Quatro carros, Um motor: Leitor faz seu relato após alugar Fiat Argo, Fiat Cronos, Citroen C3 e Peugeot 208

c3 fell pack 2024 (7)
c3 fell pack 2024 (7)

Esta chegando o momento de comprar um carro novo. Assim iniciei fazendo lista com os modelos que imaginei sendo opção diante das ofertas do mercado.

No inicio estava buscando por carros maiores, cheguei até pensar em Suves, mas os fabricantes não oferecem tais modelos com câmbio manual.

Ficando apenas opções entre CVT e automático epicíclico. Mas somado a questão do câmbio e a de realizar investimento em outras áreas, defini a categoria de carros compactos como ideal para o momento.

Sendo assim, resolvi alugar carros que constam na minha lista e encontrar o que mais me atende.

Ao realizar a lista, não foi surpresa que muitos deles terem a mesma versão de motor Firefly 1 L. Por este motivo nesta descrição, a lista possui, Fiat Argo e Cronos Drive, Citroen C3 live Pack e Peugeot Like Pack.

Importante mencionar que aluguei carros com quilometragem próximas, por 3 dias, e todos foram utilizados na mesma rota, rodando cerca de 1000 km, em condições climáticas muito parecidas e sempre com 2 adultos, 2 crianças e bagagem para um final de semana.

Abasteci com álcool e gasolina.

Vou descrever minhas impressões em relação a cada carro, e por fim detalhes do motor.

Fiat Argo Drive

fiat argo drive 10 impressões NA 48
fiat argo drive 10 impressões NA 48

Já fui proprietário de um Fiat Argo, lembrando que não teve 2º parte, devido a um acidente, dando perda total, devido a um motociclista invadir a pista e colidir de frente. Felizmente sobreviveu.

O Argo é o carro da lista que me agrada praticamente em tudo, poucos são os detalhes que na minha opinião, podem ser melhorados em virtude das condições que eu faço uso dos carros.

Uma delas é altura livre do solo, 154 mm, que para as estradas que conduzo, principalmente interior da região Sul do Brasil, faz a suspensão chegar no fim do curso e necessitando de maior atenção ao dirigir para desviar de buracos e ondulações no meio da pista.

fiat argo drive 10 impressões NA 47
fiat argo drive 10 impressões NA 47

Sistema de freios com discos dianteiros de 257 mm, quando em descidas de serras indica estar no limite. Já tinha feito este comentário em matéria anterior, bem como reclamei do câmbio com relações curtas demais.

A versão que teste já possui rodas e pneus 185/60/15, em vez de 175/75/14, que quando percebi, antes de dirigir me fez pensar que eu teria um câmbio com relações finais mais longas, mas a surpresa foi negativa já nos primeiros quilômetros de uso.

A nova relação de cãmbio teve a 2º encurtadas, passando de 2.316 :1 para 2.429 : 1, e a 3º de 1.444 : 1 para 1.52 : 1, a 4º marcha permaneceu igual com 1.029: 1 e a 5º foi alongada de 0.838 para 0.765 : 1, o que deixou melhor para consumo.

Mas as mudanças de 2º e principalmente da 3º não agradou em nada, pois a 3º marcha ficou distante da 4º marcha a ponto de em algumas situações de redução o motor entrar em rotação muito alta, não ganhando velocidade esperada.

fiat argo drive 10 impressões NA 39
fiat argo drive 10 impressões NA 39

E quando na sequencia de 3º para 4º em condição de média rotação, o motor simplesmente sente a queda de rotação, que antes era de 29%, e agora é de 32%.

Extremamente curto, mesmo para mim, que gosto de condução mais esportiva, que justamente a impressão que o Argo passa, com seu interior e principalmente painel de instrumentos com DNA Italiano.

No restante o Argo me agrada muito, tem juntamente com o Cronos, a melhor qualidade em iluminação dos faróis.

fiat argo drive 10 impressões NA 34
fiat argo drive 10 impressões NA 34

Espaço interno, porta malas, qualidade dos matérias, tudo bem resolvido.

O Argo é o carro para quem precisa de um conjunto exterior e interior jovem, bonito, para quem tem família com crianças, casal sem filhos ou jovens solteiros que buscam um carro descolado.

Fiat Cronos

Cronos Drive FIAT SIM Valinhos (4)
Cronos Drive FIAT SIM Valinhos (4)

Um Argo com porta malas gigante. Isso define o Cronos, tem vão livre do solo maior 158 mm, traz os pros e contras do irmão.

Mas como pesa 1140 kg, contra 1077 Kg , tem desempenho quando carregado levemente prejudicado, bem como o sistema de freios apresenta maior facilidade de fading quando na mesma situação do Argo.

O Cronos tem maior inclinação da carroceria em curvas, nada que desabone. Ao arrancar, o carro transfere mais peso para o eixo traseiro de uma forma que no inicio me causou um desconforto.

Senti o mesmo em freadas. Mas é um sedam muito bom de modo geral, em estradas planas, ou pistas duplas é possível dirigir sem preocupação alguma, mas em subidas de serra e pista simples, precisa atenção em ultrapassagens.

Cronos Drive FIAT SIM Valinhos (10)
Cronos Drive FIAT SIM Valinhos (10)

É preciso explorar rotações mais altas do motor. Atende o mesmo público, principalmente famílias que gostam de pegar a estrada e levam mais bagagem.

Peugeot 208

peugeot 208 10 impressoes na 31
peugeot 208 10 impressoes na 31

O 208 é bonito! Meus filhos não pouparam elogios pelas formas externas e principalmente pelo painel, diferente dos demais.

Mas o painel, uma falha. O conta giros move-se em sentido anti-horário. Isso é no mínimo estranho, fico imaginando um relógio analógico com ponteiros movendo-se em sentido contrário, por simples questão de ser diferente, moda ou algo assim.

Como se não basta-se a linha vermelha inicia em 5500 RPM, quando a potência máxima do motor ocorre a 6000/6250 RPM, gasolina e álcool. No Argo/Cronos inicia a 6500 RPM.

Outro ponto negativo, o controle do sistema de ventilação /ar condicionado. Onde o controle de velocidade temperatura é feito na tela. Necessitando desviar atenção para ajustes.

peugeot 208 10 impressoes na 35
peugeot 208 10 impressoes na 35

Isso me incomodou muito, o sistema do Citroen C3, da um banho em praticidade. Iluminação dos faróis é inferior quando comparado ao Argo, e no mesmo nível do C3.

Pesa 1060 kg, com motor e relação de marchas idênticas ao Argo/Cronos, o desempenho e consumo não tem variação significativa.

Discos dianteiros com 266 mm, melhor de todos nessa questão, não apresentou fading. Posição de dirigir muito agradável, mas instiga a dirigir mais esportivamente, coisa que não acontece.

peugeot 208 10 impressoes na 11
peugeot 208 10 impressoes na 11

O nível de ruído interno é bom, como em todos os modelos dessa lista o Firefly invade o interior em simples arrancada de semáforo. Característica desse motor, que na sequencia irei descrever.

Já o espaço interno, o menor de todos, principalmente aos passageiros do banco traseiro. Minha esposa reclamou dos bancos muito próximos ao assoalho, demanda mais esforço ao sair do carro.

O porta malas não é ideal para quem tem família. O 208 é um carro que chama atenção, transmite imagem de carro elegante, moderno, tal qual o 206 no lançamento.

peugeot 208 10 impressoes na 5
peugeot 208 10 impressoes na 5

Tem vão livre de 165 mm, pouca inclinação da carroceria, contorna bem curvas, achei neutro em praticamente todas as situações.

Absorve bem impactos, passagem por lombadas não precisa de muita atenção, que na sua maioria podem ser realizadas em 3º marcha, por ser muita curta, assim como no Argo.

Comum a todos os listados, a indexação da assistência elétrica do volante em relação a velocidade poderia ser revista. Em manobras tudo perfeito, mas ela fica pesada logo que o carro entra em movimento.

peugeot 208 10 impressoes na 8
peugeot 208 10 impressoes na 8

Acredito que poderia ser menos progressiva até os 60 Km/h. Se és jovem e solteiro, casal sem filhos, este pode ser sua opção.

Citroen C3

c3 fell pack 2024 (27)
c3 fell pack 2024 (27)

A surpresa, sim isso mesmo. Este carro ingressou na lista por simples acaso. Ao realizar a reserva do carro, escolhi o Fiat Argo.

A locadora me oferece upgrades por ser cliente, e em alguns casos permite escolher sedan. Mas nesse dia, simplesmente não tinha o Argo ou qualquer outro para opção de upgrade, pois cheguei uma hora antes do previsto.

A atendente pediu para aguardar até que os carros voltassem da lavagem. Iria esperar, mas ao verificar a lista dos carros em limpeza, viu a disponibilidade naquele instante de um Citroen C3.

Me ofereceu o carro, de imediato, eu disse não, e que ia esperar. Mas a imagem do C3 se formou em meus pensamentos e pedi qual a quilometragem do carro.

c3 fell pack 2024 (11)
c3 fell pack 2024 (11)

Fui informado que estava com pouco menos de 40000 Km, que acabara de sair da revisão. O carro com maior quilometragem que testei.

Para comparação, Argo com pouco mais de 17000 km, Cronos com 23000 km e 208 marcava menos de 19000 km. Ao chegar no carro, logo vem a percepção de que o C3 é diferente dos demais, posso afirmar bem diferente.

Não é um carro que chama atenção como o 208. Ele praticamente passa despercebido. Ao chegar com o carro, meus filhos não disfarçaram. A tal franzida da testa, nariz torcido e a pergunta, não tinha outro carro mais bonito!

Risos, muitos risos, indicavam que nossa viagem seria perfeita. Ao entrarem, o mundo mudou, e os meninos começaram a falar que era muito bom o espaço atrás, ficaram impressionados, pois segundo eles parece pequeno por fora, mas aqui dentro é grande.

c3 fell pack 2024 (12)
c3 fell pack 2024 (12)

Com maior vão livre de todos, com 180 mm, pegar ruas e estradas em má condição não gera preocupação. Bancos mais altos em relação ao assoalho, torna o entrar e sair tarefas fáceis e cômodas.

Assim entrega maior visibilidade para todos, tal visibilidade agradou a família. No 208 sentiram-se restritos, e o C3 passou de patinho feio para o queridinho.

O maior espaço interno, bom porta malas são seus pontos fortes. É simples, para custar menos. Mas tem detalhes que precisam ser revistos.

c3 fell pack 2024 (21)
c3 fell pack 2024 (21)

O painel de instrumentos minúsculo, conta com marcador de temperatura motor, que falta no 208. Não possui conta giros, mas com pouco tempo a gente memoriza as velocidades ideais para trocas de marcha quando se busca potência máxima.

E por falar em marchas, o câmbio possui mesma relação dos demais, porem com pneus 195/65/15. A relação final fica 5% mais longa, Bingo, é pouco, mais já é alguma coisa.

Dirigir o C3, causa sensações diferentes do Argo e 208. O interior amplo, com maior iluminação natural, mesmo sendo mais simples da um ar de bem estar.

Este carro não vai te induzir a andar rápido, mas te relaxar. Pesa 1037 kg e o desempenho é praticamente igual, se não for melhor que os demais em algumas situações.

Mais alto, nem por isso ruim em curvas. Claro que quando comparado ao Argo a diferença é perceptível. Mas confesso que busquei forçar em sequencia de curvas e em nenhum momento tive surpresas desagradáveis.

Mas nenhum outro entrega maciez ao passar por buracos ou lombadas. Perguntei aos filhos sobre isso, o C3 é muito mais confortável, foi a resposta. O sistema de freio conta com discos dianteiros de 252 mm.

Sequer sabia dessa informação, antes de fazer pesquisa na ficha técnica para efeito de trazer informações aos leitores. Mas ao descer serra tal qual como nos demais, o freio apresentou fading muito rápido.

Logo percebi que estavam em temperatura acima do normal e tive que baixar a velocidade, mesmo estando dentro dos limites da via. Tal como nos demais eu usei bastante o freio motor para manter baixa a temperatura.

Iluminação dos faróis me pareceu a pior de todos, pouco alcance, que acredito ser pela escolha das lâmpadas. Ai entramos na questão de redução dos custos de fabricação para ser o mais barato entre todos.

Vamos lá, ao acionar injetor de água para-brisa, esperei que o mesmo inicia-se a varredura. Pensei ter tocado por pouco tempo e voltei acionar, nada aconteceu, e percebi que não tem essa função conjugada, é preciso acionar o limpador de para-brisa, quanto custa isso ao fabricante?

O apoia braço das portas dianteiras é muito desconfortável. Instalar ai uma pequena porção de material suave ao toque, vai mudar da água para o vinho.

O volante tem diâmetro bom, porem se for um pouco mais grosso, permitira melhor empunhadura e maior conforto ao motorista.

O encosto dos bancos dianteiros tem na porção central um alto relevo que foi motivo de reclamação, por todos que ali sentaram, pois aplica forte pressão e cansa em trechos longos.

A tela sobre o painel, serviu praticamente para uso do sistema de som, que na minha opinião está ótima para o que o carro de dedica. Não permite acesso a informações, como consumo, autonomia, velocidade etc.

O C3 me surpreendeu positivamente. Quando fui entregar o carro, perguntei para meus filhos, 10 e 12 anos, tal como o pai, autoentusiastas, sobre o que acharam do carro.

“Bonito por fora não é, mas a gente acaba gostando”. “O mais macio”, disse o outro. É um carro legal, atrás a gente tem boa visão, mas poderiam colocar vidros elétricos aqui também. E por fim, eu gostei.

Este carro me lembrou os anos 90, onde a simplicidade de alguns modelos nos cativava. Nem sempre a versão mais completa é a ideal, pois tem coisas que na pratica pouco muda ou nem são aproveitadas pelo proprietário.

Será que mão ter a função pisca 3 faz tanta diferença? Pois conheço motoristas que não sabiam que seu carro tinha essa função. O C3 deve ser levado em consideração caso seja jovem, ou nem tanto, solteiro, casado, com filhos, pois encontrara nele aptidões para seu dia a dia e cobrando menos por isso.

Dos carros testados, Argo e Cronos possuem versão de 1,3 L e câmbio manual com mesmo padrão de acabamento e acessórios.

C3 e 208 não dispõem dessa opção, inexplicável, mas oferecem versões com motor 1 L turbo, que também traz algumas diferenças no conjunto da obra.

Uma possível bateria de teste com estes 4 carros poderia acontecer, caso as locadoras os tivessem nas frotas, mas somente o Cronos 1,3 L CVT se faz presente, uma pena.

Motor Firefly

peugeot 208 10 impressoes na 26
peugeot 208 10 impressoes na 26

O motor Firefly veio pra substituir Fire devido as novas exigências de controle de emissões e necessidades de performance e consumo.

Mas precisamos lembrar que o Fire 1 L marcou sua época. Reconhecido como robusto, de fácil manutenção e baixo custo. Entrega boa performance e bom consumo, principalmente no Fiat Uno.

Aerodinâmico, leve e com câmbio bem acertado, nele o motor Fire parecia ser mais potente. Chegando a criar a lenda do Uno com escada no teto, o terror dos carros mais modernos.

Mas a nova geração de motor Firefly chegou, e trouxe atualizações. Compacto, com 3 cilindros e cabeçote de 2 válvulas por cilindro, sendo o único da categoria.

Os concorrentes todos possuem 4 válvulas por cilindro, Este motor faz uso da maior razão de compressão e maior torque da categoria.

Em termos de potência está abaixo. Defino o Firefly, como um motor temperamental. Devido a alta razão de compressão, aliado com o cabeçote de 2 válvulas por cilindro que possui grande efeito Swirl, (rotação da mistura dentro da câmara de combustão) seu funcionamento causa forte ruído na combustão, principalmente quando em baixas e médias rotações, em situação de maior abertura de borbolela do acelerador.

Ao arrancar o som grave invade o interior. A medida que a rotação sobe e com pouca carga ao motor, ele se torna suave e só retorna com forte som grave em rotações mais alta quando se busca a potência máxima.

Para manter o motor sob controle de emissões e evitar quebras, a calibração dele exige grande variação de avanço de ignição e do comando de válvulas.

Conforme a temperatura ambiente e combustível utilizado e suas misturas, o Firefly vai lhe entregar um funcionamento diferentes, que um bom motorista vai perceber.

Não gosta de altas temperaturas ambientes quando queimando gasolina, assim a central de injeção trabalha muito.

É nítido a diminuição do avanço de ignição e constante vai e vem da variação do comando de válvulas. Parece ter sido projetado para ser utilizado em baixas rotações e pouca abertura de borboleta, pois nessa condição é suave e silencioso.

Após nova calibração para atender as normas atuais de emissões, perdeu potência e torque, e percebi elevação do ruído do motor. Não é o mais potente, nem o mais econômico.

Em economia não é melhor devido as relações de câmbio, como descrevi. Conversei com proprietários de Argo, com mais de 100, 140 e até com 180 mil km. E o motor não deu dor de cabeça.

No carro com 180 mil km, de aplicativo de mobilidade, senti que a tal aspereza é muito, mas muito maior. Pode ser pela vida útil dos coxins, motor carbonizado etc.

Por falar em coxins, nos 4 carros testados, em todos senti vibração em marcha lenta, maior do que no meu Argo. No 208 a vibração já estava num nível maior, no C3 quando em marcha lenta e câmbio em neutro, as rodas dianteiras vibram muito.

Percebi tal vibração, mas ao calibrar os pneus, foi que visualizei a grandeza dessa vibração. Por 2 vezes calibrei os pneus do C3, pois a luz de baixa pressão no painel acendeu.

Mas estavam calibrados. Fui informado que tem acontecido com muita frequência no C3, pelo responsável de receber o carro na locadora.

O Firefly não exige cuidados especiais na manutenção. Por isso no momento da revenda, tem boa aceitação. Quando comparado ao motor do Onix 1 L. encontrei maior suavidade no GM, bem como menor ruído.

Mas sobre o Onix, faço meu relato em outra ocasião. Estamos avançando para o final do ano, e os modelos 2025 já chegaram, o Firefly se manteve tal qual esta desde seu lançamento.

Acredito que para modelo 2026 deve receber algumas atualizações, quem sabe 4 válvulas por cilindro, e melhorar o que já é bom.

Espero ter trazido ao leitor informações úteis para auxiliar na escolha dos modelos em questão. Quatro carros, um motor e várias diferenças entre si, qual foi feito para você?

Por Jacson Maffesoni

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.