Projeção: Dacia Duster 2024 pode ter versão híbrida

duster 24 6

A Dacia confirmou que nos próximos dias mostrará seu primeiro carro híbrido, que provavelmente será o Jokker, algo que já vem sendo falado no velho continente há alguns meses.

Com apresentação no dia 18 de outubro, o primeiro carro híbrido da Dacia não será um modelo único, pois, ele terá a companhia de outros produtos hibridizados pela marca romena nos próximos anos.

Para 2024, por exemplo, já se fala no Novo Dacia Duster com propulsão híbrida, mas com um detalhe realmente interessante.

duster 24 4

Ele será abastecido por GLP, surpreendendo, uma vez que o gás liquefeito de petróleo só é usado em uma configuração bicombustível, tal como o GNV aqui no Brasil, ainda que aqui se use também o etanol ao lado da gasolina.

Feito sobre a plataforma modular CMF-B, o Novo Duster eliminará logo de cara o motor diesel, deixando assim o 1.5 dCi virar história, mas abraçando a eletrificação com o GLP abastecendo um híbrido.

Nesse caso, a Dacia não considerará a gasolina como uma opção alternativa ao GLP, ficando o gás unicamente como combustível para este híbrido, uma vez que o Euro 7 acabará com os motores a gasolina, mesmo com injeção direta.

duster 24 2

Acredita-se que o Novo Duster Hybrid GLP terá o motor EB 1.2 Turbo de três cilindros, usando assim os cilindros pressurizados e mais motor elétrico compacto e no lugar do alternador, acionando a correia, que liga e desliga o motor em movimento.

Chamado de MHEV, o sistema de 48 volts utiliza uma pequena bateria de lítio e será a aposta da Dacia para o Novo Duster 2024, uma vez que a transição será menos custosa para o fabricante do leste europeu.

Por isso, não só o Novo Duster, mas toda a família derivada da CMF-B deve assumir o MHEV como alternativa inicial às exigências do Euro 7 e o GLP pode acabar como combustível padrão da Dacia nos próximos anos.

Dacia Duster 2024 – Galeria de fotos

[Fonte e projeção: Auto.cz]

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X