Por que alguns carros potentes, e modelos esportivos, tem dois, três ou quatro escapamentos?

escapamento esportivo 4
escapamento esportivo 4

Os carros de segmentos verdadeiramente premium, e os modelos esportivos levam o design de escapamentos muito a sério, já notou?

Percebeu que muitos têm não só um escapamento? Isso se deve a motivos que vão além da beleza.

Vamos ver os vários motivos para que esses sistemas de escape sejam assim.

Mas antes já avisamos: Não estamos limitados a dois escapamentos, principalmente se estivermos falando de carros esportivos e super esportivos.

Existem modelos com três saídas de escape, como é o caso da legendária Ferrari F40, o maravilhoso Lexus LFA, com motor V10, a Lamborghini Aventador, a Ferrari 458 Italia.

Modelos mais simplórios, mas ainda muito interessantes, também usam três saídas de escape, como o Toyota GR Corolla e o Honda Civic Type R.

Se pesquisarmos por modelos com quatro saídas, temos o Jaguar E-type com motor V12, e o Pagani Zonda, com as quatro saídas centralizadas na sua traseira, que ficam dentro de uma moldura redonda.

E modelos bem mais simples do que este Jaguar também tem quatro saídas, como vários modelos da divisão esportiva M da BMW.

ferrari f40 10
ferrari f40 10

Vejamos porque é assim:

Desempenho

Principalmente quando falamos de carros super esportivos, seus motores são tão violentos, que não é qualquer escapamento que conseguirá lidar com tantos gases saindo a uma velocidade incrível.

Um escapamento com mais saídas ajuda no aumento da potência.

Essa tática também é usada por quem melhora a performance de um carro mais comum. Por exemplo, se uma oficina de preparação turbinar um simples Gol quadrado com motor AP 1.8, com certeza o sistema de escapamento será modificado.

Se ele não tiver um número maior de saídas na traseira, pelo menos um dimensionamento do sistema será feito. Isso significa aumentar o diâmetro dos canos que levam os gases até o ambiente.

O diâmetro de um escapamento de carro popular, como é o caso do Gol, geralmente tem duas polegadas, o que dá 5 centímetros.

O dimensionamento pode ser feito aumentando esse diâmetro para 2,5 polegadas, 3 polegadas, ou ainda mais.

Vários cálculos tem de ser feitos para saber qual diâmetro trará a melhor performance, para aquele veículo específico, e suas modificações.

Saída dos gases

Múltiplos canos de escape ajudam na saída dos gases do motor, como comentamos acima na parte sobre o desempenho.

Essa saída facilitada dos gases reduzem a contrapressão que mantém gases na câmara, ocupando um espaço que poderia ser utilizado pela mistura nova, entre ar e combustível.

Ou seja, se o carro tiver canos de escape a menos, ou eles forem muito estreitos, o carro terá uma menor eficiência volumétrica.

O mesmo efeito de vários canos de descarga pode ser alcançado com apenas um, com diâmetro enorme. Mas é claro que isso não teria o mesmo charme e elegância de usar vários.

Som empolgante

O som de um carro é mais do que funcional, ele define a experiência de dirigir e a identidade do veículo.

Já imaginou se uma Ferrari tivesse um som parecido com o de um Fiat Uno, que decepção para quem a pilotasse?

Marcas de carros esportivos investem muito para criar um som único. Esse detalhe do design mostra o poder do motor e o que a marca representa.

O ronco do motor é característico de cada carro esportivo. Ele é ajustado para mostrar força e elegância.

E as marcas ajustam os sistemas de escapamento, não só para ter a maior potência e eficiência, mas também para ter o melhor som.

Uma observação importante

O número de saídas de escape, no final das contas, não significa muita coisa.

Mais importante do que isso, é o sistema de tubos por onde os gases do motor saem, que se inicia lá no coletor de escape.

Dois carros idênticos, com motor V8, como por exemplo, o Chevrolet Camaro, podem ser vistos na rua. Um deles tem duas saídas de escape. O outro tem quatro.

Mas estes dois carros podem ter sistemas de escape idênticos, com um cano saindo de cada lado, de cada conjunto de quatro cilindros.

Só que um destes carros divide as saídas lá atrás, para um total de quatro. E o outro mantém duas, sem divisão.

O que muda é apenas a estética externa do veículo.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.