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5 maneiras de fazer ultrapassagens mais seguras nas estradas

Para os absolutamente viciados em carros como nós que escrevemos no NA e nossos leitores, fazer ultrapassagens nas estradas é um procedimento comum. O fazemos muitas e muitas vezes todos os anos. Mas o que podemos fazer para tornar essa manobra mais segura e oferecer menos riscos a nós, os ocupantes de nosso carro, e aos ocupantes dos outros carros?

Temos 5 dicas para lhe ajudar, caso você tenha alguma dificuldade com isso. E após lê-las, certifique-se de passá-las para seus filhos, seus pais, sua esposa, e seus parentes. Segurança nunca é demais! Vamos diretamente nas dicas:

Mostre aos outros o que você vai fazer, através da sinalização

Por mais básico que isso seja, não vemos a maioria dos motoristas usando a sinalização ao fazer ultrapassagens nas estradas. Antes de começarmos a ultrapassagem temos de já deixar a seta ligada, para que os outros saibam que iremos ultrapassar. Quando estiver ultrapassando, mantenha a seta ligada. Quando terminar de passar o carro (ou os carros) ligue a seta de volta para a direita, indicando que está voltando para a sua faixa.

A seta é principalmente importante, quando existem vários carros atrás, por exemplo, de um caminhão lento. Quando a oportunidade se abre, é como as “Portas da Esperança” do Silvio Santos, todo mundo quer ir com tudo. Mas, sem sinalização, pode haver uam colisão entre um carro que já estava na esquerda e outro que entra com tudo na mesma faixa.

Mantenha os faróis acesos mesmo durante o dia

Quando estamos em estrada de mão dupla, é ainda mais importante usarmos os faróis durante o dia. O seu carro ficará bem mais visível, tanto pelos motoristas à frente quanto pelos que viajam no sentido oposto.

Use a marcha adequada para fazer a ultrapassagem

Como no Brasil, mais de 90% dos carros tem câmbio manual, temos que saber como usar este componente do carro para extrair o máximo de potência possível dele. Se você está com seu popular 1.0 atrás de um caminhão que anda a 60 km/h, não deve obviamente sair para ultrapassar em quinta marcha. Tem que reduzir. Para quarta, ou ás vezes para terceira.

E isso vale também para carros potentes. Não é porque você tem um carro 2.0, que tem bom torque para fazer a ultrapassagem em quinta marcha, que não deve reduzir. Ultrapassagens rápidas sempre são boas. Reduzindo-se a marcha você faz o processo todo muito mais rápido. Se seu carro tiver conta-giros, use e abuse dele. Pode chegar perto da faixa vermelha que não tem problema.

Conheço muitas pessoas que tem dó de acelerar o carro até 5.000, 6.000 rotações, pois acha que vai estragar o motor. Mas se o fabricante colocou a faixa vermelha ali naquela rotação, qualquer coisa antes dela é permitida!

Nem sempre dá para ultrapassar

Lembre-se de que você não deve fazer coisas malucas. Não deve forçar a ultrapassagem. Não deve colocar vidas em risco. Se você avaliar bem a ultrapassagem antes de a fazer, raramente vai ter que desistir e voltar para trás. Principalmente se o carro que você está dirigindo é o seu próprio, que você conhece bem o quanto acelera.

Mas se acontecer de você ver que não vai conseguir, seja humilde, freie e volte para trás. O carro que estiver vindo em sentido oposto também vai reduzir a velocidade, percebendo o perigo iminente, e então você terá tempo para voltar para trás do caminhão ou carro lento.

Nunca jogue o carro no acostamento

Ainda no assunto de não conseguir ultrapassar, jogar o carro no acostamento do outro lado, para não bater, é loucura. A pessoa que vêm em sentido contrário também pode fazer isso, e então os dois carros irão bater de frente. Isso acontece muito nas estradas.

Por mais perto que você esteja do carro que vêm em sua direção, sempre dá tempo de frear. Diminui a velocidade para chegar de volta atrás do carro, nem que tenha que frear a 40 km/h. É sempre melhor do que partir para o acostamento. E quando você for o carro lento, e perceber uma situação assim, não custa nada jogar o seu próprio carro no acostamento, dando espaço para o apressadinho voltar para sua faixa com segurança.





  • Paullo

    Kakaka!Essa foto eh show!!!
    Essa imagem diz tudo. Pra quem acha que todo mundo que tem carrao, so anda correndo. Ta ai. Quem tem carrao anda eh passeando.
    Do que adianta ter um carrao se ninguem consegue ver quem ta dentro !!!!

    • delnb

      Depois esse cara ainda aparece em algum fórum da internet “se achando” e dizendo que deixou um Lambo “comendo poeira”…

  • fl4v10r04l

    mas as placas à esqueda indicam que a mão aí nessa foto é inglesa!

  • “Portas da Esperança” foi ótima! :D Pior é que é assim mesmo, sai o Santana pra ultrapassar o comboio aí vai aquele monte de carro atrás.

    Você fez bem em ressaltar que quando estão todos bem sinalizados reduz-se muito a possibilidade de acidentes. Numa reta longa em que você vai ultrapassar e por algum motivo não tem como voltar para a sua pista, comece a frear que o que vem na contra-mão também o fará (claro, torcendo para que ele não esteja admirando a paisagem). Humildade na estrada é questão de sobrevivência.

  • Luis.J.R.

    Tem que prestar muita a atenção!Essa da marça até que eu concordo.

  • Corsario Viajante

    Muito importante esse tipo de post!

  • Gagliotti

    “Se você está com seu popular 1.0 atrás de um caminhão que anda a 60 km/h, não deve obviamente sair para ultrapassar em quinta marcha. Tem que reduzir. Para quarta, ou ás vezes para terceira.”
    Acrescentando: esperara um bom declive e começar a rezar para o anjo da guarda!!

  • pablorocha

    Vale lembrar que há também os idiotas, que ao comando de SUV’s, picapes e carros potentes fazem verdadeiras loucuras…

  • Letto

    6- Não cole na traseira do carro da frente para ultrapassar, pois irrita qualquer um que vai a frente e se o cara precisar dar uma freada brusca la esta voce na traseira dele!

  • Letto

    7- muito cara te ultrapassa pra entrar alguns metros na frente, espere um pouquinho fique atrás que vai entrar do mesmo jeito, preça de mais pode gerar confusão!

  • Letto

    8- evite ultrapassar pela direita, pois além de ser proibido ma maioria dos casos, pode criar acidentes por falta de visão do motorista da frente e por não esperar que um engraçadinho faça isso!

  • Letto

    9- Não ultrapasse seguindo pela pista do acostamento além dar multa é uma falta de respeito, pois aonde voce quer chegar ou outros também querem, não os façam de bobos, não tem graça!

    • rdish

      Pq ‘falta de respeito’?
      Mas que é errado ultrapassar pelo acostamento, é.

  • Letto

    10- se tiver um cara na pista da esquerda lento, se aproxime, mas não demais, de uns dois faróis altos e aguarde distancia, o bom motorista verá que voce é educado e dara passagem, nunca de farol e chegue colando na traseira, isso não é bom! Calma e educação em todas as ações faz um trânsito bem, melhor!

  • cxgalera

    Essa foto me fez lembrar da piada do Fiat 147 !

    Q estava quebrado na estrada… E um Porsche parou para ajudar e o rebocou. Motorista do Porsche disse ao motorista do Fiat q, se ele estiver correndo muito, para dar sinal com farol alto.

    Mais p frente… Passa uma Ferrari e chama o Porsche para um pega !

    Os 2 passam a mais d 200 km/h em um posto policial ! O policial pega o rádio e avisa a patrulha q estava mais a frente q viu 2 esportivos tirando racha.

    E o policial da patrulha responde: ” Já passaram por mim… Cara, vc não viu nada !!! Atrás, vinha um Fiat 147 dando sinal com farol alto e pedindo passagem !!! “

    • Felipe Andrade

      EAHUEAHueheuahuaehaeu gostei

  • Felipe Andrade

    Otimas dicas. E quanto a ultima, nao é apenas que nao custa nada ir pro acostamento para o “apressadinho” voltar pra faixa de segurança, é que pode sobrar pra gente mesmo.



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