Ruído de tec tec, no motor frio, o que pode ser?

motor
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Ao ligar o motor de manhã, pode ser que você note um ruído de tec tec por alguns segundos, no motor do seu carro.

O que será que pode ser a causa esse barulho no motor frio?

Vamos ver a resposta:

Batida de pino ou pré-ignição?

Quando se fala em ruído de tec tec no motor frio, muitos motoristas podem associar esse barulho à batida de pino ou à pré-ignição.

No entanto, esses problemas graves geralmente não produzem esse tipo de ruído apenas ao ligar o motor de manhã. Portanto, é importante descartar essas possibilidades e focar em outras causas mais comuns, se o barulho apenas aparece quando o motor está frio.

Existem várias diferenças entre a batida de pino, a pré-ignição e o ruído de tec tec no motor frio. A batida de pino ocorre quando a mistura ar/combustível explode de forma descontrolada dentro do cilindro, causando uma batida metálica.

Já a pré-ignição acontece quando a mistura ar/combustível se inflama antes do ponto ideal de ignição da vela de ignição. Ambos os problemas geralmente estão relacionados a problemas na câmara de combustão, no sistema de ignição ou na qualidade do combustível.

motor 3
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Pode ser problema nas válvulas

Esse barulho de tec tec com o motor frio pode ser causado por problemas nas válvulas do motor, que são responsáveis pelo controle do fluxo de ar e combustível.

Quando o motor está desligado por um longo período de tempo, o óleo lubrificante se acumula na parte inferior do motor, incluindo os tuchos hidráulicos.

Ao dar a partida, o óleo viscoso encontra dificuldade em circular pelo motor e lubrificar adequadamente as válvulas, resultando no ruído de batidos entre o tucho e o comando de válvulas.

Esse ruído de tec tec no motor frio pode ser um indicativo de folga excessiva entre o tucho e o comando de válvulas.

Pode ser problema nos tuchos

Um componente fundamental no motor que pode ser responsável pelo ruído de tec tec é o tucho.

O tucho desempenha um papel importante ao transmitir o movimento do comando de válvulas para as válvulas do motor e ao limitar a folga entre o comando de válvulas e as válvulas.

Existem dois tipos de tucho: mecânico e hidráulico.

O tucho mecânico possui uma construção mais simples, sendo composto por uma peça sólida que entra em contato direto com o comando de válvulas. Já o tucho hidráulico é dotado de uma câmara interna que é preenchida com óleo, permitindo que haja uma compensação automática da folga entre o tucho e o comando de válvulas.

O ruído de tec tec no motor frio geralmente está associado a um desgaste elevado nos tuchos hidráulicos.

motor 2
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Pode ser problema na lubrificação do motor frio

Quando o ruído de tec tec persiste mesmo com o motor aquecido, é um indicativo de possíveis problemas na lubrificação.

Essas questões podem estar relacionadas à bomba de óleo ou à viscosidade inadequada do óleo lubrificante.

Causas possíveis

  • Bomba de óleo com falhas: uma bomba de óleo com problemas de funcionamento pode comprometer a correta circulação do óleo lubrificante, causando ruído de tec tec no motor frio.
  • Viscosidade inadequada do óleo: se o óleo lubrificante utilizado não atende às especificações recomendadas pelo fabricante, sua viscosidade em baixas temperaturas pode dificultar a lubrificação adequada das peças, resultando em ruído no motor frio.

Perguntas frequentes

O ruído de tec tec no motor frio é um problema grave?

Não, geralmente o ruído de tec tec no motor frio é causado por questões como válvulas e folga entre o tucho e o comando de válvulas, que são problemas comuns e podem ser resolvidos.

O que causa o ruído de tec tec no motor frio?

O ruído de tec tec no motor frio pode ser causado por problemas nas válvulas, folga excessiva entre o tucho e o comando de válvulas, ou pela circulação lenta do óleo lubrificante.

É normal ouvir o ruído de tec tec no motor frio?

Sim, em alguns casos, é considerado normal ouvir o ruído de tec tec no motor frio por alguns instantes, devido à viscosidade do óleo e ao tempo necessário para a lubrificação ser estabelecida. No entanto, se o ruído persistir mesmo com o motor aquecido, é recomendado procurar um mecânico.

O que devo fazer para evitar o ruído de tec tec no motor frio?

Para evitar ou reduzir o ruído de tec tec no motor frio, é importante seguir as recomendações de troca de óleo e realizar a manutenção adequada do veículo. Além disso, é essencial usar o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante e garantir que ele esteja no nível correto.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.