Qual posição do motor é mais eficiente? Transversal ou longitudinal?

motor ilustracao
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O motor de um carro pode ser instalado em duas posições, a transversal e a longitudinal.

A posição transversal de um motor é quando uma ponta dele fica perto da roda esquerda e a outra fica perto da roda direita. Vemos o motor de lado quando abrimos o capô. Assim, os cilindros ficam atravessados, ao invés de um atrás do outro.

Já o motor longitudinal tem uma ponta perto da grade dianteira e a outra lá perto do parabrisa. Neste esquema, os cilindros ficam um atrás do outro, no caso de um motor em linha.

Se for um motor em V, é como se você estivesse encarando este V de frente. O motor se apresenta de frente para você, quando abre o capô.

nissan kicks motor
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Até os anos 1950, os motores eram sempre longitudinais

Até meados do século 20, a maioria dos veículos tinha motores longitudinais. Percebemos isso ao analisar a mecânica de qualquer modelo nacional antigo que tinha motor V8, como Ford Galaxie, Dodge Charger ou Ford Maverick.

No caso dos modelos com motores em linha, os motores sempre estava apontados para a frente, como é o caso clássico do Chevrolet Opala e seu grande motor de seis cilindros e 4,1 litros.

Esse posicionamento do motor mudou com modelos bem pequenos, como o Mini Cooper e o Fiat 147. Ambos saíram de fábrica com motores transversais, já que o tamanho do cofre do motor era pequeno demais para que o motor fosse colocado na posição longitudinal.

Foi no ano de 1959 que se iniciou essa mudança no mundo automotivo, com o lançamento do Morris Mini, antecessor do Mini Cooper, modelo que foi projetado por Alec Issigonis.

Motivos para um carro usar motor transversal

O principal motivo para um carro ter motor transversal é o pouco espaço debaixo do capô.

Isso fica claro quando analisamos dois modelos com o mesmo motor, mas com espaços diferentes para o motor, como é o caso de Ford Del Rey e Ford Escort.

O Del Rey tem o motor posicionado na longitudinal (apontado para a frente), pois espaço ali não é problema. Já o Escort tem o motor instalado de lado, na transversal, pois o espaço disponível é bem menor.

Outro benefício do motor transversal é permitir uma frente mais baixa, com um capô que pode ser bem encurvado até o bico do carro.

O Volkswagen Gol, um dos carros mais populares em nosso país, usou motor longitudinal até a sua quarta geração. Quando chegou o Gol chamado G5, a posição foi alterada para a transversal.

A posição mais eficiente

Se formos analisar qual posição do motor é mais eficiente, em termos de aproveitamento de espaço (tornando o conjunto mecânico mais compacto), e também para se ter um melhor centro de gravidade do veículo, bem como uma otimização do espaço interno, sem dúvida é o motor transversal.

Tanto que até hoje, mais de 60 anos depois, esta ainda é a disposição de motor mais usada pela maioria dos fabricantes mundiais.

Na questão do espaço interno, que mencionamos acima, o motor transversal também permite que o tunel central da carroceria seja plano, otimizando o espaço para as pernas dos ocupantes traseiros.

E na eficiência mecânica?

Mas em termos de eficiência mecânica, o posicionamento do motor não faz muita diferença, tanto que modelos maiores, com amplo espaço debaixo do capô, como SUVs gigantes e picapes enormes, (até mesmo modelos super esportivos) os motores usados ainda são, em parte, posicionados longitudinalmente.

Vantagens e desvantagens de cada tipo

Motor transversal

Uma pequena vantagem que carros de tração dianteira recebem por usar motores transversais é que neste esquema, o motor fica quase que completamente em cima do eixo dianteiro.

E isso ajuda na tração e na aceleração.

Mas, temos também uma desvantagem, que é o chamado “torque steer”, ou seja, o pequeno movimento causado no volante ao acelerar mais forte, pelo fato de que cada roda dianteira tem um semi-eixo de tamanho diferente, um maior e outro menor.

Aí, a distribuição de torque não é exatamente igual para as duas rodas dianteiras.

Motor longitudinal

Falando agora de motores longitudinais, os pontos negativos incluem o enorme espaço que é tomado pelo eixo cardã, que leva o torque do motor até as rodas traseiras, e também a redução no espaço interno, ou seja, na cabine.

Pontos positivos? A distribuição de peso é melhor, diferente do motor transversal, onde o quase todo o peso da mecânica do carro fica em cima do eixo dianteiro.

Outro ponto legal é que um carro com motor longitudinal pode receber um motor muito maior sem grandes problemas, o chamado swap de motor.

Vide o Ford Maverick dos anos 70, que podia ser equipado com motor de quatro, seis ou oito cilindros, sem alterações na carroceria.

Geralmente, os maiores motores instalados transversalmente em veículos são os de seis cilindros, apesar de alguns modelos com oito cilindros transversais existirem.

Motores de dez cilindros e maiores, sempre são instalados na posição longitudinal.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.