Qual é a diferença entre a velocidade real do carro e a indicada no velocímetro?

velocimetro carro estrada
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Você já se perguntou se a velocidade que vemos no painel do carro é mesmo a velocidade real a que estamos trafegando naquele momento?

Muitas vezes, o que vemos no painel não é a velocidade efetiva do carro. Isso pode surpreender muita gente.

Não importa de que país veio o carro que dirigimos, podemos afirmar com convicção que os velocímetros sempre mostram uma velocidade ligeiramente acima daquela real a que estamos andando.

O motivo para mostrar uma velocidade maior que a real

Isso acontece para, digamos, errar por excesso de precaução, já que fazer o contrário, mostrar uma velocidade abaixo da real, poderia levar o dono daquele carro a receber uma multa por velocidade acima do permitido, ao confiar no que o painel do carro mostra.

Supondo que o carro esteja a 70 km/h, se seu velocímetro mostrasse 60 km/h, isso ocasionaria várias multas para seu proprietário, ao passar por radares fixos, tão comuns por aí Brasil afora.

Mas, quanto a mais os velocímetros mostram? No Brasil temos regras a respeito disso na legislação de trânsito.

A legislação de trânsito tem regras em relação aos velocímetros

Essa legislação permite que o velocímetro indique um limite de 10%, mais 4 km/h acima da velocidade real.

Vamos usar o exemplo da velocidade de 100 km/h, como um parâmetro.

Neste caso, contabilizando 10% a mais, e adicionando 4 km/h, o máximo a mais que o painel pode indicar é 114 km/h.

Ou seja, se aquele veículo indicar qualquer velocidade entre 100 km/h e 114 km/h, ele estará aprovado perante as leis de trânsito brasileiras.

Mas os carros nunca mostram a velocidade real, então podemos dizer que o velocímetro irá mostrar entre 105 km/h e 114 km/h, aproximadamente.

Não é permitido, no Brasil, que qualquer veículo mostre no painel uma velocidade menor do que a real.

Detalhe sobre os pneus e seu desgaste

Um detalhe interessante é que o desgaste dos pneus colabora para a indicação de velocidades maiores no quadro de instrumentos, pois ele acaba ficando com um raio de rolamento menor do que no caso de pneus novos.

Também, se você usar pneus de tamanhos diferentes, isso vai influenciar na velocidade do painel.

E como saber a velocidade real a que o carro está andando?

Muitos usam a precisão maior do sistema de GPS, através de aplicativos como Waze, que mostram a velocidade exata em que o carro está andando.

Antigamente, quando não existiam sistemas de GPS, um método muito usado era cronometrar o tempo que levava para o carro percorrer, na estrada, o espaço de um quilômetro entre aquelas pequenas placas ao lado da rodovia, que indicam o número do km em que estamos.

Era assim: mantendo o carro a exatamente 100 km/h de painel, o passageiro ao lado do motorista inicia a contagem de seu cronômetro ao passar pela placa “km 150”.

Ao chegar exatamente na placa “km 151”, o cronômetro é parado.

Se o tempo foi de exatamente 36 segundos, o painel está marcando exatamente a velocidade correta, de 100 km/h.

Mas o que geralmente acontece é que o tempo seja de 37 segundos, ou 38. Se for 37, a velocidade real foi de 97,2 km/h. Se for 38 segundos, a velocidade foi de 94,7 km/h, e assim por diante.

A conta para saber isso é dividir 3.600 (a quantidade de segundos em uma hora) pelos segundos cronometrados, como 36, 37 ou 38. O resultado será a velocidade real em que o carro andou.

O problema desse método é que ele precisa ser feito em uma pista totalmente plana, para se conseguir manter a velocidade exata, e de preferência que ela seja de pista dupla, para você não ter que frear ao encontrar um veículo mais lento à frente.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.