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Já ouviu alguém falando com a maior certeza do universo, que a velocidade em que o velocímetro do carro travou depois do acidente, era a velocidade em que o carro estava quando se acidentou?
E não são apenas pessoas que dizem isso, mas também sites e jornais.
Será que é realmente verdade?
Nem sempre a velocidade do velocímetro é a que o carro estava
O perito em acidentes de trânsito Raphael Martello, garante que isso não é verdade.
Ele diz que a simples constatação da posição do ponteiro não pode ser considerada como uma comprovação da velocidade.
Em um acidente, todos os componentes do carro se deslocam de forma muito forte, e a própria inércia pode fazer com que o ponteiro se movimente, pois a desaceleração é muito forte.
Na maioria das vezes, a velocidade do ponteiro nem mesmo é parecida com a velocidade final do veículo antes do impacto.
![velocimetro velocimetro](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/velocimetro-1.jpg)
O exemplo da Mercedes em que estava a princesa Diana
Em 1997, a princesa Diana, também conhecida como Lady Di, estava em uma Mercedes Classe S na cidade de Paris, quando o motorista bêbado perdeu o controle e bateu contra pilares de um viaduto.
Muito se falou na época sobre o ponteiro ter ficado trava em uma velocidade próxima de 200 km/h, mas depois de uma perícia ter sido feita no carro, foi constatado que a Mercedes estava na verdade a cerca de 95 km/h.
Iaran Gadotti, da área de desenvolvimento da Continental, especializado na área de painéis de instrumentos, também diz que se trata de um mito.
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As rodas que enganam
Ele informa que no projeto do velocímetro não existe nenhum componente que trave o mesmo na última velocidade detectada antes do acidente.
E como a informação mostrada no painel vem da velocidade das rodas, se algo acontecer bem na hora do acidente que as faça girar muito mais rápido do que o usual, a velocidade exagerada ficará gravada no painel, erroneamente.
Em outro extremo, se o motorista frear muito forte e as rodas travarem, o velocímetro pode descer a 0 km/h. Mas isso não significa que o carro estava parado, é claro.
Em caso de acidentes com impactos muito grandes em toda a área frontal do carro, os componentes que medem a velocidade serão todos danificados, rompendo fios e causando outros estragos, o que fará com que o painel de instrumentos pare de funcionar.
A velocidade exata na hora do acidente
O único ponto do veículo que registra a velocidade exata na hora do acidente é o sensor do sistema de airbags.
Mas, atualmente, não existe nenhum componente que leve essa informação ao quadro de instrumentos.
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