas áreas de prospecção que ampliaram em 27% as reservas mundiais.

plataforma1-700x464 BP diz que petróleo acaba nos próximos 53 anos

Para a petrolífera do Reino Unido, o petróleo vai acabar cedo ou tarde. Se não for daqui há 53 anos, será nos próximos 60, 70 ou 100 anos. Novas fontes de energia terão de ser exploradas até lá. Hoje em dia, os carros elétricos são abastecidos por eletricidade de usinas nucleares, hidrelétricas e termelétricas, além da primeira geração de carros movidos por hidrogênio.

Etanol, óleos vegetais e gases provenientes de fontes naturais ou da decomposição do lixo também são alternativas, assim como energia eólica, das marés e solar. Enfim, existem muitas opções para o mundo ir explorando até o fim do petróleo. O problema é que a demanda mundial sempre está crescendo e não sabemos se essas opções darão conta do recado.

  • Roger Rosato

    Nenhum segredo… a pressa por substituir o petróleo, no entanto, não deveria vir de iminência de sua escassez, mas sim por questões ambientais. Biodiesel e etanol de celulose deveriam estar em destaque na pauta do governo, mas desde que as reservas do pré-sal foram descobertas, todo o discurso ambientalista foi esquecido.
    Não vejo nos carros elétricos e a hidrogênio muito futuro. As reservas de lítio (para as baterias) são limitadas e a produção em escala de gás hidrogênio ainda é uma questão sem solução.

    • Pacheco

      E amigo… infelizmente tem gente q so se mexe quando a coisa ja era.

    • Antonio De Julio

      Há estudos para outros tipos de baterias, como as de sódio, que tem em abundância por ai, ou mesmo de Grafeno. Ninguém me tira da cabeça que eles já tem a solução pra falta do petróleo mas vão usar até a última gota antes de colocá-la no mercado.

      • CharlesAle

        Há pessoas que defendem que o petróleo é abiótico(não é de origem fóssil)Portanto,inesgotável.Como não sou especialista na área,não sei dizer se é verdade ou não,mas há vários artigos na internet dizendo isso,como este:http://geofisicabrasil.com/artigos/111-tecnologia11/937-hidrocarbonetos-sao-abioticos.html

      • pablo

        O problema é, todo mundo lembra do petróleo para combustível, mas é para outras coisas? Plásticos, remédios e afins?

        • Antonio De Julio

          A Braskem, isso já faz um bom tempo, havia anunciado um polímero para plásticos 100% a base de cana.

    • Castle_Bravo

      O petróleo só é largamente usado porque é abundante e por consequência muito barato para se transportar e extrair. Hoje só pagamos óleo caro porque a produção é freada pelo cartel de estados produtores, que evitam que a produção suba para atender a demanda com folga e manter os preços altos, que ainda assim não são tão altos ao ponto de inviabilizar seu consumo. Hoje um barril de óleo árabe custa 1/10 de seu preço para extrair do solo.

      Quando houver outras tecnologias mais baratas, o óleo será substituído, mas ainda assim depois muitas décadas (de repente séculos…) pois as reservas são imensas e há muita, muita margem para corte nos preços, para que o petróleo volte a ser competitivo em caso de aparecer outra forma de energia mais barata. Por mais cruel que possa parecer, nenhuma nação sacrificará sua disponibilidade de energia barata por questões ecológicas.

  • Giacomo Nunes

    Haha, muito engraçado essa. 50 anos é o número mágico. Quando eu estava na faculdade, falava-se que o petroleo acabaria em 50 anos, mas meu professor (já velhinho), ria desse número, pois, segundo ele, quando era jovem a previsão é o petróleo iria acabar em 50 anos.

    • Leandro1978

      Resumindo, faz 50 anos que dizem que o petróleo acabará em 50 anos…rs…

    • Rômulo M.

      Com os avanços tecnológicos surgem novas reservas e novas formas de extração. Quando seu professor era jovem não devia nem haver extração de petróleo em alto mar, já a 50 anos atrás as reservas em alto mar eram altamente exploradas, a 20 anos atrás exploração de petróleo no pré-sal era tecnologica e economicamente inviável hoje em dia é uma realidade. Sempre vão surgir novas possibilidades de exploração de petróleo só não se sabe até quando vai ser tecnologica e economicamente viável.

      • Heisenberg

        O avanço existe, mas o gasto é bem mais alto. Sem falar da viabilidade da extração. Não adianta existir tecnologia se não houver condição de ser rentável. Ser o valor do barril subir muito o caos é geral.

        • Castle_Bravo

          Se o valor do barril subir muito, novas fontes tornam-se viáveis e assim vai-se indo, com escala de produção os preços voltam à patamares aceitáveis novamente.

  • ʎɐƃ ʎʞsʇoɹıs oıɔıɹnɐɯ

    Para que o Brasil precisa de petróleo melhor doar tudo para as reservas estrategicas do USA como fizemos com o nosso minério depois compramos “bem baratinho”

  • Rafael

    Tesla….

    • Antonio De Julio

      Tesla vai ser o representante dos EUA contra a China não na guerra não dos carros elétricos, mas das BATERIAS! Esse será o próximo “petróleo”

  • Junoba

    Até lá o mundo já acabou, ninguém precisa se preocupar com isso.

    • 4lex5andro

      pode-se chutar até o fim do seculo, essa estimativa, já que a tendencia é o consumo de petroleo diminuir principalmente no setor automotivo ..

      o avanço dos carros eletricos e mesmo, carros flex, é prova disso ..

  • Bruno Silva

    Confesso que não sou muito fã para os flex. Mas no futuro, poderão ser a solução para esses problemas. O Etanol G2 consegue quase o dobro de quantidade de álcool pela mesma área produzida, e isso vai fazer aumentar ainda mais a produtividade. Afinal, cana sempre pode ser replantada, é infinito a produção de etanol, por isso acho que mesmo não sendo ótimo, pode se tornar a solução mais viável no futuro.

    • Alessandro

      Não é infinito, o solo degrada e chega um momento que nao consegue manter a produtividade, a solução usar adubos, que hoje a maioria vem do petroleo.

      O petroleo é usado como combustiveis, mas esquecemos que muita coisa que nem imaginamos depende de petroleo.

      • Pacheco

        Oleo de motor consegue vir de outro lugar??

        • EduBH

          Lógico. Oleo sintético! O próprio nome diz que ele é sintetizado.

          • Alessandro Lagoeiro

            Mas sintetizado a partir do que? Eu penso que no começo de tudo sempre tem um componente natural.

      • Bruno Silva

        O solo degrada sim, mas tem que haver também a rotação de cultura, e o adubo, também tem diversas maneiras de ser fabricado. Eu sei que temos muita dependência do petróleo, inclusive para fabricar os carros, mas como combustivel, o etanol é a soluçai mais viável. Apesar, que poucos sabem, mas tem um engenheiro brasileiro que desenvolveu um motor a ar, pena que não há tanta divulgação nem montadoras interessas (que pese também o lobby petrolífero).

        • Alessandro

          é motor a ar, mas ar comprimido, para comprimir o ar vc depende de energia eletrica normalmente, que acaba vindo de termo-eletrica na maioria dos paises, que volta pro oleo, hoje somos totalmente dependentes de petroleo, e para conseguir produzir etanol suficiente para abastecer o mundo todo temos que evoluir demais ainda em tecnologia de plantio pq senao vamos parar de produzir alimento para suprir demanda de energia.

          • Heisenberg

            O solo é degradado por falta de ciência… A agrofloresta existe pra isso. Se o estudo avançar nesse sentido melhora a produção e o gasto a longo prazo é menor (não seria preciso o agricultor entrar com o adubo para recuperar o solo)

  • Marcio Almeida

    Certo estão os Emirados Arabes esses sim, estão sabendo o que fazer com o que o petróleo existente naquele território, enquanto no Brasil !!! Ah aqui vai ser sempre o país do futuro …..

    • Pacheco

      E o futuro nunca chega ne amigo. Kkkkkk. Pais do futuro e tenso

    • Roger Rosato

      Não se compara um país que produz petróleo há décadas (e hoje colhe os frutos de decisões políticas bem acertadas sobre o mesmo) a outro que o descobriu em quantidade há poucos anos e mal começou a explorá-lo. Lembremos da decisão do parlamento em investir todo o dinheiro dos royalties em educação e saúde, bem como o destinação de 10% do PIB à educação num prazo de 10 anos (mais do que qualquer país europeu top em educação).
      Sei que os problemas a se enfrentar vão muito além do financeiro, mas o futuro se pinta mais otimista, não há como negar.
      Vejo um Brasil bem melhor do que hoje, num prazo de 15-20 anos.

  • Airplane

    Isso já havia sido dito há 50 anos atrás portanto não acredito. Além disto já há alternativas reais como, por exemplo, o etanol, só para ficar na mais próxima dos brasileiros.

    • 4lex5andro

      o melhor talvez seria a adoçao dos carros eletricos ..

      • Pacheco

        E como produzir energia pra tudo isso?? Aqui no Brasil ja corremos risco de apagao novamente.

        • 4lex5andro

          usinas hidroeletricas, eolicas e maremotriz ..

          o país é imenso, tem muitos rios e extenso litoral; está longe de ter explorado seu potencial energetico, só nao planeja bem como fazer esse potencial se transformar em eletricidade disponivel ..

  • Gustavobrtt

    bla bla bla..
    Na Amazônia tem muito petróleo e gás. Depois de desmatar, vão tirar os minérios. Depois dos minérios, tira-se o óleo. Nisso vai mais uns 200 anos.

  • EduBH

    Que histórica mais repetitiva essa. O petróleo vai acabar igual a água vai acabar tbm.

    • Castle_Bravo

      Essa que a “a água vai acabar” também é a maior mentira que já inventaram. Enquanto São Paulo está sofrendo com falta d’água, vários rios despejam por segundo bilhões de metros cúbicos de água no lixo, no mar. Há dois mil e quinhentos anos romanos faziam aquedutos que traziam água de centenas de quilômetros de distância para suas cidades. Aqui o Brasil ainda não aprendeu como fazer.

  • Renato Duarte

    Quando esse dia chegar, o etanol e demais combustiveis vegetais custará tão caro que nem sentiremos mais falta dos motores a combustão. Acredito que os carros eletricos serão bem mais acessiveis quando isso acontecer.

  • Mr. Car

    Isso não me preocupa mesmo. Eu vou acabar bem antes.

  • Thiago_NCO

    Mais 53? Tá ótimo.
    No longínquo ano de 1991, eu cursava a 5ª série. Numa das aulas de Geografia, eu aprendi que teríamos, no máximo, mais 3 décadas de petróleo.

    • CharlesAle

      No primeiro semestre de 1986,eu fazia o primeiro semestre de ajustador mecânico no Senai Almirante Tamandaré(SBC).E me lembro bem de uma palestra onde já se falava,com seriedade,em acabar o petróleo por volta de 2015!!E nem sinal disso!!Cada vez a data se prolonga cada vez mais…

      • Thiago_NCO

        Bem isso mesmo…
        Mas também me recordo de uma reportagem, no fim dos anos 90, que dizia que as previsões estavam erradas e que teríamos petróleo até 2050. rsss

  • carroca_br

    Tirando a questão do combustível que acho ser algo que hoje em dia não preocupa mais esse tipo de notícia porque já temos mais alternativas, mas alguém sabe como ficam os subprodutos como o plástico por exemplo? E os petroquímicos que dependem do petróleo, será que tudo já pode ser sintetizado de outras maneiras?

    Acho a questão dos materiais HOJE mais preocupante do que o combustível.

    • Carlos

      Já estão produzindo plástico através de algas e cana de açúcar. Mais alguns anos será viável financeiramente. É só um pouco de incentivo que as soluções aparecem.

  • Magnus Cordeiro

    Trabalho em casa , onde eu moro é quase tudo plano comprei uma Honda PCX 150 e tenho também uma bela bicicleta . Há algum tempo eu desisti de me preocupar com carro . Aqui em casa só o da minha esposa agora e nos serve bem . . . . cansei dessa patifaria de governo x montadoras x industria de combustíveis .

  • Não esquenta. O Pré-sal vai levar 5000 anos para acabar! (ironic mode)

    O problema não é só petróleo. Temos recursos como o Alumínio por exemplo, que em breve, ficarão escassos…

    • BlueGopher

      Se o seu ironic mode não incluiu o alumínio, não se preocupe com ele.
      A bauxita é muito abundante na natureza, e o alumínio é o elemento metálico mais comum na superfície da Terra.
      O alumínio custa mais caro que o ferro, por exemplo, não por ser raro, mas pelo seu custo de produção (alto consumo de eletricidade).
      Além disto o alumínio é 100% reciclável.

    • Castle_Bravo

      O lítio hoje usado largamente em baterias, está muito mais próximo do esgotamento do que o petróleo, e ninguém parece importar-se com isso.

  • Igor Lima

    Acaba bem antes se a BP continuar desperdiçando tudo como naquele último acidente q ela teve nos EUA.

  • Ancelmo Henrique

    Conversa fiada, a origem do petroleo é abiotica, isso ai é “justificativa” pra aumentar preço do barril.

  • Careca

    Agora a previsão de um Caipira:
    – Uai, mas nos próximos 30 anos, nem vai tê tanta rua pra tanto carro sô.

  • Alvarenga

    Até la minha carta já venceu mesmo……

  • Duvido,o petróleo demora pra acabar já que eu prevejo daqui 2.500 anos o petróleo vai sumir no mapa e daqui 4.250 o ser humano vai sumir no mapa também.

  • Alexis

    Repetem isso como um mantra, e tem gente que acredita, aff

  • Antonio De Julio
  • Guest

    A próxima guerra já está declarada: a de quem fabricar as baterias mais eficientes! Tem até feira na China só sobre isso. E vai além dos automóveis. Casas, motos, energia em geral. Vai ser a próxima revolução da geração de energia.

  • Castle_Bravo

    Engraçado. Precisa alguém fazer algum estudo para dizer que isso? “se não for em 50 anos será em 60, 70, 100 anos, mas um dia acabará!”

    Sério mesmo? parece futurologia, digna de adivinhos baratos.

  • Jonas Augusto

    O petróleo tem varios sub-produtos além de combustiveis, pode-se obter plasticos, resinas, naftalina, e asfalto. É igual bom-bril 1001 utilidades.
    Será que teriamos uma 3ª guerra mundial pela falta do ouro negro??

  • Guido Ferreira de Almeida

    É, 53 anos? Acho que dá tempo de eu comprar meu Omega 3.6 V6 e ser feliz fazendo 4km/L :D

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend