Qual foi o primeiro posto de gasolina do Brasil e do mundo?

posto de gasolina antigo 3
posto de gasolina antigo 3

No início do século XX, o abastecimento de carros era um desafio, uma vez que a gasolina era um subproduto da produção de querosene.

Os postos de gasolina se tornaram parte importante da infraestrutura rodoviária e continuam a ser essenciais para o funcionamento dos veículos motorizados.

Vamos ver um pouco sobre os primeiros postos, tanto no Brasil quanto no mundo.

Os primeiros postos de combustíveis no mundo

Antes da criação dos postos de gasolina, os motoristas precisavam comprar gasolina em lojas que vendiam produtos genéricos, como ferragens ou farmácias.

A gasolina era armazenada em latas e o abastecimento era feito por meio de funis.

O primeiro posto de gasolina foi inaugurado em 1907 nos Estados Unidos por Henry Ford. No Brasil, o primeiro posto foi inaugurado em 1915 pela Texaco.

posto de gasolina antigo 1
posto de gasolina antigo 1

O modelo inovador da Gulf

O primeiro posto de gasolina da Gulf foi inaugurado em 1913 em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

O modelo inovador oferecia serviços exclusivos para automóveis, como abastecimento, calibragem dos pneus e colocação de água no radiador.

O atendimento era feito por funcionários especializados e o abastecimento era feito em um sistema de drive-thru, onde o motorista podia se aproximar da bomba de gasolina e realizar o abastecimento sem sair do carro.

A chegada dos postos de gasolina no Brasil

O primeiro posto de gasolina no Brasil foi inaugurado em 1915 pela Texaco.

Antes disso, a Esso chegou ao país em 1912 e a Shell em 1913, atuando como distribuidoras de combustíveis.

Com o aumento da quantidade de automóveis em circulação, surgiram novas empresas e os postos de gasolina se tornaram parte integrante da infraestrutura rodoviária brasileira.

O mercado de postos de gasolina no Brasil

Atualmente, existem mais de 41.000 postos de gasolina no Brasil, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O mercado de postos de gasolina no país passou por diversas transformações ao longo dos anos, resultando em uma maior competitividade no setor.

No passado, o mercado era dominado por oligopólios, onde um pequeno grupo de empresas controlava a distribuição e venda de combustíveis.

No entanto, ao longo dos anos, o setor passou por uma flexibilização e abertura para a entrada de novas distribuidoras. Isso resultou em um aumento da concorrência e em um mercado mais competitivo.

A tabela abaixo apresenta os principais players do mercado de postos de gasolina no Brasil, destacando algumas das suas características:

Empresa Número de postos Serviços oferecidos
Ipiranga 8.400 Lojas AM/PM, Jet Oil (serviços automotivos)
BR Distribuidora 7.600 Lojas BR Mania, Lubrax+ (troca de óleo)
Shell 5.000 Shell Select, Shell Helix (troca de óleo)
Texaco 2.300 Lojas Star Mart, Texaco Lubrificantes
google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.