Qual é a diferença entre pneus assimétricos e unidirecionais?

pneu assimetrico unidirecional
pneu assimetrico unidirecional

Além dos pneus comuns, que podem ser instalados no seu carro de qualquer jeito, quer de um lado da roda ou do outro, também em ambos os lados do veículo, existem alguns pneus com características especiais.

Esses são os pneus assimétricos e também os pneus unidirecionais.

Vamos entendar a diferença entre eles? Confira:

Pneus assimétricos

Os pneus assimétricos tem desenhos diferentes de um lado e do outro da banda de rodagem, ou seja, aquela parte que fica em contato constante com o solo.

Por que eles são feitos assim? Para executar tarefas específicas, como expulsar mais rapidamente a água de seus sulcos, e assim melhorar a aderência em pisos molhados.

A parte mais externa tem blocos mais robustos, para absorver o esforço nas curvas. E internamente, os blocos menores ajudam a expulsar a água mais facilmente.

No centro, é colocada uma faixa contínua, para melhorar a estabilidade direcional.

Pneus unidirecionais

E os pneus unidirecionais?

Bem, estes são mais simples do que os assimétricos. Normalmente, eles exibem o desenho simétrico da banda em forma de V, com o vértice apontado para o sentido de rotação dos pneus.

Como o nome do pneu unidirecional deixa bem claro, ele somente pode rodar em um sentido, para que este vértice jogue a água para fora, ao invés de fazer o contrário.

O pneu comum, ou bidirecional, não exige tanta atenção na hora da instalação, podendo ser instalado de qualquer jeito na roda.

Características e diferenças entre os dois

Característica Pneu Assimétrico Pneu Unidirecional
Desenho da Banda de Rodagem Varia entre lados interno e externo Padrão em V direcionado
Principal Benefício Aderência em curvas e condições chuvosas Evacuação eficiente de água e menor ruído
Recomendação de Rodízio Respeitando lado interno e externo Rodízio frente-traseira, mantendo a direcionalidade
Tração do Pneu Adaptada para variadas situações de rodagem Otimizada para condições de muita água

Como identificar e montar pneus assimétricos e unidirecionais?

Sulcos e Ranhuras na Banda de Rodagem

Na montagem de pneus assimétricos, é importante seguir as indicações ‘INSIDE’ (parte de dentro do carro) ou ‘OUTSIDE’ (parte de fora). Isso assegura que eles estejam posicionados corretamente, seja na parte interna ou externa do veículo.

Os pneus unidirecionais precisam ser colocados de acordo com o sentido de rotação. Isso é indicado pelo desenho na banda de rodagem, otimizando a eficiência hidrodinâmica e de tração.

Estes tem setas nas suas laterais, indicando o sentido de rodagem. A seta precisa apontar para a frente do carro, se você olhar a parte do pneu que fica acima da roda.

Perguntas frequentes

Quais são as principais diferenças entre pneus assimétricos e unidirecionais?

Pneus assimétricos têm partes diferentes para tarefas distintas. A parte de fora ajuda muito nas curvas. A parte de dentro é ótima para aderir em pistas molhadas.

Já os pneus unidirecionais têm sulcos em V. Eles são bons para tirar a água do caminho. Isso faz o carro mais silencioso enquanto dirige.

Como as características dos pneus assimétricos e unidirecionais influenciam a tração do veículo?

Os pneus assimétricos usam blocos grossos fora para curvas estáveis. Eles têm blocos menores dentro para se livrar da água. Isso tudo ajuda na tração.

Os unidirecionais com seu desenho em V também jogam a água para longe. Eles garantem uma direção segura na chuva ou fora da estrada.

Quais são os benefícios de um design com sulcos e ranhuras na banda de rodagem?

Sulcos e ranhuras ajudam muito. Eles tiram a água do caminho, reduzindo o risco de aquaplanagem. Esse design também diminui os ruídos enquanto você dirige.

Eles mantêm os pneus frios, garantindo aderência ao acelerar ou frear. Isso melhora a segurança e desempenho na estrada.

Por que é importante seguir as instruções de montagem para pneus assimétricos e unidirecionais?

É essencial montar os pneus corretamente para performance ótima. Se errar, o pneu pode ficar ruim mais rápido, funcionar mal na estrada e criar riscos. A montagem certa garante aderência e controle em várias situações na direção.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.