VW Up: medimos o consumo em 24 situações

Será que o Volkswagen up! é tão econômico quanto o Fox Bluemotion, que foi o primeiro Volkswagen no Brasil a ser equipado com o novo motor 1.0 de três cilindros da marca? Muitos se perguntam isso. E para sanar esta dúvida, trazemos em primeira mão aos nossos leitores uma medição completa de consumo do up!, tanto em cidade quanto em estrada, com 24 variáveis diferentes.

Como assim 24 variáveis? Explico: analisamos o consumo do popular com gasolina e álcool, tanto na cidade quanto na estrada, em velocidades diferentes e também com ar-condicionado ligado e desligado, para mostrar com abrangência quase todas as situações possíveis que o modelo poderia ser submetido no uso diário.

Durante os últimos dias, rodamos mais de 400 quilômetros com o up!, fazendo estas medições de consumo e outros testes. Os números apresentados vieram do computador de bordo do modelo. Mas será que computador de bordo é mesmo confiável? No caso do equipamento do up!, o consumo foi sim o real, ou algo bem próximo disso.

Sabemos disso pois deixamos o tanque secar e então fizemos algumas análises, colocando quantias bem pequenas de combustível no tanque e verificando se o computador de bordo mostrava um consumo real. Ele apresentou variação de no máximo 2% em comparação ao real. Então podemos dizer que são números adequados e que este equipamento não está sendo otimista demais.

Consumo do VW Up na cidade

Criamos um percurso padrão de alguns quilômetros dentro da cidade que incluiu avenidas mais rápidas, cruzamentos, semáforos e alguns trechos mais lentos. Com isso, o consumo que medimos do up! na cidade ficou mais próximo do que nossos leitores terão em suas cidades, um consumo melhor do que geralmente temos aqui em nossa região, que por ter muitos morros e trânsito mais lento, acaba fazendo com que os carros consumam muito.

Com isso, marcamos os números abaixo:

Cidade – gasolina – AC ligado – 11,2 km/l
Cidade – gasolina – AC desligado – 12,7 km/l

Cidade – álcool – AC ligado – 8,7 km/l
Cidade – álcool – AC desligado – 9,7 km/l

Consumo do VW Up na estrada

Aqui é onde as variáveis são inúmeras. A pessoa pode transitar em velocidades diferentes e também usar o ar-condicionado ou não. Escolhemos um trecho da Rodovia Fernão Dias aqui próximo de nossa cidade que não tem muitas curvas fechadas, nem tem subidas exageradamente íngremes. Com isso chegamos a um trecho de estrada mais parecido com o tipo de rodovia que existe em várias outras regiões do país e também mais próximo do que você poderá ter aí na sua região.

O percurso usado foi sempre o mesmo, e marcamos o consumo do up! nas seguintes velocidades: 80, 90, 100, 110 e 120 km/h, tanto com gasolina quanto com álcool e também com ar-condicionado ligado e desligado. Notamos que principalmente com gasolina, o consumo do up! é muito afetado quando o ar-condicionado está ligado. Especificamente andando a 90 km/h e com gasolina, tivemos uma diferença de 22% no consumo entre ar-condicionado ligado e desligado.

A menor diferença que tivemos foi de 6%, e a maioria das medições ficou entre 8 e 9% diferente, dependendo se usamos o ar-condicionado ou não. OBS.: Quando medimos os consumos com ar-condicionado desligado, deixamos os vidros fechados e o ventilador interno desligado (e sim, enfrentamos um calor de quase 40 graus em um carro sem filme nos vidros).

Veja abaixo os números, onde apresentamos também os giros do motor naquela velocidade:

Consumo do Up na estrada com gasolina

80 km/h – gasolina – 2.600 giros – AC ligado – 23,7 km/l
80 km/h – gasolina – 2.600 giros – AC desligado – 26,8 km/l

90 km/h – gasolina – 2.900 giros – AC ligado – 20,5 km/l
90 km/h – gasolina – 2.900 giros – AC desligado – 25,2 km/l

100 km/h – gasolina – 3.200 giros – AC ligado – 19,0 km/l
100 km/h – gasolina – 3.200 giros – AC desligado – 23,0 km/l

110 km/h – gasolina – 3.500 giros – AC ligado – 17,3 km/l
110 km/h – gasolina – 3.500 giros – AC desligado – 18,8 km/l

120 km/h – gasolina – 3.900 giros – AC ligado – 16,4 km/l
120 km/h – gasolina – 3.900 giros – AC desligado – 17,9 km/l

Considerações sobre o consumo com gasolina

Notamos que andando a 80 km/h o consumo é obviamente excelente. O giro do motor fica baixo e com isso o pequeno motor três cilindros roda suave. Mesmo a apenas 2.600 giros, o motor tem fôlego para subir de velocidade se necessário.

A 90 km/h a diferença de consumo entre ar-condicionado ligado e desligado é brutal. E na velocidade máxima de 120 km/h, o consumo ainda foi bom, embora decepcione quem esperava um consumo de Fox Bluemotion. Isso se dá pois o modelo maior é Bluemotion, ou seja, tem várias modificações feitas pensando-se no consumo menor.

Já no up!, como é um carro mais simples, essas modificações não existem em sua totalidade, e o arrasto aerodinâmico é maior que no Fox. Outra coisa diferente entre Fox Bluemotion e up! é que o up! não conta com pneus de menor arrasto aerodinâmico. No caso do nosso White up!, são pneus 185/60 R15 de modelo Bridgestone B250 comuns, não a variante Ecopia que beneficia o consumo.

Consumo do Up na estrada com álcool

80 km/h – álcool – 2.600 giros – AC ligado – 17,0 km/l
80 km/h – álcool – 2.600 giros – AC desligado – 20,5 km/l

90 km/h – álcool – 2.900 giros – AC ligado – 15,5 km/l
90 km/h – álcool – 2.900 giros – AC desligado – 16,6 km/l

100 km/h – álcool – 3.200 giros – AC ligado – 14,5 km/l
100 km/h – álcool – 3.200 giros – AC desligado – 15,6 km/l

110 km/h – álcool – 3.500 giros – AC ligado – 13,1 km/l
110 km/h – álcool – 3.500 giros – AC desligado – 13,9 km/l

120 km/h – álcool – 3.900 giros – AC ligado – 10,6 km/l
120 km/h – álcool – 3.900 giros – AC desligado – 11,3 km/l

Considerações sobre o consumo com álcool

Novamente a 80 km/h o consumo é excelente. Até 100 km/h, podemos dizer que são consumos bem interessantes. Em 120 km/h o consumo tem uma queda enorme, o que indica que com álcool rodar a 110 km/h é a melhor opção para quem não pode ficar se arrastando a 80 km/h pelas estradas.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Up

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.