Trava elétrica trava e destrava sozinha, por que?

trava eletrica 1

A trava elétrica é um dispositivo de enorme utilidade nos automóveis, visto que é ela que garante a proteção básica num carro, impedindo que suas portas possam ser abertas normalmente.

No entanto, por ser um dispositivo eletroeletrônico, geralmente associado com alarme, vidros e outros sistemas do carro, ele pode apresentar falhas. Uma delas é quando a trava ativada simplesmente destrava sozinha.

Então, por que isso acontece? É o que veremos neste artigo.

Trava elétrica trava e destrava sozinha, por que?

trava eletrica 2

Se ao acionar a trava elétrica, depois de algum tempo ela destrava sozinha, isso pode ter algumas causas que precisam ser checadas para se chegar a uma solução.

Como já falamos, a trava elétrica está interligada com outros componentes do carro. Então, existem diversas causas mais prováveis de ativação e desativação involuntária, especialmente durante a condução.

As causas podem estar relacionadas com o sensor de portas, fechaduras e o próprio relê da trava elétrica, que podem estar com defeito.

A trava elétrica é composta de motores de acionamento das fechaduras, sendo dois dianteiros – denominados como “mestres” – e dois traseiros (em caso de carro quatro portas), que são identificados como “escravos”.

A centralina de comando da trava elétrica se comunica diretamente com os dois primeiros. Nos outros dois, eles simplesmente replicam os sinais recebidos pelos mestres, abrindo ou fechando quando estes são ativados.

Em alguns carros, todos os motores podem ser “mestres”, inclusive do porta-malas. Então, estes mestres enviam e recebem ordens de fechamento da centralina, repassando para os demais.

No caso da porta do condutor, ela geralmente é a que repassa os comandos de abertura e fechamento para as demais. Algumas travas necessitam um segundo comando para abrir as demais.

Veja também: Trava elétrica não funciona em uma porta

Fechadura

atuador trava

Quando as portas travam e destravam imediatamente, o problema pode estar nas fechaduras. É preciso verificar porque a trava elétrica não está agindo de forma simultânea.

Verifique manualmente o travamento de cada porta. Sujeira ou falta de lubrificação podem impedir o livre funcionamento das fechaduras das portas, inibindo a ação da trava elétrica.

Se uma estiver com defeito, a centralina receberá a informação de que esta porta está aberta e não com problemas, indicando no painel (caso tenha) e impedindo o travamento.

Eletrônico

comando trava

Os motores mestres recebem ordens somente de abrir e fechar. Num eventual curto de um desses motores, o que explica alguns casos de fechamento apenas de uma das portas dianteiras, a trava elétrica pode atuar erroneamente.

Nesse caso, o mestre com um curto no modo de fechamento simplesmente impedirá que as portas sejam destravadas. O mesmo em relação ao modo de abrir, impedindo o travamento.

Em relação ao exemplo acima, este é outro defeito na trava elétrica com o motor mestre da porta do motorista. Se tiver com problemas, o sinal enviado para a centralina não será o correto. Isso fará com que entre em conflito com a geração de dois sinais.

Dessa forma, impedirá a porta do passageiro de funcionar igualmente e, por consequência, as demais. Neste caso, um comando de abrir na porta do motorista, não será interpretado da mesma forma na do passageiro.

Isso acontece porque um curto impediu o envio do sinal correto para a centralina. Então, o defeito no motor mestre do motorista pode ser solucionado com sua manutenção ou substituição.

Não travando as traseiras

travas eletricas

Alguns carros apresentam o defeito de as travas não travarem as portas traseiras ou apenas uma delas.

Isso pode ser causado por um ou os dois motores escravos com defeito. Também pode ser um defeito no chicote elétrico ou na própria fechadura.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X