RAM Classic Laramie 2024: Motorzão V8, visual clássico e interior requintado por R$ 329.990

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A RAM Classic surpreende pelo tamanho, mas não só por ele, a qualidade de acabamento também chama atenção, apesar do preço.

Atualmente disponível em duas versões “Laramie” e Laramie Night Edition”, sendo a segunda totalmente preta e a primeira com uso e abuso de cromados.

Avaliamos uma unidade da versão Laramie e trouxemos todos os detalhes para você.

Partindo de R$ 329.990,00, a RAM Classic Laramie vem com:

Airbags dianteiros, laterais, de cortina e traseiros, aquecimento dos assentos traseiros laterais, ar condicionado automático de duas zonas, bancos dianteiros ventilados e aquecidos, bateria de 730 amp, caçamba com revestimento especial e iluminação em LED, câmera de estacionamento traseira, chave presencial, controle de cruzeiro, controle de estabilidade do reboque, controle eletrônico de estabilidade e de tração, direção elétrica, display de monitoramento da pressão dos pneus, faróis halógenos com projetor bi função (alto e baixo), iluminação ambiente em LED, lanternas em LED, DRL em LED, partida assistida, por botão e remota, cluster de 7″ em TFT, rodas de liga leve de 20″ e pneus 275/60 sistema de multimídia Uconnect de 8.4″ com Apple CarPlay e Android Auto e mais (sim, tem mais).

Fique de olho nos detalhes:

Motorzão V8

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Só de parar de frente pra ela e abrir o capô, a experiência é um tanto quanto assustadora.

O motor não é a Diesel, como muitos esperam, mas o mítico V8 HEMI 5.7 da Dodge, que rende 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque.

Tem um torque “baixo” considerando suas irmãs Diesel, mas ainda dá conta do recado tranquilamente.

Seu 0 a 100 km/h é na faixa dos 7,7s e a velocidade final limitada de 174 km/h, não dá pra esquecer que ela pesa duas toneladas e meia.

A capacidade de carga é baixa, apenas 531 kg, mas consegue rebocar 3.534 kg.

Uma vantagem sobre a irmã RAM 2500 (além do preço) é que não é necessária carteira tipo C para guia-la.

Visual clássico, cromo para todo lado

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As dimensões da RAM Classic são suficientes para dar um certo medo, especialmente se estiver passando a pé do lado de uma.

A altura do capô já faz representa um desafio para quem não tem uma grande estatura, sendo até difícil de fecha-lo.

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Tem a dianteira quase chapada, não fosse pelo para-choque com acabamento cromado, que se destaca e por uma leve angulação na região onde fica a grade.

Grade de grandes dimensões, com mais cromo aplicado nas bordas e nas linhas internas, que formam quase um “X” e envolvem a escrita “RAM”, novamente cromada.

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Os faróis, apesar do visual que remete ao clássico, possuem tecnologia agregada, com projetor e detalhes modernos, e o fundo, advinha? Cromado.

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Na lateral, as rodas com 5 raios e cromadas tem uma pegada mais urbana, calçadas com pneus que não são off-road.

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Os estribos na lateral são funcionais, e facilitam o acesso ao habitáculo, sem eles pode ser bem desafiador para alguns.

O retrovisor é em plástico preto fosco, na porta do motorista tem a inscrição “RAM”, novamente cromada, e não, as maçanetas não são cromadas e sim da cor da picape.

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Na traseira, as lanternas quase inteiramente vermelhas têm LED, com bordas claras, recebem um leve destaque.

Esse destaque é rapidamente ofuscado pelo cromo do para-choque, que podemos também chamar de espelho, dadas as proporções do metal aplicado.

Ele tem o recorte para a dupla saída de escape, com as ponteiras… cromadas.

Na tampa da caçamba a inscrição “RAM” (cromada) assim como “4×4” e “Laramie” (remetendo à versão).

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A caçamba tem acabamento fosco, dimensões “ok” para o tamanho da picape, afinal ela não é uma picape de trabalho.

Interior merece destaque

Diferente do senso comum, algumas picapes (em especial as Premium) tem um bom nível de acabamento, porém a Classic surpreende, deixando carros e picapes de preço similar a ver navios.

Não se trata necessariamente de luxo ou itens ultra tecnológicos, mas de aplicar o material certo, no lugar certo e isso a RAM faz bem.

Com bastante couro, materiais imitando madeira, frisos, costuras e detalhes que mostram cuidado e atenção na concepção do projeto.

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Começando pela forração de portas, com uma maçaneta cromada (que mais parece a fivela de um cinto), puxador com a escrita “RAM” num acabamento prateado, frisos prateados generosos, couro nos locais onde mais se toca e acabamento simulando madeira, dão as boas-vindas.

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Os bancos em couro ventilado são largos, mais parecem uma poltrona, tem no apoio de costas gravados o logo “Laramie”.

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Tapetes texturizados de borracha dão um toque no assoalho, contam com o logo da Dodge.

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O apoio de braços central é enorme, caberia mais um banco de carro popular ali provavelmente.

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A multimídia é funcional, fica abrigada em um acabamento nada moderno, de acordo com a proposta do carro, com muito prateado e botões.

Abaixo estão o acionamento do ar-condicionado e um console central, com espaço para guardar muita coisa.

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Na frente do passageiro o painel possui acabamento em couro.

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O volante é totalmente circular, com emblema da Dodge no centro e cromado, botões multifuncionais e acabamento prateado nos raios.

O painel de instrumentos, como deveria ser, é analógico, apenas com um computador de bordo central digital.

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No banco de trás espaço sobra para as pernas e lateralmente, levando com muito conforto os ocupantes.

Não vende muito, mas isso não é problema

Dentre as picapes rivais ou de segmento similar, a RAM emplaca até que bem, mas é um nicho complicado, sua irmã Rampage emplaca muito mais.

No acumulado até abril de 2024, a Classic emplacou 137 unidades, na décima segunda colocação dentre os comerciais leves.

A Rampage emplacou 1.756 unidades, garantindo a ótima oitava colocação.

RAM 3500 na vigésima posição emplacou 150, RAM 2500 conseguiu 118 na vigésima quarta posição e Silverado 84, na trigésima.

Acredito que ninguém tinha a expectativa que ela vendesse muito, ela cumpre seu papel e atinge uma clientela específica que gosta do estilo e tamanho dela.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.