![porsche cayman gts avaliação na (18) porsche cayman gts avaliação na (18)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-18.jpg)
Nos anos 50, as pistas dos EUA e da Europa viram um carro de competição da Porsche com motor boxer a ar invertido numa posição centralizada, buscando melhor equilíbrio.
Esse era o 718, renascido há poucos anos, com sobrenomes já conhecidos, como Boxster e Cayman. Este último, na versão GTS, é o primeiro que o NA avalia antes de uma mudança radical. Deu tempo…
Com mudanças tão rápidas no mundo automotivo, onde a eletrificação acelera até mais que os clássicos esportivos, que dirá o quase intocável 911.
Assim, o Porsche 718 Cayman GTS ainda é aquilo que muitos precisam para sentir a emoção da performance purista e isso chega na forma de um cupê pequeno, para dois, que tem um boxer de seis cilindros no meio, naturalmente aspirado.
![porsche cayman gts avaliação na (7) porsche cayman gts avaliação na (7)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-7.jpg)
Ostentando 400 cavalos, o Porsche 718 Cayman GTS só seria perfeito com transmissão manual, mas a caixa de dupla embreagem PDK não faz feio, só não massageia o ego dos entusiastas mais puristas.
Fechado em relação ao aberto irmão Boxster, o Cayman é um cupê que surpreende não só pelas formas esculpidas e elegantes, mas pelo pacote oferecido e características únicas, como levar uma pequena “mudança” nas férias.
Equilíbrio nas formas
Menor que o 911, que apenas parece pequeno, o Porsche 718 Cayman GTS é um cupê compacto que não reflete em seu tamanho, sua capacidade de emocionar e oferecer prazer ao dirigir.
Mas, antes de falarmos disso, precisamos comentar como ele ainda pode confundir algumas pessoas.
![porsche cayman gts avaliação na (14) porsche cayman gts avaliação na (14)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-14.jpg)
De motor central, o Porsche 718 Cayman GTS tem um equilíbrio em suas formas, com a cabine devidamente posicionada entre os eixos, deixando a traseira com uma saliência maior, incluindo um dos dois porta-malas.
Na frente, os faróis grandes full LED marcam o DNA da marca com as quatro luzes diurnas, copiadas por uma marca coreana bem conhecida…
Com grandes entradas de ar no para-choque, assim como mais luzes no protetor e refletores nas laterais como luzes de posição.
Tendo um teto arredondado, o Cayman tem portas pequenas com maçanetas pronunciadas e entradas de ar laterais que denunciam sua configuração mecânica clássica.
![porsche cayman gts avaliação na (15) porsche cayman gts avaliação na (15)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-15.jpg)
Na traseira, as lanternas em LED têm desenho harmônico, ligadas por um acabamento onde o nome Porsche se destaca no acabamento do pequeno defletor de ar natural, lembrando que uma asa retrátil se eleva sobre a tampa traseira.
O nome Cayman oculta também o botão de abertura do compartimento de bagagens traseiro.
Duas bocas de escape com difusor de ar discreto, completam a carroceria, calçada com rodas esportivas aro 20 com pneus 235/35 R20 na frente e 265/35 R20 atrás.
O Cayman GTS tem ainda retrovisores de bom tamanho e aerodinâmicos.
![porsche cayman gts avaliação na (22) porsche cayman gts avaliação na (22)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-22.jpg)
Dentro, o ambiente para dois é limitado, mas duas pessoas de estatura alta cabem sem problemas, já que não há espaço para maior inclinação dos encostos dos assentos esportivos de abas altas e elementos vazados.
O motor central impede isso, mas não que haja espaço sobre o propulsor junto ao porta-malas traseiro, de bom tamanho. Ali cabem duas malas pequenas.
Interessantes são as duas tampas circulares para óleo e água do motor boxer abaixo, enquanto dois pequenos porta-objetos com tampa se apresentam junto das vigias laterais traseiras.
![porsche cayman gts avaliação na (28) porsche cayman gts avaliação na (28)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-28.jpg)
Com bom acabamento interno em couro e Alcantara, o Cayman GTS reflete sua idade no painel, com formas que lembram a geração 991 do Porsche 911.
Isso significa uma multimídia com tela pequena e muitos comandos físicos, inclusive um display que lembra uma fita-cassete, mas ocultam os slots de cartões SD.
O console tem comandos simples que ajustam o ronco do escape, aerofólio e ajuste de suspensão, além de Start&Stop e controle de estabilidade.
A alavanca de câmbio em alumínio com o numeral 718 se destaca, enquanto o painel, com difusores de ar pequenos, possui o clássico porta-copos retrátil no lado do passageiro, assim como o cronógrafo no topo.
![porsche cayman gts avaliação na (32) porsche cayman gts avaliação na (32)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-32.jpg)
A instrumentação analógica é um convite aos velhos e bons tempos, ainda que haja um display digital no lado direito.
O volante de três raios padrão da Porsche tem paddle shifts metálicos, bem como comandos fáceis e até o famoso aquecedor do aro, oculto no raio vazado na base da direção.
Com botão de partida giratório do lado esquerdo, por obrigação histórica, o Cayman GTS ainda tem botão com modos de condução no volante e alavancas para abertura dos dois porta-malas na soleira.
Falando nisso, o porta-malas dianteiro é bem grande, já que não existe estepe. No total, são 420 litros nos dois, mais que muitos hatches e SUVs.
![porsche cayman gts avaliação na (40) porsche cayman gts avaliação na (40)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-40.jpg)
Performance purista
Uma das coisas que ainda são boas na Porsche é que a marca alemã conseguiu manter a aspiração natural em seu boxer de seis cilindros por muito tempo e ainda dá tempo de ter um carro dela com essa configuração mais purista.
Todavia, como já dito, a eletrificação criou a família Taycan e já assimilou, como um “cubo Borg”, o Novo Macan.
Até o 911 “e-Hybrid” já está a caminho e logicamente a dupla 718 também será ligada na tomada.
Então, antes que aquele ronco verdadeiro, o cheiro de escape e ponteiro analógico subindo desapareçam, coisas como o Cayman GTS precisam ser provadas.
![porsche cayman gts avaliação na (45) porsche cayman gts avaliação na (45)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-45.jpg)
O Porsche 718 Cayman GTS recebe o boxer 4.0 de seis cilindros do 911, com seus 3.995 cm³ e injeção direta de combustível, entregando 400 cavalos a 7.000 rpm e 42,8 kgfm a 5.000 rpm, devidamente encapsulados atrás dos dois felizardos ocupantes do pequeno cupê esportivo.
Ainda que engane visualmente, já que parece menor, o Cayman GTS move seus 4,405 m de comprimento, 1,801 m de largura, 1,276 m de altura e 2,475 m de entre eixos, de 0 a 100 km/h em 4 segundos e com final de 288 km/h, pesando bons 1.405 kg.
O propulsor não tem trabalho para catapultar o Cayman GTS em qualquer modo escolhido e o bólido alemão conta com o Normal, Sport, Sport + e Individual. Isso sem contar o overboost de 20 segundos no seletor do volante.
![porsche cayman gts avaliação na (38) porsche cayman gts avaliação na (38)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-38.jpg)
Agradável ao volante, assim como o 911, é um carro fácil de dirigir e o câmbio automatizado de dupla embreagem PDK de sete marchas te deixa à vontade para explorar os limites do conjunto motriz e do próprio carro.
Bom, neste último, vale o discernimento como modo de condução obrigatório.
O ronco grave e poderoso do boxer refrigerado à água, logo após virar a chave, já é um indicador de que a brincadeira será divertida e, logo ao sair, a sensação não é exatamente a esperada, já que a calibração do pedal diverge da proposta.
O 718 parece pesado e polido de sua cavalaria, como se um infante marchasse a pé, mas isso passa quando se força o pé.
![porsche cayman gts avaliação na (19) porsche cayman gts avaliação na (19)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-19.jpg)
Aliás, após muito andar num Cayman GTS, quando num carro comum, será como se estivesse o tempo todo no modo esportivo… O pé fica naturalmente pesado.
Passada essa impressão, o Cayman GTS é um convite a acelerar, mas o PDK orquestra muito bem suas relações e o cupê alemão não te obriga a andar com giro lá em cima, como se não houvesse amanhã…
Você está livre para escolher o que quer, seja para andar abaixo de 2.000 rpm ou encostar o ponteiro nos 8.000 rpm.
Não há forçação de barra e isso é o que gostamos na Porsche, ainda mais quando o Cayman GTS ainda te permite jogar marchas altas e encher o pé para ver o giro subir e com ele o rugido do 4.0 litros atrás de si.
![porsche cayman gts avaliação na (8) porsche cayman gts avaliação na (8)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-8.jpg)
Isso sem ser catapultado como num carro com motor turbinado. Para se exibir também é ótimo… Aliás, em especial com o escape no modo alto.
Obviamente, não é preciso fazer isso para chamar a atenção num Porsche Cayman GTS amarelo, que não é a cor que marca o modelo (no caso vermelho), ainda mais com rodas escurecidas e suas pinças de freio enormes, ainda que sejam pretas, mas você pode mudar isso, se quiser.
Com trocas de marchas pontuais, o Cayman GTS não poupa o fôlego em subir rapidamente de giro se for ordenado, fazendo o corpo colar nos largos assentos em estilo concha.
Tendo boa área envidraçada, dá para curtir a vista mesmo sem teto panorâmico, enquanto o boxer enche com vigor.
![porsche cayman gts avaliação na (6) porsche cayman gts avaliação na (6)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-6.jpg)
Do modo padrão para o Sport, existe um ganho extra, em resposta, mas cada vez parece uma opção inútil em qualquer carro, afinal, para que beber meio copo se você pode virá-lo cheio?
Então, pulemos o Sport e vamos direto ao Sport+. Aqui você tem tudo do carro, ou quase…
Motor, transmissão, direção, escape e suspensão são alterados de modo a preparar o Cayman GTS para acelerar forte, com redução da atuação do controle de estabilidade e também de tração.
Ajustado para correr, o Porsche 718 Cayman GTS mantém o giro bem elevado e o arranque realmente é impressionante, com toda a força nas rodas traseiras.
![porsche cayman gts avaliação na (11) porsche cayman gts avaliação na (11)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-11.jpg)
Com giro chegando perto dos 8.000 rpm, o esportivo germânico permite ainda que se explore mais usando o modo manual com paddle shifts ou na própria alavanca do PDK.
Para ir ainda mais com força, o modo overboost no botão do seletor de modos de condução, permite uma carga extra de potência por 20 segundos, tornando-se isso a cereja do bolo do Sport Chrono.
Mas, para quem continua curioso com o modo Sport, este não atenua os controles de tração e estabilidade, colocando o chassi em modo esporte e deixando a direção mais firme que o modo padrão.
No individual, você configura chassi, suspensão, motor, direção, entre outros parâmetros, dando uma característica mais pessoal à tocada do Cayman GTS.
![porsche cayman gts avaliação na (44) porsche cayman gts avaliação na (44)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-44.jpg)
Rodando na estrada a 110 km/h, o ponteiro marca 1.600 rpm, o que é bom para economia. Já em consumo, na cidade fizemos 7,9 km/l, enquanto na estrada obtivemos 13,4 km/l a 80 km/h, 11,1 km/l a 100 km/h e 9,4 km/l a 120 km/h.
Ao volante, o Cayman GTS tem uma pegada bem direta, com reações rápidas à direção, apoiando bem nas curvas e garantindo uma saída controlada numa tocada consciente, mas ainda assim divertida.
Com freios bem fortes, o cupê da Porsche garante desaceleração de alta velocidade para a parada em poucos segundos e com o controle total nas mãos do motorista. Não há surpresas e nem tendências viciantes, sendo bem equilibrado, como sua forma básica.
O motor central ajuda a manter uma boa distribuição de peso e a suspensão com chassi e amortecedores ajustáveis, garante curvas rápidas bem pregado ao chão, com a tendência de saída da traseira sendo facilmente administrada.
![porsche cayman gts avaliação na (24) porsche cayman gts avaliação na (24)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-24.jpg)
A suspensão rente ao chão garante conforto na estrada, mas em ruas e pisos ondulados, bloquetes ou paralelepípedos, a melhor opção é manter o modo Sport do conjunto, que assim evita que o Cayman GTS pule mais e assim acaba tocando o fundo.
Em lombadas, é a opção melhor, evitando oscilação. O conjunto também garante boa capacidade de rampa de garagens, também graças ao balanço dianteiro menor que o do 911.
Naturalmente, fora do asfalto liso, a velocidade é sempre reduzida e até menor que a dos carros comuns, dada a calibração do conjunto e altura livre do solo.
Na estrada, o desempenho é excelente, mas é bom conhecer a via, porque depressões de pontes e de pistas não são toleradas sem que o carro reclame muito.
![porsche cayman gts avaliação na (16) porsche cayman gts avaliação na (16)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-16.jpg)
Feito para coisas como Autobahn, o Porsche 718 Cayman GTS sofre mesmo nas melhores estradas brasileiras. Nelas, pode-se ainda ajustar o controle de cruzeiro, mas sem função adaptativa.
Para orientação, nada de projeção, então, use o navegador de bordo ou o smartphone em alguma posição onde se possa ver. Espera-se muito mais conectividade na próxima geração.
Diversão acertada
O Porsche 718 Cayman GTS custa R$ 680.000, um valor bem abaixo do que começa o best seller da marca, o 911, que parte de R$ 830.000. É bonito, divertido e um carro bom para viagem, afinal, tem espaço de sobra para bagagem de duas pessoas.
Sem um rival direto em seus termos, o Cayman GTS é uma opção interessante por dispor de um “flat” de 400 cavalos, devidamente aspirado, que precisa ser enchido para entregar tudo o que tem, mas isso é o grande barato da coisa, como antigamente.
![porsche cayman gts avaliação na (41) porsche cayman gts avaliação na (41)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/porsche-cayman-gts-avaliacao-na-41.jpg)
O PDK dá muita liberdade e o carro veste o motorista, fusionando a dupla perfeitamente para uma condução esportiva.
Na cor Amarelo Racing, sem cobrança adicional, o Cayman GTS se torna ainda mais chamativo e para quem quer mostrar sua conquista ou mesmo mais um “brinquedo” de criança grande, não tem tonalidade melhor.
Outro ponto importante é que hoje se tem assistência da Porsche em boa parte do Brasil, refletindo a popularidade da marca, que vendeu 101 unidades do modelo, seis vezes menos que o mais caro e maior 911.
Ruim por não vender tanto, mas, por outro lado, se torna mais “exclusivo” que o irmão. Vale? Sem dúvidas! É um Porsche!
Porsche 718 Cayman GTS 2024 – Galeria de fotos
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