A Volvo é reconhecida pelas suas SUVs, desde antes delas serem moda por aqui, e alia bom desempenho, tecnologia e segurança.
Com a XC60 não seria diferente, e ela está disponível nas versões Plus, Ultimate e Polestar Egineered.
Trouxemos todos os detalhes da versão intermediária, a Ultimate com tema Dark.
Partindo da bagatela de R$ 492.950,00 (mais R$ 11.000,00 do tema Dark) a versão Ultimate vem de série com:
Sistema de som premium da Harman Kardon, bancos dianteiros ventilados e aquecidos, acabamento interno em Inox na tampa traseira, entrada e partida sem chave, abertura do porta-malas elétrica, ajuste elétrico nos bancos dianteiros, ar-condicionado dual-zone, rodas aro 20”, teto solar panorâmico, alavanca de câmbio com tampa de cristal genuíno, assistente de partida em rampa, airbags, ISOFIX, diversos recursos de segurança ativa e passiva, câmera 360°, piloto automático adaptativo, direção assistida, faróis em LED, multimídia de 9”, assistente de frenagem autônoma, cluster de 12” e muito mais.
O tema dark, como o nome sugere, altera itens de acabamento para a cor preta, além de alterar o desenho das rodas.
Aceleração brutal, velocidade final limitada
O XC60 Ultimate, com o conjunto T8 AWD híbrido plug-in (único powertrain disponível) tem a mesma característica da maioria dos carros elétricos e híbridos disponíveis no Brasil: acelera muito, e logo acaba.
Com uma potência combinada de 317 hp, com ótimos 400 Nm de torque (o equivalente 40,8 kgfm), a XC60 acelera de 0 a 100 km/h em insanos 4,8s (ainda mais pra quem pesa mais de 2.000kg).
A velocidade máxima entretanto, perde para carros 2.0 aspirados, até para alguns 1.6, são apenas 180 km/h.
Sua rival Q5 TFSIe faz o 0 a 100 km/h em cerca de 5s e tem velocidade máxima de 210 km/h.
A BMW X3 xDrive 30e tem a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1s e velocidade máxima de 210 km/h.
A montadora preza pela segurança em seus veículos, e por isso impôs essa limitação de velocidade.
O consumo de combustível no modo plug-in é de 28,9 km/l na cidade e 25,9 km/l na rodovia, lembrando que para isso, o veículo deve ser previamente carregado com energia elétrica.
A BMW X3 xDrive 30e, tem um consumo de 18,8 km/l na cidade e 21,3 na rodovia, contando com a mesma premissa.
A Audi Q5 TFSIe faz 21,3 km/l na estrada e 21,8 km/l na rodovia.
Interior refinado, com toques de luxo
Já ao abrir as portas é possível sentir a sofisticação da XC60, com forrações de porta combinando diversos matérias, Tweeter de grandes dimensões, com o nome da “Harman Kardon” e botões pra todo lado.
Os bancos de couro, com costuras claras, tem ajustes elétricos para agradar até os mais exigentes, e contam com uma extensão, que traz mais conforto à perna.
O volante é bonito, sem base reta ou empunhadura esportiva, tem design sóbrio, com acabamentos prateados, preto brilhante e botões multifuncionais.
Os difusores de ar estão na posição vertical, com acabamento em preto brilhante.
O Cluster é um show à parte, totalmente digital e editável, conta com tela de alta resolução, e pode espelhar o GPS, além de trazer informações do carro e da multimídia.
Falando nela, igualmente montada na vertical, a multimídia casa bem no conjunto e fica entre os difusores de ar, e logo acima dos comandos do ar-condicionado.
O console central é grande, cria uma divisória entre o motorista e o passageiro (para a tristeza dos jovens casais) e conta com belo acabamento e um item que representa o luxo: a manopla de câmbio em cristal artesanal.
No banco de trás o conforto dos bancos não é negligenciado, como em muitas marcas e o espaço para as pernas é bem suficiente.
Existem difusores de ar nas colunas para manter o ambiente agradável no banco de trás também.
Dianteira imponente, traseira estilosa
Olhando a XC60 de frente, ela apresenta um aspecto imponente, em especial pelos faróis, grades e detalhes do para-choque.
Começando de baixo para cima, o para-choque tem acabamentos em preto, que entram nos “rasgos” do mesmo, criando um perfil bonito e trazendo agressividade.
Eles ligam a grade inferior, que faz um corte diagonal no para-choque, aumentando a sensação de esportividade, aos acabamentos dos faróis de milha, que rementem a tomadas de ar, reforçando ainda mais a esportividade.
A grade superior é igualmente preta (versão dark), com o logo da Volvo e a característica linha diagonal cromada o acompanhando.
Os faróis tem formato achatado, com LED que se destaca e ultrapassa o “final” do conjunto, chegando até a grade, ele é o responsável por dar modernidade para a frente.
Vista de lado, é impossível não reparar nas belas rodas aro 20” com face diamantada e 5 raios, só elas já fazem valer o tema “dark”.
O capô é comprido e com uma leve curvatura crescente até o para-brisa, que sobe suavemente, chegando até o teto, esse com uma caída bem leve.
No final há um aerofólio de dimensões medianas, ele é responsável por arrematar a parte superior.
Na parte debaixo, tudo é pintado na cor do veículo, sem acabamentos em plástico preto (felizmente).
Tem vincos marcados do meio pra baixo da porta, que dão uma quebrada nas dimensões dela, deixando a lateral mais complexa.
Na traseira, as lanternas dominam, se estendem desde o aerofólio até o meio da tampa no sentido vertical.
Já na horizontal, a base é bem maior que o topo, começam quase no meio da tampa do porta-malas e acabam na lateral do veículo.
Quase inteiramente vermelhas, tem um visual agradável.
Na tampa, sem muito segredo, o nome da marca “VOLVO” com letras bem espaçadas, o modelo “XC60” e uma plaqueta, contendo o powertrain “T8 AWD Recharge”.
Custa caro, mas vende relativamente bem
Não era esperado que a XC60 fosse a SUV mais vendida do Brasil, um mercado que não tem poder aquisitivo de primeiro mundo, mas até que ela se sai bem.
Em 2023 ocupou a vigésima terceira posição de mais emplacado, com 4.335 unidade ao longo do ano.
À frente de Equinox, Eclipse, X1, C4 Cactus, Pajero e Q3, na maioria, carros mais baratos que ela.
Seus rivais diretos Q5 e X3 ficaram pra trás, com a Q5 na vigésima sexta posição (2.175 unidades emplacadas) e a X3 sequer aparece no top 40.
O nome da volvo já traz consigo uma força enorme, especialmente no quesito segurança e até sofisticação, isso faz com que o consumidor confie na marca e ela venda mais que os rivais.
Infelizmente se sua procura é por desempenho, a velocidade final pode ser bem frustrante.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!