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Top 10: SUV compacto com câmbio manual

lifan-x60-2016-11 Top 10: SUV compacto com câmbio manual

O SUV é um produto que está ganhando cada vez mais força no Brasil. Só para termos uma ideia, no segmento de compactos existem pelo menos 15 modelos disponíveis no mercado nacional, fora os crossovers derivados de hatches, como Tiggo 2 e T40, por exemplo. Nesse grupo nem colocamos o Kwid, que a Renault tenta convencer que é um SUV, mas na verdade é um hatch.



Enfim, desse grupo de 15, pelo menos 10 possuem transmissão manual. Há alguns anos atrás, essa opção de câmbio era bem aceita nos poucos utilitários esportivos oferecidos no Brasil, sendo que as opções automáticas geralmente eram as mais caras e pouco vendidas. Com o passar do tempo e o aumento da oferta desse tipo de produto no Brasil, os consumidores começaram a olhar com outros olhos as opções manuais.

O aumento do preço dos SUVs começaram a ser incompatíveis com o câmbio manual e muita gente começou a considerar pagar um pouco mais pelo automático. Com isso, rapidamente este último ficou em evidência no mix de vendas e as marcas imediatamente passaram a trabalhar com isso, limitando muitas essa opção ao pacote de acesso.

Mas não parou por aí, alguns modelos surgiram no mercado já sem a opção manual, como é o caso do Honda WR-V, que dispensou esse câmbio que, por sinal, continua a ser oferecido no irmão maior, o HR-V. Aliás, o modelo é o mais caro nessa combinação, custando R$ 80.900, por isso ficou em último no Top 10 abaixo. Falando nisso, listamos os 10 SUV compactos manuais mais baratos, excluindo naturalmente os crossovers derivados de hatches e os utilitários 4×4 (jipes).



Então, confira os 10 SUVs compactos com câmbio manual:

1) Lifan X60 – R$ 67.990

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O SUV compacto chinês é o mais barato com câmbio manual de cinco marchas, mas também de forma geral. O modelo é vendido na versão Talent com essa opção, pois a VIP tem de série o câmbio CVT. O preço é competitivo e o modelo oferece de série ar-condicionado, direção assistida, trio elétrico, alarme, sistema de áudio com Bluetooth e USB, rodas de liga leve aro 16 polegadas, suspensão traseira multilink, freios a disco nas quatro rodas, entre outros. O modelo tem motor 1.8 com 128 cv a 6.000 rpm e 16,8 kgfm a 4.200 rpm.

2) JAC T5 – R$ 69.990

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O modelo da marca chinesa tem um visual interessante com seu balanço dianteiro longo, apresentando bom espaço interno e porta-malas generoso. Quando chegou ao Brasil, veio somente com câmbio manual e isso não fez decolar suas vendas. Diante disso, após meses no limbo, o crossover finalmente começou a vender bem após a chegada da versão CVT. Equipado com motor 1.5 VVT JetFlex, o T5 entrega 125 cavalos com gasolina e 127 cavalos no etanol, além de 15,4 kgfm no primeiro e 15,6 kgfm no segundo. Detalhe: são seis marchas.

3) Renault Duster – R$ 71.000

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O motor 1.6 SCe trouxe mais vida ao apagado Duster, que já foi a estrela da Renault e hoje divide o palco com o Captur. Com pelo menos quatro versões com câmbio manual de cinco ou seis marchas, o SUV de origem romena vai além do propulsor de entrada com esse tipo de transmissão, tendo ainda versões 2.0 e 2.0 com tração 4×4, que tem suspensão traseira com braços independentes. No 1.6, a potência chega até 120 cavalos, enquanto o 2.0 oferece até 148 cavalos.

4) Nissan Kicks – R$ 72.990

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Outro que estreou oferecendo uma opção manual foi o Kicks. O crossover da marca japonesa tem cinco marchas e vem numa configuração de acesso bem simples em comparação com as demais opções. Ele existe mais para quem realmente não deseja o CVT Xtronic, que é muito bom, por sinal. Junto com ele vem o motor 1.6 16V Flex com 114 cavalos e 15,5 kgfm. Bom de dirigir, tem espaço e porta-malas de sobra. O Kicks tem direção elétrica, ar condicionado, trio elétrico, computador de bordo, entre outros.

5) Peugeot 2008 – R$ 72.990

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Diferentemente do Kicks, o 2008 já vem bem completo na versão Allure manual, que tem motor 1.6 16V Flex com 118 cavalos, tendo ainda multimídia com Google Android Auto e Apple Car Play, piloto automático com limitador, faróis e lanterna de neblina, luzes diurnas em LED, sensor de estacionamento, barras no teto, computador de bordo, direção elétrica e trio elétrico. O crossover francês também apresenta bom acabamento e porta-malas com espaço bom.

6) Jeep Renegade – R$ 75.790

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O pequenino da marca americana ainda conserva o câmbio manual de cinco marchas nas versões Custom e Sport, sendo as duas equipadas com motor E.torQ Evo 1.8 com 135 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, além de 18,8 kgfm no derivado de petróleo e 19,3 kgfm no vegetal. O SUV compacto da Jeep já vem bem completo na versão de acesso, tendo os principais equipamentos e acabamento de padrão acima da média, tais como seis airbags, Isofix, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Porém, carece de porta-malas mais espaçoso e um pouco de volume interno para os ocupantes.

7) Hyundai Creta – R$ 76.350

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Oferecido em duas versões do Creta, o câmbio manual do SUV compacto da Hyundai tem seis marchas e vem equipado com o motor Gamma 1.6 16V DVVT Flex com até 123 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, além de 16,0 ou 16,5 kgfm, ambos a 4.500 rpm. Na opção mais barata, já vem com Start&Stop, rodas de liga leve aro 16 polegadas, alavanca em couro, barras no teto, sistema de áudio com Bluetooth e USB, entre outros. O modelo também apresenta bom acabamento, espaço e porta-malas.

8) Ford EcoSport – R$ 76.690

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O SUV compacto que projetou esse segmento de mercado há mais de 13 anos, tem agora apenas duas opções com câmbio manual em sua gama de versões, ambas equipadas com o moderno motor de três cilindros 1.5 Ti-VCT da família Dragon, que entrega 130 cavalos com gasolina e 137 cavalos no etanol, tendo ainda um torque muito bom. O modelo tem câmbio manual de seis marchas e vem com um pacote bem completo, embora tenha perdido os airbags laterais e de cortina. O destaque é a multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 ou 8 polegadas (dependendo da versão) com Android Auto, Car Play e navegador GPS. Também oferece controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bem como rodas de liga leve aro 15 polegadas.

9) Renault Captur – R$ 80.450

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Oferecido na versão Zen, o câmbio manual de cinco marchas do Captur vem com um pacote também bem generoso, composto por quatro airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, chave cartão, LEDs diurnos, piloto automático com limitador de velocidade, retrovisores com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 17 polegadas, alarme, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, trio elétrico, entre outros. Apenas multimídia com GPS e câmera de ré são opcionais. O motor é o mesmo 1.6 SCe de até 120 cavalos usado no Duster.

10) Honda HR-V – R$ 80.900

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O HR-V chegou ao Brasil criando fila de espera e alçando voo rapidamente ao primeiro posto no segmento, quando a concorrência ainda estava esquentando. Agora é vice-líder, mas mesmo assim mantém uma opção que quase ninguém vê nas ruas, o câmbio manual de seis marchas. O crossover da Honda apresenta motor 1.8 i-VTEC com 139 cavalos no etanol e 140 cavalos na gasolina, um arranjo incomum e exclusivo do modelo. Na versão LX, o modelo mantém o console elevado, assim como no Civic Sport, tendo alavanca de câmbio curta e equipamentos que incluem freio de estacionamento eletrônico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve, entre outros.

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  • Luciano RC

    Já perguntei a um vendedor da Honda se na prática, existia esse HR-V manual… ele disse que no lançamento até tinha o modelo para pedido… hoje, somente em encomenda e demora muito pra chegar.

    • Ducar Carros

      Difícil achar hoje alguém que pague mais de R$ 80 mil num carro com câmbio manual. Esse Captur Zen MT também deve ser bem difícil de achar 0 km.

      • Luciano RC

        Todos esses modelos que tem opção automática, é difícil achar o manual.

      • Davi Millan

        São bem difíceis de achar mesmo. Essa versão manual do HR-V eu já vi algumas vezes no stand da Honda e mais duas vezes na rua, uma em um shopping e outra em uma praia. Já o Captur Zen MT eu vi pela primeira vez hoje. Tirando Eco, Duster e 2008 THP, era mais fácil ver o Golf Variant MT do que HR-V MT.

  • ObservadorCWB

    O Ecosport me parece o mais “fora da casinha” em termos de preços e conteúdo.

    • Kang Otro ✓

      Quando li “Ecosport” achei que tinham errado a matéria kkk
      Carrinho sem vergonha.

      • leandro

        Quais os defeitos o tornam sem vergonha?

      • Robinho

        e no que os outros são tão melhores assim? porque pra mim estão todos no mesmo patamar, a decisão é questão de gosto.

    • leandro

      Com disposição pra pesquisar ele vira o primeiro da lista com o menor preço.
      Comprei uma freestyle AT por 80400 (quase 10 mil abaixo da tabela) e ainda parcelada em 24x sem juros

      • ObservadorCWB

        Tem “estória” por trás. Até uns 5k de desconto tudo bem. Mas 10 mil. Eu desconfiaria !!!

        • leandro

          É simples, liga pra qualquer concessionária e pergunta qual é o desconto da Eco pra CNPJ. (é 12%)
          Depois pergunta se tem unidade 17/18 em estoque, se tiver vc compra ela como pessoa física com desconto maior ou igual ao de CNPJ.

          Faça vc as contas, tira 12% de 90 mil

          • ObservadorCWB

            “Isso non ecziste”…como diria aquele padre da televisão. Você está dizendo que o desconto é MAIOR ou IGUAL na compra como PF ???? Então por que as locadoras, empresas etc não compram com CPF ? A vantagem sempre é do CNPJ sobre o CPF. Continua sendo uma “estória”. Passe o contato: e-mail desta pródiga CSS. E sugira uma matéria aqui mesmo no NA. Vai contra TUDO que se sabe. PS: a propria FORD fornece até 19% de desconto na ECO para CNPJ e mais de uma unidade na mesma fatura. A sua compra é daquela queima de estoque onde a própria Ford já esta dando 5k de desconto + taxa ZERO + pagto em 30 meses na Ford EcoSport 1.5 Freestyle manual. Ou já pegou a PIORADA 2019 com menos AirBags ??

            • Isso é bem comum na Ford! No final de carreira das versões com Powershift, o SE PS tava R$ 59.990 para pessoa física. No Ecosport, todas as CSS tem margem para tirar até 10.000 reais de desconto, assim como a Renault hoje comercializa o Duster 1.6 Expression Manual por valores entre R$ 63.900 R$ 67.990 e R$ 69.990 e R$ 72.990 o CVT, bem diferente da tabela.

              • Edson Fernandes

                E hoje a Renault consegue de forma inexplicavel, ter desconto de IPI e ICMS no captur que custa acima de R$70000…rs

                • Ela tem uma tabela na CSS para linha PCD específica, onde tem o Captur Zen CVT PCD por R$ 69.990, pegando todos os descontos, assim como a Hyundai faz com o Creta… A diferença é que o Captur Zen PCD não tem menos itens que o original Zen, diferente do que faz a Toyota, a Hyundai e a Nissan nesse segmento.

            • Edson Fernandes

              Cara na ford existe.

              Eu em 2015 pesquisando Fusion V6 (inicialmente FWD) e 0km, custava R$100000 e o AWD R$107000. O vendedor pessoa fisica me ofereceu por R$89900. O vendedor foi tão astuto comigo que me mostrou ainda que tinha a cor azul e branca (que eu queria). Quase fechei negocio e quase matei minha esposa de desespero. Faltou pouco, mas pegou a questão de altura do solo que seria um problemão pra mim até hoje.

              • ObservadorCWB

                Mas olhe a época e o carro. Tirar 10k de um milhão, é diferente de tirar 10k de 15k

                • Edson Fernandes

                  Mas é pratica da Ford isso…rs

                  Quando um colega de trabalho tirou um Focus titanium (antes do facelift, portanto a versão de topo), ele pagou R$80000. Preço de tabela: R$89900 em epoca. É a Ford que faz dessa forma e vive dizendo aos seus funcionarios e fornecedores que tem prejuizo.

                  (Nesse caso, tenho uma amiga e amigo que trabalham na planta de São Bernardo)

                  Para vc ver como as coisas são: Essa minha amiga usava carro de frota da Ford para ir a fornecedores. Ela deixou de comprar um Fiesta SE 1.6 Poweshift porque o modelo da frota (eram 2 para uso) tinha problema na transmissão.

                  Esse amigo (que é engenheiro na Ford) usava uma Eco 2.0 Powershift, no caso dele deu problema elétrico no carro. Ele de longa data usa e testa os carros. Tanto que me lembro como se fosse ontem ele me dizendo do KA Action 1.6 que seria uma versão do Ka XR mais barata e dirigia com o maior prazer o carro.

                  Segundo ele, na epoca depois do Focus era o carro mais divertido da Ford.

                  Hoje ele possui um Fusion titanium que esse ao contrário dos demais, tem um desconto interessante para ele… mas na pratica ele diz que todo Ford que precisa angariar vendas e se manter num ciclo de boas vendas tem descontos agressivos.

                  Os unicos que não tem esse desconto agressivo são Fiesta e Ka.

            • leandro

              Não preciso te provar nada, se você duvida vai na Ford e pesquisa…
              Como disse antes (não sei se vc se deu ao luxo de ler) me deram o desconto PARA COMPRAR UMA UNIDADE 17/18 DE ESTOQUE.

              Parece até que você é vendedor de Honda ou Toyota, não acredita que existem descontos na concorrência..

              Só pra te torturar mais um pouco, acredite se quiser, mas pegaram meu New Fiesta Sedan Titanium pelo preço tabela Fipe descontando apenas o IPVA a pagar

              Por isso digo e repito, não sou fan boy, mas pra mim não existe melhor custo x benefício que na Ford. Melhor até que muito semi-novo de anúncio de jornal

  • EDU

    O que houve com o JAC T6

    • Ducar Carros

      É SUV médio, a matéria é sobre os compactos.

  • JOSE DO EGITO

    KD o KWID pode por ele nessa lista ai !! que palhaçada é essa? o SUV dos COMPACTOS tem que constar nessa lista

    • Kang Otro ✓

      kkkkk

    • Nicolas_RS

      Ele não é nem carro, imagina ser um SUV!

  • Erasmo Artur

    Com cambio manual o 2008 THP se destaca, NMHO.

  • Tibúrcio

    O último carro que vi ter fila de espera de verdade foi o HR-V.
    Precisaram até trazer carro da Argentina pra sossegar o mercado no seu lançamento!
    Mas essa versão manual é mosca branca.
    Difícil achar 0km, assim como usado também!

  • Duh

    Como esse Creta é pelado em equipamentos.

    • Davi Millan

      Única equipada de verdade é a Prestige e agora a Sport é apenas ok.
      Eu acredito que a Hyundai fez isso de propósito para poder vender mais Prestige e ocupar a sua linha de montagem com a versão que da mais lucro. Ainda mais que a Hyundai está no limite ou quase da produção de sua fábrica

      • Edson Fernandes

        Se for para ter a Sport, melhor pegar o modelo abiaxo dela. Tem o mesmo conteudo.

        Já o prestige é muito mal equilibrado fdrente as demais versões, porque é muito bem equipado até tendo coisas que nem em médio no Brasil temos (exceto Golf)

        A Hyundai deveria cadenciar melhor as versões.

        • Davi Millan

          Mas abaixo da Sport, só com motor 1.6.
          Mas agora, que a Hyundai é sovina em equipamentos nas demais versões e super equipa a topo de linha é a mais pura verdade. No final a intenção deles é induzir o consumidor a levar a mais cara, por só mais tanto nas parcelas.

          • Edson Fernandes

            Mas é uma diferença brutal de valores. Por isso acho injusto.

            Enfim… acho que a cadencia de versões é mais assertiva para a marca do que ficar nessa de equipar bem apenas uma unica versão.

  • Ricardo

    Por isso essas coisas vendem bem! Dão status de carro que chama a atenção, bom, grande, alto e são mais baratos que hatchs médios que na verdade são muiiito mais carros, mas só quem entende de carro sabe disso.

  • daneloi

    Aonde o Renegade Sport 1.8 Manual vem com 6 Airbags de série? Nem o Limited Diesel de R$ 124.990,00 vem com 6 airbags de série… Faltou uma revisão básica no texto aí…

  • Cosi fan Tutti

    Não entendi essa lista, se são os 10 mais baratos? Ou os 10 existentes? E se são aleatorios? pq nao ta na lista então o Tiggo 2 e o T40? E onde está o JAC T6, é considerado Suv grande mesmo custando menos que alguns ae?

    • Creio que vc não leu o texto, está explicado no texto porque esses modelos não estão listados.

      • Mario Souza

        Porque o 2008 não é o thp?

      • Cosi fan Tutti

        Praticamente todos estes “SUVs” são derivados de hatches, como Ecosport, 2008, Captur é baseado no Clio europeu e também o Kicks, sabemos que vem do hatch. E até mesmo o Jeep Renegade tem sua plataforma derivado de um projeto do Punto. Então todos ae praticamente são Crossovers derivados de hatches que chamamos de SUV!

  • th!nk.t4nk

    “SUVs”… Pior que quando olho pro Captur, só consigo ver um Clio ligeiramente mais alto. Vez ou outra confunde. Todos esses modelos são só hatchs altinhos, jamais deveriam custar tanto. A margem de lucro desses carrinhos é um tapa na cara do consumidor.

    • Henrique Bittancourt Gouveia

      Acho que os chineses não são hatchs altinhos. A Lifan e a JAC começaram os projetos do zero até onde eu sei.

    • Cosi fan Tutti

      Falaram que o Tiggo2 e o T40 nao tao na lista pq sao crossovers que vieram de hatch mas o EcoSport que é baseado no fiesta esta na lista, o 2008, o Captur que vem do Clio europeu.

  • Eduardo Alves

    Faltou citar o aircross. Tenho um manual 1.5 e gosto demais, custo benefício excelente. Espaço surpreendente, distância do solo muito boa e a partir de 2018 é equipado com motor 1.6 com versão live câmbio manual tabelado na casa dos 62 k.

    • Raphael Pereira

      Aircross mesmo com essa roupagem toda não é SUV, é uma mini-van.

  • Ricardo Santos

    JAC T5 pra mim é uma minivan cross. Concorrente da Spin Activ.

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