O velocímetro digital também tem diferença entre a velocidade indicada e a real?

painel digital omega
painel digital omega

A tecnologia avançou muito, e hoje vários carros são equipados com velocímetros digitais, que nem mais são apenas velocímetros, mas sim uma tela digital completa com várias informações ao dispor do motorista.

Mas será que o velocímetro digital também tem diferença entre a velocidade indicada e a real? Ou será que ele marca a velocidade exata, como acontece com os sistemas de aplicativos como Waze e Google Maps, que usam o GPS para calcular a velocidade?

Os carros têm uma “margem de erro” nos velocímetros, quer seja um carro lá dos anos 80 ou um modelo novo ano 2025.

Longe de ser um erro, esse erro no velocímetro é uma escolha deliberada para ajudar os motoristas.

Eles mostram uma velocidade um pouco maior que a real. Isso é para evitar multas de velocidade sem querer.

Não existe uma determinação de quanto a mais o velocímetro deve mostrar, de acordo com as leis de trânsito brasileiras.

Mas a diferença tem um limite máximo: tem de registrar a velocidade real com um acréscimo de no máximo 10% mais 4 km/h, ou seja, andando a 100 km/h reais, a velocidade que o velocímetro pode mostrar vai de 100 km/h até 114 km/h, sendo definida pela empresa fabricante do veículo.

Mesmo ainda tendo esse “erro”, os velocímetros digitais tem boas vantagens, como oferecer uma leitura direta e simplificada da velocidade, excluindo a necessidade de interpretar a posição do ponteiro em relação à escala.

Como funcionam os velocímetros?

Velocímetros medem a velocidade do carro. Eles transformam dados mecânicos ou elétricos em uma leitura de velocidade. Os analógicos usam um cabo e um imã. Os digitais usam sinais eletrônicos e mostram a velocidade em um display.

Quais são as principais diferenças entre velocímetros digitais e analógicos?

Velocímetros digitais e analógicos mostram a velocidade de formas diferentes. Analógicos usam um ponteiro em uma escala. Digitais mostram a velocidade exata em números. Os digitais são mais precisos e fáceis de ler rapidamente.

Como a troca de pneus e rodas pode influenciar na medição de velocidade do velocímetro?

Trocar pneus e rodas afeta o velocímetro. Rodas maiores fazem o carro parecer mais lento do que está. É importante recalibrar o velocímetro depois de mudar pneus ou rodas. Isso mantém as leituras precisas.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.