Avaliação Equinox 2018: SUV eficiente com performance

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 32

Numa dança de cadeiras impressionante, a GM tirou de circulação a antiga Chevrolet Captiva, que só nos EUA estava presente há uma década, substituindo-a por um SUV cujo nome é associado ao irmão maior, o Equinox.

Este Chevrolet Equinox 2018 – em sua terceira geração – foi reduzido em tamanho para ocupar a vaga da Captiva e de quebra recebeu a plataforma D2XX do Novo Cruze. Ele ficou tão menor, que até a Captiva vendida na Ásia é ainda um pouco maior. Que dirá a antiga geração deste SUV, com seus 4,77 m e, a anterior a ela, que media 4,79 m.

Agora com 4,65 m, o Chevrolet Equinox 2018 chega para ser o intermediário na gama de utilitários esportivos da GM no Brasil. A proposta é boa, oferecendo performance e eficiência, com um pacote bem recheado na inédita versão Premier e por um preço competitivo no atual cenário careiro do nosso mercado: R$ 149.900.

Global, já que será vendido em 114 países, o SUV é focado na família, mas isso não significa que ele é um carro apenas comportado.

Sob o capô, um dos trunfos do Chevrolet Equinox 2018 é o motor Ecotec Turbo SIDI 2.0 com nada menos que 262 cv e 37 kgfm. A GM divulga o torque máximo em 4.500 rpm, mas não se engane, ele começa bem cedo e dá ao familiar uma performance de esportivo, até com direito a ronco grave nas duas saídas de escape. Não poderia ser diferente, já que é o mesmo motor do Camaro 2.0 nos EUA.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 29

Por fora….

Com porte mais familiar, tendo grandes vigias laterais traseiras separadas por colunas C bem estilizadas, oriundas da geração anterior do SUV, o Chevrolet Equinox 2018 tem um visual sofisticado e uma aparência que está intimamente ligada ao Cruze.

O conjunto ótico full LED autoajustável com LEDs diurnos e desenho agressivo, mescla bem com a grade cromada hexagonal e elementos superiores, bem como com o para-choque dotado de faróis de neblina e repetidores de direção.

Grandes vincos nascem na ponta do capô e reforçam as colunas A do Chevrolet Equinox 2018.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 8

Os frisos cromados em formato de seta nas portas traseiras também ajudam a compor a identidade desse utilitário esportivo, assim como as barras metálicas no teto, que ainda tem um vidro panorâmico com grande vão de abertura, deixando o ar livre entrar.

A antena barbatana se apresenta bem no conjunto. Mas, de volta às portas, chama atenção as maçanetas parcialmente cromadas, que valorizam a cor do carro.

As rodas de liga leve aro 19 polegadas dão um ar mais esportivo ao modelo com seus cinco raios duplos e acabamento diamantado. Na traseira, o Chevrolet Equinox 2018 apresenta lanternas em LED grandes e vistosas visualmente, enquanto as colunas D se fundem com as vigias em molduras pretas.

O para-choque com escape duplo cromado dá a dica do que tem sob o capô.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 40

Por dentro….

Em seu ambiente, o Chevrolet Equinox 2018 esbanja espaço, conforto e muitos detalhes sofisticados e até certo ponto luxuosos.

O SUV é apresentado com acabamento em dois tons, com preto e o cinza contrastante, que são completados por forração em couro, materiais soft touch e apliques cromados.

O visual é inspirado no Cruze e por isso a semelhança é enorme. Não por acaso, ambos compartilham muitos componentes, mas não são exatamente iguais.

No Chevrolet Equinox 2018, a instrumentação ampla e bem completa, sem firulas e exibições desnecessárias, não está lá para impressionar, mas para cumprir sua função. E o faz bem.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 45

Já a multimídia MyLink é uma das mais intuitivas do mercado e ainda se destaca pelos sistemas Android Auto e Car Play, reforçados pelo OnStar (Exclusive) e navegador GPS nativo. Ou seja, nem é preciso usar Maps ou Waze, mas sabemos bem que a dupla do Google é muito mais eficiente.

Sem CD, DVD ou qualquer disco, ele foca na conectividade e nas conexões mais atuais. Por causa disso, virou sucesso em modelos mais baratos da GM. Há um apoio para carregamento indutivo de smartphone e duas entradas USB bem úteis.

O ar-condicionado dual zone cumpre com excelência sua função, que é reforçada por difusores de ar traseiros.

O volante em couro tem uma boa pegada e é bem completo, tendo inclusive os comandos de alertas de colisão e invasão de faixa. Volume e mídia ficam atrás, onde paddle shifts seriam bem-vindos. Uma pena realmente, dada a performance do carro.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 49

Já que é para lamentar, vamos para a alavanca de câmbio. Ela tem altura, acabamento e posição certa.

No entanto, no topo, há um botão para mudanças manuais. Se os automáticos da GM já insistem naquele botãozinho lateral, esse do Chevrolet Equinox 2018 não ajudou nada. Esqueça do modo manual, pois é muito pouco ergonômico.

Ainda fica um pouco pior se o braço estiver sobre o alto apoio de braço central, o que naturalmente pode acontecer. Há bom espaço ali, mas ele poderia ser mais baixo. Mediano também é o porta-luvas no uso.

Fora isso, o Chevrolet Equinox 2018 apresenta assentos confortáveis, bons porta-copos, prático ajuste de abertura e acionamento da tampa do porta-malas na porta do condutor, assim como duas memórias dos ajustes elétricos do banco do motorista.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 68

No teto, OnStar, luzes de leitura em LED (assim como na traseira) e para-sóis com espelhos iluminados por dimmers. Os comandos do teto solar elétrico e da persiana são bons de manuseio. O ambiente fica bem iluminado com a luz externa, dando ainda mais prazer em estar a bordo do Equinox.

Isso somado ao sistema de som Bose com 5 alto-falantes e 2 tweeters.

Quem vai atrás tem ainda – além do ar-condicionado – outra entrada USB para carregamento, bem como encosto com ajuste e um estranho apoio de cabeça central, que se projeta para frente… Destoa não só visualmente, mas é pouco prático quando o banco é rebatido. Este, por sinal, pode ser dobrado por comandos laterais no bagageiro, que tem 468 litros até as janelas e 670 até o teto.

A tampa pode ser aberta pela chave, por dentro, na própria maçaneta ou no pé, a mais difícil, pois como todos os carros avaliados com essa tecnologia, nunca funciona no primeiro ou segundo movimentos.

O bom é o ajuste de limitação de altura da abertura do porta-malas, o que evita danos na porta de acesso. Em resumo, é um ambiente muito agradável para uma família, seja no dia a dia ou em férias.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 35

Por ruas e estradas….

Não parece, mas pode ser. O “pode ser” é uma referência ao que o Chevrolet Equinox 2018 proporciona quando é exigido, mas aí fica a sensação de que ele faria muito melhor se alguns detalhes – já mencionados – estivessem de acordo com uma proposta mais esportiva.

Não, o Equinox não é um esportivo, mas não teria problemas em aceitar a tarefa.

A GM poderia ter adicionado o motor 1.5 Turbo de 174 cv, usado na versão intermediária nos EUA e, ainda assim, o SUV teria uma performance adequada para a família.

No entanto, aqui o negócio é mais em forte e o 2.0 Turbo de 262 cv e 37 kgfm surgiu junto com o pacote Premier, o mais completo.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 91

O conjunto motriz ofertado é potente o suficiente para surpreender muito pai ou mãe de família. Basta ligar o motor, não de dentro do carro, diga-se de passagem, mas lá de fora, para que o Chevrolet Equinox 2018 mostre que tem algo diferente.

O ronco das duas bocas de escape não parece de um SUV familiar, mas de um esportivo de verdade.

Nos EUA, esse propulsor faz parte da gama do Chevrolet Camaro e, naturalmente, o escape está dimensionado para algo, digamos assim, menos familiar.

Para a garotada que espera no colégio, o amiguinho felizardo vai virar celebridade ao entrar no novo SUV, que mesmo à distância, mantém tudo fechado.

Mas, é preciso deixar o ar-condicionado ligado anteriormente, para que este funcione nesse modo.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 80

Ao volante, o ronco grave já não é tão perceptível e há certa decepção nisso. Mas, lembramos novamente, não é um esportivo. De funcionamento suave, o propulsor entrega disposição até em hora extra. Ele quer trabalhar, mas não exige isso ao conduzir.

Agradável e dócil nas saídas, ele cumpre com folga qualquer ordem dada ao acelerador, arrancando na frente da maioria dos carros ou simplesmente deslizando suavemente no meio urbano.

O câmbio automático de nove marchas da GM está bem-casado com o 2.0 Ecotec Turbo SIDI, proporcionando trocas rápidas, suaves e precisas. O giro se eleva rápido, mas na casa dos 2.000 rpm, outra marcha entra e assim vai indo.

Em cruzeiro, ele aponta para a mesma marca aos 110 km/h. Nas retomadas, cheio ou vazio, o Equinox fará tempos muito bons para seu porte e peso. Ou seja, ultrapassagens sem esforço ou preocupação são comuns no dia a dia com este SUV.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 75

A posição L é para as trocas manuais, tendo pouca interferência eletrônica e bloqueando bem o automático, mas com aquele botão na alavanca… O indicador de marchas no painel é pouco confiável, indicando uma marcha que não é a engatada.

Tudo isso é feito ainda com um nível de ruído muito bom, até demais, pois não se percebe nem o silvo da turbina.

De novo, não nos esqueçamos o que ele é e o que propõe. Na estrada, conseguimos um bom consumo de 13,2 km/litro, enquanto na cidade atingimos 9,5 km/litro, sempre com gasolina, seu único combustível.

Somados a isso, temos ainda o modo Eco e o Start&Stop, que entra em ação regularmente.

A tração apenas dianteira ajuda bastante na frugalidade, assim como a aerodinâmica bem resolvida e dotada de grade ativa junto ao radiador, como na Spin.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 37

O bom conjunto é um dos que proporcionam o melhor de dois mundos. A suspensão, por sua vez, tem uma boa mescla de conforto e estabilidade, filtrando bem as irregularidades do pavimento.

Mas e a tal esportividade? O “DNA Camaro” está presente junto com o “DNA Cruze” neste crossover e a performance muda ao acionar um comando. Nada de S, Sport, Dynamic ou algo assim. No Chevrolet Equinox 2018, basta fazer o que qualquer um faria, encher o pé no acelerador.

Sem qualquer modo de desempenho, o SUV rapidamente muda de estação e passa da valsa para o punk rock em milésimos de segundo, arrancando com vigor e fazendo as rodas dianteiras patinarem como se não houvesse controle de tração.

Por isso, é bom ir lá na frente da alavanca do câmbio e acionar o AWD. A tração nas quatro rodas funciona bem em pisos de baixa aderência, mas também ajuda na performance esportiva.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 22

Cheio, o motor 2.0 Ecotec Turbo parece saber o que você quer e se mantém em modo de combate até quando o “piloto” desejar. As trocas são longas e o giro sobe rapidamente até as alturas, chegando a 6.000 rpm em muito pouco tempo.

Nesse ponto, parece que há mais motor do que carro.

A direção elétrica responde prontamente e, com ajuda do AWD, pode-se fazer curvas bem dentro, embora a traseira vá mesmo dar uma escapadinha, mas nada que o condutor possa ser pego de surpresa.

O conjunto de suspensão com multilink na traseira, mantém o Chevrolet Equinox 2018 bem no chão e isso é muito bom em mudanças rápidas de trajetória também. Em grande parte, iacontece com ajuda de controles de segurança diversos.

Existe até controle de estabilidade com reboque.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 81

Os freios, sem dúvida, foram dimensionados para essa resposta, pois atuam de forma firme e equilibrada, dando mais segurança e confiança ao condutor.

Mas, se lá nos giros altos o SUV se comporta dessa forma, fica a sensação de que ele poderia proporcionar ainda mais prazer ao volante.

Suas rodas aro 19 ajudam não só no visual, mas no equilíbrio dessa outra proposta, mas paddle shifts e até um modo Sport de verdade, deixariam as coisas bem interessantes.

A troca manual existe e, além de pouco ergonômica, não dá prazer algum da forma como é acionada. Enfim, está lá apenas para constar na lista de 110 itens do generoso conteúdo do SUV. É aquele tipo de item que é preciso ter, mesmo que ninguém vá usá-lo.

Mas, ao contrário disso, o estacionamento automático ajuda bastante, especialmente em vagas que desistimos por pensarmos simplesmente que não dá.

Basta indicar a direção e acionar um comando perto do câmbio, para o Chevrolet Equinox 2018 medir, manobrar e corrigir sua posição perfeitamente, bastando apenas obedecer às ordens na tela central e ajustar o freio.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 23

Outro item muito bom em manobras é o alerta de tráfego traseiro, que indica a posição de pessoas, bicicletas e veículos que estão se aproximando. Alertas de ponto cego também ajudam, bem como o de colisão e o alerta de faixa, que corrige levemente a direção.

Faltou um controle de cruzeiro adaptativo.

O que não falta, no entanto, são alertas. Tem até para quem esquece alguém ou alguma coisa dentro do carro.

Trouxe o menino da escola? Cadê o cachorro? Quem não coloca o cinto no banco traseiro, também é dedurado.

Tudo isso com muita vibração para o condutor, não de alegria, mas de seu próprio banco, que reforça os avisos sonoros e luminosos através do assento.

chevrolet equinox 2018 avaliação NA 8

Por você….

O Chevrolet Equinox 2018 é, dentro de sua categoria, uma opção muito interessante. O novo SUV da GM tem belo visual, espaço interno como se deve, assim como um porta-malas que atende. O nível de conforto é realmente para uma família exigente e o conteúdo é um dos mais completos do segmento.

No quesito segurança, além dos muitos alertas e controles, vem devidamente equipado com seis airbags e conjunto ótico geral em LED. No conforto, desde a partida remota até a abertura do bagageiro com as mãos ocupadas, são outros atributos do modelo.

Teto solar panorâmico, conectividade com Android Auto e Car Play, assistência ampla com o OnStar, entre outros, estão presentes no pacote da versão Premier, que traz tudo e mais alguma coisa para o Chevrolet Equinox 2018.

Isso tudo e mais a performance acima da média para sua categoria, tornando o SUV um dos melhores casamentos entre propostas distintas. O preço parece alto e realmente é, mas quando comparado com a concorrência se diferencia positivamente.

E então, vale o Chevrolet Equinox 2018? Sim, para a diversão da família e sim, para diversão individual, do pai de família.

Medidas e números….

Ficha Técnica do Chevrolet Equinox Premier 2018

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo
Cilindrada – 1.998 cm³
Potência – 262 cv a 5.500 rpm (gasolina)
Torque – 37 kgfm a 4.500 rpm (gasolina)
Transmissão – Automática com nove marchas e trocas manuais na alavanca
Tração – Dianteira e Integral

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 210 km/h (gasolina)
Velocidade máxima – 7,6 segundos (gasolina)
Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm
Consumo urbano – 9,5 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 13,2 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 19 com pneus 235/50 R19

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.652 mm
Largura – 1.843 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.695 mm
Entre eixos – 2.725 mm
Peso em ordem de marcha – 1.693 kg
Tanque – 59 litros
Porta-malas – 468 (até as janelas) e 670 litros (até o teto)
Preço: R$ 149.900

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X