Antonio Filosa coloca parceria no centro do futuro da Stellantis e deixa no ar que a Leapmotor é só o começo de uma nova era de acordos

antonio filosa ceo stellantis
antonio filosa ceo stellantis

Antes de falar em novos modelos ou cortes, a Stellantis decidiu colocar uma palavra no centro do seu próximo ciclo: parceria.

O CEO Antonio Filosa disse na terça-feira que acordos com parceiros serão parte essencial da estratégia futura da montadora, às vésperas da apresentação de um novo plano plurianual.

Segundo Filosa, a empresa aprendeu “o poder das parcerias” e afirmou que elas “estarão embutidas” no caminho da Stellantis daqui para frente.

Ele fez os comentários durante o evento Future of the Car Summit, do Financial Times, ao descrever como cooperação pode acelerar ganhos sem depender só de soluções internas.

Veja também

A lógica, explicou, é trabalhar com um conjunto de parceiros para montar um roadmap de melhoria tecnológica, avanço na cadeia de suprimentos e até otimização de uso de capacidade.

Filosa disse que esses pontos são “ótimos temas” para desenvolver em conjunto, criando benefícios para ambos os lados em um setor pressionado por custos e incertezas.

Na semana passada, a Stellantis anunciou planos para iniciar produção conjunta de carros na Europa com a parceira chinesa Leapmotor, ampliando a relação que antes era focada em distribuição.

O movimento acontece enquanto fabricantes chineses ficam cada vez mais interessados em usar fábricas já existentes ou se associar a marcas locais para crescer rapidamente na Europa.

Essa busca também tem um motivo defensivo, já que produzir localmente ajuda a contornar tarifas da União Europeia aplicadas sobre EVs fabricados na China.

Filosa já havia dito no mês passado que a parceria com a Leapmotor poderia servir como modelo para futuras cooperações com outras montadoras chinesas.

Na terça-feira, porém, ele ampliou a ideia e afirmou que acordos podem ir além de fabricantes chineses, citando a escala de produção e a presença global da Stellantis.

Ele ressaltou que o volume elevado, o alcance internacional e o portfólio amplo de marcas tornam a empresa atraente para parcerias de longo prazo.

“Há muitas coisas que podem ser feitas nesse espaço”, disse Filosa, sugerindo que o tema deve aparecer como eixo recorrente no plano a ser detalhado.

A Stellantis apresentará o novo plano em um capital markets day em Auburn Hills, Michigan, em 21 de maio, com estratégia de marcas apontada como tópico central.

A Reuters informou no mês passado que a montadora deve concentrar a maior parte do investimento em Jeep, Ram, Peugeot e Fiat, mantendo as demais por relevância local.

Filosa disse que as marcas são o “ativo mais forte” da Stellantis e que ser radical ao abandonar uma ou mais delas significaria entregar clientes diretamente a concorrentes.

Para ele, o ponto-chave é combinar alocação eficiente de capital com estratégias específicas por marca, evitando decisões bruscas que reduzam alcance e fidelidade.

⭐ Siga o Notícias Automotivas no GoogleAcompanhe nosso conteúdo direto no Google e fique por dentro das últimas notícias automotivas.Seguir no Google
📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.