Onix Plus LT 2025: Sedã líder da categoria é espaçoso e tem visual moderno, mas acabamento deixa a desejar

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O Onix Plus é o Sedan Compacto da Chevrolet, que compete diretamente com Virtus, Yaris, City e Versa.

Disponível em versões automáticas e manuais, com e sem turbo, pode agradar a todos os gostos.

Avaliamos uma unidade de entrada “LT”, com motor turbo e câmbio manual e trouxemos todos os detalhes para você.

Partindo de R$ 110.690,00, custa um pouco mais que automática (por incrível que pareça), que custa R$ 108.790,00.

A versão LT Manual turbo vem de série com:

Seis Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina), controle eletrônico de estabilidade e tração, DRL, ABS, assistente de frenagem de emergência, rodas de aço High-vent aro 15″ com calotas, ar-condicionado, computador de bordo, controlador de limite de velocidade, volante multifuncional, direção elétrica progressiva, painel de instrumentos 3,5″, multimídia MyLink, com tela de 8″, Android Auto e Apple CarPlay e mais.

Todos os detalhes estão aqui:

Motor turbo com câmbio manual é diferencial

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Com a tendência de câmbios automáticos cada vez mais tomarem o mercado, carros com motor turbo e câmbio manual estão se tornando escassos, mas com o Onix Plus ainda é possível tê-los, pelo menos numa versão mais “pelada” do modelo.

O motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque (no etanol) é acoplado ao câmbio manual de 6 velocidades.

Com esse conjunto, o sedan faz o 0 a 100 km/h em cerca de 10,4s e tem velocidade máxima limitada a 187 km/h.

O Yaris acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 12s, enquanto sua velocidade máxima é de pouco mais de 170 km/h.

Já o Virtus TSI, com 116 cv, tem o 0 a 100 km/h próximo dos 10,5s e velocidade máxima de 201 km/h.

O consumo do Onix no etanol é de 9,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na rodovia.

Na gasolina faz 13,4 km/l na cidade e ótimos 16,9 km/l na rodovia, números sensivelmente melhores do que o automático.

Na gasolina o consumo do Yaris é na faixa de 12,9km/l na cidade e 14,7km/l na estrada e, com etanol, 8,9km/l na cidade e 10,6 km/l na rodovia.

Já no caso do Virtus, ele faz cerca de 8,3 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina, na cidade e 10,5 km/l com etanol e 14,9 km/l com gasolina na rodovia.

Visual moderno e sóbrio

Sem grandes firulas, o Onix Plus tem um visual sóbrio e agradável, que conquistou o mercado brasileiro.

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Os faróis tem uma pequena parte do fundo escurecido, mas ainda utiliza bastante regiões cromadas, e são unidos por um friso cromado que atravessa a dianteira, dividindo a grade superior da inferior.

Essa grade é composta por filetes com cortes quase triangulares, construída em plástico preto, tem uma certa personalidade.

Nas bordas do para-choque, acabamentos em plástico preto abrigam os faróis de neblina.

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Na lateral, as rodas de aço com calotas de fundo preto e diamantadas em metálico disfarçam bem, de longe até se passam por rodas de liga.

O teto não tem uma caída muito abrupta, permitindo um certo espaço para a cabeça do passageiro de trás.

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A traseira é bonita, em especial as lanternas, quase inteiramente vermelhas, com uma área considerável, se estende até a lateral e também sobre a tampa do porta-malas.

Lembram quase um perfil de flecha, apontando para o centro do carro.

No tampão é possível ler “Onix” no canto inferior esquerdo e “LT” no inferior direito, ao centro o logo da Chevrolet, numa medida boa.

A porção inferior do para-choque é em plástico preto.

Espaçoso, mas com muito plástico

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O interior do Onix Plus LT tem bastante espaço para o segmento, mas deixa a desejar na qualidade de acabamento, apesar de seu rival direto, Virtus, também ir mal nesse quesito.

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A forração de portas é praticamente composta somente por plástico duro, apesar de ter um desenho elaborado, não é o suficiente para salvar o aspecto visual e tátil do conjunto.

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Os bancos são de tecido e confortáveis, mas não tem nenhum apelo visual, são mais funcionais que bonitos.

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O volante é totalmente circular, sem a base reta, nem acabamento em couro, apesar do desenho bonito, não traz muita sofisticação.

Os botões multifuncionais são bonitos, envoltos por um acabamento prateado, o centro do volante é levemente achatado e da continuidade aos raios.

O painel de instrumentos tem os mostradores analógicos, com o computador de bordo no centro, que mostra informações do veículo.

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A multimídia fica na porção superior do painel, não tem grandes dimensões e se destaca um pouco do conjunto.

Logo abaixo estão os botões de controle dela, com um acabamento cromado contornando-os.

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Um pouco mais para baixo, os botões rotativos do ar-condicionado, com aros cromados.

O console central abriga a manopla de câmbio, ambos bem simples, sem muito destaque.

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No banco de trás, há espaço para as pernas e o teto não é um problema, a não ser eventualmente para pessoas muito altas.

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O porta-malas também é grande e mais que suficiente para viagens, somente um pouco profundo, o que pode dificultar o acesso às bagagens, mas essa é uma característica comum a vários sedans.

Líder disparado da categoria

O Onix Plus domina atualmente o mercado dos sedans compactos, garantindo a primeira posição do acumulado até abril de emplacamentos.

Foram 17.852 unidades emplacadas até abril de 2024, na segunda posição, o Virtus emplacou 10.381 unidades.

O Yaris completa o pódio, com 6.235 unidades emplacadas, Versa e City fecham a lista com pouco menos de 4.000 unidades cada.

Vale mencionar que no ranking geral de veículos emplacados o Onix se posiciona muito bem, na décima posição dentre todos os modelos e tipos de carroceria de automóveis.

Bom preço e consumo, design acertado, além do renome da Chevrolet, fazem com que o Onix venda tão bem.

Para ser ainda melhor, poderia ter versões de desempenho superior, como o Virtus Exclusive e atacar uma fatia hoje dominada pela VW.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.