Montadoras percebem que tirar carros pequenos de linha não foi uma boa ideia, no final das contas

ford mustang mach e 2024 caoa santos (1)
ford mustang mach e 2024

A revolução dos carros elétricos está se mostrando não ser uma revolução, no apagar das luzes.

As vendas estão tecnicamente aumentando, isso é verdade, mas elas não estão no nível projetado pelas montadoras. Por nenhuma delas.

Empresas como a Ford estão perdendo muito dinheiro em cada carro vendido, com prejuízo na casa dos bilhões de dólares.

Uma matéria do site The Verge mostra que a empresa norte-americana está analisando agora se não deveria ter agido de maneira diferente lá atrás, continuando a apostar forte em carros menores e mais acessíveis, exatamente o contrário dos SUVs elétricos com pacotes cheios de equipamentos.

E, pra falar a verdade, a Ford não está sozinha nessa “sinuca de bico”.

mercedes benz eqb 250 avaliação na (1)
mercedes benz eqb 250 avaliação na (1)

O CFO da Mercedes, Harald Wilheim, chamou o segmento de carros elétricos de um “espaço brutal”, depois da marca de luxo ter relatado que tanto a receita quanto o lucro caiu nos últimos trimestres de 2023, exatamente por causa de sua aposta nos elétricos.

A GM também reportou prejuízo de 1,7 bilhão de dólares no começo deste ano de 2024. De lá para cá, as coisas estão melhorando um pouco para a General Motors, mas ela ainda não está satisfeita.

Mas, voltemos a falar da Ford. A empresa está em destaque nesta situação desagradável dos carros elétricos.

Ela tentou ser revolucionária, e lá atrás em 2018, tirou da linha de modelos dos EUA, os seus carros mais baratos e acessíveis à maior parte do mercado, como Ford Fiesta, Ford Focus e Ford Taurus.

ford f 150 lightning fighter country edition 1
ford f 150 lightning fighter country edition 1

Parece que a marca declarou guerra a qualquer modelo que fosse barato e não fosse uma picape ou um SUV. Logo depois, anunciou que ia focar somente em elétricos, com bilhões de dólares em investimentos para tal.

Alguns desses elétricos, como a F-150 Lightning e o Mustang Mach-E, até que foram bem recebidos pelo mercado local, no começo de 2020, mas agora em 2024, o prejuízo foi de 1,3 bilhão de dólares na venda de 10.000 carros elétricos, somente nos primeiros meses do ano.

Esse número indica um prejuízo enorme de 130.000 dólares em cada carro elétrico vendido!

Os SUVs é que estão sustentando a empresa. As vendas estão em 217.000 unidades, dos modelos Escape, Explorer, Expedition e Bronco, um número 15% acima de 2023.

E você, o que acha? As montadoras terão que voltar a fazer carros mais simples e baratos para reduzir seu prejuízo?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.