Yaris Sedan XL 2024: Design sóbrio e interior espaçoso agradam público conservador

toyota yaris sedan 2024 collection santos (2)

O Yaris Sedan é o representante da Toyota no mercado de Sedans compactos, tem vendas significativas, quando comparado com seus principais rivais, Virtus, Onix Plus, City e Versa.

A versão XL é a de entrada, com foco em segurança, sem grandes mimos.

No texto de hoje listamos tudo sobre ele:

Partindo de pouco menos que R$ 100.000,00 (R$ 97.990,00 pra ser preciso), a versão XL vem de série com:

Duas portas USB traseiras, ar-condicionado, computador de bordo com 12 funções, direção elétrica, luz de condução diurna em LED, modo de seleção de condução Eco/Sport, porta-malas de 473 litros, freios com ABS e EBD, 7 airbags, controle de tração e estabilidade, multimídia Toyota Play+ com Tecnologia Harman, Android Auto e Apple CarPlay e volante multifuncional.

Diversos acessórios e opcionais estão disponíveis para compra no site, como frisos, molduras e alto falantes.

Desempenho não é o ponto forte

O Yaris é equipado com o motor 1.5L Dual VVT-i, que rende 110 cv e 14,9 kgfm de torque no etanol, enquanto na gasolina são 105 cv e 14,3 kgfm de torque.

A transmissão é do tipo CVT com modo semi-sequencial de 7 velocidades.

Com esse conjunto o Yaris acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 12s, enquanto sua velocidade máxima de pouco mais de 170 km/h.

São números aceitáveis, porém não impressionam, por exemplo em relação ao Virtus TSI, que com 116 cv, tem o 0 a 100 km/h próximo dos 10,5s e velocidade máxima de 201 km/h.

Na gasolina o consumo do Yaris é na faixa de 12,9km/l na cidade e 14,7m/l na estrada e, com etanol, 8,9km/l na cidade e 10,65m/l na estrada.

Já no caso do Virtus, faz cerca de 8,3 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina, na cidade e 10,5 km/l com etanol e 14,9 km/l com gasolina na rodovia.

Design sóbrio agrada público mais maduro

O Yaris bebe da fonte do Corolla, apostando na sobriedade, eventualmente abocanhando clientes mais conservadores.

toyota yaris sedan 2024 collection santos (1)

De frente, os faróis ocupam boa parte da área frontal superior, são compridos, porém estreitos, com um design que lembra vagamente o do Corolla da geração anterior.

A grade tem um formato quase em “X”, começando no final dos faróis e terminando no para-choque, ela é toda preta, e na porção inferior é no formato colmeia.

As bordas do para-choque são pintadas na cor do veículo e tem um entalhe onde fica o farol de neblina, que conta com um acabamento preto, é o item que mais traz agressividade à dianteira.

yaris xl 2024 (1)

De lado fica claro que a XL é a versão de entrada, especialmente pelas rodas de aço com as calotas sem sofisticação.

O teto é curvado, desde o início, até o fim, continuando a curvatura do para-brisas, e terminando na tampa do porta-malas, tampa essa que não se sobressai muito.

O ângulo de ataque não é muito agressivo, fazendo com que ele sofra um pouco em obstáculos, enquanto o ângulo de saída é mais pronunciado.

yaris traseira
Na traseira, as lanternas tomam uma área considerável, sendo consideravelmente altas e compridas, sem máscara negra ou artificio que amenize, acabam por chamar atenção no conjunto.

O para-choque é pintado na cor do veículo, e não possui muitos recortes ou vincos muito marcados.

O logo da Toyota e o modelo “Yaris” estão presentes na tampa traseira e são cromados.

Interior é bom, com destaque para o espaço interno

yaris 003

O interior do Yaris concentra sua beleza no painel, que tem alguns toques de sofisticação, no restante o interior é bem simples.

Os bancos de tecido não têm um desenho muito sofisticado ou rebuscado, sendo digno de carro de entrada, mas aparentam ter uma construção com material de qualidade, e apresentam um conforto interessante.

O volante tem um desenho diferenciado, fugindo o comum, que na minha visão é um ponto positivo, que traz um pouco de personalidade para o interior.

Yaris Interior 002

A central multimídia tem uma dimensão justa, não sendo exageradamente grande como costumamos ver no mercado.

Ela é envolta por um acabamento preto brilhante e uma moldura prateada.

O cluster tem as luzes predominantemente brancas e azuis, trazendo um aspecto moderno e de qualidade, de qualquer forma os mostradores são analógicos, como era de se esperar para uma versão de entrada.

O computador de bordo traz informações para auxiliar o motorista.

As forrações de porta são em plástico preto, sem grandes detalhes.

No banco de trás, o espaço é bom, considerando o segmento, somente a altura do teto merece atenção, caso vá transportar pessoas grandes.

Yaris contra os rivais

O mercado de sedans está cada vez mais restrito, visto a dominância das SUVs no gosto popular, e nesse mercado o Yaris vai relativamente bem.

Dentre as opções disponíveis, o Yaris é o terceiro sedan compacto mais emplacado, com dados de 2023, foram 20.571 unidades.

O pódio se completa pelo Virtus, na segunda posição, com 27.054 emplacamentos, e Onix Plus, líder isolado, com 74.887.

Comparado com eles, o Yaris perde em desempenho, talvez essa seja a principal explicação para não vender mais, a ausência de uma opção turbo deixa ele restrito a um mercado mais conservador.

O interior poderia melhorar um pouco, para agradar um publico mais exigente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.