Quais carros precisam de cambagem? (Veja detalhes)

ilustracao carro verde
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O pneu começa a se desgastar mais de um dos lados da banda de rodagem, sem motivo aparente.

Você já tinha feito alinhamento e balanceamento, mas agora notou que isso está acontecendo. Ao levar novamente no mecânico, ele deve dizer que a suspensão precisa de cambagem.

Mas, por que isso aconteceu?

Devemos fazer a cambagem em todos os carros que vierem a ter danos no conjunto de suspensão.

Se seu carro não sofreu danos na suspensão, vindos de uma pancada muito forte, um buraco enorme, etc, não é preciso fazer cambagem!

Mas, como acontece? Antes de responder a essa pergunta, é preciso saber o que é cambagem.

O que é cambagem

Todo automóvel possui um ângulo de inclinação vertical das rodas em relação ao solo, que se chama câmber. Ele pode ser de três formas: neutro ou nulo, positivo e negativo. No primeiro caso, a roda está em um ângulo zerado e totalmente vertical em relação ao solo, descrevendo 90 graus perfeitamente em comparação ao piso.

Então, cambagem é essa regulagem de inclinação em relação ao solo.

E o que acontece em cada caso?

No caso da roda com câmber nulo, haverá um esforço maior do sistema de direção, deixando-a mais pesada nesse caso.

Em relação ao positivo, um menor esforço desse sistema será verificado, tornando a condução mais leve e reduzindo os esforços sobre os componentes do dispositivo.

Por fim, o câmber negativo pode acarretar desgaste interno nos pneus, já que o ângulo das rodas tende a forçar mais o material rodante e os componentes da suspensão nesse caso.

Em relação ao motivo da cambagem no exemplo inicial é um só, impacto. Os carros modernos geralmente são robustos o bastante para suportar bem os pisos irregulares do Brasil, mas acontece que ainda existem situações cotidianas que acabam por avariar a suspensão desses veículos.

Assim, a cambagem só está relacionada com esse tipo de avaria, gerado por um impacto frontal, vertical ou mesmo esforços laterais.

Por exemplo, uma batida contra um buraco, guia ou depressão na via, onde a velocidade e peso do carro deverão contribuir negativamente nesse caso. Aquela encostada no meio fio da rua durante manobras pode acarretar em problemas com cambagem.

O motivo é que tais impactos acabam por amassar um dos componentes da suspensão, alterando o ângulo do câmber e assim gerando problemas de desgaste acentuado nos pneus.

cambagem

A cambagem é recomendada por alguma norma?

A questão é que isso não é recomendado por nenhuma norma. Na norma ABNT , nem mesmo a cambagem é citada.

Já a NBR 14780, norma que trata do conjunto de suspensão, diz que “segundo as especificações da fabricante do veículo”, a geometria das rodas deve ser corrigida. Ou seja, nada mais de informação sobre o assunto.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X