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Lei do farol aceso

Lei do farol aceso

Andar em rodovias sem os faróis acesos é multa. A obrigatoriedade de se transitar em vias de alta velocidade e estradas foi instituída há mais de dois anos e já rendeu milhares de autuações em condutores que ainda se esquecem de ligar os faróis quando entram nas pistas de trânsito rodoviário. Infelizmente, não é raro ver ainda veículos que trafegam por estas vias sem o farol aceso.


No começo, porém, a lei do farol aceso criou polêmica não só em relação ao tipo de luz permitida como baixa, mas também em relação ao que é rodovia, visto que muitos trechos ficam em zonas urbanas, confundindo os motoristas. É certo que, o conjunto ótico ligado durante o dia, amplia a visibilidade do veículo em relação aos pedestres, ciclistas e outros veículos.

Desde 1998, o Contran já recomendava o uso do farol aceso em rodovias na Resolução 18, onde se estimulava campanhas educativas para que os motoristas trafegassem com as luzes acesas mesmo de dia. Com o passar do tempo, vários especialistas e entidades defendiam o uso do farol baixo de dia, mesmo na cidade.

Um estudo indicou que o farol aceso aumenta em 60% a visibilidade do veículo durante o dia e recomenda-se que mesmo em dias ensolarados, se utilize o farol no facho baixo, mesmo na cidade. Porém, o uso do mesmo era facultativo e nem todo mundo era adepto de fazer isso, principalmente na estrada, exceto em caso de chuva ou neblina, algo mandatório não só por recomendação de placas de sinalização.


Lei do farol aceso

Lei do farol aceso

Em 23 de maio de 2016, foi instituída uma mudança na lei Nº 13.290, determinando assim o uso do farol aceso em rodovias. Porém, inicialmente houve muita confusão sobre a aplicação dessa lei. Como lido no texto, ela suprimia dois pontos de dois artigos do CTB e acrescentava outros dois, sendo:

O Art. Nº 1 da referida lei, no inciso I do art. 40 e a alínea b do inciso I do art. 250 :

“Art. 40. ………………………………………………………..

I – o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;

…………………………………………………………………” (NR)

“Art. 250. ………………………………………………………

I – ………………………………………………………………..

………………………………………………………………………….

b) de dia, nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;

…………………………………………………………………” (NR)

Nota-se em negrito o acréscimo na lei que já existia. Mas, muitas áreas de rodovias, que de acordo com o CTB constituí-se de “vias rurais pavimentadas”, possuem trechos em zonas urbanas, o que fez com que alguns estados alterassem a norma de forma independente, não aplicando multas em veículos dentro de zonas urbanas, mesmo com a passagem da rodovia nessa área.

Além disso, autuações passaram a ser convertidas em advertências para motoristas que trafegassem nessas áreas de rodovia dentro da área urbana, o que é muito comum em cidades pequenas, que surgiram às margens da estrada ou mesmo em grandes centros, onde estas se iniciam em áreas urbanas antigas, mas com o passar do tempo, parte delas foram envolvidas pelo crescimento urbano.

Diante da confusão, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu que autuações só deverão ser feitos em rodovias na zona rural ou urbana somente se estiverem bem sinalizadas, embora na jurisprudência brasileira, o cidadão não seja imune de punição em caso de desconhecimento da lei. De qualquer forma, a indicação via sinalização viária é uma forma de alertar os motoristas quanto à obrigatoriedade.

Assim, deve-se utilizar o farol aceso em rodovias no zona urbana, mas a multa só será aplicada se não for identificada. Em São Paulo, por exemplo, as marginais – apesar de serem administradas pela prefeitura municipal – são registradas como rodovias junto ao estado e por isso possuem avisos recomendando o uso de farol aceso.

Farol baixo ou DRL?

Lei do farol aceso

Outra questão da lei do farol aceso é o próprio dispositivo de iluminação. Para carros comuns, sem os chamados DRL´s, não há segredo e o uso obrigatório é do facho baixo. Mas, quando a lei entrou em vigor, mais confusão. Alguns carros possuem as chamadas “daytime running lamp”, que em outras palavras é a luz de circulação diurna.

Na verdade, a DRL não precisa ser de LED para ter essa definição, publicamos uma lista com os carros mais baratos com luzes diurnas, de LED ou não. Como dito no artigo do link, o uso dessa iluminação complementar será obrigatória a partir de 2023, de acordo com a resolução 667 do Contran.

Entretanto, quando a lei do farol aceso se tornou vigente, muitas dúvidas surgiram e até multas foram aplicadas a carros com DRL´s de LED, o que é mais comum, quando estes estavam trafegando nas estradas. Aí, para piorar a coisa, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) aceitou o dispositivo e decidiu não aplicar multas, só que as demais rodovias estaduais e municipais continuaram a aplica-las.

Então, a pedido da PRF novamente, o Contran determinou que o DRL passa a valer nas estradas, mas somente durante o dia. Não se pode utiliza-lo em túneis ou durante à noite, situações que não fazem parte de sua função. Neblina, milha ou farol auxiliar não servem como facho baixo, nem de dia e nem de noite.

 

 

 

 

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  • zekinha71

    E até hj tem um monte de carro circulando sem acender os faróis, inclusive de noite e nas estradas, é gostar muito de tomar multa e manter a “indústria da multa”.

    • Raimundo A.

      E tem outros que deveriam ser punidos por excederem a quantidade de faróis acesos. Canso de ver autos com luzes diurnas e de neblina e estão todas acesas (DRL, farol baixo e neblina). A lei só obriga o farol baixo e quando há o DRL, você opta se deixa apenas este ou reforça com o baixo que seria necessário na presença de túneis, chuva, à noite, quando o DRL apaga ou reduz intensidade (assume função lanterna/posição).

      • Pedro Henrique

        não há problema em usar neblina para ampliar visão pois ele não afeta outros motoristas em sentido contrario, apenas o ego deles de ver o outro com tudo ligado mesmo…
        problema começa quando as criaturas acham que tem q ligar farol alto pra andar a noite e baixo pra dia.

        • Raimundo A.

          Vá dizer isso ao CONTRAN que define o uso do farol de neblina apenas para a situação de neblina. A exceção é atuar como luz direcional, ligado ao esterçar o volante sendo acionado o lado correspondente e não os dois, o que caracterizaria o farol de neblina ligado.
          Sobre ofuscar, isso ocorre e vai depender do veículo. Já vi gente sem noção que colocou xenon no farol de neblina e à noite só transitava com este ligado. A maior luminosidade do xenon em farol posicionado mais alto devido ao tipo de veículo ofuscava quem estava no sentido oposto. Dupla irregularidade.

          • Pedro Henrique

            se a pessoa colocou xênon no neblina a culpa não é do neblina é da pessoa…
            quanto a resolução do contran a qual cita, não achei nada pesquisando aqui que diga que é proibido, só regulamente a posição da luz, quantidade, localização e obrigatoriedade das lanternas do carro ligarem junto (farol, traseira e placa) além que fique avisado que está ligado o neblina.
            caso encontre favor me passe que não pude encontrar.

          • Louis

            Neblina da frente, quando original e bem regulado, não ofusca. O problema é que os manolos colocam xenon, e ultimamente estão colocando super Leds bem fortes, aí sim ofuscam.

          • Tygra

            A resolução do CONTRAN em nenhum momento afirma que o farol de neblina deve ser usado APENAS em condição de neblina. Pelo contrário, diz que “melhora a iluminação da rodovia
            em condições de neblina, nevasca, chuva pesada ou nuvens de pó”. Ou seja, em situações de baixa visibilidade, como não existe nenhuma limitação para o seu uso, ele pode ser usado em qualquer situação, uma vez que não é um item obrigatório, é apenas recomendado. O uso do farol baixo que é obrigatório nessas situações. O NA já fez uma matéria a respeito, bastar pesquisar: uso do farol de neblina.

        • Franco da Silva

          E os faróis desregulados. Ou quem troca o tipo de lâmpada e não faz regulagem adequada ao tido de lâmpada… (cada cor de luz é um comprimento de onda e gera diferença na “altura”).

          • Henrique Gouveia

            O comprimento de emissão de luz de uma lâmpada não afeta a altura do facho de luz.
            O comprimento de onda de emissão de uma lâmpada significa a cor que será emitida.

            • Franco da Silva

              e cada “cor” pode variar a faixa de luminosidade

              • Henrique Gouveia

                Tem mais a ver em qual cor é melhor recebida por nosso olhos. Por exemplo, o verde é a cor mais fácil de ser visualizada por nossos olhos, ao contrário do vermelho que temos pouca facilidade em receber e interpretar a luz. Tanto que objetos vermelhos são mais “borrados” para nossos olhos.

        • Willian P

          Não há problema, a não ser que vc tenha um VW, porque aí cega todo mundo que vem atrás, com aquela luz vermelha forte…

          • Pedro Henrique

            neblina da frente colega, o de trás só se usa em neblina e todos os carros cegam se usados fora da neblina…

        • DiMais

          ou a maldita lanterna de neblina traseira! essa sim é irritante quando não usada corretamente (neblina e chuva intensa)..

        • Evaldo Avelar Marques

          Há uns 4 anos atrás eu estava com farol de neblina ligado junto com o farol baixo numa cidade no interior de Minas. Um policial que vinha de moto em sentido contrário, me mandou apagar o farol de neblina e parar de imitar “boy”, se não levaria uma multa…

      • Pedrov154

        Meu caro, o que tem de sem noção que anda com o troço do farol alto (de dia e de noite) nessa minha Fortaleza, não é brincadeira!

        • Ivan Claudio Dias Florencio

          Aqui na Bahia também, será que o pessoal não ver uma luz azul no painel indicando a luz alta.

    • catucadão

      essa lei é tosca uma verdadeira bestera…

  • th!nk.t4nk

    Na maior parte do sul já era costume antigo ligar os faróis na estrada, então pouco afetou. Se os carros não têm DRL, tá correto exigir o acendimento dos faróis. Ajuda pra caramba na visibilidade a longa distância.

    • REDDINGTON

      DRL de led e branca faz MUITA diferença, já que o farol baixo dependendo da posição do sol vc só percebe que está ligado a poucos metros. Eu também acho que ajuda sim.

      • TijucaBH

        Nao é bem assim. Em estradas nao-duplicadas para ultrapassar em longas retas, onde a velocidade media é maior, faz muita diferença sim!!

        • REDDINGTON

          Leia de novo por favor.

      • Roberto

        Concordo.
        Viajo muito por estradas de pista simples e sempre noto nitidamente que os carros com DRL de LED são muito mais visíveis que aqueles carros apenas com farol baixo.
        Por isso, sou da opinião que deveriam permitir que fabricantes de autopeças produzissem luzes DRL para equipar carros que saíram de fábrica antes dessa lei. São milhões de proprietários de carros que se pudessem, instalariam essas luzes nos seus Corolla, Civic, Onix, Gol, Palio, etc., rendendo uma boa grana para os fabricantes.

        • REDDINGTON

          Foi andando no dia-dia quando eu viajava mais que percebi isso, a luz de LED branca é MUITO mais visível que um farol baixo ao dia, sem sombra de dúvidas.

          • Mr. On The Road 77

            Isso é porque o farol baixo é desenvolvido, em qualquer carro, para iluminar o chão, tendo o facho de luz apontado para o chão. Já o farol de luz diurna tem um facho difuso, mesmo que seja uma lâmpada halógena. Um Cruze LT, por exemplo, tem DRL com lâmpada halógena. Numa estrada, ao meio dia de um dia de verão, terá essa luz muito maior visibilidade que um farol baixo ligado.

            • REDDINGTON

              Então foi o que eu disse, mas alguns especialistas não entenderam. O C3 vc vi nitidamente que a luz branca é jogada pra cima, pois essa é sua função e não iluminar. Gosto de citar o C3 pois acho MUITO bacana o DRL dele rs rs rs.

              • Mr. On The Road 77

                Entendi. Mas no meu entender, muito mais visível que o farol baixo é o DRL pelas razões que expliquei, indiferente de ser de LED ou lâmpada halógena. O DRL em LED branco fica mais bonito também.

                • REDDINGTON

                  EU DISSE ISSO. O DRL é MAIS visível que o farol baixo ligado, principalmente se for LED e BRANCA.

    • Pedro Henrique

      exatamente, desde que tirei carteira já usava farol ligado pra tudo, rodovia, cidade.. até porque tem que ter uma baita força de vontade pra pensar “ah não, entrei na cidade vou desligar” deixa ligado e tchau, carro apaga farol sozinho quando desliga mesmo…

      • Raimundo A.

        O carro não apaga o farol quando desligado. Isso vai depender do modelo e alguns até avisam por sinal sonoro ao desligar o motor sobre os faróis acesos devendo ser desligados. Nestes, esquecem quem quer, mas outros cujo acionamento é independente e sem aviso, são comuns esquecidos deixarem acesos os faróis.

        • Pedro Henrique

          grande maioria apaga o farol, alguns apagam o farol e deixam o farolete aceso com aviso sonoro bem chato(meu tem e não tem como esquecer só se for muito cabeça de vento e ele esqueceria de qualquer maneira mesmo…) e outros não apagam nada, mas dai o cidadão que tem o carro já conhece e sabe que tem que desligar

          • th!nk.t4nk

            Sei que os FIAT sempre apagavam, desde os mais basicos. Os Ford mais atuais populares não apagam de imediato, mas apagam depois de 30 minutos (meio que uma função “anti-esquecimento”). Em vários outros populares é um mero aviso sonoro ao abrir a porta, e nos modelos com sensor desliga tudo automaticamente ao sair do carro (dando aqueles 30 s pra você sair da garagem). A tendência é ser automático em todos mesmo.

            • REDDINGTON

              Cara meu pai tem uma Hilux SRX…deixei os faróis ligados um dia e tranquei o carro…esperei 5 minutos e não desligou…fiz um teste e fiquei na dúvida se desliga ou não rs rs rs.

              • heliofig

                Toyota vc tem que configurar no computador de bordo

                • REDDINGTON

                  Cara mexi nela toda quando meu pai comprou e não vi nada disso, mas agora que vc falou vou procurar de novo uma hora dessas…

            • Elizangela Oliveira

              30 segundos, certo?

              • th!nk.t4nk

                Em todos os Fords atuais tem uma funçao em que ele desativa toda a eletrônica do carro em 30 minutos, caso algo seja esquecido ligado, pra preservar a bateria.

            • Henrique Gouveia

              No Ká a luz apaga imediatamente após o fechamento das portas no comando da chave. Pelo menos o que dirijo é assim.

          • Raimundo A.

            Você falou de forma generalizada, como se todos os veículos apagassem o farol baixo e isso não é verdade. Alguns apagam o baixo e deixam a lanterna. Outros deixam ligado tudo e pessoas, não são poucas, esquecem.

            • Pedro Henrique

              não disse “todos os carros apagam sozinhos” disse “carro apaga sozinho quando desliga mesmo” no singular e se por um acaso passou a impressão de generalização pra todos os carros, não foi a intenção.

      • Emanuel Schott

        Faço isso também. O carro desliga sozinho o farol, entao não preciso me preocupar com isso.

        Pessoal fala que isso desgasta mais rápido a lâmpada, mas e insinificante. Troquei as luzes do farol com 35.000 km, R$18,00 cada uma. Ontem (já com 42 mil) precisei trocar a luz da placa traseira, mais “incríveis” R$7,00.

        • th!nk.t4nk

          Nossa, quem tem medo de gastar a lâmpada nem carro deveria ter. Haja pão-durismo hahaha.

        • Pedro Henrique

          pagou caro na da placa em, eu já troquei uma vez, e foi estonteantes 2 reais, me deu até dó do cara, mo trabalho pra me vender uma lampada a 2 reais.. e era de marca boa, acho que philips ou osram

          • Emanuel Schott

            Liguei na concessionária achando que seria uma facada e quando o cara falou que custava R$7,00, nem pesquisei mais kkkk

            • Pedro Henrique

              tem umas bem caras, aquela lampada do console central dos vw (pelo menos o do up) na css custa 30 isso TRINTA REAIS e a lampada é do tamanho de uma tampa de caneta, halogena ainda.
              pesquisando na internet achei um kit com 8 lampadas por 15 pila kkkkkkkkk
              pouco lucro na css…

        • Gabriel Medeiros

          Isso depende muito, eu jamais coloco uma lâmpada de 18 reais no meu farol. Usava as light breaker de Osram, 140 reais o kit, depois de experimentar nunca mais voltei atrás. Hoje uso a laser, quase 200 reias. Com cerca de 300h de vida útil, é um gasto bom.

    • MügenFear

      Eu também há anos tenho esse costume de ligar o carro e já as lanternas junto.
      Difícil é colocar isso na cabeça dos mais velhos, meu avô quando pego o carro dele e já ligo o farol ele manda eu desligar porque “desgasta a parte elétrica desnecessariamente”.

      E pior que de fato, faz muita diferença sim o farol aceso.

  • Bryan Silva

    Lei inútil.

    • Diego Lip

      Inútil por que? Eu uso diariamente a BR 101 e depois da lei entrar em vigor, melhorou 100% a visibilidade.

      • Bryan Silva

        Efeito placebo, amigo.

        • Henrique Gouveia

          Não acho que seja placebo. Pego muita rodovia com mão dupla e é incrível a dificuldade de se ver um carro vindo na sua direção no por do sol. Já com os faróis acesos fica muito mais fácil.

          • catucadão

            isso é somente uma forma de controlar mais o gado… dizendo que eles entendem mais que vc … ou que estão “preocupados com vc e sua segurança.”

            • Henrique Gouveia

              Não entendi. Sou o gado?

              • catucadão

                o que vc acha?

                • Henrique Gouveia

                  Não entendi sua resposta.
                  Pode ser mais claro?
                  Acho que faltou interpretação de texto quando não entendeu o meu questionamento.

                  • catucadão

                    certamente tbm não saberia ler

                    • Henrique Gouveia

                      Acredjto que você está com problemas de interpretação. Vou tentar ajudar.
                      Quando eu fiz a pergunta. Faltou dia resposta. Vou fazer novamente. Já que assim fica mais claro.

                      Sou o gado?

          • Mr. On The Road 77

            No por do sol, faz sentido.Concordo. Mais durante o dia, num país com grande insolação como o nosso não faz diferença.
            Quem não consegue ver outro carro em mão oposta na condição que citei deve procurar um oftalmo com urgência. kkk

            • REDDINGTON

              Depende. Aqui em SC no inverno mesmo com dia claro temos uma insolação menor. Já no nordeste é diferente. Um dia um especialista de teclado disse aqui que retrovisor com desembaçador no BR não tem sentido, com CERTEZA ele nunca dirigiu em certas regiões do país a noite, no inverno e com chuva…

              • Mr. On The Road 77

                Não concordo com a lei como ela é hoje. Infelizmente os motoristas não têm o bom senso de ligar os faróis em condições adversas. Aí fica a brecha pra criar uma lei de forma que esse foi feita..

              • Pedro Henrique

                retrovisor embaçado é um C# porque dai ta frio P@K@#@$%@ pra tu abrir a janela e tentar limpar pra fechar a janela e ver que embaçou tudo de novo, parece que ta secando gelo.

            • José Barbosa

              Eu sou contra a multa, mas sempre andei de farol alto e faz MUITA diferença, por uma regra básica:
              quando você está em rodovias com pouco espaço para ultrapassagem (em MG é demais da conta), quando você vê uma luz vermelha (lanterna) ou uma branca, a facilidade/dificuldade para ultrapassar é enorme. Você ganha uma fração de tempo fundamental. Pode parecer pouco, mas a 110 km/h você percorre 30 metros por segundo. 150 milésimos pode ser a diferença entre bater ou tirar o carro.

        • Diego Lip

          Não tem efeito placebo, eu moro ao lado da rodovia e a diferença é nítida. principalmente quando sou obrigado a atravessar a pé a BR.

          • Bryan Silva

            Então as pesquisas feitas não têm validades? Dê uma pesquisada!

            • Diego Lip

              Cara, eu USO todos os dias a rodovia desde muito tempo, eu senti e muito a diferença. Se você não sentiu, o problema é seu.

              • Bryan Silva

                Rs! Vai lá discutir com quem fez pesquisa e mostrou que a lei é inútil. Rs!

      • Schack Bauer

        Se vc olhar o número de acidentes antes e depois da lei no RS (o estado com menos sol no inverno) e não diminuiu o número de acidentes. Se ela não serviu para reduzir esses números, serve pra quê então?

        • REDDINGTON

          Pela sua lógica devíamos abolir a lei seca também??? Liberar bebidas a rodo???

          • Schack Bauer

            Desculpa, mas vc tem que refutar a minha afirmação com fatos, não argumentos retóricos. vc deveria provar que houve redução no número de acidentes por causa da lei, mas o que os dados do Detran RS mostram é que houveram 1519 acidentes fatais em 2016, antes da lei, e 1554 acidentes fatais em 2017, depois da lei. Assim, na melhor das hipóteses, o efeito da lei foi nulo.

            • REDDINGTON

              Te fiz uma simples pergunta. Só isso. Levando em consideração seus dados. Quantos carros tinham em 2016?? Quantos por cento aumentou em relação a 2017?? Se aumentou em 10% por exemplo a lei SIM funcionou. Depende do ponto de vista.

              • Schack Bauer

                Ok, boa tentativa. Mas vamos aos dados: frota de automóveis aumentou em 2,5% entre 2017 e 2016, contra 2,3% de aumento no número de acidentes. Continua com efeito desprezível sobre o número de acidentes. E deveríamos levar em consideração que o registro da frota pelo Detran provavelmente vá aumentando o número total de carros registrados, já que uma proporção não é dada baixa.
                Enfim, não depende do ponto de vista. São os dados.

                • REDDINGTON

                  Tá Serto.

            • Mr. On The Road 77

              Claro que essa lei é pra tirar dinheiro de incauto. Se pensassem em segurança, obrigariam os carros a virem com DRL’s, por exemplo, em 2018 e não em 2023. Hoje em dia praticamente todos os carros projetados por grandes montadoras já têm previsão para pôr o DRL. Só não colocam porque não são obrigados por lei.

              • REDDINGTON

                Aí eu concordo com vc!!! Não colocam por que não é lei. A Hilux tem e não funciona aqui no BR como DRL, na Europa funciona. Lá é lei desde 2011…

                • Mr. On The Road 77

                  Hilux, Jetta, a lista é grande. O Ka e o UP na Argentina tem DRL com lâmpada halógena e aqui não tem. No Up acho que colocaram nesse ano/modelo agora…

            • Mas aí entram n variáveis, o fato dos acidentes terem aumento pode ser por outro motivo.

              • Schack Bauer

                Nem falei que aumentou. Só disse que não mostra relação de causa e efeito com a lei, isto é, que a lei não foi capaz de oferecer os efeitos que seus patrocinadores propuseram

        • Pedro Henrique

          tem que se fazer uma média com os anos anteriores a lei e uma com os anos posteriores, oque garante que 2016 ou 2017 não tenham sido anos atípicos?
          não estou sendo contrario ao seu questionamento ele é valido, mesmo que pra mim a lei foi sim bem colocada e com boa utilidade.
          porém pegar só valores de 2 anos um antes e um depois e dizer com base nisso que é “inútil” não da certo, tem que se fazer uma média, levar em consideração todos os fatores que possam contaminar o levantamento para aí sim ter uma resposta mais fiel possível.

          • Schack Bauer

            Olha, até concordo contigo, mas esses dados já valem pelo quanto pesam, isto é, já é um bom sinal de que a lei não se prestou aos propósitos pelos quais ela foi criada (-acidentes). Que merecia um estudo mais aprofundado, não há dúvidas, mas aí, acho que o ônus da prova teria que ser de quem propôs a lei.

            PS: até nem me incomodo tanto com a lei nas estradas de verdade. Mas nas cidades é caça níquel puro e simples.

      • tiago

        Também acho absurda essa exigência, uma síntese da bagunça que é o nosso poder público.
        Acho teratológico eu ser multado por não acender o farol em uma rodovia duplicada, com canteiro central largo e muro separando os sentidos da mesma direção.
        Some-se a isso o governo querer nos obrigar a usar “garfo para tomar sopa”, por conta da falta de colher, pode parecer uma analogia boba, mas me parece pertinente, visto que as lâmpadas de bulbo dos carros foram feitas para iluminar sendo o brilho um colateral, já as lâmpadas LED DRL têm a função de brilhar, usando pouco combustível e necessitando de trocas muito raramente, diferente da halogenas de 50 e poucos watts, que têm uma vida útil menor e aumentam o consumo do carro em 0,5 mpg.
        Deveria o governo, caso fosse sério, obrigar a instalação de DRLs de fábrica em LED, permitindo custos negligíveis para o cidadão fazer algo controverso, mas como de impacto neglígivel aceita-se o benefício da dúvida.

        Para finalizar, e sedimentar a controvérsia, um estudo do NHTSA encontrou resultados que mostram ser estatisticamente insignificante a contribuição de redução de acidentes por conta do DRL.

        Enfim, no nosso país tropical, essa exigência se mostra controversa na teoria e, devido à bagunça que é o CONTRAN, um pesadelo na aplicação.

    • REDDINGTON

      Não mesmo. Ao dirigir em rodovia vc percebe de longe um carro com os faróis acessos, se for DRL de led branca vc enxerga melhor ainda, além de ser visível aos outros carros, ajuda pros pedestres, diminuindo a chance de atropelamentos. Se vc acha inútil respeito, mas não concordo.

    • TijucaBH

      Inutil pra voce. Eu viajo MUITO de carro e faz bastante diferença!

    • Lyn

      Concorcdo. Deveria continuar sendo uma recomendação e não uma obrigatoriedade. Eu não duvido nada das montadoras quererem postegar a obrigatoriedade do DRL por causa dessa lei.
      Hoje em dia o que mais vejo aqui no rj é carros com luzes ligadas de dia e apagados de noite. hahaha

      • Schack Bauer

        Pois já eu acho que foram justamente as montadoras que patrocinaram essa lei pra poder vender carro com DRL.

    • TchauQueridos

      Sempre que o Governo tiver a oportunidade de jogar a responsabilidade para o cidadão ele irá fazer uma Lei.

    • catucadão

      de fato é uma tontera

    • Caio

      Geralmente acha inútil é quem pega estrada uma vez no ano pra visitar a familia no interior. Ajuda demais!

  • Geraldo Xavier

    Pego constantemente estrada no rio de janeiro e nunca deparei com nenhuma blitz ou nenhum tipo de fiscalização pra farol aceso

    • catucadão

      eu nem ligo… e quando acho que tem algum problema ligo depois desligo e vai pro inferno governo maldito que acha que sabe o que é bom pra mim…

    • Cacciola

      Engraçado que sou de São Paulo e meu carro já dispõe de luz diurna. Mas essa semana, de férias com a família em Pernambuco, saindo de Porto de galinhas em direção a praia dos carneiros, um policial federal me parou e me pediu os documentos. Depois me perguntou se eu era Uber, falei que não era e ele falou que iria me atuar por andar com o farol baixo desligado. Nem reclamei, sabendo que estava errado. Aí ele olha pro meu documento e fala, o macho tu é de São Paulo? Eu falei que sim, Ele disse, vixe tu pegou esse carro quando na locadora? Eu falei, ontem. Aí ele falou, vai embora que não vou te multar não. Você esqueceu mesmo estou vendo na sua cara. Agradeci e segui viagem. Pelo menos não me pediu dinheiro.

  • Joaquim Grillo

    Uma boa medida porém tá na hr de as montadoras voltarem a usar vidro ao invés de plastico nas lanternas pois tem carros ai com 5 anos de uso de ficar usando muito farol acesso estão amarelando tudo, podem reparar antes isso não acontecia.

    • Louis

      O policarbonato é mais seguro em termos de proteção aos pedestres, nos casos de atropelamento. Meu carro tem 12 anos, fica todos os dias no sol, e ainda não ficou amarelado, só um pouco fosco na parte de cima, mas não atrapalha o feixe de luz.

      • Joaquim Grillo

        Mas não anda todo dia em estradas com o farou ligado anda? Eu digo isso pois o meu eletricista que me disse de uns anos para cá depois dessa lei as lanternas estão começando a amarelar e comecei a reparar isso também, o sol agride menos

        • Henrique Gouveia

          O amarelamento se dá pela incidência solar. O verniz que se sobrepõem ao policarbonato do farol acaba amarelando com o tempo com excesso de sol ou excesso de calor. Mas se mantiver as lâmpadas originais dificilmente se tem problemas com excesso de calor. Já o sol… Huumm… Esse é implacável. Ele agride até a pintura. Quem dirá o verniz e o policarbonato.

    • Angelo_RSF

      Meu carro tem 7 anos. Pego estrada todo dia morando em Santos e trabalhando em São Paulo…as lentes de policarbonato do meu carro não são amarelas. Acho que isso é coisa dos primeiros modelos com este tipo de faroll

      • Luiz Fabri

        Utilizo 100% do tempo as luzes ligadas, meu NF 2013 já está com a parte superior descascando bem o verniz, bem feio…

        • catucadão

          NF? new fusca? kk

    • Alberto Prado

      Acho que isso deve ter mais relação ao produto químico que se usa para lava o carro. As vezes a pessoa sempre usa esse lava-jato de bairro que ainda usa solupan, vai tirando o esmalte/verniz dos faróis e ai fica amarelado. E coma pintura fica fosca.

      • Joaquim Grillo

        Não é não o eletricista amigo meu disse que aumentou muito as trocas de lampadas relês e tudo mais com problemas, do meu carro mesmo hj ando com lampadas reservas , ele disse que já chegou carro de menos de 2 anos com lanterna amarelada, se for o produto químico que usam o que geralmente usam detergente de cozinha que é um erro enorme também descascaria o esmalte da pintura também, claro que tem gente que faz cada barbaridade com produtos de limpeza, mas depois que ele me falou isso comecei a reparar são muitos carros com lanternas amareladas.

        • Henrique Gouveia

          O sol detona o verniz e o plástico. Pega um pedaço de plástico e coloca no sol por alguns dias. Se tiver pintura vai ver que o pigmento vai perdendo a cor. O plástico resseca. O solupam é extremamente agressivo e destrói o verniz. Detergente de cozinha é neutro e não estraga a pintura nem o verniz da lanterna. Já pensou se fosse agressivo ao verniz? Corroeria a mão de quem usa, o que não é o caso.

    • zekinha71

      Meu carro está com 4 anos de uso e foi tirar da ccs nunca mais ele ficou em lugar coberto, só no sol e chuva, inclusive passa o dia inteiro estacionado no meio de uma obra, todo dia leva poeira, lama, cimento em cima.
      É ligar o carro e já ligo os faróis, não sei nem o que é dirigir sem ligar os faróis, e até hj não amarelou nada, parece que saiu da fábrica.
      Mas realmente tem algumas marcas que parecem que a qualidade do policarbonato é inferior, noto que geralmente os GMs que apresentam mais o amarelamento.

      • Joaquim Grillo

        Como vc disse passa o dia todo parado com luz apagada, o meu comentário são carros que usam mais e tem km alta principalmente em rodovias que ficam ligadas as lanternas o tempo todo.

  • REDDINGTON

    Essa lei é de julho de 2016, depois foi revogada e ficava naquela vale, não vale. Desde julho do ano passado passou a valer mesmo se não estou enganado. Eu disse aqui em julho do ano passado, dá um prazo pra TODAS montadoras oferecerem luz de LED branca como DRL a partir de janeiro de 2019…Quase apanhei!! Um chegou a dizer que em 18 meses fornecedores e fabricantes não teriam tempo de se adaptar. Olha quantos veículos foram lançados ou sofreram face-lift nesse período?? 2023?? Por que não antes??? Povo otário + governo safado dá nisso.

    • Chris

      Acho que 2020 era mais que suficiente para um acessório destes, não se trata de uma mudança tão absurda, ao meu ver.

      • REDDINGTON

        Faltou a data e eu editei, foi mal rs rs.

    • Louis

      Só não vejo necessidade de ser luz branca. Mesmo nos EUA, diversos carros têm DRL de lampada halógena.

      • REDDINGTON

        Sim mas não tem a nem a mesma durabilidade nem a mesma visualização, pelo mesmo motivo do farol baixo, dependendo da posição do sol vc só percebe que está ligado a pouquíssimos metros, lembrando que se não todos, a maioria absoluta está saindo de fábrica com LED e branca, de Camaro a Civic…Estão trocando pela branca de LED como na Europa é há anos…

        • Louis

          O farol baixo, dependendo do caso, é menos visível de dia do que o DRL que foi feito para ser visto de dia. Carros com farol com projetor por exemplo, são menos visíveis porque o projetor corta melhor o facho, jogando a luz para baixo.
          Aqui temos alguns exemplos de DRL halógeno: Golf até 2018, Cruze, Renegade, Fiat 500, Duster, QQ ACT…
          Creio que a tendência é que carros mais populares venham com DRL halógeno, e os mais caros com Led, por questões de custo.

          • REDDINGTON

            Mas Golf, Cruze, Renegade, Duster por exemplo são BEM mais caros que um C3 que tem DRL há muito tempo…Hj um C3 de 53.500 (o segundo mais barato da gama) já oferece um DRL decente, não acredito que vão andar tanto pra trás e investir em lâmpadas halógenas, visto que muitos já tem o LED pra certas versões, na Toro por exemplo, o Yaris vc pode por na ccs é LED branca também.

            • Louis

              Isso é uma coisa que sempre admirei no C3, um carro acessível com DRL Led. No Yaris, tive que pagar R$ 1700,00 pelo DRL.

              • REDDINGTON

                Então, lembro que vc comentou aqui!

            • th!nk.t4nk

              Oloco, o Golf que mandam pro Brasil não tem nem DRL? Daí é sacanagem já hahaha.

              • REDDINGTON

                Cara SE tem, tem agora vinha com o DRL MAS de luz halógena como ele disse. Nos Estados Unidos também era assim. hoje lá mudou, aqui não sei dizer se entregam de LED em todos…ACHO que não!

                • Rafael Alves Dos Santos

                  Golf pós reestilização tem DRL em toda a linha.

                  • REDDINGTON

                    De LED ou aquela enganação de antes?

                    • Rafael Alves Dos Santos

                      São LEDs, acabei de comprar um comfortline.

                    • REDDINGTON

                      Valeu! Não sabia mesmo.

                    • Rafael Alves Dos Santos

                      O Golf apesar dos pesares de ter tido um salto no preço (efeito Polo) está muito bem equipado desde sua versão mais básica, em relação ao Polo só não tem o painel configurável e sensor de fadiga (esse ainda não tenho certeza), em compensação tem 7 airbags e teto solar, espaço interno maior e uma dirigibilidade e conforto abordo bem superior. Ainda, por estar com baixas vendas é possível conseguir belos descontos.

                    • REDDINGTON

                      Olha concordo com vc. SE fosse comprar um dos 2, iria de Golf. Antes um Golf mais simples que um Polo top, justamente pelas qualidades que vc falou. Fora o desconto!

              • Mr. On The Road 77

                Todo Golf MK7 tem DRL. Halógena ou LED. Após o modelo 2018, todos em LED.

          • Mr. On The Road 77

            DRL = luz difusa
            Farol baixo = luz direcionada pro chão

    • Emanuel Schott

      O prazo é 2021 pra modelos novos ou facelift e 2023 pra todos os veículos 0km.

      • REDDINGTON

        Na minha opinião, ainda LONGO demais esse tempo. Por isso vc vê Hilux SRX que tem o dispositivo e não funciona, Toro é outro exemplo, e tem LED branco no Yaris por 1700 reais na CCS. Povo burro + governo safado dá nisso.

  • Haroldo

    Só esqueceram de estabelecer multa quem anda com lanterna traseira de neblina ligada em vias públicas sem neblina, que além de irritar o motorista que vem atrás, atrapalha a visualização da luz de freio.

    • Duda Haddad

      Existe multa sim. Tanto para o traseiro quando para o dianteiro. Usar sem neblina da multa. Mais não existe fiscalização para isso!

      • Haroldo

        Tem razão, art 223 CTB. Obrigado, não sabia…

    • TijucaBH

      cara, concordo 100%!! É terrivel parar atrás de um carro com essa luz acesa, é muito forte e incomoda horrores.

    • REDDINGTON

      ÓDIO define esses dementes que não sabem usar isso, é foda viu!!!

      • Dario Lemos

        Não se esqueça daqueles que usam os faróis de neblina como faróis baixos.

        • REDDINGTON

          Ixi…

  • Louis

    Eu ainda vejo muita gente confundindo luz de posição em led com DRL.

    • Dario Lemos

      Confesso que me confundo em certos modelos.

  • Duda Haddad

    Acho que ajuda bastante, visto q eu usava antes mesmo dessa lei. Como a grande maioria do povo está nem aí com nada, só lei para obrigar. e o povo ainda não usa. Na chuva e a noite já é comum ver gente com farol desligado. Vejo muita gente é andando com o neblina aceso invés do farol baixo! Até hj o povão não entendeu a lei. Na minha região, sul de MG, quando saiu a lei, a PM e GM ficavam frenéticos para multar, hj, já nem multam mais. A lei só vale no momento! Como tudo no BR

    • REDDINGTON

      Sul de Minas tem muita neblina, igual aqui em SC.

  • saulo

    Galera tenho uma dúvida…..seria luz baixa, luz média (farol) e luz alta?? Na estrada serve a luz baixa de dia ou tem que ser o farol ligado (pra mim seria luz média)?? Pra mim ficou um pouco confuso

    • REDDINGTON

      FAROL LIGADO EM LUZ BAIXA, antes disso tem o farolete ou luz de posição e depois tem o farol alto…No seu exemplo “luz média”.

    • Sergio Kraemer

      O 1o estágio (girando uma vez) vem a “meia luz” (aquela pingo de 5W, soquete T10), também conhecida como luz de estacionamento ou luz de posição. Brilha muito pouco e mesmo a noite no escuro total é praticamente inútil (pra mim não serve nem pra usar dentro da garagem de casa)
      Depois vem a luz baixa, (soquetes H7, H11, etc) que são bem mais fortes. Essa é a que deve ser usada em túneis, de dia e a noite.
      Luz alta (último estágio) você só usa a noite quando não tiver vindo ninguém em sua direção.

  • leitor

    O que precisa mesmo nesse sentido é que os faróis das motos sejam diferentes, com uma cor diferente ou algo que se veja a diferença sem precisar procurar. Algumas vezes num trânsito intenso as mesmas não são percebidas devido o excesso de luzes vindo. Algumas vezes se precisa mudar um pouco a direção por um desvio de alguma coisa na pista, aparentemente é possível, mas quando menos se espera elas estão bem mais perto. Estavam até visíveis mas eram confundidas com outros carros bem mais distantes por conta dessa iluminação que confunde.

  • leitor

    O que precisa mesmo nesse sentido é que os faróis das motos sejam diferentes, seja a cor diferente ou algo que se perceba sem precisar procurar. Algumas vezes num trânsito intenso as mesmas não são percebidas devido o excesso de luzes vindo, e se precisar mudar um pouco a direção por um desvio de alguma coisa na pista, aparentemente é possível, mas quando menos se espera elas estão bem mais perto. Estavam até visíveis mas eram confundidas com outros carros bem mais distantes por conta dessa iluminação que não dá o destaque necessário. Ainda mais que os motoqueiros preferem guiá-las no meio das faixas.

  • Retrato do Papai

    o que vejo nas ruas é que o povão ainda não entendeu muito bem a situação… uma boa parte das pessoas acende apenas a luz de posição, enquanto outros acendem apenas a luz de posição + neblina (erroneamente chamada de “milha”), enquanto outros não ligam nada… diria que apenas uns 50~60% acendem corretamente apenas a luz baixa

    • Raimundo A.

      Isso prova que o povo tem dinheiro para comprar um carro, mas não sabe o básico dele. Nâo por acaso, o brasileiro é apaixonado por carro. Entender de carro que é bom, poucos.

      Manual é coisa do passado e alegam não ter tempo para ler, mas tem tempo de sobra para ver o Face e o Whatsapp no smartphone, inclusive dirigindo. Agora, quando o veículo fura o pneu, não sabe nem onde estão o kit de ferramentas e o triângulo de sinalização.

      • Louis

        Eu leio com prazer o manual do carro, toda vez que compro um.
        Agora é o que você disse mesmo, povão ignorante enche a boca pra falar que usa internet, mas só usa pra bobagens, ao invés de fazer algo útil.

        • Dario Lemos

          Também leio após a compra assim como para relembrar certas funções pouco usadas (temos um Passat 09 e nem uso algumas delas).

        • REDDINGTON

          2.

  • PrGirafales

    No final das contas nao ficou claro, o DLR em led vale para essa lei em todas as rodovias? Ou so para federais?

    • xyzR2

      Vale para qualquer rodovia, mas somente em substituição ao farol baixo durante o dia. Nas situações de chuva, noite ou túnel ainda é obrigado a usar o farol baixo.

      • REDDINGTON

        Isso mesmo, perfeito!

      • Rodrigo

        E eu posso instalar no meu carro esses DLR´s aftermarket, cumprindo a mesma função de um equivalente original?

        • Louis

          Esse é o problema. Acredito que se não for homologado pela montadora, não deveria ser utilizado. Mas vai ser muito da interpretação dos agentes de trânsito.
          Tem muito DLR vendendo no ML que é bem ruim, eles chamam de DLR mas praticamente não dá pra ver durante o dia.

      • MauroRF

        Meu carro tem acendimento automático dos faróis e ainda dá para regular a sensibilidade de acionamento dos faróis. Eu coloco para ligar quando ainda tem luz ambiente relativa, ou seja, se estiver chovendo, ele já acende. E como já tem DRL, eu fico despreocupado com a “neura” de esquecer de acender os faróis.

    • Raimundo A.

      A lei vem de cima para baixo, então DRL, seja de LED ou halogeno, vale sim. Os estados são obrigados a cumprir determinação federal.

  • Fanjos

    O Golf acende uma luz o tempo todo, mas é halogênea, sera que aquilo serve para a estrada?

    • REDDINGTON

      Acho que sim. Acabei de perguntar isso pra um cara aqui. Se na reestilização veio a de LED branca ou essa enganação que vc citou.

    • Luiz Fabri

      Sim, os WV estão utilizando H15 que é uma mistura de h7 com drl, tudo no mesmo pack de halógena. Custam um absurdo mas serve sim.

      No meu New Fiesta tenho DRL ativada na central que liga os faróis a 80~90% de intensidade ao abaixar o freio de mão. é excelente!

      • Fanjos

        Se vale já esta beleza.
        Mas mesmo assim tem que tomar cuidado ao largar o acendimento dos faróis no automático, passou das 18:00 horas é obrigatório acender os faróis em qualquer lugar, mas como as vezes as 18:00 o sol ainda esta torrando o carro não acende os faróis e alguns marronzinhos filhos de uma galinácea multam na maldade.

        • Louis

          Ô loco, eles fazem mesmo isso? Depois das 18h mesmo com sol alto eles estão multando quem está somente com o DRL? Aí é sacanagem… até porque muitos carros hoje vêm com sensor crepuscular, para não precisar preocupar com isso.

      • Louis

        Rapaz, nunca tinha ouvido falar neste farol que liga com menor intensidade pra funcionar como DRL… É do próprio carro ou você instalou um módulo a parte ?

    • Mr. On The Road 77

      Serve. É o DRL com lâmpada halógena, com facho difuso. Muito mais visível que andar de farol baixo, cujo facho é apontado pro chão.

  • heliofig

    Nós, que acompanhamos estes sites automotivos, sabemos disso tudo, mas boa parte não sabe.
    Vemos carros andando com DRL à noite, consequentemente com as lanternas traseiras apagadas, vemos carros que tem DRL que o motorista acende a meia-luz, o que enfraquece o DRL na maioria dos carros… Muitas vezes, achando que está fazendo vantagem.
    Seria necessário que todos os carros com DRL tenham acendimento automático dos faróis.

    • REDDINGTON

      No caso do C3 apaga totalmente e acontece o que vc falou piora a visualização do carro.

  • Willian

    Sugestão ao NA é fazer uma matéria com relação a converter multa leve e media em advertência. Essa multa de farol aceso que gera multa de nível médio, dá para ser convertida em advertência pelo menos 1 vez ao ano, desde que não seja reincidente.

  • F30FLORIPA

    Acho que deveriam tornar obrigatório que os carros saiam de fábrica com acendimento automático dos faróis.
    Vejo muita gente esquecendo de acender o farol a noite (na cidade).

    • REDDINGTON

      Luz de LED branca, ligou acendeu. Entrou no túnel, escureceu, choveu faróis baixos ligados. Mas nesse país de gente ordeira e educada só será obrigatório em todos os carros em 2023…

  • Hodney Fortuna

    Na minha opinião foi a lei mais idiota já criada! Um país cujo Sol praticamente ilumina o ano inteiro e de maneira forte, transitar em rodovias com faróis acesos muitas vezes chega a ser irritante para quem vem em sentido contrário. Pensem! Vocês estão numa estrada quente sob um Sol escaldante, sua visão já ofuscada com o brilho da luz natural e de repente ainda tem que se deparar com o carro vindo em sentido contrário com o farol aceso, isso eleva ainda mais a irritação visual! Dias atrás fui atravessar a pista aqui perto da minha casa, pista essa que é uma rodovia e era insuportável ver ao longo da avenida os faróis dos carros acesos, muitos até mesmo com luz alta! Irritava demais a vista!
    Outro porém é que quando se anda constantemente com os faróis acesos o rendimento da bateria tem sua vida útil reduzida! Foi-se o tempo que se comprava uma bateria para durar até 4 anos. Agora dura no máximo dois anos e as lâmpadas dos faróis também que constantemente queimam devido o uso excessivo.
    Bom! Por um lado essa obrigação nefasta ficou restrita apenas o uso em estradas. Enfim ainda por enquanto não estão exigindo essa idiotice nas ruas, coisa que ocorre nas motocicletas.

    • REDDINGTON

      Só me tira uma dúvida. Pras motocicletas vc também acha “idiotice”??? Nunca me irritei com os faróis ligados de dia…pelo visto esses seus óculos não prestam né.

  • Ricardo Alexandre da Rocha Bri

    Antes dessas leis aparecerem, eu já utilizava os faróis acessos durante o dia quando pegava á estrada. Essas leis só serviram para mostrar o que eu já pensava fazia tempo.

  • Dod

    Sempre andei com farol ligado na rodovia e nunca tive problemas com bateria ou luzes dos carros, nunca um farol meu queimou por causa disso. Nem me sinto ofuscado por um farol aceso durante o dia. Por mim seria igual em alguns países da Europa, farol aceso FULL TIME, exceto em carros com luzes diurnas.

    Geralmente esses pessoal espumoso de internet que é contra a lei dos faróis é o primeiro a ligar as luzes de neblina para pagar de bacana, isso quando não andam apenas com elas acesas durante a noite. Alguns são tão acéfalos que acendem a traseira também, atrapalhando quem está atrás com aquela luz vermelha insuportável.

  • Luiz

    Pior são aqueles motoristas que quando queima o farol baixo ascendem o farol alto para tentar burlar a Lei ao invés de trocar a lâmpada. Perto da minha casa tem um que já esta andando assim há pelo menos um mês e não tem vergonha na cara de trocar a lâmpada queimada.

  • Marcelo de Freitas

    Concordo com a lei, porém acho que farol de neblina poderia ser aceito, pois cumpre a mesma função.

  • Pedrov154

    Eu sempre saio com os faróis do meu carro acesos, desse jeito não tem erro.

  • Rafael

    A Lei deveria ter sido como nas motos. Obrigada as montadoras a oferecerem isso e não obrigar a gente. Concordo que tem que ser usado, mas não tem que jogar a responsabilidade pro condutor. Porque nas motos foram em cima das montadoras e nos carros foi diferente?? Aberrações que provavelmente tem interesse político envolvido

  • Esteban Colliard

    Aquí na argentina faz tempo e lei usar luz acesa. E muito importante o uso. Voce de día ve muito melhor o carro que vem em sentido contrario. Viajando pelo Brasil voce ve que poucos usam

  • Ubiratan De Arruda Câmara

    Essa é mais uma para assaltar os bolsos dos brasileiros burros. Sem farou o radar tem 80% de chace de erro e com aceso 90 de acerto. Para mim está claro. Agora dizer que em pleno verão farou durante o dia melhora a visibilidade é de amargar.

  • Fábio Carvalho

    Eu uso o farol baixo nas estradas de dia porque é obrigatório, pois que na realidade é inútil farol sob sol a pino, principalmente em estados de clima tropical do N e Ne. Tenho e sempre tive noção de quando realmente necessário o uso do farol, e não preciso que lei me diga quando usar.

  • Glauco Volpe

    Se a intenção fosse a segurança as fábricas deveriam se adequar e vender o carro com o acionamento do farol baixo de forma automática. O problema eh que as leis são promulgadas responsabilizando o usuário que já pagou caro pelo carro e agora deve se lembrar de acionar o dispositivo quando entraram rodovia e desligar quando entrar na cidade e depois ‘talvez’ligar na estrada federal pq aceitam DRL mas só de dia pq a noite não vale…. enfim a industria da multa e desrespeito ao consumidor e usuário comum.

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