TOP 10: SUV compacto com câmbio manual (2024)

lifan x60 2016 11

O SUV é um produto que está ganhando cada vez mais força no Brasil. No segmento de compactos, existem diversas opções disponíveis no mercado nacional, fora os crossovers derivados de hatches, como Tiggo 2 e T40, por exemplo.

Nesse grupo nem colocamos o Kwid, que a Renault tenta convencer que é um SUV, mas na verdade é um hatch.

Enfim, desse grupo, pelo menos 9 possuem transmissão manual. Há alguns anos atrás, essa opção de câmbio era bem aceita nos poucos utilitários esportivos oferecidos no Brasil, sendo que as opções automáticas geralmente eram as mais caras e pouco vendidas. Com o passar do tempo e o aumento da oferta desse tipo de produto no Brasil, os consumidores começaram a olhar com outros olhos as opções manuais.

O aumento do preço dos SUVs começaram a ser incompatíveis com o câmbio manual e muita gente passou a considerar pagar um pouco mais pelo automático. Com isso, rapidamente este último ficou em evidência no mix de vendas e as marcas imediatamente passaram a trabalhar com isso, limitando muito essa opção ao pacote de acesso.

Abaixo listamos os 9 SUV compactos manuais mais baratos, excluindo naturalmente os crossovers derivados de hatches. Infelizmente as opções diminuíram a tal ponto que não é possível nem mesmo completar uma lista de 10 modelos com essa transmissão.

1) Lifan X60 2019 – R$ 62.095

Lifan X60 2018 17

O SUV compacto chinês é o mais barato com câmbio manual de cinco marchas, beneficiado pela manutenção de seu valor diante do aumento de seus concorrentes.

O modelo é vendido na versão Talent com essa opção, pois a VIP com câmbio CVT não aparece mais no site da marca.

O preço ainda é competitivo e o modelo oferece de série ar-condicionado, direção assistida, trio elétrico, alarme, sistema de áudio com Bluetooth e USB, rodas de liga leve aro 16 polegadas, suspensão traseira multilink, freios a disco nas quatro rodas, entre outros. O modelo tem motor 1.8 com 128 cv a 6.000 rpm e 16,8 kgfm a 4.200 rpm.

2) Chery Tiggo 2 2021 – R$ 83.599

tiggo 2 smile 1

O segundo modelo mais barato nessa lista é o Chery Tiggo 2.

Esse é o preço da versão de entrada Look, que tem motor 1.5 de 115 cv e 14,9 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

Mesmo na versão mais barata, o Tiggo 2 é bem equipado. Ele vem com DRL e lanternas em LED, rodas de 16 polegadas, freios ABS com EBD, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, central multimídia com tela de 8 polegadas, entre outros.

3) JAC T40 Plus 2021 – R$ 80.486

jac t40 plus 1

Com preço bem acima de seus conterrâneos, o JAC T40 tem a sua versão mais barata vendida, com motor 1.5 16V de 127 cv e 15,7 kgfm de torque.

O câmbio é manual de 5 marchas, e a lista de equipamentos é interessante, como todo carro chinês costuma ter.

Ela inclui rodas de 16 polegadas, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração, assistente de frenagem (veja aqui Top 10 carros com assistente de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus, faróis com regulagem de altura, sensor crepuscular, entre outros.

4) Renault Duster Zen 2021 – R$ 85.936

renault duster 2021 impressões na 7

O motor 1.6 SCe trouxe mais vida ao apagado Duster, que já foi a estrela da Renault e hoje divide o palco com o Captur.

Agora renovado, o modelo promete recuperar um pouco do terreno perdido, tendo o câmbio manual apenas na versão de entrada Zen, que entrega até 120 cavalos.

5) Nissan Kicks S 2020 – R$ 88.230

nissan kicks 2022 6

O Nissan Kicks tem cinco marchas e vem numa configuração de acesso bem simples em comparação com as demais opções. Ele existe mais para quem realmente não deseja o CVT Xtronic, que é muito bom, por sinal.

Junto com ele vem o motor 1.6 16V Flex com 114 cavalos e 15,5 kgfm. Bom de dirigir, tem espaço e porta-malas de sobra. O Kicks tem direção elétrica, ar condicionado, trio elétrico, computador de bordo, entre outros.

6) Chevrolet Tracker 1.0 Turbo – R$ 96.454

chevrolet tracker lt turbo avaliação na 37

O Chevrolet Tracker é outro modelo desse segmento que continua apostando em pelo menos uma versão com câmbio manual, que nesse caso tem seis marchas e está ligada ao motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm.

Mesmo sendo uma opção de acesso, o Tracker de entrada vem equipado com seis airbags, central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas, conexão com Android Auto e Apple Carplay, entre outros.

7) Volkswagen T-Cross 2020 – R$ 101.414

volkswagen t cross 200 tsi avaliação na 8

Na última posição de nossa lista temos o Volkswagen T-Cross. Assim como o concorrente da Chevrolet, ele é equipado com um motor 1.0 turbo, mas que entrega 128 cv e 20,4 kgfm. O câmbio manual também é de seis marchas.

Ele vem igualmente bem equipado, com seis airbags, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, lanternas em LED, central VW Play de 10,1 polegadas, entre outros.

8) Suzuki Jimny 4Work 2019 – R$ 91.823

jimny desert 6

Em vista das poucas opções de modelos com câmbio manual entre os SUVs, decidimos colocar o Suzuki Jimny em nossa lista. Com apelo totalmente off-road na versão 4Work, que vem com motor 1.3 de 85 cv e 11,2 kgfm de torque.

O motor parece fraco frente aos outros modelos dessa lista, mas é o suficiente para as estradas de terra, mesmo aquelas em condições terríveis.

9) Suzuki Jimny Sierra 4You 2021 – R$ 142.729

jimnysierra 1

Outro modelo que também entra em nossa lista pela falta de SUVs urbanos é o Suzuki Jimny Sierra, a versão atualizada do pequeno Jimny citado acima.

Com visual bem mais moderno e motor 1.5 de 108 cv e 14,1 kgfm de torque, ele oferece a opção de câmbio manual com 5 marchas apenas em sua versão de entrada, sendo que as outras já aparecem com a transmissão automática de apenas 4 velocidades.

Utilizando a função Overdrive Off em câmbio automático

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X