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Virtus 2021: preço, consumo, equipamentos, revisões (e detalhes)

Virtus 2021: preço, consumo, equipamentos, revisões (e detalhes)

Virtus 2021

Lançado em 22 de janeiro de 2019, o Volkswagen Virtus 2021 fez sua avant-premiére mundial em São Paulo, ainda na época como Virtus 2018, onde a imprensa especializada pôde conhecer seus detalhes e obter todas as informações.


A marca alemã divulgou muitos detalhes sobre o carro, que chegou na época com preços entre R$ 59.990 e R$ 79.990. Grave bem esses valores, pois no decorrer da matéria você verá o quanto o modelo subiu de preço.

Virtus 2021: preço, consumo, equipamentos, revisões (e detalhes)

Na apresentação, a Volkswagen fez comparações de tamanho e volume do Virtus 2021 com alguns sedãs compactos vendidos aqui, tais como os Chevrolet Prisma e Cobalt, além de Hyundai HB20S e Honda City.

Com 4,48 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura, o Volkswagen Virtus 2021 queria oferecer um pouco mais que o Polo, por isso teve seu entre-eixos ampliado em 8,5 cm, alcançando 2,65 m.

Essa nova distância entre-eixos do Virtus 2021 deverá ser um padrão dentro do grupo VW no que se refere à plataforma modular MQB A0. Podemos assim esperar outros produtos com esse mesmo espaço mais adiante.

Mas, por ora, o Virtus é quem estreia a arquitetura, desenvolvida pela engenharia da montadora no Brasil.

Virtus 2021: preço, consumo, equipamentos, revisões (e detalhes)

O enxerto de aço na base também foi acrescida de uma armação na traseira do Volkswagen Virtus 2021, a fim de abrigar um longo e volumoso porta-malas, que tem bons 521 litros. Este, inclusive possui o separador de bagagem no assoalho e tampa com abertura tipo pescoço de ganso.

A estrutura MQB A0 é tão resistente quanto aquela do Polo 2021, que recebeu cinco estrelas no Latin NCAP.

Virtus 2021 – detalhes

Por fora, o que impressionou mais foi a traseira, naturalmente. Ela é mais prolongada que o esperado, proporcionando assim ao Volkswagen Virtus 2021 alcançar seu tamanho de quase 4,5 metros.

O conjunto ótico traseiro com lentes retangulares e bipartidas, além do próprio desenho da tampa, lembra até do Audi A3 Sedan, embora outros elementos tenham semelhança com outros produtos do grupo alemão.

Um vinco forte nas laterais, se eleva para criar um defletor de ar natural sobre a tampa. Nas laterais, chamam atenção os vincos superiores, que parecem dar mais volume ao desenho, surgindo estes no logotipo Highline.

A silhueta do Volkswagen Virtus 2021 é bem suave na traseira, com a vigia prolongando-se bem sobre o bagageiro. A frente é curta como no Polo 2021, não tendo elementos exclusivos na versão Highline.

Virtus 2021: preço, consumo, equipamentos, revisões (e detalhes)

As rodas de liga leve aro 17 polegadas do Volkswagen Virtus 2021 são diferentes do hatch, bem como o logotipo Highline e outros detalhes externos. O que é realmente dele está além das colunas B. O para-choque, por exemplo, possui detalhes cromados de boa aparência. A tampa possui maçaneta para abertura, o que dispensa o uso de um botão próximo do câmbio, como ocorre no Polo 2021.

Por dentro, o ambiente é bem amplo. Na frente, praticamente tudo é igual ao Polo, exceto a ausência do botão de abertura do bagageiro, citado acima. Mas, para diferenciar um do outro, o Volkswagen Virtus agrega uma padronagem diferenciada dos assentos com tons mais claros.

Além disso, o sedã compacto da VW tem um ótimo espaço para pernas atrás, graças ao entre-eixos maior. A altura interna é razoável no Virtus 2021. O banco traseiro é completo em termos de segurança e logo atrás existem dois grandes alto-falantes.

O encosto é bipartido e pode levar objetos de até 2,60 m. Poderia este ter um apoio de braço central com porta-copos.

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Como já conhecido, a posição de dirigir é boa e a ergonomia correta no Volkswagen Virtus 2021. O teto vem com luzes de leitura na frente e atrás, além de porta-copos. O porta-luvas vem recheado com CD, SD (2), iluminação e refrigeração.

O ar-condicionado automático é um complemento quase obrigatório, assim como a multimídia Discover Media com sensor de proximidade e boa tela de 8 polegadas. O apoio de braço ajustável em distância também é bom. O que falta? Notamos a ausência de um teto solar, que valorizaria mais o produto.

Virtus 2021 – novidades

A primeira grande novidade após o lançamento foi a chegada do Virtus GTS, logo após a mesma versão entrar na linha do Polo.

O sedã esportivo se diferencia por detalhes estéticos, como para-choques exclusivos, bancos esportivos e rodas diferenciadas. Mas o principal diferencial está no motor 1.4 TSI, que entrega 150 v e 25,5 kgfm, sempre com câmbio manual de seis marchas.

Além da chegada dessa nova versão, a linha do Virtus 2021 também recebeu outras novidades. A versão Highline passou a contar com espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, item também visto na opção GTS. Essa ainda recebeu, como opcional, as rodas de 18 polegadas.

O que realmente deve chamar a atenção é a próxima reestilização que Virtus e Polo receberão, o que deverá incluir vários itens do Nivus, como a central multimídia VW Play.

Veja abaixo as alterações da linha 2020 do Virtus:

O Volkswagen Virtus 2020 chegou com algumas poucas novidades na lista de equipamentos das versões mais baratas. Além disso, o modelo sofreu aumento de preços em todas as versões, mesmo naquelas que não apresentaram nada novo.

As novidades se limitam à versão Virtus MSI, que tem motor 1.6 e câmbio manual ou automático. Essa configuração passa a dispor de importantes itens de segurança como controles de tração e estabilidade, além do bloqueio eletrônico do diferencial, tudo isso como itens de série. O detalhe é que esses itens já eram ofertados num pacote que custava R$ 1.430. Agora, o modelo tem os itens, mas custa mais do que anteriormente, equipado com esses opcionais.

As versões Comfortline e Highline, equipadas com motor 1.0 TSI, não tiveram alterações em seu pacote de equipamentos e nem no visual, mas também ficaram mais caras (veja todos os valores mais abaixo).

A verdade é que o Volkswagen Virtus é um modelo recente no mercado brasileiro e ainda se beneficia das novidades que trouxe em seu lançamento. Por exemplo, o Active Info Display com sua tela configurável de 10,25 polegadas. O volante com paddle shifts e acabamento preto brilhante e a alavanca metalizada do câmbio também são elogiáveis.

Em resumo, quem já conheceu o Polo, não terá surpresas em estilo e conteúdo no Volkswagen Virtus 2020, mas perceberá de fato o bom ganho no espaço interno e em seu porta-malas, suficiente para uma viagem longa.

Para quem comprar e tiver dúvidas sobre seus sistemas, basta baixar o app Meu Vokswagen e perguntar ao manual do proprietário cognitivo, desenvolvido pela IBM com a plataforma Watson. Ele não só responde, mas também pede mais detalhes para o usuário quando não entende a pergunta.

Por exemplo, se o usuário disser que tem uma luz piscando no painel, o aplicativo vai pedir uma imagem do que o condutor está vendo. Então, após “ver” o que está acontecendo, o sistema esclarece o motivo do alerta… A tecnologia estreia com o Volkswagen Virtus 2019.

Para o futuro, já se sabe que o Volkswagen Virtus 2020 terá uma versão denominada GTS. Como se sabe, trata-se de uma opção esportiva clássica da VW e que já esteve presente em modelos consagrados, tais como Gol e Passat, por exemplo.

O anúncio feito na Argentina mostra que até 2020, essa versão estará disponível, mas o propulsor ainda é um mistério. Provavelmente será o motor EA211 1.4 TSI com 150 cv e 25,5 kgfm, mas o motor 1.0 TSI de até 128 cv com câmbio manual de seis marchas seria uma opção interessante também.

Virtus 2021: preço, consumo, equipamentos, revisões (e detalhes)

Virtus 2021 – versões

O Volkswagen Virtus 2021 tem as seguintes versões:

  • Volkswagen Virtus Sense (PcD) 1.6 AT 2021
  • Volkswagen Virtus MSI 1.6 MT 2021
  • Volkswagen Virtus MSI 1.6 AT 2021
  • Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSI AT 2021
  • Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSI AT 2021
  • Volkswagen Virtus GTS 1.4 TSI AT 2021

Virtus 2021: preço, consumo, equipamentos, revisões (e detalhes)

Virtus 2021 – equipamentos

O Volkswagen Virtus 2021 oferece três possibilidades de acabamento e equipamento, sendo elas: MSI, Comfortline e Highline, além da esportiva GTS. O conteúdo é parecido com o oferecido pelo Polo.

Volkswagen Virtus 1.6 MSI 2021

De série com ar-condicionado, direção elétrica, airbags laterais, airbag duplo, freios ABS com EDB e controle de tração (M-ABS), controles de tração, estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com três apoios de cabeça e cintos de 3 pontos, Isofix, bancos em tecido, banco traseiro rebatível, computador de bordo, indicador de mudança de marcha, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travamento central elétrico (incluindo porta-malas), pneus 195/65 R15, rodas de aço aro 15 com calotas, suporte de celular com USB para recarga, rádio Media Plus com USB/SD/auxiliar/Bluetooth, chave canivete, espelhos iluminados nos para-sóis, alertas de faróis e cinto e sistema de som com quatro alto-falantes.

Volkswagen Virtus Comfortline 2021

Itens de série e o opcionais do MSI. De série, adiciona vidros dianteiros one touch, grade e preto brilhante, faróis de neblina com função curva, descansa-braço central ajustável, USB no banco traseiro, difusores de ar traseiros, freios a disco nas quatro rodas, luzes de alerta em frenagem, I-System com Eco Comfort, dois tweeters, banco traseiro bipartido, retrovisores elétricos com tilt down, lanternas traseiras escurecidas e alarme.

Opcionais:

Comfort Tech (R$ 5.450): “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partída do motor, “Park Pilot” – sensor de estacionamento dianteiros e traseiros, “Piloto automático” – controle automático de velocidade, Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, Câmera traseira, Detector de fadiga, Espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), Faróis com função coming/leaving home, Indicador de pressão dos pneus e Post Collision Brake, Porta-luvas iluminado e refrigerado, Revestimento dos bancos em couro sintético, Rodas de liga leve 16″ Design Avalanche com pneus 205/55 R16, Sensor de chuva e crepuscular e Volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”.

Tech I (R$ 2.110): “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partída do motor, “Park Pilot” – sensor de estacionamento dianteiros e traseiros, “Piloto automático” – controle automático de velocidade, Espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), Faróis com função coming/leaving home, Sensor de chuva e crepuscular e Volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”.

Volkswagen Virtus Highline 2021

Itens de série do Comfortline, mais espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16, volante com paddle shifts, controle de cruzeiro, porta-luvas refrigerado, luzes de cortesia dianteiras e traseiras, LEDs diurnos, entrada e partida sem chave (Kessy), ar-condicionado automático e porta-óculos.

Volkswagen Virtus GTS 2021

Agrega itens exclusivos, como para-choque, alterações na suspensão, molas e amortecedores, além de detalhes visuais.

Opcional:

Rodas de 18 polegadas com pneus 205/45 R18 (R$ 1.480)

Pintura:

A pintura do Volkswagen Virtus 2021 pode ser sólida e é composta pelos tons Preto Ninja e Branco Cristal, que custa R$ 495, exceto a primeira, que é gratuita. As pinturas metálicas custam R$ 1.585 e a paleta de cores é composta pelos tons Prata Tungstênio e Cinza Platinum. Existe ainda a opção Azul Biscay, exclusiva do Virtus GTS, também por R$ 1.585.

Virtus 2021 – preços

Os preços do Volkswagen Virtus 2021 subiram bastante desde seu lançamento, quando variavam entre R$ 59.990 e R$ 79.990.

Veja abaixo todos os valores do Volkswagen Virtus 2021:

  • Volkswagen Virtus Sense (PcD) 1.6 AT 2021 – R$ 68.490
  • Volkswagen Virtus MSI 1.6 MT 2021 – R$ 73.790
  • Volkswagen Virtus MSI 1.6 AT 2021 – R$ 79.650
  • Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSI AT 2021 – R$ 83.700
  • Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSI AT 2021 – R$ 97.500
  • Volkswagen Virtus GTS 1.4 TSI AT 2021 – R$ 111.890

Virtus 2021 – motor

O Volkswagen Virtus 2021 vem com três motores, sendo o motor 1.6 16V MSI na versão de acesso. Assim como no Polo 2021, ele perdeu 3 cv no etanol, entregando 110/117 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Este vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

O 1.0 TSI entrega também entrega 3 cv a mais que no Golf Comfortline 1.0 TSI, tendo assim 116/128 cv a 5.500 e 20,4 kgfm (os 200 nm da nomenclatura) entre 2.000 e 3.500 rpm. O Volkswagen Virtus 2021 vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

Finalmente, temos o Virtus GTS, que é equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Sua aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,7 segundos, com máxima de 210 km/h.

Virtus 2021 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI MT 2021 – 9,8 segundos e 195 km/h
  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI AT 2021 – 10,6 segundos e 195 km/h
  • Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT 2021 – 9,6 segundos e 194 km/h
  • Volkswagen Virtus GTS 1.4 TSI AT 2021 – 8,7 segundos e 210 km/h

Equipado com motores 1.6 MSI de até 117 cv e 1.0 TSI de até 128 cv, o Virtus no segundo caso vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, o que está bom para sua proposta. A máxima é de 194 km/h. A primeira impressão foi boa em diversos aspectos. Ambos possuem uma boa performance.

O Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT 2021 é muito confortável no meio urbano. O ronco do turbinado dá mais segurança e a boa integração com o câmbio Tiptronic torna tudo mais fácil, respondendo com ótimo torque em baixa, que permite saídas rápidas e giro baixo na maior parte do tempo.

Rodando a 110 km/h, ele marca 2.100 rpm, mantendo assim um bom nível de ruído e economia. No modo Sport, o giro sobe rapidamente para entre 4.000 e 6.000 rpm, entregando uma performance bem animadora.

O câmbio tem engates suaves e um bom escalonamento. A direção elétrica é bem progressiva e conversa abertamente com os assistentes eletrônicos que mantém o Virtus na onde deve estar, dentro da pista.

Com suave e bem medido, o Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT 2021 quando na estrada, revela sua força em respostas prontas, mas sem explosões de performance como nos turbinados antigos. A proposta é de conforto ao dirigir e economia.

A esportividade vai ficar para a versão GTS, que surgirá futuramente e que poderá utilizar o mesmo propulsor, mas com câmbio manual de seis marchas com engates mais curtos nas marchas iniciais, a fim de extrair mais do conjunto. A dirigibilidade dessa versão é o ponto alto.

O Volkswagen Virtus 1.6 MSI MT 2021 mostra-se um carro tanto bem equilibrado, mas com ressalvas, já que não tem turbo e injeção direta. O ronco do motor 1.6 MSI sobe com mais frequência que o ideal, já que precisa subir até uns 3.000 rpm para dar respostas mais animadoras, mas buscando evidentemente mais frugalidade no consumo, roda bem com trocas na casa dos 2.000 rpm.

O câmbio é bem macio e preciso como sempre. A relação de marchas tem bom escalonamento, mas uma sexta faria o giro cair um pouco mais, dando mais conforto a 110 km/h. O ponteiro, nesse caso, marca 3.000 rpm.

Os engates são curtos e pode-se mudar as marchas com as pontas dos dedos. As retomadas são adequadas e a o conforto geral é bom. A direção elétrica é do jeito certo, precisa e progressiva, enquanto suspensão e freios estão bons como no Polo.

Virtus 2021 – consumo

Cidade

  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI MT 2021 – 8,2 km/litro no etanol e 11,9 km/litro na gasolina
  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI AT 2021 – 7,8 km/litro no etanol e 10,8 km/litro na gasolina
  • Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT 2021 –  7,8 km/litro no etanol e 11,2 km/litro na gasolina
  • Volkswagen Virtus 1.4 TSI AT 2021 –  7,5 km/litro no etanol e 11 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI MT 2021 – 9,5 km/litro no etanol e 13,8 km/litro na gasolina
  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI AT 2021 – 9,8 km/litro no etanol e 13,8 km/litro na gasolina
  • Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT 2021 –  10,2 km/litro no etanol e 14,6 km/litro na gasolina
  • Volkswagen Virtus 1.4 TSI AT 2021 –  9,6 km/litro no etanol e 13,7 km/litro na gasolina

O consumo do Virtus 2021 fica próximo do Polo, mas por conta de sua melhor aerodinâmica faz números melhores que o hatch na estrada, que faz 9,8 km/l com etanol e 14,1 km/l na gasolina, na versão 1.0 TSI. No 1.6 MSI, o hatch faz 9,5 km/l com etanol e 13,9 km/l na gasolina, por exemplo.

Virtus 2021 – manutenção e revisão

As revisões do Virtus 2021 estão bem detalhadas no site da Volkswagen, seguindo a norma comum de serem feitas a cada 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.

Veja abaixo os valores de cada versão:

Motor 1.6 (manual ou automático)

  • 10.000 km – R$ 541,53
  • 20.000 km – R$ 605,63
  • 30.000 km – R$ 531,53
  • 40.000 km – R$ 847,73
  • 50.000 km – R$ 531,53
  • 60.000 km – R$ 605,63

Motor 1.0 TSI

  • 10.000 km – R$ 518,80 (gratuita para o Highline)
  • 20.000 km – R$ 582,90 (gratuita para o Highline)
  • 30.000 km – R$ 508,80 (gratuita para o Highline)
  • 40.000 km – R$ 1.020,90
  • 50.000 km – R$ 508,80
  • 60.000 km – R$ 582,90

Motor 1.4 TSI

  • 10.000 km – Gratuita
  • 20.000 km – Gratuita
  • 30.000 km – Gratuita
  • 40.000 km – R$ 1.116,90
  • 50.000 km – R$ 508,80
  • 60.000 km – R$ 649,40

Virtus 2021 – ficha técnica

Motor

1.6 MSI

1.0 TSI

Tipo

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1598

2755

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

11,5:1

15:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 110 cv @ 5750 rpm / Etanol: 117 cv @ 5750

Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 15,8 kgfm @ 4000 rpm /Etanol: 16,5 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 20,4 kgfm @ 2000 rpm / Etanol: 20,4 kgfm @ 2000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 15 polegadas

Liga Leve aro 16 / 17 polegadas

Pneus

195/65 R15

205/55 R16 / 205/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4482

4482

Largura sem retrovisores (mm)

1751

1751

Altura (mm)

1472

1472

Distância entre os eixos (mm)

2651

2651

Capacidades

Porta-malas (litros)

521

521

Tanque (litros)

52

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

ND

ND

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Motor

1.4 TSI

Tipo

Dianteiro, Transversal e Flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.395

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

150 cv a 5.000 rpm

Torque Máximo

25,5 mkgf a 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática Tiptronic de 6 marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 17 polegadas

Pneus

205/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.492

Largura (mm)

1.751

Altura (mm)

1.476

Distância entre os eixos (mm)

2.649

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

425

Tanque (litros)

52

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.255

Porta-malas (litros)

521

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Volkswagen Virtus 2021 – fotos

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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